sexta-feira, 7 de março de 2014

Governo antecipa R$ 1,2 bi para distribuidoras de energia


Os recursos são uma antecipação do orçamento de R$ 9 bilhões, previsto para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE)

Sabrina Craide e Wellton Máximo, da
Dado Galdieri/Bloomberg
Cabos de transmissão de energia elétrica próximos a usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu

Cabos de transmissão de energia elétrica: prazo para distribuidoras pagarem garantias no mercado de curto prazo vence na próxima terça-feira

BBrasília - O Tesouro Nacional decidiu antecipar R$ 1,2 bilhão para as concessionárias de distribuição de energia elétrica até a próxima terça-feira (11), para neutralizar as despesas das empresas.

A informação foi dada hoje (7) pelos ministérios de Minas e Energia e da Fazenda. Os recursos são uma antecipação do orçamento de R$ 9 bilhões, previsto para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Além do custo mais alto da energia com o uso de termelétricas, as distribuidoras não conseguiram contratar toda a eletricidade necessária nos últimos leilões do governo, por falta de oferta, e por isso precisaram comprar energia no mercado de curto prazo, que custa mais caro, para abastecer os consumidores. 

O prazo para as distribuidoras pagarem as garantias no mercado de curto prazo vence na próxima terça-feira (11).

Segundo a nota divulgada hoje, o governo avalia as alternativas de solução para os problemas enfrentados pelo setor elétrico, mas não informou se pretende emitir títulos da dívida pública ou abrir crédito especial no Orçamento. 

O texto diz que o governo deve anunciar as devidas providências, “com a brevidade que o caso requer”, até o dia 9 de abril, que é a data que as distribuidoras devem fazer a liquidação financeira no mercado de curto prazo.

No ano passado, o governo também autorizou aporte de recursos na CDE, para diluir o impacto dos custos adicionais com o acionamento das usinas termelétricas, que produzem energia mais cara. 

As usinas foram acionadas por causa do período de poucas chuvas e a baixa no nível dos reservatórios das hidrelétricas. A CDE é um fundo do governo federal, usado para universalizar a energia elétrica no país e financiar a redução na conta de luz dos brasileiros.

The Economist mostra como iPhone no Brasil é caro


Uma matéria da revista inglesa discute a diferença de preços do aparelho da Apple entre os países da América Latina

Reprodução
iPhone

iPhone: segundo a reportagem, a culpa é do Custo Brasil. Fazer negócios no país, de acordo com a publicação, não é simples

São Paulo - O preço salgado do iPhone no Brasil não faz sentido não apenas para os brasileiros.

Um modelo 5S de 16GB que custa R$ 2.519 (US$ 1.076) em um país cuja renda média mensal, nas regiões metropolitanas, é de pouco menos de R$ 2 mil também deixou o pessoal da The Economist chocado.

Uma matéria da revista inglesa discute a diferença de preços do aparelho da Apple entre os países da América Latina. O mais “caro” é o aparelho brasileiro.

Segundo a reportagem, a culpa é do Custo Brasil. Fazer negócios no país, de acordo com a publicação, não é simples.

Tarifas e impostos estaduais e federais sobre as importações dificultam a vida do consumidor, que acaba pagando um preço exorbitante pelo smartphone.

Um consultor ouvido pela revista calcula que um aparelho estrangeiro que é vendido por R$ 1.000 numa conversão sem impostos acaba transformado num produto de R$ 2.017 quando importado. 

Mesmo com os incentivos fiscais para empresas fabricarem os gadgets no país, os aparelhos ainda custam mais do que nos Estados Unidos. Os motivos? Altos custos trabalhistas e aluguéis comerciais caros.

Temos que reeleger Dilma para Lula voltar em 2018, afirma Rui Falcão


 
 
Por Letícia Casado | Valor
 
 
Folhapress


SÃO PAULO  -  O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse que é preciso reeleger a presidente Dilma Rousseff agora para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva volte à presidência em 2018. “Temos que reeleger Dilma para Lula voltar em 2018”, afirmou durante evento na capital paulista. “Acho que a volta de Lula em 2018 faria bem ao Brasil.”

De acordo com o presidente do PT, a candidatura do senador Lindbergh Farias no Rio de Janeiro está mantida, independentemente das pressões recentes. Falcão disse que o partido vai ter candidaturas nos três principais colégios eleitorais do pais, São Paulo, Minas Gerais e Rio, porque isso ajuda a fortalecer a reeleição de Dilma Rousseff.

Sobre a crise entre PT e PMDB, ele disse estar otimista com o desenlace, mas se posicionou contra a concessão de novos ministérios ao partido. Disse que a reivindicação por mais espaço é o que atrapalha as votações na Câmara e, por isso, se alinha com Dilma nesta opção, de não abrir mais espaço à legenda aliada.

Rui Falcão observou, contudo, que está aberta a possibilidade de fazer concessões ao PMDB com cargos em estatais.

Empresas medem o valor da rede de contatos


Por Maija Palmer | Do Financial Times
 
 


Quando a BoardEx, empresa londrina de pesquisa especializada em conselhos de administração, começou a mapear as relações profissionais de empresários de destaque, seu objetivo era conseguir como clientes agências reguladoras voltadas para a governança corporativa. James Daly, seu presidente, acreditava que esse banco de dados seria usado para rastrear conexões entre executivos e membros de 'boards', e que isso poderia ajudar a evitar o compadrio registrado, por exemplo, no colapso da Enron, em 2001.

A ideia acabou decolando, mas não da maneira pretendida pela BoardEx. Os organismos voltados para a governança corporativa demonstraram interesse nas informações, "mas não tinham orçamento para usar a ferramenta". O banco de dados, então, passou a ser acessado por banqueiros e advogados que queriam identificar quais eram os funcionários que estavam mais bem colocados para conseguir novos negócios.

Daly diz que os clientes estão pagando até US$ 1 milhão por ano pelo uso dessas informações. "Dois anos atrás isso começou a virar uma tendência. As empresas passaram a olhar para as conexões que seus funcionários tinham e as reconheceram como uma forma de capital."

Tecnologias como a da BoardEx estão, de fato, facilitando a determinação de valor ao ditado que diz que o que importa "não é o que você sabe, e sim quem você conhece", tanto para os funcionários dos escalões mais baixos como para os dos mais altos. Nos últimos anos, por exemplo, surgiram companhias como Klout, Kred e PeerIndex prometendo avaliar o grau de influência que um indivíduo tem on-line. Fatores como o número de seguidores de alguém no Twitter - e o quanto esses seguidores podem ser influentes - podem ser condensados em um único número pela Klout.

A consultoria Accenture está entre as empresas que usam isso como parte de seu processo de recrutamento nos Estados Unidos. Os perfis no LinkedIn são outro guia para a conectividade de um indivíduo, listando publicamente quantos contatos uma pessoa tem (embora pare de contar quando eles ultrapassam a marca dos 500).

Mas até onde os empregadores devem acompanhar esses indicadores quando contratam, promovem e gerenciam suas equipes? Michael Wright, diretor de aquisição de talentos da companhia de propaganda Group M para a região do Pacífico Asiático, diz que, embora não contrate ninguém com base apenas na pontuação Klout ou no perfil no LinkedIn, esses parâmetros podem ser um filtro útil na triagem dos candidatos.

"Se alguém tem apenas quatro conexões no LinkedIn e não se dá ao trabalho de colocar uma foto sua, isso é um sinal de alerta. Essa pessoa já não entra em nossa lista mais longa de candidatos a uma vaga", explica. 

"Se alguém está tentando se realocar da Europa para a Ásia e uma varredura rápida em seus contatos mostra que eles não possuem conexões na Ásia, isso vai contar contra essa pessoa, uma vez que se trata de uma relação de trabalho."

Paul Guely, sócio gerente da Arma Partners, uma empresa de consultoria financeira corporativa, diz que as ferramentas técnicas devem ser apenas uma parte pequena do processo. "Participo de uma série de redes sociais e tenho que tirar valor delas em termos de descobrir quem conhece quem. Mas, quando quero entender o que 'conhecer' significa - se alguém confia nessa pessoa, quantos negócios eles realmente fazem juntos -, ainda não descobri um substituto para as ligações telefônicas para pessoas que conhecem essa pessoa."

A Russell Reynolds, que atua no recrutamento de executivos, é uma das mais de 250 companhias que usam o software da BoardEx. O diretor adjunto Tim Cook diz que o programa é útil para se ter acesso ao histórico profissional dos candidatos, mas que ele não substitui a percepção que um recrutador tem de seu próprio mercado. "Saber quem está conectado a quem é interessante, mas nosso trabalho é saber quem se destaca em suas funções e como essas pessoas estão fazendo isso", diz.

O banco de dados da BoardEx mapeia as relações entre mais de 600 mil homens de negócios. Se um banco quer vender serviços para uma companhia - a Intel, por exemplo -, o software pode indicar quais de seus funcionários têm mais proximidade com a cúpula administrativa da Intel. As relações são classificadas por sua força, "de modo que ter conhecido alguém em uma festa não tem o mesmo peso de ter atuado em um conselho de administração com essa pessoa por dez anos", diz Daly.

A informação mais valiosa não é tanto a conexão direta, que pode ser alcançada por outros meios, e sim as conexões de segundo grau, que são mais difíceis de serem descobertas. O sistema também pode mostrar áreas de uma companhia em que ela carece de conexões, assim como o impacto que a saída de um determinado funcionário poderá ter.

O presidente da BoardEx chega a afirmar que seus algoritmos podem imputar um valor financeiro geral nas relações de uma companhia que mereceria estar em seu balanço, junto com os ativos intangíveis. Ele acredita que tal número seria tão válido quanto uma estimativa dos bens intangíveis. Mas, mesmo quando as empresas têm à disposição novas maneiras de avaliar as relações de seus funcionários, surgem em alguns casos preocupações sobre quem controla essas redes. Em outras palavras: os contatos de negócios que um executivo faz no seu dia a dia são dele ou da companhia?

Daly fala de uma "tensão saudável" entre os indivíduos e seus chefes nesse ponto. Isso não é novidade. A perda de conexões valiosas sempre foi uma ameaça a qualquer empresa que depende muito das relações, como os bancos de investimentos. No entanto, a tensão também está se espalhando para o mundo das mídias sociais e os tribunais ainda precisam chegar a uma posição clara sobre quem controla o quê na internet quando um funcionário deixa uma empresa.

Donna Ballman, uma advogada especializada em direito trabalhista e autora do livro "Stand Up For Yourself Without Getting Fired", diz que, na medida em que o "capital de relações" se torna mais importante, os contratos de emprego terão de começar a incluir mais cláusulas sobre posse de redes de comunicação on-line. "Esse continua sendo um tópico quente na lei trabalhista. Vejo cada vez mais cláusulas que lidam com a mídia social, acordos de confidencialidade e acordos de propriedade intelectual", diz.

Então, o quanto você deveria ficar preocupado se sua própria pontuação Klout não for uma maravilha e você não tiver um contato que conhece Larry Ellison (co-fundador e CEO da Oracle e um dos homens mais ricos do mundo), que poderia fazer você se destacar no banco de dados da BoardEx?

Na opinião de Wright, da Group M, essa é apenas uma ferramenta em uma grande caixa de ferramentas, mas que será cada vez mais usada. "Tenho um amigo que diz que somos um produto das pessoas com as quais nos relacionamos e eu acho que há uma certa verdade nisso", afirma. "A decisão de contratação, no entanto, ainda precisa de uma avaliação humana", enfatiza.

As empresas estão acostumadas a entrar em choque com ex-funcionários que "roubam" clientes ou exploram relações profissionais que tinham no emprego antigo. Mas a ascensão das redes sociais criou um novo potencial de conflitos quando funcionários bem relacionados trocam de emprego. A pergunta que se faz cada vez mais é: quem tem o direito de explorar a rede de relações on-line do funcionário que está indo embora?

Até agora, os precedentes criados na lei nessa área são ambíguos. O litígio nos Estados Unidos entre o PhoneDog, um site de análises da área de telefonia móvel, e um de seus ex-funcionários, Noah Kravitz, é um exemplo. Quando era funcionário da empresa, Kravitz criou uma conta no Twitter, a @PhoneDog_Noah, que usava para promover os negócios, e conseguiu obter mais de 17 mil seguidores. Quando ele saiu da companhia, mudou a conta no Twitter para @noahkravitz, mas reteve os 17 mil seguidores.

A PhoneDog o processou exigindo uma compensação de US$ 340 mil, colocando o preço de US$ 2,50 em cada seguidor no Twitter, por mês. No entanto, o caso foi resolvido fora dos tribunais e, embora Kravitz tenha conseguido manter seus seguidores, não ficou claro se ele pagou por eles. 
(Tradução de Mario Zamarian)

5 coisas que os homens de negócios precisam aprender com as mulheres



Características tipicamente femininas podem ser importantes vantagens competitivas

Redação, www.administradores.com, 
Shutterstock
As mulheres são mais emotivas, ao contrário dos homens, que possuem o lado pragmático mais desenvolvido

A busca por igualdades salariais continua, mas a verdade é que em muitas situações as mulheres são mais eficazes do que os homens. Quem afirma é o professor de MBA da FGV e especialista em vendas e marketing Cláudio Tomanini. Para ele, isso acontece por conta das características intrínsecas da mulher, inclusive aquelas provenientes da herança pré-histórica, que tornam homens e mulheres tão diferentes.

“Em meus trabalhos de consultoria e palestras, instigo os homens a aprenderem mais com suas colegas e a desenvolverem características essencialmente femininas, que se usadas no trabalho são armas extremamente eficazes”, diz Tomanini.

Visão periférica

 

Por ser biologicamente programada para proteger a prole, a mulher desenvolve a visão periférica, enquanto o homem, que tinha como dever ir à caça de comida, desenvolveu a visão de mira, linear e focada em um único ponto. Para as mulheres, essa é uma arma e tanto.

“Com mais pessoas em um ambiente ou em eventos sociais, as mulheres são capazes de identificar oportunidades em todo o seu redor, dosando conversas e otimizando o tempo de contato com cada interlocutor. Por isso elas são excelentes fazendo networking”, explica Tomanini.

Mais delicadeza e atenção

O instinto feminino de cuidar, sempre com delicadeza e atenção aos detalhes (no caso de bebês, por exemplo), as torna extremamente flexíveis na hora de lidar com diferentes perfis de clientes. Vendedores agressivos costumam ter sua parcela de clientes fiéis, porém, a atenção que as mulheres dedicam às regras é imbatível e transforma seu trabalho em uma atividade super profissional.

Emoção

 

As mulheres são mais emotivas, ao contrário dos homens, que possuem o lado pragmático mais desenvolvido. “É essa emoção que move as conquistas femininas. Elas sabem usufruir de suas realizações, gostam de assumir suas vitórias e se deleitam em querer mais, justamente por saberem aproveitar o prazer da conquista”, diz Tomanini.

Empatia

 

Condicionadas a compreender as necessidades da família mesmo antes da capacidade de verbalizar dos filhos, as mulheres têm o poder de ler nas entrelinhas das atitudes e linguagem corporal das pessoas. Essa característica possibilita que durante uma venda, a mulher consiga se alinhar mais rapidamente e objetivamente com o cliente, acertando em cheio ao ler suas reais necessidades.

“Vender pelas características do produto nunca foi suficiente. É preciso vender pelas necessidades do consumidor, entendê-lo e saber o que o seu produto pode oferecer para ajudá-lo a atingir seus objetivos”, explica Cláudio Tomanini.

Saber ouvir

 

Mulheres sabem ouvir. Falam muito, mas também ouvem mais. “Ouvir é uma condição básica nas vendas. Como é que você vai dizer que o cliente precisa daquilo, se não sabe o que ele quer? Só por isso, as mulheres já saem na frente”, completa Tomanini.

A boa notícia é que estudos recentes comprovam que tanto homens quanto mulheres podem ter comportamentos mais femininos ou mais masculinos. Então, no fim das contas, ninguém tem mais desculpas.


Vamos ao trabalho?

Exportações do complexo de soja sobem 276% em volume

Em receita, os embarques somaram US$ 1,687 bilhão

Por Estadão Conteúdo

 
agricultura_soja (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 



As exportações brasileiras do complexo soja (grão, farelo e óleo) atingiram 3,259 milhões de toneladas em fevereiro, superando em 276% as 866,5 mil toneladas registradas em janeiro e em 103,6% as 1,6 milhão de toneladas verificadas no mesmo período de 2013, informou nesta quinta-feira (6/3) o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Em receita, os embarques somaram US$ 1,687 bilhão, 194% mais que os US$ 572,9 milhões obtidos um mês antes e 86,3% acima dos US$ 905,6 milhões faturados em fevereiro do ano passado. De janeiro a fevereiro de 2014, o Brasil exportou 4,125 milhões de toneladas de grãos, farelo e óleo de soja, 88% mais que as 2,194 milhões de toneladas exportadas em igual intervalo de 2013, de acordo o MDIC.

A receita gerada pelos embarques no primeiro bimestre foi de US$ 2,26 bilhões, 78% maior que os US$ 1,265 bilhão observados nos dois primeiros meses do ano anterior.

Grão 
As exportações de soja em grão entre janeiro e fevereiro de 2014 cresceram 193,8% em volume e 171,4% em receita na comparação anual, segundo o ministério. Foram embarcadas 2,82 milhões de toneladas, ou US$ 1,4 bilhão, no primeiro bimestre, ante 959.900 toneladas, ou US$ 516,9 milhões, no mesmo período do ano passado.

Somente em fevereiro, o Brasil exportou 2,789 milhões de toneladas do grão, 190,7% mais que as 959,6 mil toneladas vendidas em igual mês de 2013. A receita obtida foi de US$ 1,385 bilhão no último mês, 168% superior aos US$ 516,6 milhões faturados em fevereiro do ano anterior. O preço médio da tonelada de soja embarcada ao exterior caiu para US$ 496,80, de US$ 581,90/tonelada em janeiro de 2014 e US$ 538,30/tonelada em fevereiro de 2013.

Farelo 

Os embarques de farelo de soja alcançaram 506,6 mil toneladas em fevereiro, 43,8% menos que as 901,7 mil toneladas de janeiro e 24% abaixo das 669,7 mil toneladas de fevereiro de 2013. As exportações do produto no período geraram US$ 269,9 milhões, uma quantia 45,5% inferior aos US$ 495,2 milhões faturados um mês antes e 24% menor que os US$ 355 milhões observados em fevereiro do ano passado. No acumulado deste ano, entretanto, as vendas externas de farelo cresceram 9,5% em volume e 11,2% em receita, somando 1,408 milhão de toneladas ou US$ 765,1 milhões.

Óleo 
O Brasil embarcou ao exterior 37,5 mil toneladas de óleo de soja em fevereiro, elevando para 103,3 mil toneladas o total exportado neste ano. O volume acumulado entre janeiro e fevereiro de 2014 supera em 97,5% as 52,3 mil toneladas vendidas no primeiro bimestre de 2013. A receita gerada pelos embarques de óleo de soja nos dois primeiros meses deste ano foi de US$ 91,2 milhões, uma alta de 50,9% ante os US$ 60,4 milhões registrados no mesmo intervalo de 2013.

Braço do JP Morgan compra 30,16% da Cless Cosméticos


Compra pela One Equity Partners foi aprovada pelo Cade

Robyn Beck/AFP
Sede do JPMorgan em Los Angeles

Sede do JPMorgan: Cless iniciou suas operações com a marca de produtos para corpo e cabelo Care Liss, tendo incrementado o portfólio com a aquisição de marcas como Charming

São Paulo - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem impor restrições, a compra de 30,16 por cento da Cless Cosméticos, que produz e distribui produtos como descolorantes e tintas para cabelo, pela One Equity Partners, braço de investimento em private equity do banco JP Morgan.

O despacho foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.
Conforme formulário submetido à autarquia, a fatia foi vendida por Luiz Antenor Piccoli por um valor não informado publicamente, sendo que o empresário continuará controlando a Cless com o restante das ações da empresa.

Criada em 2004, a Cless iniciou suas operações com a marca de produtos para corpo e cabelo Care Liss, tendo incrementado o portfólio com a aquisição de marcas como Charming, conhecida por seus sprays, e Lightner, de descolorantes.

Em seu site, a empresa informa ter alcançado 70 mil pontos de venda no Brasil e 3 mil clientes ativos.