quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Os bilhões da "melhor idade"



De olho na renda de mais de R$ 400 bilhões dos brasileiros acima de 60 anos, as empresas lançam produtos e serviços voltados para esse abonado público


Bem estar dos velhinhos: Soares, da BSL, se inspira no mercado americano para faturar com casas de repouso para idosos
Bem estar dos velhinhos: Soares, da BSL, se inspira no mercado americano para faturar com casas de repouso para idosos ( foto: Gustavo Epifanio/Ag. Isto É.)

Cerca de quatro mil pessoas, a maioria acima dos 60 anos, lotaram o ginásio do tradicional clube Juventus, na Mooca, bairro de classe média da zona Leste da capital paulista, no final do ano passado.
Na ocasião, a Prevent Senior, gestora de planos de saúde especializada em idosos, promoveu um show do cantor Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guarda na década de 1960. O evento foi considerado um sucesso. A gestora, fundada em 1997, sempre apostou nesse público, pouco atrativo para grande parte dos planos de saúde, que consideram os velhinhos muito custosos, por conta dos problemas de saúde naturais da idade. Com um faturamento de R$ 1,1 bilhão, em 2014, a Prevent Senior hoje colhe os frutos da decisão. “Não considero que temos um custo alto com os adultos maduros”, afirma Teresa Cristina Campos, diretora institucional da operadora, que não gosta de termos como terceira idade ou melhor idade. “Buscamos a prevenção. O tratamento só passa a ser caro se negligenciamos os cuidados com a saúde.” O planos da empresa, que custam até R$ 673 por mês, atendem 300 mil clientes.

A população acima dos 60 anos é um mercado ainda pouco explorado. Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Data Popular, com dados do IBGE, a renda dos idosos brasileiros ultrapassa os R$ 450 bilhões anuais. Para completar, o Brasil está envelhecendo. Em 2013, 22 milhões brasileiros eram idosos, equivalente a 11% da população. Já em 2053, serão 69 milhões de veteranos, ou 30,7% da população. “O Brasil está em um processo de envelhecimento mais acelerado do que os outros países”, afirma Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil e um dos principais especialistas do tema no mundo. “Esse aumento impacta as nossas vidas e não estamos preparados para isso.”

Nem mesmo as empresas, segundo Kalache, têm visto o potencial desse público. Por isso, as que já identificaram os idosos como clientes em potencial, se destacam em um cenário de pouca visibilidade. A Prevent Senior é uma delas. Enquanto as empresas do setor sofrem com a inflação médica, reclamações recordes e até mesmo falências, como foi visto no caso da Unimed Paulistana, a Prevent Senior só tem melhorado seu desempenho financeiro. A empresa, segundo a diretora Cristina, se considera um sistema de saúde, não apenas um local aonde os idosos vão se tratar.

“Queremos que as pessoas vivam mais e com mais qualidade”, diz Cristina. Exatamente por isso, oficinas de artes, shows com cantores de outras épocas, como o próprio Jerry Adriani e o “eterno cigano” Sidney Magal, são comuns para os associados. O dinheiro, no entanto, não vai apenas para esse tipo de projeto. Para atender a demanda de clientes, que tem crescido a 20% ao ano, a companhia vem aumentando a sua estrutura hospitalar. Atualmente, são 27 obras em andamento, sendo a maior delas para a construção de mais um hospital da rede Sancta Maggiore, no valor de R$ 25 milhões. A unidade se somará aos oito hospitais, 25 centros de diagnósticos e às diversas instituições parceiras da companhia.

O apetite pelo tesouro da senioridade também chamou a atenção de gestoras de recursos. De acordo com o Data Popular, apenas 7% dos idosos brasileiros são de baixa renda. O fundo de private equity Pátria Investimentos, por exemplo, separou US$ 150 milhões para a criação de uma rede de residenciais de longa permanência para idosos, a Cora Residencial Senior. As mensalidades, que começam em R$ 4 mil, são destinadas ao público mais abonado. “E os idosos de classes mais baixas também são potenciais consumidores, pois podem ter filhos em melhores condições financeiras”, diz Ricardo Soares, CEO da Brasil Senior Living (BSL), que é o braço do Pátria nesse negócio. “O brasileiro sente falta desse tipo de serviço, que possui demanda enorme em países como os Estados Unidos.” A intenção da BSL é abrir 30 unidades nos próximos três anos, sendo que a primeira delas foi inaugurada em São Paulo, há dois meses. O local é totalmente equipado para receber idosos em graus maiores de dependência. As mesas e as cadeiras foram especialmente pensadas para esse público, as poltronas são impermeáveis, além de contar com diversos serviços como salas de terapia ocupacional, fisioterapia, cuidadoras e nutricionistas, que atendem cada cliente individualmente.

Caso tenham ocupação máxima, cada unidade da Cora pode render até R$ 5 milhões em receita.


À PROCURA DE ATENÇÃO


Segundo dados do SPC Brasil, 45% dos idosos enfrentam dificuldades em encontrar produtos destinados às suas necessidades. De olho nesse mercado, algumas empresas começam a criar facilidades. É o caso da mineira DL, fabricante de eletrônicos. Ela acaba de lançar um celular totalmente voltado aos idosos, com a função apenas de ligação e com o diferencial de ter botões maiores. Com apenas os dois modelos, que podem chegar a R$ 199, a empresa pretende alcançar vendas de R$ 60 milhões no último trimestre do ano. “Vamos colocar 300 mil unidades no mercado”, diz Francisco Hagmeyer, diretor comercial da DL. “Será um ótimo presente de Natal.”

Alguns gigantes internacionais também estão prestando atenção no potencial desse mercado. A farmacêutica Pfizer, dona de um faturamento global de US$ 49,6 bilhões, lançou, no fim do ano passado, a versão sênior de seu multivitamínico, o Centrum Select. Em menos de 12 meses, o novo produto passou a representar 25% do faturamento nesse segmento, que é estimado em R$ 130 milhões. Além disso, as vacinas preventivas para adultos e idosos, que já movimentam cerca de R$ 700 milhões no País, também entraram no radar da gigante farmacêutica. “Os idosos estão se tratando mais para viver melhor e isso é uma grande oportunidade para nós”, afirma Marco Ferrazoli, diretor da unidade de vacinas da Pfizer. A multinacional sueca SCA também investe no Brasil. Dona da marca Tena, líder global de fraldas geriátricas, a companhia anunciou um aporte de R$ 242 milhões em uma nova fábrica na cidade de Jarinu (SP). A intenção da subsidiária brasileira da SCA, que alcançou R$ 175 milhões em vendas no ano passado, é consolidar a sua liderança também no País. “O Brasil já o nosso mercado mais importante na América Latina e tem condições de ficar entre os dez maiores”, diz Gustavo Vega, presidente da SCA no País.

Quem sempre buscou entender e dar atenção a esse público é o empresário Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma. “Seu Sidney”, como é conhecido, construiu uma varejista farmacêutica de R$ 700 milhões de receita com pouquíssimas lojas, mas focada nas vendas por telefone e internet. A fórmula que utilizou para conquistar a clientela foi o tratamento humanizado, uma demanda sempre presente dos mais velhos. O seu contato com os clientes é diário em suas unidades e em programas populares da televisão. Os entregadores dos remédios, muitas vezes, são esperados com bolos pelos compradores, a maioria da terceira idade, e até prestam serviços simples, como troca de lâmpadas. Os velhinhos gostam tanto de Oliveira a ponto de pedir para tirar fotos sempre que o encontram, como se fosse um ídolo. “Peço para os meus funcionários tratarem os clientes como se fossem parentes e ofereço preços baixos”, diz Oliveira. “Esse é o meu diferencial.”

Julgamento das contas públicas de 2014 é mantido pelo STF



Carlos Humberto/SCO/STF
Ministro Luiz Fux em plenário do STF
Ministro Luiz Fux: a Advocacia-Geral da União (AGU) havia apresentado pedido de liminar no STF requerendo a suspensão da análise e do julgamento

Da REUTERS


Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux decidiu manter o julgamento das contas públicas do governo federal de 2014 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) marcado para esta quarta-feira.

A Advocacia-Geral da União (AGU) havia apresentado pedido de liminar no STF requerendo a suspensão da análise e do julgamento, também no TCU, do afastamento do relator do caso, ministro Augusto Nardes, pedido pelo governo.

"Indefiro o pedido liminar, sem prejuízo de, constatado a posteriori qualquer ultraje ao devido processo legal, zelar pelo fiel cumprimento da ordem jurídica brasileira. Notifique-se, com urgência, por oficial de justiça, o Tribunal de Contas da União", escreveu Fux em sua decisão. 

Compra da Amil saiu cara para a United Health




Marcelo Correa/Exame
Hospital da Amil
Hospital da Amil: a empresa investiu 1 bilhão de reais em unidades próprias em 2014
 
 
 
São Paulo — A compra de uma empresa está longe de ser uma ciência exata. É da natureza humana: quem vende sempre acha que seu negócio vale mais do que o comprador está disposto a pagar. Para chegar a um preço que agrade aos dois lados, uma infinidade de variáveis entra na conta — desde dívida e geração de caixa até o potencial de expansão do negócio com os novos donos.

Só mesmo o tempo pode mostrar se o preço pago foi alto ou baixo. Em outubro de 2012, quando a United Health, maior operadora de saúde dos Estados Unidos, assinou um cheque de 10 bilhões de reais para comprar a Amil, líder do mercado brasileiro, o preço pareceu salgado — pelo menos levando-se em conta critérios como faturamento, lucro e dívida da Amil.

Mas como os americanos eram reconhecidos pela rigorosa gestão de custos e pela aplicação de tecnologia de ponta na saúde, imaginava-se que eles mostrariam logo ao mercado que todos aqueles bilhões haviam valido a pena. Mas, passados três anos, o preço pago parece mais salgado do que ­nun­­­ca.­ 
A empresa que os americanos compraram do médico Edson de Godoy Bueno era líder do mercado de planos de saúde no Brasil e fechava seu balanço no azul. De lá para cá, começou a perder dinheiro. Em 2014, teve prejuí­zo de 259 milhões de reais. O faturamento cresceu 64% em dois anos, para 15 bilhões de reais, mas não o suficiente para compensar a disparada nos custos dos serviços.

As despesas médicas e hospitalares, por exemplo, passaram de 6,9 bilhões para 12,3 bilhões de 2012 a 2014. No início de 2015, a Amil perdeu a liderança no mercado de planos de saúde para a Bradesco Saúde — são 4 milhões de clientes de um lado e 4,4 milhões de outro. Em qualquer aquisição, leva tempo até os novos controladores entenderem o negócio e começar a deixar sua marca.

Mas na Amil os próprios executivos reconhecem que as coisas não saíram dentro do planejado. “Claro que queríamos ter resultados melhores”, diz Erwin Kleuser, diretor de planejamento da Amil. “Mas estamos trabalhando para voltar ao azul já neste ano.” Edson Bueno, que continua na presidência da Amil, não deu entrevista.

As coisas não saíram conforme o planejado pela United Health, em grande medida porque o Brasil não ajudou. A inflação médica, que inclui todos os gastos com produtos e serviços de saúde, cresceu 14,5% em 2013, 16% em 2014 e deverá avançar outros 18% em 2015. É uma das maiores taxas do mundo, puxada pelo aumento no preço dos tratamentos e também por desvios lamentavelmente comuns no mercado brasileiro — desde serviços cobrados e não realizados até equipamentos superfaturados.

Isso, claro, afeta a rentabilidade das operadoras. Na média, a sinistralidade (que mede a relação entre custos e receitas) do setor passou de 75% em 2010 para mais de 80% em 2014. A Agência Nacional de Saúde Suplementar ainda encurtou, em 2011, o prazo máximo para agendamento de consultas, de 30 para sete dias.

Isso obrigou as empresas a aumentar sua estrutura própria e a acelerar os convênios com hospitais e clínicas particulares. Somado a tudo isso, a retração da economia dificulta o repasse de custos a clientes e está levando empresas a trocar os planos mais conceituados, como os da Amil, por concorrentes mais em conta.

Mas, Brasil à parte, a United Health encontrou uma empresa que precisava de muitos ajustes. Para abrir vantagem da concorrência, a Amil passou, segundo investidores e ex-executivos, a ser menos rigorosa na assinatura de novos contratos e nos reajustes de clientes antigos. “A Amil que a United Health assumiu tinha a carteira inchada.

Estava preocupada em vender, e não em tomar decisões difíceis”, diz um ex-diretor. “Quando o mercado virou, a empresa foi pega de surpresa.” A primeira medida dos novos controladores foi passar um pente-fino na carteira. Alguns deles receberam propostas de reajuste que chegavam a 70%. Quem não aceitou os novos valores teve o contrato encerrado ­— um exemplo é a rede de supermercados Pão de Açúcar, que trocou a Amil pela Intermédica.

“Não aceitamos contratos deficitários para ganhar escala”, diz Erwin Kleuser. Nos últimos 12 meses a Amil perdeu 300 000 clientes — o que ajudou na perda da liderança para a Bradesco Saúde. Uma das empresas que mais se aproveitaram da nova política da Amil foi a cearense Hapvida, que conseguiu dobrar de tamanho em três anos, chegando a 2 milhões de clientes.

A Amil também teve mais trabalho do que o previsto para implementar um sistema integrado que gerencia o relacionamento com os hospitais. O desafio é gigantesco. Depois de dezenas de aquisições, a Amil chegou a ter 32 sistemas, em 2007, e vem enxugando a estrutura desde então. Com a entrada da United Health, o objetivo passou a ser não haver mais nenhuma cobrança indevida por parte dos hospitais e das clínicas.

Para isso, a Amil implementou um formulário eletrônico superdetalhado. Os dados de todos os procedimentos e de todos os pacientes poderiam ser acessados por todos os hospitais próprios e credenciados. A ideia era ganhar agilidade e evitar despesas desnecessárias. Mas, por enquanto, a novidade atrapalha mais do que ajuda.

Dos 4 milhões de guias médicas que a Amil recebe por mês, 40% são devolvidos por algum problema no preenchimento. Segundo a Amil, apenas 4% dessas guias têm o pagamento recusado. Mas clientes ouvidos por EXAME dizem que a simples devolução de um formulário já é um transtorno.

Nesses casos, pagamentos que, segundo a Amil, levariam em média 30 dias passam a ser feitos em até cinco meses — o que desgasta a relação com hospitais e levanta na rede credenciada suspeitas de que as devoluções são incentivadas para ajudar no fluxo de caixa da companhia. A Amil reconhece que a implantação do sistema está sendo mais difícil do que previsto.

Para recuperar o espaço, a rentabilidade e parte da credibilidade perdidas, a Amil está ampliando seus investimentos. Em 2014, a empresa investiu o volume recorde de 1 bilhão de reais. Inaugurou o maior complexo hospitalar do país, o Americas Medical City, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. 

E comprou hospitais em Fortaleza e em cinco cidades de São Paulo.

A ideia é continuar aumentando a rede própria, especialmente em regiões com menos opções de convênio e em tratamentos de casos mais complexos, como câncer, acidentes vasculares e problemas cardiológicos. Como os custos de tratamento dessas doenças são totalmente imprevisíveis, a Amil avalia que é vantagem fazer tudo na própria rede.

Neste ano, prevê inaugurar um hospital especializado em cardiologia, em São Paulo. No início do ano, já havia comprado um Centro Oncológico Integrado no Rio de Janeiro. No total, a Amil já tem 31 hospitais no Brasil, quatro a mais do que a rede de hospitais D’Or, do cardiologista Jorge Moll Filho, avaliada recentemente em 18 bilhões de reais.

Para segurar os custos, a Amil também começou a monitorar mais de perto um grupo de 40 000 clientes considerados doentes crônicos — a ideia é incentivá-los a fazer check-ups e exames preventivos para evitar gastos desnecessários. Nos primeiros seis meses deste ano, o custo de internação desses pacientes caiu 40% em relação a 2014.

A United Health aposta que seu maior diferencial para conquistar clientes vai ser o uso científico dos dados. Como no caso dos doentes crônicos, quer aproveitar a experiência acumulada nos Estados Unidos para melhorar o tratamento aqui no Brasil. A empresa lançou neste ano um aplicativo para os pacientes localizarem o hospital credenciado mais próximo.

Implantou também biometria em seus hospitais para agilizar o cadastro — não é mais necessário passar pela burocracia de dizer o nome e esperar o atendente acessar o histórico. O agendamento de consultas, que antes precisava ser feito por telefone, agora pode ser online. Todas essas novidades foram importadas da Optum, empresa de tecnologia da United Health, que sozinha fatura 45 bilhões de dólares por ano. “Uma base de dados de qualidade vai ser cada vez mais importante para o setor. E ninguém está investindo tanto quanto nós”, diz Antônio Jorge Kropf, diretor institucional da Amil.

O desempenho da United Health à frente da Amil ganha especial relevância porque, em janeiro, o governo liberou a entrada de investidores estrangeiros no mercado de hospitais do Brasil (como a United opera os próprios hospitais, não enfrentava essa limitação). Automaticamente, redes como a D’Or entraram no radar de investidores e de grandes grupos internacionais.

O potencial do mercado é enorme. Mas, para estrangeiros toparem o desafio de investir por aqui, seus riscos não podem ser ainda maiores. A United Health tomou um choque de Brasil. Agora tem muita gente querendo saber como será sua recuperação.

Grupo J&F negocia a compra da Fibria




O grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, está negociando a compra da gigante de celulose Fibria. Os Batista são donos da Eldorado Celulouse. A Fibria é controlada pela família Ermírio de Moraes e pelo BNDES.

As negociações entre os Batista e os Ermírio de Moraes têm esbarrado num problema. Para não ser obrigado a fazer uma oferta pública a todos os acionistas da Fibria — empresa cujo valor de mercado, hoje, beira os 30 bilhões de reais –, Joesley Batista tenta viabilizar uma oferta por apenas 24,99% das ações.

Como Votorantim e BNDES têm, juntos, cerca de 60% das ações, essa limitação cria algumas dúvidas. Os Ermírio de Moraes aceitarão uma oferta por apenas parte de suas ações? Nesse caso, teriam de se tornar sócios dos Batista e compor com eles um novo acordo de acionistas. Se aceitarem essa condição, a que preço venderiam? Como é natural em operações desse tipo, os vendedores esperam receber um prêmio por suas ações. Os Batista julgam que, após uma valorização de 60% no ano, os papéis da Fibria estão caros demais — e pedem um desconto para fechar negócio. Segundo executivos que participam das negociações, nenhuma oferta foi formalizada até agora, e é possível que as conversas naufraguem.

O BNDES é visto como a parte mais interessada em aproveitar o excelente momento vivido pelo setor de papel e celulose para vender um pedaço de suas ações.

O grupo J&F é assessorado nas negociações pelo banco Credit Suisse. A família Ermírio de Moraes é representada por executivos da Votorantim. A Suzano, da família Feffer, e a chilena CMPC já foram alertadas das negociações entre os Batista e os Ermírio de Moraes e podem preparar suas próprias ofertas pela Fibria.

TSE tem competência para anular eleição, diz Ives Gandra


Em São Paulo
  • Divulgação
    O jurista Ives Gandra Martins
    O jurista Ives Gandra Martins
O jurista Ives Gandra Martins, professor emérito da Universidade Mackenzie, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército e Superior de Guerra e membro da Academia Brasileira de Filosofia, disse em entrevista ao Broadcast Político (serviço de notícias em tempo real da Agência Estado) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem competência para anular a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e de seu vice Michel Temer (PMDB), caso comprove que sua campanha foi abastecida com verbas vinculadas à corrupção.

"O TSE quer saber se o dinheiro da corrupção abasteceu a campanha [de Dilma]", disse.
Num contraponto ao jurista Dalmo Dallari que, em parecer, alegou que o TSE não teria competência para cassar o mandato de Dilma, Gandra diz que, se a corte não tivesse competência para isso, ficaria sem função.

"O TSE tem obrigação [de ver essas questões], se não, a corte não teria função nenhuma. O TSE pode anular [uma eleição] com a maior tranquilidade, a Corte tem competência para isso. A função do tribunal é saber se o cidadão pode ou não assumir e se o processo foi ou não devido, de maneira que está na sua competência verificar se a campanha foi ilegal ou não", reiterou, dizendo que respeita muito Dallari e que os dois são muito amigos. "Gosto muito do Dallari, mas aí não está se discutindo impeachment."

Para Gandra, o que o Tribunal Superior Eleitoral pediu foi apenas a reabertura de uma investigação para saber se houve ou não contaminação da campanha.

"Se ficar comprovado que o partido (PT) recebeu este dinheiro, e o Vaccari (ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso na Operação Lava Jato) já está na prisão, evidente que isso poderia levar a eleição de Dilma a ser considerada anulável, uma vez que ela teria sido eleita com dinheiro de delito."

O jurista disse ainda que, se o TSE comprovar que a eleição foi contaminada e que Dilma não pode ser presidente e nem Michel Temer vice, os dois ainda podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal. 

"Quem dará sempre a última palavra sobre esta matéria é o Supremo", frisou.

Paraná assina acordo com fábrica de aviões da Rússia

Imagem virtual do MC-21 (Foto: Divulgação/Irkut)

A Irkut pretende implantar, em Maringá, unidades de fabricação de peças e aeronaves e centros de operação para atender o Brasil e a América Latina.

 


O Governo do Estado do Paraná, com o apoio da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), assinou um acordo com a fabricante de aeronaves russa Irkut para implantar, em Maringá, unidades de fabricação de peças e partes de aeronaves e centros de operação para atender o Brasil e a América Latina.  

Os termos da cooperação foram definidos nesta quarta-feira (16), em Moscou. Assinaram o acordo, a vice-governadora Cida Borghetti, o vice-presidente da Irkut, Kirill Budaev, o prefeito de Maringá, Roberto Pupin, e o presidente da APD, Adalberto Netto. 

Cida Borghetti, que representou o governador Beto Richa, reforçou o objetivo do governo estadual em estimular investimentos em inovação e em tecnologia, que criem empregos de qualidade. "O Paraná dá mais um passo para consolidar um setor considerado estratégico. O Governo do Estado concederá o suporte necessário para o sucesso do projeto da Irkut no Paraná e no Brasil", disse. 

A vice-governadora afirmou que o Paraná se qualifica para receber investimentos do setor. O Estado definiu Maringá e região como áreas para a implantação de um polo de aeronáutica e defesa e o Governo do Estado propôs uma lei específica de incentivos. Chamada de Paraná Aéreo, a lei garante benefícios diferenciados para empresas de projeto, engenharia, manutenção, peças e montadoras de aeronaves civis e militares. 


Irkut


O vice-presidente da Irkut, Kirill Budaev, explica que a empresa está expandindo seus negócios no Brasil e nos países da América Latina. O foco do projeto brasileiro são os modelos da aeronave MC-21, que têm capacidade de 150 a 212 passageiros e já estão em produção na cidade de Irkust. As aeronaves competem diretamente com os aviões comerciais Airbus A320 e Boeing 737. 

Segundo Budaev, o MC-21 é uma nova classe de aeronave cuja flexibilidade das estruturas permite se adaptar às necessidades dos clientes (companhias aéreas). O dirigente empresarial russo destaca que o avião da Irkut reduz em 24% o gasto com combustível, em 10 % a manutenção, em 20% o tempo com embarque e desembarque; ao mesmo tempo carrega 17% mais passageiros que outras aeronaves da mesma categoria. 

"O MC-21 apresenta alto desempenho de voo com menor consumo de combustível frente a seus concorrentes. Isso permite que as companhias aéreas obtenham um lucro três vezes maior e um retorno de investimento em metade do tempo do que o comparado com outros aviões", detalha Budaev. 

A Irkut Corporation está entre os dez maiores fabricantes mundiais de aviões, possuindo mais de 14 mil funcionários. A empresa é uma divisão do grupo UAC United Aircraft Corporation (UAC), cujo faturamento em 2014 superou US$ 4,8 bilhões. 


Etapas


O presidente da APD, Adalberto Netto, explica que o acordo possui diferentes etapas. Na primeira parte, a Irkut em conjunto com a Agência e órgãos da prefeitura de Maringá vão concentrar esforços na identificação de possíveis parceiros comerciais ligados a operação de leasing de aeronaves e também empresas interessadas em investir em operações de manutenção de aeronaves (chamado MRO). 

"O apoio aos aviões em comercialização e operação será dado pelo centro de operações de Maringá. Esse projeto é a materialização do Programa Paraná Aéreo operado pela APD para atrair investimentos e empresas do setor aeroespacial e defesa", destaca Netto. 


Maringá


Com a demanda e os contratos comerciais definidos, na segunda etapa, o acordo prevê a implantação em Maringá dos centros de treinamento de pilotos, de manutenção e distribuição de peças e equipamentos e de manutenção especializada de aeronaves. 

"É uma grande operação que irá gerar diferentes oportunidades para parceiros brasileiros, desde fabricação de peças, a logística, financiamento de aeronaves e treinamento de instrutores", enumera Netto. O memorando também define parcerias no auxílio na obtenção da certificação da aeronave MC -21. 

O prefeito Roberto Pupin reforça que a cidade está estruturada para receber investimentos do setor. O polo aeronáutico e de defesa possui uma área de 40 alqueires, ao lado do aeroporto municipal, destinada exclusivamente para a instalação de empresas do setor. "Uma parceria que tem tudo para gerar emprego de alta qualidade, renda e trazer novas tecnologias para o nosso Estado", afirma 


MC -21


De acordo com os engenheiros responsáveis pelo projeto, o diferencial do MC-21 será seu peso reduzido devido ao uso de materiais de última geração, aerodinâmica aperfeiçoada e motor avançado. 

"É exatamente pelos atributos do produto que acreditamos no sucesso do projeto, a tecnologia e as soluções criadas pela empresa para as companhias aéreas do Brasil e América Latina devem garantir um volume significativo de fabricação, vendas e operação de aeronaves, beneficiando o Paraná e a nova base operacional de Maringá", reforça Adalberto Netto.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Advent estuda oferta para comprar Sepetiba Tecon da CSN


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Usina da CSN
Usina da CSN
 
Cristiane Lucchesi, da Bloomberg
Alan Goldstein e Jonathan Levin, da Bloomberg


A Advent International Corp., empresa de private-equity com sede em Boston que levantou um fundo latino-americano de US$ 2,1 bilhões no ano passado, estuda apresentar uma oferta por uma unidade da brasileira Cia. Siderúrgica Nacional SA, que está vendendo ativos para frear dívidas, segundo uma fonte informada sobre o assunto.

A possível venda da Sepetiba Tecon SA, a unidade da CSN que opera um terminal de contêineres no porto de Sepetiba, no estado do Rio de Janeiro, poderia alcançar um valor comparável ao da Santos Brasil Participações SA, maior operadora de contêineres do país, disse a fonte, que pediu anonimato por discutir informações privadas.

O valor corporativo da Santos Brasil é de aproximadamente 7,6 vezes os lucros projetados antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
A CSN está tentando captar cerca de R$ 1 bilhão por meio da venda da Sepetiba Tecon, disseram fontes informadas sobre o assunto em agosto. O Banco Bradesco SA e o Banco do Brasil SA estão ajudando a CSN com a transação, disseram as fontes.

Representantes da CSN, que tem sede em São Paulo, e da Advent preferiram não comentar sobre um possível negócio.

Os investimentos no Brasil são uma das prioridades da Advent, disse Pablo Zucchini, sócio-gerente da empresa, em novembro.

O presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, disse em julho que desejava vender ativos com retornos mais baixos para ajudar a reduzir as dívidas.

A queda dos preços globais, o encolhimento da economia doméstica, a alta do dólar e o aumento dos juros pagos nos títulos da CSN empurraram a dívida líquida da empresa para R$ 20,8 bilhões, quase cinco vezes seu valor de mercado, com a alavancagem mais elevada em mais de uma década.