terça-feira, 14 de maio de 2013

Quem supera a Gerdau?

Quem supera a Gerdau?

Com raízes sólidas no Rio Grande do Sul, a gigante do aço emplaca a nona vitória consecutiva entre as grandes empresas mais lembradas pelos gaúchos em um ano em que a RBS ultrapassa a Tramontina e retoma a vice-liderança


Por Raphaela FloresA Gerdau é a Grande Empresa/Marca do RS mais lembrada pelos gaúchos. Ao todo, o conglomerado siderúrgico foi citado por 10,3% dos entrevistados. É quase o dobro do índice verificado pela RBS (5,3%) e pela GM e Tramontina (ambas com 5,1%), como atesta a edição deste ano da pesquisa Top of Mind RS, realizada por AMANHÃ em parceria com a Segmento Pesquisas.

top-2013-lancamento-350Neste ano, a grande novidade da categoria Grande Empresa/Marca do RS apareceu no pelotão de frente. Mesmo com um recuo de cinco décimos no seu índice de lembranças, o Grupo RBS conseguiu ultrapassar a Tramontina e a General Motors e retomou o posto de vice-campeã, que havia perdido no ano passado. Além disso, venceu praticamente todas as categorias do Top of Mind na seção Comunicação, que aponta quais são as marcas mais lembradas em itens como Jornal, Locutor Esportivo de Rádio, Programa Local de TV, entre outros.

Entre as Grandes Empresas figuram ainda o Banrisul, em quarto lugar; Petrobras, em quinto; Marcopolo, em sexto; Coca-Cola e Randon empatadas em sétimo; Renner em oitavo; Big, em nono; e Polo Petroquímico e Comil empatados na décima colocação.

LANÇAMENTO
Os vencedores do Top of Mind | As Marcas do Rio Grande foram anunciados na manhã desta segunda-feira (13) em coletiva de imprensa realizada no Restaurante Épico, do Grêmio Náutico União. A apresentação e análise dos resultados foi conduzida por Nádia Freire, diretora da Segmento Pesquisas, e Eugênio Esber, diretor de redação da Revista AMANHÃ. Os dados completos da pesquisa, com gráficos, reportagens especiais e entrevistas integram a edição de maio da Revista AMANHÃ, que estará disponível nas lojas Cameron a partir desta segunda (13), e nas demais livrarias e bancas do Estado a partir do dia (17).

Clique aqui para conferir mais fotos do evento.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Na noite desta segunda-feira (13/5) será realizada a festa de premiação do Top of Mind, em jantar no Grêmio Náutico União. Na ocasião, os construtores e gestores das marcas mais lembradas serão homenageados em evento que reunirá, também, líderes empresariais e profissionais de marketing, branding e comunicação.

O tradicional evento, que já ocorre há 23 anos em Porto Alegre, terá uma novidade este ano: a participação do consultor em marketing e comunicação Eloi Zanetti. Durante a cerimônia, Zanetti, que associou seu nome a iniciativas marcantes para a consolidação da marca O Boticário, fará inserções em que irá apresentar conceitos e ideias sobre a importância da propaganda na construção de marcas corporativas.

Ainda serão apresentados os resultados de um levantamento inédito: o Top Diversidade – que traz os resultados de um levantamento exclusivo sobre as marcas mais lembradas pelo público homossexual. A pesquisa mostra quais são as marcas que estão na cabeça de consumidores gays e lésbicas residentes em Porto Alegre. O objetivo é levantar informações que ajudem as marcas a se posicionar em relação a esse segmento qualificado e atraente de consumo.

SOBRE O TOP OF MIND | AS MARCAS DO RIO GRANDE
Criada em 1991, e pioneira no país, a pesquisa Top of Mind da Revista AMANHÃ e da Segmento Pesquisas capta a lembrança espontânea de marcas no Rio Grande do Sul. Por meio de um questionário contendo somente questões abertas, os consumidores respondem, de maneira espontânea, à pergunta que segue sempre a mesma estrutura: “Quando falo em... qual é a primeira marca que você lembra?”. A cada categoria de produto, serviço ou comunicação mencionado pelo pesquisador, o entrevistado deve citar o primeiro nome que lhe vem à mente.  Foram realizadas 1,2 mil entrevistas entre os dias 28 de janeiro a 16 de fevereiro de 2013.

Referência para profissionais de marketing e comunicação no Rio Grande do Sul, a pesquisa é realizada há 23 anos e é a única a ouvir todos os perfis de gaúchos, ao se basear em entrevistas que ocorrem em municípios de sete mesoregiões do Estado do Rio Grande do Sul, conforme distribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A amostra abrange pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E). O peso de cada classe na amostra é proporcional ao verificado na população.


OUTROS DESTAQUES

GRENAL MENOS PARELHO: Líder na categoria Time de Futebol do Top of Mind há 18 anos, o Grêmio via sua hegemonia fora das quatro linhas ameaçada cada vez mais. Via: neste ano, a vantagem sobre o Inter no Top triplicou – de 5 pontos percentuais em 2012 para mais de 15 neste ano.

COMPANHIA AÉREA: A TAM reconquistou a posição de liderança do Top of Mind. No ano passado, ela havia perdido a liderança para a Gol, sua principal concorrente. Agora, com uma vantagem de confortáveis 19,2 pontos percentuais, a TAM recupera o posto de Companhia Aérea mais lembrada pelos gaúchos.

UNIVERSIDADE: A categoria Universidade do Top of Mind costuma apresentar pouca diferença entre os principais centros de ensino superior do Rio Grande do Sul. Uma prova dessa competitividade é o salto da PUCRS, que saiu da quarta posição registrada em 2012 diretamente para o primeiro lugar em 2013.

VANTAGENS NADA DESPREZÍVEIS: A Coca-Cola e a Nike ilustram apenas dois entre os muitos casos de produtos com índices de lembrança de marca que superam em três vezes os dos rivais no Top of Mind. Na categoria Refrigerante, por exemplo, a Coca-Cola abre vantagem de 47,5 pontos percentuais sobre sua tradicional rival, a Pepsi. Já em Tênis, a Nike desponta com 33,6 pontos acima da Adidas. Outra marca que bate com folga a maior concorrente é a Nokia, que abre vantagem de 56,5 pontos percentuais sobre a LG em Aparelho Celular.

RACHA SAUDÁVEL: Depois de amargar a segunda posição da pesquisa em 2012, desbancado justamente pela Fiat, o Gol voltou ao topo. E em mais um ano em que o modelo foi o mais vendido no país, com 280 mil unidades comercializadas. Além de recuperar o posto perdido para a rival na edição passada do Top of Mind, o Gol conseguiu abrir uma boa vantagem sobre a concorrente: 7,3 pontos percentuais.

CONFORTÁVEL POSIÇÃO: Pela primeira vez em 23 edições, o Top of Mind traz em sua pesquisa a categoria Colchão. Mas não sem um motivo consistente: cada vez mais, os profissionais de saúde têm destacado a importância do sono para uma vida mais equilibrada e saudável. Diante de um mercado em alta, quem mais chama atenção dos consumidores gaúchos é a Ortobom, com uma ampla vantagem sobre a Castor: nada menos do que 25 pontos percentuais.

CONFIRA ABAIXO OS VENCEDORES DO TOP OF MIND | AS MARCAS DO RIO GRANDE

GRANDE EMPRESA

Total (%)
2013
2012
2011
GERDAU
10,3
9,9
13,3
RBS
5,3
5,8
8,2
TRAMONTINA
5,1
7,1
4,2
GM
5,1
6,0
6,3
BANRISUL
3,6
2,4
1,7
PETROBRAS
3,5
1,6
1,9
MARCOPOLO
2,7
3,6
4,1
COCA-COLA
2,5
1,8
2,8
RANDON
2,5
1,7
1,8
ZAFFARI
2,5
1,5
1,5
RENNER
1,8
0,5
0,7
BIG
1,4
2,7
3,6
POLO PETROQUÍMICO
1,3
0,3
0,2
COMIL
1,3
1,0
1,1

SEGMENTO CORPORATIVO:
Empresa que investe em cultura    RBS
Empresa preocupada com o meio ambiente    Natura
Empresa pública eficiente    Correios

SERVIÇOS
Time de futebol                                 Grêmio
Agência de viagem                            CVC
Banda larga                                       Oi
Montadora                                        Chevrolet/GM
Loja de eletrodomésticos                   Colombo
Companhia aérea                               TAM
Transportadora                                  Mercúrio
Farmácia                                           Panvel
Operadora de telefone celular            Vivo
Operadora de telefonia fixa                Oi
Seguradora                                        Bradesco
Universidade                                      PUC
Rede de posto de gasolina                  Ipiranga
Refeição convênio                              Refeisul
Loja de calçados                               Paquetá
Supermercado                                   Big
Construtora                                       Rossi
Plano de saúde                                  Unimed
Previdência privada                           Bradesco
Cartão de crédito                              Visa
Cooperativa de crédito                     Sicredi
Rede de pagamento eletrônico          Banrisul
Consórcio                                        Colombo
Caderneta de poupança                   Caixa Econ. Federal
Banco                                              Banrisul
Loja de roupas                                 Renner

PRODUTOS
Água mineral                                   Sarandi
Leite                                               Elegê
Frango                                           Sadia
Biscoito                                          Isabela
Massas                                           Isabela
Automóvel                                      Gol
Caminhão                                       Mercedes-Benz
Erva-Mate                                     Vier
Ferramentas                                   Tramontina
Perfume                                         O Boticário
Máquina agrícola                           Massey Ferguson
Computador                                  Dell
Garrafa térmica                             Termolar
Móveis                                         Todeschini
Pisos e azulejos                             Eliane
Vinho                                           Jota Pe
Cerveja                                        Skol
Refrigerante                                 Coca-Cola
Queijo                                         Santa Clara
Chocolate                                    Nestlé
Colchão                                       Ortobom
Ar condicionado                          Consul
Arroz                                           Tio João
Tintas                                          Renner
Tubos e conexões                        Tigre
Calçados                                      Nike
Tênis                                            Nike
Aparelho celular                           Nokia
Cimento                                      Votoran
Talheres    Tramontina

COMUNICAÇÃO:
Locutor esportivo de rádio         Pedro Ernesto Denardin
Comunicador de rádio                Sérgio Zambiasi
Comunicador local de TV           Lasier Martins
Emissora de rádio AM               Gaúcha
Emissora de rádio FM               Atlântida
TV por assinatura                      Canais da Sky
Jornal                                        Zero Hora
Colunista de jornal                    Paulo Sant’ana
Emissora de TV/Rede TV         RBS/Globo
Programa local de TV                Jornal Do Almoço
Blog                                          Pretinho Básico
Portal de internet                       Google

TOP EXECUTIVO:
Categoria                                   Marca
Aviação executiva                      TAM
Carro de luxo                            Mercedes-Benz
Consultoria de gestão                PricewaterHouseCoopers
Corretora de ações                   XP
Empresa de logística                ALL
Ensino técnico                        SENAI
Entidade empresarial              FIERGS
Espumante                             Möet Chandon
Líder empresarial                   Jorge Gerdau
Locadora de automóveis       Localiza
Loja de roupa                       Renner
MBA                                   FGV
Móveis de escritório             Marelli
Notebook                            Dell
Private banking                     Itaú
Rede de hotéis executivos    Sheraton
Smartphone                         iPhone
Software de gestão              SAP
Tablet                                  iPad


TOP DIVERSIDADE
Categoria                          Marca
Cosméticos                        Natura
Agência de viagem            CVC
Calça jeans                        Levi’s
Joalheria/Relojoaria          Safira
Livraria                             Saraiva
Bar                                    Venezianos
Cantora                             Madona
Bebida                               Cerveja
Emissora de rádio FM        Jovem Pan
Escritor (a)                         Martha Medeiros
Série de TV                        Friends
Salão de Beleza                  Hugo Beauty
Banco                                Banco do Brasil
Programa de TV                 Fantástico
Cidade para viajar              Rio de Janeiro
Rede social                         Facebook


 

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Suprema Corte dos EUA dá vitória à Monsanto em discussão sobre patente

Por Dow Jones Newswires
 

WASHINGTON - A Suprema Corte dos Estados Unidos concluiu que a Monsanto pode usar suas patentes para impedir que fazendeiros reproduzam sementes transgênicas para replantio sem o pagamento de royalties à multinacional.

A disputa envolveu o uso das sementes Roundup Ready (RR), que tornam as plantas resistentes ao herbicida glifosato e cobrem praticamente toda a área plantada com grãos nos Estados Unidos.

Diferentemente de outras invenções, essa biotecnologia é autorreplicante, de modo que fazendeiros podem ‘salvar’ parte de sua colheita para o plantio na safra seguinte.

De acordo com a Corte, o sojicultor Vermon Bowman fez cópias não autorizadas da tecnologia ao replantar grãos com o gene RR adquiridos de um operador graneleiro. O produtor de Indiana terá de pagar uma indenização de US$ 84 mil.

Bowman argumentou que os direitos da Monsanto sobre a tecnologia haviam se esgotado na venda inicial da semente e que a múlti não poderia usar sua patente para controlar a forma como o produto colhido é utilizado posteriormente.

(Dow Jones Newswires)

Pré-sal vai surpreender positivamente, diz Edison Lobão

Por Rodrigo Polito e Marta Nogueira
 
ABr

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, nesta terça-feira que a produção de petróleo na camada pré-sal, no Brasil e no exterior, vai surpreender positivamente.

“O pré-sal, com os novos estudos que estamos fazendo aqui, no Brasil, e fora do Brasil, vai nos surpreender positivamente”, disse o ministro, durante a abertura da 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Segundo Lobão, por muito tempo, o governo havia desistido de fazer mais licitações por razões de interesse nacional. “Hoje temos duas leis. A que está em vigor há bastante tempo e a lei de partilhas”.

Ele acrescentou que além da 11ª Rodada, o governo vai realizar um leilão voltado para área de gás natural e outro para o modelo de partilha do pré-sal.

O ministro também destacou que na Bacia do Parnaíba está sendo produzido gás natural em larga escala. E acrescentou que o Piauí, assim como o Maranhão, tem potencial para produzir gás natural em larga escala e com preços baixos.

A Bacia do Parnaíba, localizada nos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, terá 20 blocos ofertados na rodada de hoje.

(Rodrigo Polito e Marta Nogueira)

Não há tempo a perder, diz Azevêdo na OMC


Por Assis Moreira | Valor
 
SÃO PAULO - A Organização Mundial do Comércio (OMC) passa por um momento crítico e não há tempo a perder. Foi o que afirmou Roberto Azevêdo nesta manhã diante dos países membros da OMC, ao ser aprovado oficialmente como próximo diretor-geral da organização, a partir de setembro.

Martial Trezzini/Keystone/AP 
Roberto Azevêdo conversa com o atual diretor-geral, Pascal Lamy, hoje, 14, na sede da OMC
 
Sob fortes aplausos, Azevêdo agradeceu pela confiança, mas não entrou nas questões essenciais do comércio, deixando isso para setembro, quando assume.

Ele enfatizou a importância de não perder tempo na preparação de um pacote de liberalização para a conferência ministerial de Bali, na Indonésia, em dezembro.

O principal acordo, de facilitação de comércio, tem 650 colchetes, significando divergências entre os países.
“Azevêdo precisará ser um destruidor de colchetes”, comentou um negociador, em referência à necessidade de reduzir as diferenças entre os países.

O atual diretor-geral, Pascal Lamy, lembrou em seu discurso os valores da OMC em torno de abertura do comércio para o benefício de todos, a não discriminação, a equidade e a transparência.

Na reunião da OMC, hoje, pelo menos 40 delegações pediram para se pronunciar, elogiando o futuro diretor-geral.

Azevêdo viajará amanhã ao Brasil e na sexta-feira estará em Brasília.

Petrobras vende subsidiária argentina, diz “La Nación”


Por Renato Rostás | Valor
Agência Petrobrás

SÃO PAULO - A Petrobras vendeu 51% do capital de sua subsidiária argentina, a Petrobras Argentina, para a Oil Combustibles, do empresário Cristóbal López, informou hoje o jornal argentino “La Nación”. 

De acordo com a publicação, algumas operações ficaram fora do negócio. Entre elas, estaria a Lubrax, distribuidora de lubrificantes da estatal brasileira. Já a rede de postos de gasolina da Petrobras estaria incluída e passaria a funcionar sob a bandeira Oil, do empresário.

O “La Nación” lembra que López tem ligação com Cristina Kirchner, presidente da Argentina. Quando iniciou sua carreira, na Patagônia, o empresário era um grande contratante da YPF, petrolífera argentina. Foi quando os vínculos com o kirchnerismo se intensificaram.

Em 2010, o empresário já havia feito negócios com a Petrobras. Ele adquiriu uma refinaria da estatal em San Lorenzo e levou junto mais 360 postos relacionados a essa usina.

Em audiência no Senado, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou que a diretoria ainda não tomou nenhuma decisão sobre a subsidiária. “A Pesa [Petrobras Argentina S.A.] está na carteira de desinvestimento, mas não temos pressa de vender”, disse Graça.

Burocracia é o maior obstáculo para empreender no Brasil, diz estudo


05/14/13 11:49 AM

Por Daniela Moreira | PEGN
iStock 000012281145XSmall Burocracia é o maior obstáculo para empreender no Brasil, diz estudo | SpeditoAbrir um negócio no Brasil não é uma tarefa fácil. Diversos são os obstáculos na jornada para empreender. A burocracia é o principal deles, segundo 93% dos empresários brasileiros entrevistados em uma pesquisa da Regus, empresa que oferece espaços alternativos de trabalho.

O estudo foi feito com 26 mil executivos de 90 países. A falta de apoio do governo foi citada como segundo grande obstáculo (76%) pelos brasileiros e a dificuldade para conseguir crédito aparece em seguida na lista (75%).

A concorrência com grandes concorrentes do mercado também é vista como empecilho por 49% dos brasileiros, assim como a situação econômica do país, apontada por 43% dos executivos. Apesar dos obstáculos, o levantamento mostra que 77% dos empreendedores fariam tudo de novo para ter o seu próprio negócio.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/

Brasil só ganha com abertura de mercado a empresas de fora, diz secretária dos EUA

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PATRÍCIA CAMPOS MELLO
DE SÃO PAULO

As regras de conteúdo local em licitações do governo brasileiro são "muito problemáticas, não são livre comércio e equivalem a 'roubar na balança' [putting your fingers on the scale]". 

Foi com essa crítica dura que Rebecca Blank, secretária interina de Comércio dos Estados Unidos, descreveu a principal reclamação dos empresários americanos que querem investir no Brasil.
Rebecca está no país com representantes de 16 empresas americanas interessadas em exportar produtos e serviços de infraestrutura ou investir em grandes obras. 

*
Folha - Tem havido atrasos nas licitações para grandes obras de infraestrutura e concessões no Brasil, muitas vezes devido à falta de interesse de investidores por causa da baixa taxa de retorno. Isso preocupa os potenciais investidores ou exportadores dos EUA?

Rebecca Blank - Não é incomum que licitações de projetos muito grandes atrasem. As empresas de infraestrutura sabem que o setor é assim. Já em relação à taxa de retorno, não tenho como comentar. 

O que incentivaria investimentos em infraestrutura no Brasil hoje?

O mais importante é o anúncio do governo de que haverá um total de US$ 500 bilhões em investimentos em infraestrutura no país nos próximos anos. Isso interessa muito às empresas americanas. Mas há uma preocupação porque o Brasil é um mercado mais fechado para investimentos e exportações do que muitas empresas americanas desejariam. 

Nós já tivemos várias conversas com autoridades brasileiras sobre a alta nas tarifas de importação e as exigências de conteúdo local. Acho que, no longo prazo, o Brasil só tem a ganhar trazendo empresas de países de todo o mundo, que têm expertise e vão ajudar a criar conhecimento local e produção. Ao trazer investimento de fora é que o Brasil cresce e se torna parte da economia global. 

Muitas dessas medidas desaceleram o país no longo prazo. Isso nos preocupa muito, e nós estamos trabalhando com autoridades brasileiras para abrir o mercado. 


Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Rebecca Blank, secretária interina de Comércio dos Estados Unidos, em hotel em SP
Rebecca Blank, secretária interina de Comércio dos Estados Unidos, em hotel em SP   
Houve uma mudança na legislação de licitações que dá preferência a produtos e serviços nacionais nas licitações públicas, mesmo com preços até 25% acima dos estrangeiros. Essa legislação faz parte das regras de conteúdo local que preocupam?

Sim. [Essa regra] é muito problemática. Isso não é livre comércio, na verdade isso é roubar na balança ["putting your finger on the scales"]. Significa que vai ser muito difícil para empresas internacionais ganharem licitações em algumas áreas.

Em algumas áreas de serviços avançados, como design e questões ambientais, os EUA têm muita experiência. Com essas regras, fica mais difícil para empresas americanas participarem, o que vai tornar mais difícil realizar esses projetos.

A senhora discutiu isso com autoridades brasileiras?

Não nesta viagem. Mas tivemos muitas conversas sobre esse tema quando estive em Brasília dois meses atrás.

Mesmo com a preferência de até 25%, as empresas americanas ainda são competitivas aqui?
Depende da licitação. Em algumas áreas não. Mas. em licitações que não se baseiam somente em preço, em áreas em que o Brasil tem menos expertise, empresas de fora terão alguma chance.

Essas regras de conteúdo local prejudicam a economia brasileira?

Se você quer fazer esses projetos direito, você quer contratar a companhia de maior qualidade, que pode ser nacional ou estrangeira. Se você está modernizando um aeroporto e quer que o projeto dê certo, você quer o fornecedor de maior qualidade, deveria deixar todos competirem em pé de igualdade.

Em comparação com outros países, como é o ambiente para fazer negócios no Brasil?

O Brasil retrocedeu um pouco por causa das regras de conteúdo local e o aumento de tarifas. Outros países têm se engajado muito mais no comércio global e estão tentando reduzir barreiras.
As negociações da Parceria Transpacífico [PTP] mostram que há países que crescem muito rapidamente e estão mais famintos por investimentos e exportações, embora talvez não estejam no mesmo estágio de desenvolvimento que o Brasil.

O Brasil tem muitas vantagens, mas, para funcionar de forma global e eficiente, precisa tornar mais transparente e fácil o processo de atuar no país e ter regras similares para todos os países que atuam no Brasil. Países que participam da negociação da PTP como Peru e Chile têm acordos de livre comércio com os EUA e vários outros países, o que, da nossa perspectiva, oferece menos barreiras para fazer negócios lá.

RAIO-X REBECCA BLANK
 
CARGO

vice-secretária de Comércio dos Estados Unidos desde março de 2012; atualmente é secretária interina de Comércio

FORMAÇÃO

formada em economia pela Universidade de Minnesota; tem um doutorado em economia pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology)

NATURALIDADE

Nascida em Missouri, EUA