Há um universo de 80 milhões de painéis a serem instalados no país, prevê Alcione Belache, CEO da empresa de Chapecó
Ao contemplar a paisagem de
sua sala na sede da Renovigi, em Chapecó (SC), o CEO Alcione Belache
(foto) não sorri apenas para o sol que contempla. O executivo está
confiante que a receptividade dos consumidores e industriais brasileiros
pela energia solar só tenderá a crescer nos próximos anos. Com mais de
500 mil painéis fotovoltaicos distribuídos em todo o país, a empresa
detém cerca de 15% do market share. Com o incremento esperado, Belache
prevê que a companhia alcançará 25% do mercado até dezembro deste ano.
“A
receptividade com relação à instalação dos painéis fotovoltaicos é
grande e está aumentando. Não somente no Sul, mas em todo o país. O
mercado brasileiro ultrapassou mais de 100 mil unidades instaladas,
então é um mar azul de oportunidades em um universo de mais de 80
milhões que podem ser comercializadas”, revela. Segundo a Greener,
empresa de pesquisa e consultoria especializada em energia solar
fotovoltaica, o segmento movimentou R$ 7,4 bilhões no ano passado. E de
acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca
de 886.723 sistemas fotovoltaicos serão instalados em todo o território
até 2024.
“Atualmente,
a maior demanda da Renovigi vem do Sudeste, seguido do Sul,
especificamente o Rio Grande do Sul. Minas Gerais lidera o ranking de
instalações por ter sido o primeiro estado a incentivar através da
redução do ICMS. A segunda maior praça é a gaúcha”, conta Belache. O
crescimento da empresa do oeste catarinense é astronômico. Em 2015, a
Renovigi faturava apenas R$ 5 milhões. Três anos depois, multiplicou as
vendas por 30 (R$ 150 milhões) e, neste ano, alcançará R$ 500 milhões. A
meta é dobrar a receita em 2020 chegando ao primeiro bilhão.
Por
ser uma fabricante, a Renovigi não instala sistemas. Quem faz isso são
os credenciados, que totalizam mais de 5 mil parceiros comerciais de
Norte a Sul. Para uma residência que tem um custo mensal de R$ 500 com
energia elétrica, o investimento previsto para um sistema fotovoltaico
varia entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. Naturalmente que a tarifa pode variar
de acordo com a bandeira da concessionária de energia local. Já para
uma indústria, o aporte pode ser bem elástico, pois tudo dependerá do
ramo de atividade e do porte da companhia. “Nesse caso, os sistemas
podem custar de R$ 30 mil até mais de R$ 1 milhão. O que vai definir é a
necessidade e o custo mensal”, explica o CEO.
Na
semana passada, durante sua convenção de vendas anual, a Renovigi
apresentou o RenoBusiness, a primeira plataforma do mercado para gestão
de negócios on-line. O novo sistema é totalmente integrado às diferentes
frentes de captação de futuros clientes da Renovigi e faz a
distribuição automática de oportunidades de negócios. “No ano passado, o
departamento de marketing fez uma pesquisa e constatou que pelo menos
25% dos nossos clientes chegavam pelos canais on-line. Por isso,
resolvemos potencializar essa relação e investir em uma plataforma
robusta para atendê-los de forma eficiente”, detalha Belache. Afinal, o
sol nasce para todos, mas para a Renovigi ele ainda aumenta o
faturamento.
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