Dona das bandeiras Pontofrio e Casas Bahia também pretende investir em novos formatos de loja
São Paulo – A Via Varejo, dona das Casas Bahia e Pontofrio, pretende investir em formatos diferenciados de lojas para garantir a melhora dos números.
Um deles é chamado de loja “smart”, pontos com área de vendas e
estoques reduzidos e menor custo operacional. A companhia espera que até
novembro deste ano oito lojas desse tipo estejam em operação.
“Nossa expectativa é de uma performance positiva, o que representa um
potencial de crescimento para a companhia em regiões onde ainda não
atuamos”, afirmou Peter Estermann, presidente da companhia, em
teleconferência com analistas e investidores nesta terça-feira.
Outra aposta da Via Varejo é o aumento das chamadas lojas “premium”, voltadas para o público de alta renda.
No segundo trimestre deste ano, as vendas em tais pontos aumentaram
32%, o que motivou a expansão do número de lojas de 36 para 51. Agora, a
expectativa é que, até o final do ano, “o volume de lojas seja
praticamente dobrado”, conforme disse o presidente da empresa.
Compra no site, busca na loja
A Via Varejo também pretende reforçar o uso do estoque das lojas
físicas para atender clientes que compraram online. De acordo com
Estemann, o faturamento com a modalidade que envolve a retirada dos
produtos nas lojas dobrou do primeiro para o segundo trimestre de 2017.
No segundo trimestre do ano, cerca de 25% das vendas feitas por meio
dos sites da empresa terminaram com o consumidor buscando o produto.
Nessas operações, além da conveniência aos clientes, a empresa
consegue reduzir os custos logísticos. “Nós temos convicção que a
aceleração da multicanalidade vai ser um grande diferencial da Via
Varejo no curto prazo.”
Redução do prejuízo
No segundo trimestre deste ano, a Via Varejo conseguiu reduzir o
prejuízo líquido para 45 milhões de reais. A perda é 87% inferior à
registrada no mesmo período do ano anterior, de 350 milhões de reais.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)
atingiu 190 milhões de reais entre abril e junho de 2017 — 117% mais que
na comparação com os mesmos meses do ano passado.
No mesmo período, a Via Varejo gerou 6,146 bilhões de reais em
receita líquida ajustada, ante 5,547 bilhões de reais no segundo
trimestre de 2016. A margem bruta ajustada subiu de 28,5% para 31,2%,
também na comparação anual.
A receita com vendas em mesmas lojas físicas subiu 10,8% na
comparação anual. Segundo a companhia, um crescimento de dois dígitos no
número não acontecia desde o terceiro trimestre de 2013.
As despesas com vendas, gerais e administrativas chegaram a 1,589
bilhão de reais no segundo trimestre, o equivalente a 25,9% da receita
líquida ajustada. No mesmo período do ano passado, a proporção era de
28,3%.