quarta-feira, 12 de março de 2014

Como a homofobia prejudica o desenvolvimento econômico


Discriminação no trabalho, maiores taxas de depressão e exclusão dos serviços de saúde podem diminuir até 1,7% do PIB, diz Banco Mundial


Reuters/Anindito Mukherjee
Ativistas gays na Índia protestam após a Suprema Corte do país decidir que o sexo homossexual deve ser considerado crime

Ativistas gays na Índia protestam após a Suprema Corte do país decidir que o sexo homossexual deve ser considerado crime. (11/12/2013)

São Paulo - “Excluir minorias sexuais não é só uma tragédia humana, mas também um custo econômico que as sociedades impõem para si mesmas.”

A frase é do presidente do Banco Mundial, o sul-coreano Jim Yong Kim, e serviu como ponto de partida para o evento "O custo econômico da homofobia", realizado hoje na sede da instituição em Washington DC, nos Estados Unidos.

Especialistas e jornalistas debateram os resultados preliminares de um estudo que desenvolveu e testou um modelo econômico para medir quanto as sociedades perdem com a exclusão social dos homossexuais e transgêneros.

No caso da Índia, onde a Suprema Corte decidiu recentemente pela criminalização do sexo entre homossexuais, o prejuízo fica entre 0,1% e 1,7% do PIB - ou algo entre US$ 1,25 e US$ 7,7 bilhões.

A estimativa varia muito porque é difícil conseguir dados sólidos sobre o real tamanho e situação das minorias sexuais: "A invisibilidade é uma estratégia de sobrevivência", diz M.V. Lee Badgett, a professora de economia da Universidade de Massachusetts que apresentou os números.

A falta de estatísticas foi citada como um problema central por todos os participantes e foi o foco da apresentação de Qing Wu, analista econômico do Google, que apresentou formas inusitadas de medir a prevalência da homossexualidade - como os números de busca por material pornográfico gay ou de perguntas como "meu marido é gay?".


Trabalho


Os efeitos econômicos da homofobia começam com o assédio na escola, que diminui o potencial da educação.Posteriormente, o preconceito no ambiente de trabalho leva a menores salários e produtividade.

De acordo com Badgett, homens gays dos Estados Unidos e da Europa ganham em média 11% menos do que homens heterossexuais, controladas todas as outras variáveis.

Não está claro até que ponto isso é resultado da discriminação direta ou das expectativas mais baixas que eles próprios se colocam por causa da sociedade.

Já a pressão para se casar faz com que uma mulher lésbica tenha mais incentivos para parar de trabalhar, por exemplo. Todos esses fatores contribuem para uma menor participação na força de trabalho, o que também prejudica o crescimento econômico.  


Saúde
Além de terem uma chance maior de contrair o vírus HIV, homens gays apresentam uma taxa de depressão 6 a 12 vezes maior que a da população em geral. Já a porcentagem dos que apresentam pensamentos suicidas é 7 a 14 vezes maior do que a média nos países em desenvolvimento. 

Com base nestas diferenças, o Banco Mundial concluiu que o custo econômico da homofobia no campo da saúde na Índia ficou entre US$ 712 milhões e US$ 23,1 bilhões só em 2012. 

Em muitos sentidos, o impacto é global: de acordo com Luiz Loures, diretor-executivo do programa de Aids das Nações Unidas, apenas 0,2% dos recursos contra a Aids tem como foco homens que fazem sexo com homens, apesar deles serem os mais afetados pela epidemia.

Um empréstimo de US$ 90 milhões do Banco Mundial para Uganda foi suspenso depois da aprovação de uma lei que torna a homossexualidade crime. Para Loures, esse tipo de legislação é um desastre do ponto de vista da saúde pública:

"O risco maior é a exclusão. O medo não combina com a busca por saúde, por teste, por tratamento. Milhões de pessoas foram salvas por causa dos homossexuais e suas famílias que foram os primeiros a se mobilizarem. Quando uma dessas pessoas é obrigada a se esconder, isso afeta nossa possibilidade de lutar contra essa epidemia até o fim."


Futuro


Outros impactos econômicos da homofobia são reais, mas ainda mais difíceis de medir. A receptividade de um país para homossexuais pode afetar seu potencial para o turismo ou para a atração de trabalhadores qualificados, por exemplo.

Até Jim Kim reconheceu que o tema enfrentou resistência dentro do próprio Banco Mundial, mas como lembrou Amy Lind, professora de estudos de gênero na Universidade de Cinccinati, há anos de estudos do movimento LGBT que podem contribuir para o trabalho de instituições como o Banco Mundial:

"Precisamos perceber que ainda estamos usando modelos tradicionais de família e de sexualidade nos nossos modelos de política pública para o mundo em desenvolvimento. O debate sobre a homofobia deve ser levado ao mainstream porque é uma questão do mainstream."

Forever 21 chega ao Brasil e garante preços lá embaixo

A peça mais cara não passará dos 150 reais e estratégia é ganhar na quantidade de produtos vendidos, diz Kristen Strickler, diretora de marketing da marca

Julia Carvalho/EXAME.com
Loja da Forever 21 no shopping Morumbi, em São Paulo

Forever 21 no shopping Morumbi, em São Paulo: loja terá roupas femininas, lingeries, sapatos e acessórios

São Paulo – No próximo sábado, às 10 horas da manhã, quem estiver no shopping Morumbi, em São Paulo, provavelmente vai se deparar com uma fila de meninas em frente à nova loja da Forever 21.

Depois de meses de negociações, a marca finalmente abrirá lojas no Brasil e, para a surpresa de muitos, chegou mantendo os baixos preços pelos quais é conhecida no restante do mundo.

Até o fim do ano, serão abertas sete lojas no país: duas em São Paulo, duas no Rio de Janeiro, uma em Ribeirão Preto, uma em Porto Alegre e outra em Brasília.

A inauguração da primeira loja do Rio será no dia 22 de março, no shopping Village Mall, na Barra da Tijuca. Por enquanto, será a única no país que disponibilizará a linha masculina. Em Porto Alegre, a abertura será em abril.

EXAME.com visitou a nova loja de São Paulo, que começa a receber clientes no próximo dia 15. É possível encontrar regatas femininas por 8 reais, calças jeans por 30 e pouquíssimas peças acima dos 120 reais. Nada além dos 150 reais.

“Não teríamos vindo ao Brasil se não tivéssemos como manter nossos patamares de preço”, diz Kristen Strickler em entrevista a EXAME.com.

Veja, a seguir, os principais trechos da entrevista:

EXAME.com: As brasileiras são grandes consumidoras de suas lojas há bastante tempo. Vocês não demoraram demais para chegar ao país?
Kristen Strickler: Nós estamos tentando entrar no Brasil já há algum tempo, mas precisávamos ter certeza de que conseguiríamos manter os preços baixos pelos quais somos conhecidos lá fora. A maior parte da nossa expansão para a América Latina ocorreu no ano passado, e o sucesso na região nos deu a certeza de que estávamos prontos para entrar no país.

EXAME.com: Muitas lojas estrangeiras vêm ao Brasil com preços baixos, mas depois não conseguem mantê-los por conta dos impostos e do alto custo das importações. Vocês vão conseguir garantir o preço baixo?
Kristen: Definitivamente sim. Não temos nenhuma intenção de aumentar os preços no Brasil. Claro que há fatores que não podemos controlar, como o câmbio do dólar para o real, mas são variáveis que nós já levamos em conta, e esse foi um dos motivos para nós termos demorado tanto para chegar aqui. Não queríamos entrar no Brasil e ter de aumentar nossa faixa. 

EXAME.com: Como vocês pretendem lidar com a competição, tanto das concorrentes estrangeiras quanto das grandes lojas brasileiras de varejo?
Kristen: Todo mundo que trabalha com roupas enfrenta uma concorrência forte, mas nós acreditamos que trazemos algo diferente. Em primeiro lugar, nós captamos as tendências muito bem, o que nos dá uma vantagem grande.

Depois, nós trazemos produtos novos para a prateleira todos os dias, e nunca em grandes quantidades. Então, há novidades sempre e você não precisa se preocupar com outra pessoa levando a mesma peça que você. 

EXAME.com: Por que você acredita que sua marca faz tanto sucesso entre as brasileiras?
Kristen: A Forever 21 tem sede em Los Angeles, que é um lugar muito ousado, onde a moda é feita de modo muito experimental, e acredito que as brasileiras gostem disso. Nós acreditamos que possamos entregar produtos que nenhuma outra loja tem. 

EXAME.com: Quais foram os maiores desafios para a entrada no Brasil?
Kristen: Aqui no Brasil, as estações do ano são invertidas e tivemos de nos adaptar a isso. Mas o maior desafio com certeza foi adequar nossas operações de distribuição e logística para conseguirmos manter os preços baixos e ainda assim manter o negócio lucrativo. 

EXAME.com: Haverá um escritório da Forever 21 no Brasil?
Kristen: Por enquanto, não. Temos uma joint venture com uma empresa panamenha que nos ajudou nas operações de logística e de busca por boas localizações de lojas, e eles têm um escritório aqui. 

EXAME.com: Há planos de produzir diretamente no país?
Kristen: Ainda não, mas essa possibilidade não é descartada. Estamos esperando os resultados dessas primeiras lojas para sabermos se valerá a pena. Mas a reação das nossas clientes quando anunciamos a loja foi tão fantástica que estou bem otimista.

Kinea deverá investir na varejista Lojas Avenida


LOJA DA AVENIDA, EM SP: investimento de 250 milhões de reais

O fundo de private equity Kinea está concluindo o maior negócio de sua história — a compra de uma participação minoritária na varejista de vestuário Lojas Avenida. 

Com sede em Cuiabá, a Avenida fatura meio bilhão de reais. O Kinea, dirigido por Cristiano Lauretti, investirá aproximadamente 250 milhões de reais e, com o dinheiro, espera acelerar a expansão da rede. Nos últimos três anos, o número de lojas da Avenida, que está presente em 13 estados, passou de 71 para 114. 

A transação é assessorada pela butique de fusões e aquisições Target Advisor. Procurados, a empresa e o Kinea não comentaram.

(Com Ana Luiza Leal)

Danone recorre a Shakira para subir venda do iogurte Activia


Embora Shakira não falará especificamente sobre digestão, o lema é "sentir-se bem começa por dentro"

Martinne Geller, da
Getty Images
Shakira em show diurno

Shakira: "Pela primeira vez estamos recorrendo a uma celebridade mundial, por isso esperamos ter um impacto global", disse chefe de marketing da Danone Dairy

Londres - A Danone revelou nesta quarta-feira sua maior campanha publicitária até hoje, que terá como protagonista a estrela colombiana Shakira, na tentativa de ressuscitar o crescimento de vendas de sua principal marca de iogurte.

O grupo de alimentos francês lançará a campanha da marca Activia em 55 países com publicidade impressa, digital e nos centros urbanos, além de comerciais televisivos com a nova música da cantora.

"Pela primeira vez estamos recorrendo a uma celebridade mundial, por isso esperamos ter um impacto global", disse Santiago Mier, chefe de marketing da Danone Dairy, à Reuters.

"Também é diferente na forma com que nos comunicamos com as pessoas, de uma maneira mais moderna e atualizada", acrescentou o executivo, recusando-se a oferecer detalhes sobre o custo da campanha.

Anteriormente, a publicidade internacional da Activia contava com a atriz norte-americana Jamie Lee Curtis falando com franqueza sobre saúde digestiva. Embora Shakira não falará especificamente sobre digestão, o lema é "sentir-se bem começa por dentro".

18 coisas que as pessoas criativas fazem diferente

Ainda que não exista uma personalidade criativa única, há algumas características comuns às pessoas altamente criativas. Veja quais são elas

Carolyn Gregoire, do
ThinkStock
Ideias

Ideiais: o ponto número 1 é que as pessoas criativas sabem que sonhar acordado não é perca de tempo


A criatividade se manifesta de forma misteriosa e muitas vezes paradoxal. O pensamento criativo é uma característica estável e marcante em muitas personalidades, mas ela também pode mudar de acordo com a situação e contexto.

Muitas vezes a inspiração e ideias parecem surgir do nada e depois desaparecem quando mais precisamos delas - e o pensamento criativo exige uma cognição complexa, porém totalmente distinta do processo utilizado para o pensamento. 

A neurociência pinta um quadro complicado da criatividade. Atualmente, os cientistas entendem a criatividade como algo bem mais complexo do que a divisão do cérebro em hemisférios direito e esquerdo nos leva a pensar (a teoria de que o lado esquerdo do cérebro = pensamento racional e analítico e o lado direito = pensamento criativo e emocional). 

Na realidade, acredita-se que a criatividade engloba vários processos cognitivos, caminhos neurais e emoções e mesmo assim não temos toda a dimensão de como a mente imaginativa funciona. 

E, psicologicamente falando, pessoas com personalidade criativa são difíceis de definir, especialmente por serem complexas, paradoxais e geralmente evitarem hábitos ou rotinas. 

E esse não é apenas um estereótipo do “artista torturado” – os artistas podem de fato serem pessoas mais complicadas. Pesquisas sugerem que a criatividade é fruto da combinação de várias características, comportamentos e influências sociais em uma única pessoa. 

"O autoconhecimento é de fato difícil para pessoas criativas, pois o ser criativo é mais complexo do que o não criativo”, afirmou Scott Barry Kaufman, psicólogo da New York University que passou vários anos pesquisando a criatividade, em entrevista ao The Huffington Post. 

"As coisas que mais se destacam nas pesquisas são os paradoxos do ser criativo… Pessoas com imaginação aguçada tem mentes mais ‘bagunçadas’ ”. 

Ainda que não exista uma personalidade criativa “padrão”, existem algumas características e comportamentos comuns às pessoas altamente criativas. Veja aqui 18 coisas que elas fazem diferente. 

Elas sonham acordadas.  

Pessoas criativas sabem que sonhar acordado não é perca de tempo, apesar do que os seus professores tenham lhes dito quando eram crianças. 

De acordo com Kaufman e com a psicóloga Rebecca L. McMillan, que é co-autora de um artigo intitulado "Ode Ao Sonhar Acordado", essas viagens da mente podem auxiliar no processo da “incubação criativa”. E claro, muitos já tiveram a experiência de ter uma ideia genial surgir aparentemente do nada, justo quando nossa mente está divagando. 

Apesar do sonhar acordado parecer não exigir nenhuma atividade cerebral, um estudo de 2012 sugere que o cérebro pode na verdade estar altamente engajado nessas ‘viagens’ – elas podem repentinamente resultar em conexões e conclusões pois estão ligadas à nossa habilidade de recordarmos informações mesmo frente às distrações. 

Os neurocientistas também descobriram que sonhar acordado ativa os mesmos processos cerebrais associados à imaginação e à criatividade.

Elas observam tudo.

O mundo é a ostra da pessoa criativa – elas veem possibilidades por toda parte e estão constantemente absorvendo informações que alimentam a expressão criativa. Como disse o escritor Henry James em sua famosa citação, um escritor é alguém para quem “nada se perde”.

A escritora Joan Didion carregava sempre um caderno e disse que fazia anotações sobre pessoas e eventos, como uma forma de melhor entender as complexidades e contradições da sua própria mente:

"Não importa o quão zelosos somos em registrar o que vemos ao nosso redor, o denominador comum de tudo que vemos é sempre, de forma transparente e sem vergonha, o implacável “Eu”, Didion escreveu no ensaio On Keeping A Notebook.

"Estamos falando de algo privado, fragmentos da mente curtos demais para serem usados, uma montagem indiscriminada e aleatória que fazem sentido apenas para quem as anota”.

Elas trabalham no horário que é melhor para elas.

Muitos artistas renomados afirmam que trabalham melhor ou bem cedo de manhã ou muito tarde à noite. Vladimir Nabokov começava a escrever assim que acordava, as 6 ou 7 da manhã e Frank Lloyd Wright costumava acordar às 3 ou 4 da manhã, trabalhar durante várias horas e depois voltava a dormir. 

Não importa o horário, pessoas com grande produção criativa geralmente descobrem quando as suas mentes funcionam melhor e planejam seus dias de acordo com isso.

Elas separam um tempo para a solitude.

"Para estar aberto à criatividade, a pessoa tem que ter a capacidade de usar a solitude de maneira construtiva. É necessário superar o medo de estar sozinho”, escreveu o psicólogo existencial americano Rollo May.

Artistas e criativos muitas vezes são taxados de solitários e apesar disso não ser verdade, a solitude pode ser o que lhes permite produzir o melhor trabalho. Para Kaufman, isso está relacionado novamente ao sonhar acordado – nós precisamos passar tempo sozinhos para simplesmente permitir que as nossas mentes possam viajar.

"Você precisa estar atento àquele monólogo interior para que possamos expressá-lo”, ele afirma. “É difícil encontrar aquela voz interior criativa se você…não está em contato com o seu eu interior e refletindo sobre si mesmo”.

Elas conseguem transformar os obstáculos em algo bom.

Muitas das histórias e músicas mais icônicas de todos os tempos foram inspiradas por dor e desilusões – e o lado bom desses desafios é que elas podem servir como um catalisador para a criação de ótimo arte. 

Um campo emergente da psicologia chamado de crescimento pós-traumático vem sugerindo que muitas pessoas conseguem usar as dificuldades da vida e os traumas da infância e juventude para o crescimento criativo.

Especificamente, pesquisadores descobriram que traumas podem ajudar as pessoas a crescerem nas áreas de relacionamentos interpessoais, espiritualidade, apreciação pela vida, força pessoal e – o que é mais importante para a criatividade – a vislumbrar novas possibilidades na vida.

"Muitas pessoas conseguem usar isso como o combustível que precisam para encarar a realidade de uma outra forma”, diz Kaufman.

"O que aconteceu é que a visão que elas tinham do mundo como um lugar seguro ou como um certo tipo de lugar foi destruída em algum momento de suas vidas, levando-as a olhar a vida de fora e enxergar as coisas de maneira nova e diferente, e isso é muito propício para a criatividade”.

Elas buscam novas experiências.

Pessoas criativas gostam de se expor a novas experiências, sensações e estados de espírito – e essa abertura prevê o resultado criativo de forma significativa.

"A abertura a novas experiências é o mais forte e confiável indicador da realização criativa”, afirma Kaufman.

Um campo emergente da psicologia chamado de crescimento pós-traumático vem sugerindo que muitas pessoas conseguem usar as dificuldades da vida e os traumas da infância e juventude para o crescimento criativo.

Especificamente, pesquisadores descobriram que traumas podem ajudar as pessoas a crescerem nas áreas de relacionamentos interpessoais, espiritualidade, apreciação pela vida, força pessoal e – o que é mais importante para a criatividade – a vislumbrar novas possibilidades na vida.

"Muitas pessoas conseguem usar isso como o combustível que precisam para encarar a realidade de uma outra forma”, diz Kaufman.

"O que aconteceu é que a visão que elas tinham do mundo como um lugar seguro ou como um certo tipo de lugar foi destruída em algum momento de suas vidas, levando-as a olhar a vida de fora e enxergar as coisas de maneira nova e diferente, e isso é muito propício para a criatividade”.



Pessoas criativas gostam de se expor a novas experiências, sensações e estados de espírito – e essa abertura prevê o resultado criativo de forma significativa.

"A abertura a novas experiências é o mais forte e confiável indicador da realização criativa”, afirma Kaufman.

"Isso inclui muitas facetas diferentes, mas elas estão todas relacionadas: a curiosidade intelectual, busca por emoção, abertura aos sentimentos, abertura à fantasia. A coisa que une todas elas é um desejo pela exploração cognitiva e comportamental do mundo, tanto o seu mundo interior quanto o seu mundo exterior”.

Elas aprendem com os erros.

A resiliência é praticamente um pré-requisito para o sucesso criativo, diz Kaufman. O trabalho criativo é muitas vezes descrito como um processo em que se falha repetidamente até que encontre algo que dá certo e pessoas criativas – pelo menos as bem-sucedidas – aprendem a não encarar os erros de forma tão pessoal.

"Pessoas criativas falham e aquelas que são muito boas falham com frequência”, escreveu o colunista da revista Forbes Steven Kotler em um artigo sobre a genialidade criativa de Einstein.

Elas fazem as perguntas mais complexas.

As pessoas criativas possuem uma curiosidade insaciável – geralmente escolhem examinar profundamente a vida – e à medida em que vão envelhecendo, não deixam de ter curiosidade sobre a vida. Seja através de conversas intensas ou de reflexões solitárias, pessoas criativas olham para o mundo ao seu redor e querem saber por quê e como as coisas são do jeito que são.

Elas observam as pessoas.

Devido à natureza observadora e à curiosidade sobre as vidas dos outros, pessoas criativas muitas vezes amam observar as pessoas – e talvez até gerem suas ideias a partir dessas observações.

"[Marcel] Proust passou praticamente toda a sua vida observando as pessoas e ele anotava essas observações, que acabavam saindo em seus livros”, diz Kaufman. "Para muitos escritores, observar pessoas é muito importante… Elas são observadoras perspicazes da natureza humana”.

Elas arriscam.

Arriscar faz parte do trabalho criativo e muitas pessoas criativas são motivadas pelos riscos que tomam em vários aspectos de suas vidas. 

“Há uma conexão profunda e significante entre arriscar e ser criativo e essa conexão muitas vezes é menosprezada”, escreveu Steven Kotler na Forbes. 

"A criatividade é o ato de criar algo a partir do nada. Ela requer expor publicamente aquelas apostas que fazemos primeiro em nossa imaginação. Essa não é uma tarefa para os tímidos. O tempo desperdiçado, a reputação abalada, o dinheiro investido de forma errada – todos esses fatores são consequências da criatividade mal-sucedida.


Elas encaram a vida toda como oportunidade de auto-expressão.

Nietzsche acreditava que a vida e o mundo devem ser encarados como uma obra de arte. Pessoas criativas podem estar mais propensas a ver o mundo dessa forma e a constantemente buscar oportunidades de auto-expressão no dia a dia.

"A expressão criativa é uma auto-expressão”, diz Kaufman. "A criatividade nada mais é do que uma expressão individual de suas necessidades, desejos e singularidade”.

Elas seguem suas verdadeiras paixões.

Pessoas criativas tendem a ter uma motivação intrínseca – o que significa que elas agem movidas por um desejo interno e não por uma recompensa ou reconhecimento externo.

Psicólogos mostram que pessoas criativas são energizadas por atividades desafiadoras, o que demonstra uma motivação intrínseca e as pesquisas sugerem que simplesmente pensar em razões intrínsecas para realizar uma atividade pode ser o suficiente para aumentar a criatividade.

"Pessoas potencialmente criativas escolhem e podem se envolver de forma apaixonada em problemas desafiadores e arriscados que geram um forte sentimento a partir da habilidade de usarem seus talentos”, escrevem M.A. Collins e T.M. Amabile no livro The Handbook of Creativity (O Guia da Criatividade).

Elas tentam pensar de forma diferente.

Kaufman argumenta que outro propósito do ‘sonhar acordado’ é nos ajudar a ver além da nossa própria perspectiva limitada e explorar outras formas de pensar, que pode ser uma importante ferramenta para o trabalho criativo.

"O ‘sonhar acordado’ acabou evoluindo e nos permite abrir mão do presente”, diz Kaufman. "A mesma rede cerebral associada ao sonhar acordado é a rede associada também com a teoria da mente – gosto de chamá-la de ‘rede cerebral da imaginação’ – que lhe permite imaginar como você será no futuro e também imaginar o que outra pessoa está pensando”.

As pesquisas sugerem também que induzir o ‘distanciamento psicológico’ – isso é, assumir o ponto de vista de outra pessoa ou pensar sobre uma questão como se ela não fosse real ou conhecida – pode estimular o pensamento criativo.



Pessoas criativas podem vir a descobrir que quando elas estão escrevendo, dançando, pintando ou expressando-se de outra maneira, que elas entram em um estado mental ‘otimizado’ ou no que é conhecido como ‘estado de fluxo’, que pode ajudá-los a criar em um nível mais alto.

Esse fluxo é um estado mental em que uma pessoa transcende pensamentos conscientes a fim de alcançar um estado mais aguçado de concentração e calma, sem fazer maiores esforços. Quando alguém está nesse estado, fica praticamente imune a qualquer pressão interna ou externa ou a distrações que possam prejudicar o seu desempenho.

Você pode entrar no estado de fluxo quando você está desempenhando uma atividade que você gosta, mas que também lhe desafia – como qualquer bom projeto criativo faz.

"As pessoas criativas descobrem as coisas que amam fazer, mas também desenvolveram as habilidades que precisam naquela área para entrar no estado de fluxo”, diz Kaufman. "O estado de fluxo exige uma combinação entre as suas habilidades e a tarefa ou atividade na qual você está envolvido”.

Elas vivem rodeadas de coisas belas.

Pessoas criativas geralmente tem bom gosto, e consequentemente, gostam de estar cercadas de coisas bonitas.

Uma pesquisa recente publicada no periódico Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts mostrou que músicos – incluindo músicos de orquestras, professores de música e solistas – são dotados de maior sensibilidade e respondem mais à beleza artística.

Elas ligam os pontos.

Se existe uma coisa que distingue as pessoas altamente criativas das outras, é a habilidade de enxergar possibilidades onde outros não enxergam – ou, em outras palavras, ter visão. Muitos grandes artistas e escritores já disseram que a criatividade é simplesmente a habilidade de ligar os pontos que outros nunca pensariam em ligar.

Nas palavras de Steve Jobs:

"A criatividade é simplesmente conectar as coisas. Quando você pergunta às pessoas criativas como elas fizeram alguma coisa, eles sentem-se um pouco culpadas, pois na verdade não fizeram de fato, apenas viram algo. Depois de um tempo a coisa ficou óbvia. Isso aconteceu porque eles conseguiram fazer a ligação entre as experiências que já tiveram e então sintetizaram coisas novas”.

Elas estão sempre ‘agitando’ as coisas.

Mais do que qualquer outra coisa, a diversidade das experiências é essencial para a criatividade, diz Kaufman. Pessoas criativas gostam de ‘agitar’, experimentar coisas novas e evitam qualquer coisa que torne a vida mais monótona ou corriqueira.

"As pessoas criativas têm uma maior variedade de experiências e a rotina acaba assassinando a diversidade de experiências”, diz Kaufman.

Elas separam tempo para reflexão.

Pessoas criativas entendem a importância de uma mente livre e focada – pois o seu trabalho depende disso. Muitos artistas, empreendedores, escritores e outros profissionais criativos, tais como David Lynch, recorrem à meditação como uma ferramenta para atingir o estado de criatividade máxima de suas mentes.

E a ciência comprova a ideia de que a reflexão pode de fato aumentar a potência cerebral de várias maneiras. Uma pesquisa holandesa feita em 2012 sugere que certas técnicas de meditação podem estimular o pensamento criativo. Práticas de reflexão também estão ligadas a melhorias na memória e no foco, a um maior bem-estar emocional, à redução de estresse e ansiedade e à melhora da clareza mental – todos esses fatores que podem resultar na melhora do pensamento criativo.





Dívida da Petrobras deve passar de US$ 100 bilhões até 2018

O valor é 35% maior do que seu valor de mercado hoje, de R$ 165 bilhões

Sabrina Valle, do
Sérgio Moraes/Reuters
Chaminé em plataforma de Petróleo da Petrobras

Chaminé em plataforma de Petróleo da Petrobras: o endividamento da estatal é o maior entre as grandes petroleiras do mundo

Rio - A dívida líquida da Petrobras deverá passar de US$ 100 bilhões até 2018 (R$ 223 bilhões), 35% maior do que seu valor de mercado hoje, de R$ 165 bilhões. A captação de US$ 8,5 bilhões com investidores internacionais anunciada na segunda-feira, 10, em parte contribuirá para a alta.

O endividamento da Petrobras é o maior entre as grandes petroleiras do mundo e o crescimento dele, para financiar o pesado programa de investimento, é uma das principais preocupações de analistas e investidores.

Apesar disso, os mais de US$ 13,5 bilhões já captados neste ano não fizeram agências classificadoras de risco alterar a avaliação sobre a empresa.

Elas acreditam que, até certo grau, o governo respaldará a companhia em caso de necessidade. “Embora os indicadores de crédito tenham se deteriorado, eles permanecem compatíveis com as expectativas da Fitch”, afirmou a agência em relatório.

Além disso, o impacto final das captações não será integral, pois parte das dívidas da empresa será rolada. O maior aumento ocorreu no ano passado, quando a dívida subiu US$ 22,3 bilhões, uma alta de 30,8% em apenas 12 meses.

Agora, o crescimento vai desacelerar. A dívida líquida da Petrobras vai crescer por ano, até 2018, cerca de 20 vezes menos do que cresceu no ano passado. Em média, US$ 1,1 bilhão ao ano.

Novo plano

Segundo o novo plano de negócios quinquenal da Petrobras (2014-2018), US$ 60,5 bilhões serão levantados em dívida bruta até 2018. Os US$ 8,5 bilhões captados fazem parte dessa conta.

No mesmo período, US$ 54,9 bilhões serão amortizados, restando um aumento da dívida líquida de US$ 5,6 bilhões até 2018, em relação aos US$ 94,6 bilhões de dezembro de 2013.

A Fitch já espera que os indicadores de crédito da companhia deverão se enfraquecer nos próximos dois a três anos, por causa de seu agressivo programa de investimentos e do prejuízo com importação de combustíveis. O grau de investimento está mantido.

Para a S&P, a nota da companhia reflete a “visão de que há uma probabilidade ‘muito alta’ de o governo brasileiro prover suporte extraordinário tempestivo e suficiente à empresa no caso de estresse financeiro”.

A Moody’s vai no mesmo sentido. A agência agrega que os ratings podem ser rebaixados caso o crescimento da produção fique abaixo das metas ou em caso de progresso limitado no ajuste e obtenção de flexibilidade no programa de capital, se a alavancagem financeira aumentar e for sustentada com indicador dívida/Ebitda acima de 4 vezes.

Em dezembro, o indicador estava em 3,52 vezes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Cuidado com amigos no Brasil, aconselha França a cidadãos

França está entre países que dão dicas de segurança para cidadãos que viajam ao Brasil. Já Austrália previne quem for roubado por aqui: é "improvável" que polícia recupere itens