terça-feira, 10 de março de 2015

Quanto mais mulheres, melhor

Equipe diversificada: Adriana Rillo, diretora da Saint-Gobain (à frente), e sua equipe. as mulheres são maioria nos processos seletivos

A diversidade de gênero, raça e cultura leva empresas a conquistar lucros maiores. Aumentar a presença feminina nas diretorias e conselhos, agora, é uma questão de resultados


  • // Por: Rodrigo Caetano

Equipe diversificada: Adriana Rillo, diretora da Saint-Gobain (à frente), e sua equipe. as mulheres são maioria nos processos seletivos ( foto: Claudio Gatti)
 
A atriz americana Patricia Arquette, ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante deste ano, por seu papel no filme Boyhood, surpreendeu Hollywood com seu discurso ao receber o cobiçado troféu. Após os tradicionais agradecimentos, ela encerrou sua participação conclamando as mulheres a lutarem por seus direitos e, especialmente, para igualar seus salários com os dos homens. Suas palavras ganharam notoriedade mundial e chamaram a atenção para o fato de que as mulheres, por mais que tenham conquistado um papel decisivo na sociedade nos últimos dois séculos, ainda são minoria nas diretorias de empresas, em cargos de presidência e, na média, ganham menos do que seus colegas de trabalho masculinos, no mesmo cargo.

Existem inúmeras explicações para isso. Há a questão da maternidade, por exemplo. O machismo na sociedade ainda é muito forte e os homens, de modo geral, têm mais facilidade para escolher entre o emprego e a família, deixando para as mulheres o peso de ter de conciliar o lar, os filhos e a carreira. Mas, independentemente dos motivos, as empresas estão percebendo que a falta de mulheres em cargos de chefia é extremamente danosa para os negócios.

“A diversidade aumenta a criatividade e leva a melhores decisões”, afirma Katherine W. Phillips, professora de liderança e ética da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, em artigo publicado na revista Scientific American.

“A diversidade melhora os resultados e viabiliza quebras de paradigmas e inovações.” Diversos estudos mostram que quanto mais mulheres, melhor. Um deles, elaborado pelos professores Cristian Deszö, da Universidade de Maryland, e David Ross, da Columbia, aponta que as empresas com mais mulheres em cargos de direção apresentam, em média, valor de mercado US$ 42 milhões maior do que as que possuem menos presença feminina. Em 2012, um estudo feito pelo banco Credit Suisse, com 2,6 mil companhias, mostrou que aquelas com, no mínimo, uma mulher no conselho conseguiam resultados melhores e ofereciam mais retorno aos seus acionistas.

Para as empresas certificadas pelo Top Employers Institute, a diversidade ganhou um papel central na gestão de pessoas. Melhorar as condições para que o público feminino tenha mais facilidade na carreira, igualando suas chances de subirem na hierarquia da corporação com a dos homens, é um dos pilares do RH moderno. “É natural, em uma empresa com 17 mil pessoas, como a nossa, que haja mais mulheres do que homens nos processos seletivos”, afirma Adriana Rillo, diretora de recursos humanos da subsidiária brasileira da Saint Gobain, conglomerado francês de setores como cerâmica, vidro e varejo da construção civil. “Hoje, percebemos, também, que as mulheres estão mais preparadas e que entram na disputa por uma promoção com muito mais força.”

Segundo Adriana, quando buscam um objetivo, as executivas se prepararam mais. O tempo investido pelo público feminino nos estudos também é maior. Aumentar a presença de mulheres em cargos de direção é uma diretriz da cúpula da Saint-Gobain na França. A ideia é de incentivar uma mudança cultural, trabalhando contra preconceitos, mas cuidando para não promover algum tipo de “discriminação ao contrário.” “A questão da diversidade está inserida no plano estratégico da empresa, que é divulgado para todos os funcionários”, afirma Adriana. “Mas, como toda mudança de mentalidade, leva tempo.” Em casos específicos, existe a possibilidade de instituir cotas. Trata-se de uma medida controversa, que tende a ficar restrita a empresas públicas.

Entre as companhias ouvidas pela DINHEIRO, apenas o Banco do Brasil adota esse tipo de prática. A DHL tem se beneficiado de outro tipo de diversidade: a regional e a cultural. Com operações em quase todas as regiões do Brasil, a companhia possui uma variedade grande de culturas, que ela busca incentivar ao promover uma enorme mobilidade interna. “Hoje estou no interior de São Paulo, mas já passei pelo Nordeste e pelos Estados Unidos”, afirma o baiano Maurício Barros, vice-presidente de operações da companhia. “Amanhã posso estar em qualquer lugar.” Essa grande diversidade regional, segundo o executivo, favorece a resolução de problemas, uma habilidade imprescindível no setor de logística.

Os melhores empregadores do Brasil


A ideia de trabalhar só pelo dinheiro ficou para trás. Nas empresas certificadas pelo Top Employers Institute, encontrar um sentido para o trabalho é o fio condutor das estratégias de motivação dos funcionários. Conheça as companhias com as melhores práticas de recursos humanos do país

Liderança ativa: Robson Rocha, vice-presidente do BB (sentado), e o diretor Carlos Netto (à esq.), com suas equipes. Dar sentido ao trabalho é o maior desafio
Liderança ativa: Robson Rocha, vice-presidente do BB (sentado), e o diretor Carlos Netto (à esq.), com suas equipes. Dar sentido ao trabalho é o maior desafio ( foto: Adriano Machado)
 
Encontrar o emprego dos sonhos é um objetivo de vida para muita gente. O difícil é definir o que é um bom emprego. Há quem procure a estabilidade do funcionalismo público. Outros preferem as oportunidades de ganhos do mercado financeiro, a racionalidade da indústria ou a inovação das empresas de tecnologia. No fim das contas, é impossível agradar a todo mundo. Para as empresas, essa diversidade de opiniões traz um grande desafio. Em tempos de estagnação econômica, como o atual, a gestão de pessoas ganha um peso ainda maior. Criar um ambiente produtivo, manter as pessoas engajadas e focadas no cumprimento das metas, coletivas e individuais, é fundamental para sobreviver diante da crise.
A questão é que, nos últimos anos, o conceito de bom empregador evoluiu. Ainda que se mantenha importante, o peso da remuneração financeira como fator motivador está menor. A hierarquia se tornou menos rígida e a comunicação entre o topo e a base da pirâmide corporativa está mais fácil. O medo de perder o emprego, especialmente entre os jovens da chamada geração Y, já não é suficiente para tirar aquela última gota de suor dos funcionários. A ordem, agora, é encontrar o propósito das empresas, o significado das tarefas do dia a dia e dar um novo sentido ao trabalho.

Essa estratégia de resgatar os valores e os objetivos do negócio, que geralmente remetem à fundação das companhias, vem sendo adotada por praticamente todas as empresas de ponta, no que se refere à gestão de pessoas. Encontrar o sentido do trabalho tem sido o fio condutor das práticas de RH dos melhores empregadores do Brasil, certificados pelo Top Employers Institute, entidade holandesa, fundada em 1991, que opera em cerca de 100 países. Neste ano, o instituto e a DINHEIRO iniciam uma parceria exclusiva, que vai oferecer aos leitores da revista o melhor conteúdo sobre as mais modernas práticas de RH do mercado.

Trata-se de um reconhecimento, obtido por meio de uma pesquisa criteriosa, concedido a empresas que comprovam oferecer as melhores condições de trabalho para seus funcionários. “Quem quer ser competitivo globalmente sabe que o nosso projeto as ajuda a criar uma forte proposta de valor ao funcionário”, afirma David Plink, CEO do Top Employers Institute. “As companhias certificadas estão mostrando para seus pares, em todo o continente, como o foco no desenvolvimento dos seus funcionários promove as condições ideais para o crescimento.”

O processo de certificação envolve a análise detalhada de 585 práticas, divididas em nove tópicos. São analisados itens como a gestão de talentos e de desempenho, o planejamento, o desenvolvimento de lideranças e, claro, a remuneração e os benefícios. Há três anos no Brasil, em 2015 o instituto conferiu o selo de bom empregador a 26 empresas. Confira a lista completa no quadro ao lado. Maior banco público do País, o Banco do Brasil, certificado desde o ano passado, é um dos expoentes dessa tendência. Como seus funcionários são concursados, fica difícil substituí-los.

Para mandar alguém embora, a instituição financeira precisa abrir um processo disciplinar, o que leva tempo e gera custos. O desafio para os gestores do BB, como em toda empresa pública, está no fato de que é mais fácil para o empregado se acomodar. Não que ele vá deixar de cumprir sua função. Mas aquele algo a mais, aquela vontade de ir além da obrigação, pode desaparecer em meio à monotonia do dia a dia. 


“Precisamos convencer as pessoas da importância dos seus trabalhos”, afirma Robson Rocha, vice-presidente de gestão de pessoas e desenvolvimento sustentável do BB.

“Não basta apenas vender um financiamento ou um seguro, bater a meta pela meta; é fundamental que as pessoas entendam o significado dos seus trabalhos, que aquilo que estão fazendo vai fazer diferença na sociedade.” A tese de que é possível melhorar o desempenho da companhia, especialmente no que se refere aos resultados financeiros, encontrando o verdadeiro sentido por trás das ações dos funcionários, é apoiada por estudos acadêmicos. Um dos grandes expoentes dessa ideia é o professor Raj Sijodia, da universidade Babson College, de Boston, nos Estados Unidos.

Indiano naturalizado americano, Sisodia é cofundador do conceito de Capitalismo Consciente, movimento que vem ganhando adeptos em vários mercados, especialmente entre grandes corporações. Ele é baseado na ideia de que toda companhia é criada com um objetivo, que não é apenas ganhar dinheiro. “O que os empreendedores querem, geralmente, é cumprir uma missão e gerar algum impacto”, afirma Sisodia. “Isso é o que chamamos de propósito maior do negócio, a base do Capitalismo Consciente.” Com o crescimento das corporações, no entanto, essa missão inicial acaba esquecida, abrindo espaço para uma busca incessante pelo lucro.

A questão, segundo Sisodia, é que ao focar apenas no lucro, a empresa, na verdade, acaba lucrando menos. “As empresas mais bem sucedidas, no final das contas, são as que buscam fazer a diferença no mundo”, diz o professor. O desafio dos gestores de RH, e das principais lideranças das companhias, é resgatar essa missão inicial e traduzi-la para os funcionários. “Se as pessoas entendem o negócio, a estratégia, as metas da empresa e contribuem para isso, elas se sentem parte do todo e, consequentemente, se engajam em busca de um objetivo comum”, afirma Sergio Piza, diretor de gente e gestão da Klabin, fabricante de papel e celulose.

“A compensação financeira justa é uma condição necessária, mas não é suficiente para motivar e engajar os colaboradores.” Segundo a direção do BB, ao entenderem o sentido daquilo que estão fazendo, os funcionários sentem menos a pressão das metas, tanto individuais quanto coletivas. “Quando a pessoa perde o sentido e a razão de ser daquilo que ela realiza, tudo fica mais árido”, afirma Carlos Netto, diretor de gestão de pessoas do banco. Na prática, no entanto, não existe uma receita de bolo. A reportagem da DINHEIRO visitou mais de uma dezena de empresas certificadas pelo Top Employers.

Em cada uma delas, notam-se diferenças em termos de clima, organização, cultura e até no mobiliário corporativo. Em corporações mais antigas, como a francesa Saint-Gobain, cuja fundação, há 350 anos, é anterior à Revolução Industrial, existe uma preocupação maior em modernizar a gestão de RH. “Estamos passando por uma grande transformação global, que começa pelas pessoas”, afirma Adriana Rillo, diretora de recursos humanos e comunicação para o Brasil, Argentina e Chile da companhia. “O desafio é conciliar a grande diversidade de talentos e negócios que temos, dar um sentido para o que fazemos e gerar a sensação de pertencimento.”
Empresas de tecnologia, como a fabricante de eletrônicos Samsung e o SAS Institute, que produz softwares de análise e inteligência, adotam ambientes mais informais, com mesas compartilhadas e sem barreiras para facilitar a comunicação. Na DHL, do setor de logística, por sua vez, as baias são mais altas, o que dá mais privacidade. “As empresas têm necessidades distintas e a percepção dos funcionários também muda conforme o caso”, afirma Rogério Moraes, diretor de recursos humanos da Coca-Cola Femsa Brasil. “O que motiva um executivo no escritório, talvez não motive o vendedor que passa o dia inteiro na rua, enfrentando sol e chuva.”

O processo de encontrar o sentido do trabalho passa, também, pelo ato de ouvir os funcionários. Isso é importante por dois motivos. O primeiro é medir a percepção das pessoas em relação ao discuros da direção. Pode haver ruído nessa comunicação, o que joga todo o trabalho no lixo. O segundo é que, muitas vezes, soluções simples contribuem significativamente para aumentar a confiança da equipe. Na fabricante de medicamentos Takeda, por exemplo, o ato de instalar travas elétricas nos carros utilizados pelos seus representantes fez diferença. “Essas pessoas carregam amostras de produtos que, se furtadas, podem gerar sérias consequências”, afirma Ricardo Marek, presidente da empresa na América Latina.

“A possibilidade de fechar todas as portas e os vidros do carro com apenas um botão traz mais tranquilidade.” Algumas empresas, como o Google e a Apple, ganharam notoriedade por oferecer diversas facilidades aos empregados. Entre elas, serviços de creche, salas para sonecas e de jogos e até a possibilidade de levar o seu cachorro para o serviço. Ainda que não seja imprescindível para um bom ambiente de trabalho, esse tipo de ação ajuda a elevar a motivação. “Tudo o que você faz em benefício do funcionário mostra que a empresa se preocupa com ele”, afirma Márcio Dobal, vice-presidente do SAS para a América Latina. Apesar das diferenças, no entanto, em uma coisa que todos concordam.

Não há mais espaço para o chamado chefe carrasco. Os executivos ouvidos pela DINHEIRO afirmam que liderar pelo medo, adotar táticas militares e hierarquias rígidas são medidas ineficazes, que trazem mais problemas do que resultados. O líder moderno é aquele que joga junto, convence as pessoas, valoriza os pontos fortes e ajuda a melhorar os pontos fracos dos comandados. “O líder precisa ter atitude, energia, capacidade de relacionamento e paixão pelo que faz”, afirma Leocadio Antunes Filho, diretor-superintendente da Ipiranga, distribuidora de combustíveis. “A liderança influencia diretamente o desempenho da equipe; quanto mais o gestor conhece a estratégia e o propósito da empresa, maior é sua a capacidade de alcançar os resultados esperados.”
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Uber promete ter 1 milhão de mulheres motoristas até 2020


Marcos Santos/USP Imagens
Transito: motorista segura volante de carro
Em um dos casos de ataque, uma mulher na Índia diz ter sido estuprada pelo motorista do carro que a conduzia em Nova Délhi, o que levou a protestos que pediram proibição do Uber na cidade 

 
São Francisco - A empresa que desenvolveu o aplicativo que conecta motoristas e passageiros Uber promete atrair um milhão de mulheres motoristas globalmente até 2020, após denúncias de ataques sofridos por passageiros em algumas cidades.

O serviço não forneceu números comparáveis sobre quantas mulheres motoristas estão no Uber no mundo atualmente. Nos Estados Unidos, cerca de 14 por cento de seus 160 mil motoristas são mulheres, disse a empresa.

"O Uber não exige mínimo de horas e não exige uma agenda", disse Salle Yoo, advogada do Uber em entrevista nesta segunda-feira ao explicar por que as mulheres poderão ter interesse em trabalhar com o aplicativo. 

"Ele oferece a chance de ser empreendedora, a chance de equilibrar trabalho e família." Mulheres passageiras ainda não podem pedir por motoristas do sexo feminino, disse Yoo. 

Ela ressaltou os recursos de segurança do aplicativo, que incluem notificação sobre quem é o motorista e a capacidade de compartilhar tempo estimado de chegada com outros usuários.

A promessa de ter mais mulheres motoristas vem conforme a companhia em rápido crescimento tenta lidar com incidentes de ataques cometidos por motoristas em cidades que vão de Boston e Chicago, nos EUA, a Nova Délhi.

No caso de maior repercussão, uma mulher na Índia disse que em dezembro o motorista do carro que a conduzia a estuprou em Nova Délhi, o que levou a protestos que pediram proibição do Uber na cidade.

O Uber seleciona motoristas e faz verificação de antecedentes que variam de país para país, mas não os contrata como funcionários. Em vez disso, o serviço permite que os motoristas usem seu aplicativo para se conectarem com passageiros, cobrando para isso uma comissão sobre o valor da corrida.

Atlântico Sul demite 2.400 pessoas em Pernambuco

Medida é resultado da crise na Sete Brasil, que não paga o estaleiro desde novembro

Por: Malu Gaspar, do Rio de Janeiro 
Fachada do edifício da Petrobras no Rio de Janeiro - 12/12/2014
Sete Brasil é um dos alvos da Lava-Jato(Vanderlei Almeida/AFP)
O Estaleiro Atlântico Sul, de Pernambuco, iniciou hoje um programa de demissões em massa, que vai dispensar 2.400 pessoas. A medida é consequência do rompimento do contrato entre o estaleiro e a Sete Brasil, empresa formada pela Petrobras e sócios privados para administrar o aluguel de sondas para o pré-sal. A Sete enfrenta grave crise financeira e está à beira da dissolução. Não paga os fornecedores nem os bancos desde novembro, e tenta sem sucesso conseguir um aporte de 3,1 bilhões de reais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para garantir sua sobrevivência.

A falta de pagamento levou o estaleiro pernambucano a rescindir unilateralmente o contrato com a Sete. A empresa é um dos alvos da Lava-Jato. Seu diretor operacional até 2013 era Pedro Barusco, um dos delatores do esquema. Ele confessou ter cobrado, junto com o ex-presidente da Sete, João Carlos Ferraz, propina de 1% por contrato de sonda. Dos estaleiros contratados pela Sete, cinco tem como sócias empreiteiras envolvidas no escândalo do petrolão - incluindo o Atlântico Sul, que tem como sócios a Queiroz Galvão e a Camargo Corrêa. Um sexto, o da Keppel, também está sendo investigado.

As demissões realizadas nesta sexta-feira em Pernambuco vão reduzir o número de funcionários de 4.900 para 2.500. Mas o estrago na região do porto de Suape, onde fica o estaleiro, pode ser ainda maior, uma vez que para cada emprego direto, quatro outros são criados. Além do prejuízo econômico para a região, haverá ainda uma perda em equipamentos, uma vez que os blocos para a montagem dos navios-sonda, com os respectivos equipamentos eletrônicos, estão prontos, a céu aberto, esperando o dinheiro para o final da montagem.

O próprio estaleiro calcula ter gasto 2 bilhões de dólares na obra. Não se sabe agora como o dinheiro poderá ser recuperado e nem se os navios poderão ter a montagem finalizada, uma vez que todo o equipamento pertence à Sete, que não tem recursos para isso. "Era inimaginável há até muito pouco tempo que a Petrobras e a Sete não teriam condições de pagar por esses blocos", afirmou um executivo do Atlântico Sul. Os funcionários que permanecem no estaleiro vão trabalhar na finalização de navios para a Transpetro. Dos dez já contratados, quatro foram entregues e três devem ser finalizados até dezembro.
O Atlântico Sul é o terceiro entre os grandes estaleiros a demitir funcionários e reduzir atividades em consequência da crise na Sete. Antes dele, o Ecovix, do Rio Grande do Sul (que é da construtora Engevix), e o Enseada de Paraguaçu, da Odebrecht e da UTC, já realizaram demissões e cortes severos de custos. Na prática, o abalo desses estaleiros representa o fracasso da política de conteúdo nacional criada no início do governo Lula, com o propósito de impulsionar o setor naval brasileiro. Tal política exige que pelo menos 60% dos equipamentos para a indústria de petróleo sejam fabricados no Brasil. Mal elaborada e - sabe-se agora -- minada pela corrupção na Petrobras. ela acabou elevando os custos dos equipamentos e não produziu um parque industrial naval forte.

A agonia da Sete Brasil é outro sinal do fracasso do conteúdo nacional. A empresa, em que a Petrobras tem uma participação minoritária, mas indica o presidente, tem ainda como sócios bancos, como BTG, Santander e Bradesco, além de fundos de pensão e investidores estrangeiros. Outras grandes instituições financeiras, como o Itaú, são credores. No total, a dívida já é de 4 bilhões de dólares, mas o dinheiro para financiar a construção dos estaleiros e das sondas acabou em novembro. Desde então, a Sete tenta um novo aporte, desta vez do BNDES. Contudo, a empresa foi atropelada pelas revelações de Barusco e pela crise financeira da Petrobras.

Apesar do esforço de bastidores da presidente Dilma Rousseff para que o empréstimo seja concedido, o corpo técnico do banco de fomento resiste a liberar o dinheiro, alegando ser uma operação ultra arriscada. Como não podem dizer isso diretamente à presidente, os técnicos trabalham para inviabilizar o empréstimo exigindo novas garantias a cada nova revelação da Lava Jato. Preocupada com o simbolismo que a quebra da Sete teria para seu governo, e também com os enormes prejuízos que a crise teria sobre as finanças de bancos como o BTG, o Bradesco e o Itaú, a presidente deu até aval ao novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, para atuar em favor da Sete. Mas nem mesmo ele conseguiu desatar o nó até agora.

Só duas do Brasil seguem entre as mais éticas: BB e Natura


Divulgação/Natura
Funcionária na fábrica de perfumes da Natura em Caieiras, São Paulo
Natura: empresa aparece na lista pela sexta vez

São Paulo - Mais uma vez, Natura e Banco do Brasil são as únicas empresas brasileiras a entrarem para a lista das mais éticas do mundo, elaborada pelo Ethisphere Institute.

Há nove anos, a listagem – que não é um ranking – reúne companhias que "não apenas promovem normas e práticas éticas internamente, mas extrapolam as exigências legais de compliance".

Este é o sexto ano em que a Natura figura entre as premiadas, o quinto consecutivo. Já o Banco do Brasil está no grupo pela segunda vez.

A lista de 2015 conta com 132 empresas de 21 países. No ano passado, eram 144 organizações.

Para medir o desempenho das companhias, o Ethispere aplica um questionário com diversas perguntas de múltipla escolha. As questões são divididas entre cinco fatores: ética e programas de compliance (que têm peso de 35%), responsabilidade e cidadania corporativa (20%), cultura da ética (20%), governança (15%) e liderança, inovação e reputação (10%).

Depois, as informações são checadas e quantificadas pelo instituto. Para entrarem para a seleção, as empresas precisam se inscrever.

Na tabela, veja a lista completa das empresas mais éticas do mundo em 2015, organizadas por setor:

Empresa Setor País
Elbit Systems of America Aeroespacial e defesa Estados Unidos
Rockwell Collins Aeroespacial e defesa Estados Unidos
Gap Inc. Vestuário Estados Unidos
Hennes & Mauritz AB (H&M) Vestuário Suécia
Levi Strauss & Co. Vestuário Estados Unidos
Cummins Inc. Automóveis Estados Unidos
Delphi Automotive PLC Automóveis Estados Unidos
Ford Motor Company Automóveis Estados Unidos
Banco do Brasil Bancos: nacional Brasil
National Australia Bank Bancos: nacional Austrália
Teachers Mutual Bank Bancos: nacional Austrália
Old National Bancorp. Bancos: regional Estados Unidos
U.S. Bank Bancos: super regional Estados Unidos
Dun & Bradstreet Serviços de negócios Estados Unidos
Eastman Chemical Company Química Estados Unidos
Ecolab Inc Química Estados Unidos
Dell Inc. Hardware de computadores Estados Unidos
Hitachi Data Systems Hardware de computadores Estados Unidos
TE Connectivity Hardware de computadores Suíça
Google Seriços de computação Estados Unidos
Adobe Systems Incorporated Software de computadores Estados Unidos
Microsoft Software de computadores Estados Unidos
Symantec Corporation Software de computadores Estados Unidos
Teradata Corporation Software de computadores Estados Unidos
Cementos Progreso Materiais de construção Guatemala
Granite Construction Incorporated Materiais de construção Estados Unidos
Accenture, LLC Consultoria Irlanda
Capgemini Consultoria França
Colgate-Palmolive Company Produtos de consumo Estados Unidos
Henkel AG & Co KGaA Produtos de consumo Alemanha
Kao Corporation Produtos de consumo Japão
TSYS Serviços de crédito Estados Unidos
Visa Inc. Serviços de crédito Estados Unidos
ABB Group Maquinários diversos Suíça
Rockwell Automation Maquinários diversos Estados Unidos
Schneider Electric SE Maquinários diversos França
Avnet, Inc Eletrônicos por atacado Estados Unidos
National Grid Energia e utilidades: gás natural Estados Unidos
Sempra Energy Energia e utilidades: gás natural Estados Unidos
EDP Energias de Portugal, AS Energia e utilidades: elétrica Portugal
Iberdola, S.A. Energia e utilidades: elétrica Espanha
NextEra Energy, Inc. Energia e utilidades: elétrica Estados Unidos
The AES Corporation Energia e utilidades: elétrica Estados Unidos
The Tata Power Company Limited Energia e utilidades: elétrica Índia
Northumbrian Water Group Energia e utilidades: água Reino Unido
CH2M HILL Engenharia e Design Estados Unidos
Fluor Corporation Engenharia e Design Estados Unidos
Parsons Corporation Engenharia e Design Estados Unidos
Waste Management, Inc. Serviços ambientais Estados Unidos
Northern Trust Serviços financeiros Estados Unidos
TIAA-CREF Serviços financeiros Estados Unidos
Thrivent Financial Serviços financeiros Estados Unidos
Voya Financial Serviços financeiros Estados Unidos
Indredion Incorporated Alimentos e bebidas Estados Unidos
Kellogg Company Alimentos e bebidas Estados Unidos
PepsiCo, Inc. Alimentos e bebidas Estados Unidos
The Hershey Company Alimentos e bebidas Estados Unidos
iilycaffé spa Alimentos e bebidas Itália
Aramak Serviços alimentícios Estados Unidos
International Paper Company Florestal, papel e embalagens Estados Unidos
SCA Florestal, papel e embalagens Suécia
Weyerhaeuser Company Florestal, papel e embalagens Estados Unidos
Autoridad del Canal Panama Serviços governamentais Panamá
Empresa del Desarollo Urbano Serviços governamentais Colombia
L'ORÉAL Beleza e cuidados com a saúde França
Natura Cosméticos Beleza e cuidados com a saúde Brasil
Shiseido Co., LTD. Beleza e cuidados com a saúde Japão
Henry Schein, Inc. Produtos de cuidado com a saúde Estados Unidos
Hospital Corporation of America (HCA) Serviços de cuidado com a saúde Estados Unidos
Novation, LLC Serviços de cuidado com a saúde Estados Unidos
Premier, Inc Serviços de cuidado com a saúde Estados Unidos
Baptist Health South Florida Hospitais Estados Unidos
Cleveland Clinic Hospitais Estados Unidos
North Shore-LIJ Health System Hospitais Estados Unidos
University Hospitals Hospitais Estados Unidos
3M Company Fabricação Industrial Estados Unidos
Deere & Company Fabricação Industrial Estados Unidos
GE Fabricação Industrial Estados Unidos
Johnson Controls, Inc. Fabricação Industrial Estados Unidos
Milliken & Company Fabricação Industrial Estados Unidos
Ricoh Company, Ltd. Serviços de informação e tecnologia Japão
Wipro Limited Serviços de informação e tecnologia Índia
Xerox Corporation Serviços de informação e tecnologia Estados Unidos
Aflac Incorporated Seguros: acidente e saúde Estados Unidos
Wiscosin Physicians Service Isurance Corporation Seguros: acidente e saúde Estados Unidos
Arthur J. Gallagher & Co. Seguros: corretagem Estados Unidos
Blue Shield of California Seguros: saúde Estados Unidos
BlueCross BlueShield of North Carolina Seguros: saúde Estados Unidos
CareFirst BluCross BlueShield Seguros: saúde Estados Unidos
Knights of Columbus Seguros: vida Estados Unidos
Massachusetts Mutual Life Insurance Company Seguros: vida Estados Unidos
Prudential Fiancial, Inc. Seguros: vida Estados Unidos
The Principal Financial Group Seguros: vida Estados Unidos
Allstate Insurance Comapany Seguros: propriedade e acidentes Estados Unidos
The Hathford Seguros: propriedade e acidentes Estados Unidos
Holland America Line Hospedagem, lazer e recreação Estados Unidos
Marriot International, Inc. Hospedagem, lazer e recreação Estados Unidos
The Rezidor Hotel Group Hospedagem, lazer e recreação Bélgica
Wyndham Worldwide Corporation Hospedagem, lazer e recreação Estados Unidos
Hypertherm Inc. Ferramentas e acesórios Estados Unidos
Kennametal Inc. Ferramentas e acesórios Estados Unidos
The Timken Company Ferramentas e acesórios Estados Unidos
Thomson Reuters TR Mídia e publicação Estados Unidos
Schnitzer Steel Industries, Inc. Metais Estados Unidos
Tata Steel Limited Metais Índia
Alyeska Pipeline Service Company Óleo e Gás Estados Unidos
DCC plc Óleo e Gás Irlanda
PKN ORLEN S.A. Óleo e Gás Polônia
Spectra Energy Óleo e Gás Estados Unidos
The Nature Conservancy Filantropia Estados Unidos
CBRE Group Inc. Imobiliário Estados Unidos
Jones Lang LaSalle Incorporated Imobiliário Estados Unidos
Realogy Holdings Corporation Imobiliário Estados Unidos
Marks & Spencer Varejo Reino Unido
Petco Animal Supplies, Inc. Varejo Estados Unidos
MAS Safety Incorporation Equipamento de segurança Estados Unidos
Concurrent Technologies Corporation Serviços técnicos e científicos Estados Unidos
GIA (Gemological Institute of America) Serviços técnicos e científicos Estados Unidos
Applied Materials, Inc. Equipamentos semicondutores e materiais Estados Unidos
Intel Corporation Equipamentos semicondutores e materiais Estados Unidos
Texas Instruments Inc Equipamentos semicondutores e materiais Estados Unidos
William E. Connor & Associates Ltd. Serviços terceirizados Hong Kong
Starbucks Restaurantes especializados Estados Unidos
ManpowerGroup Serviços de terceirzação e equipes Estados Unidos
Paychex Inc Serviços de terceirzação e equipes Estados Unidos
Cisco Equipamentos de telecomunicação Estados Unidos
Sigtel Serviços de telecomunicação Singapura
T-Mobiile US, Inc. Serviços de telecomunicação Estados Unidos
Hasbro, Inc. Brinquedos e jogos Estados Unidos
Mattel, Inc. Brinquedos e jogos Estados Unidos
United Parcel Service Transportes e logística Estados Unidos
NiSource Inc. Utilidades Estados Unidos

Cade aprova criação do Instituto ProHuma


Arquivo/Agência Brasil
 
Agricultura
Agricultura: o objetivo central do Instituto será estudar os efeitos dos defensivos agrícolas na saúde do trabalhador 

Luci Ribeiro, do Estadão Conteúdo
 
Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem qualquer restrição, a criação do Instituto ProHuma, que terá como associados as principais empresas fabricantes ou registrantes de defensivos agrícolas do País. 

A decisão está publicada no Diário Oficial da União.

O objetivo central do Instituto será o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de estudos e dados sobre os efeitos dos defensivos agrícolas na saúde do trabalhador.

Entre as empresas associadas da nova entidade estão Arysta Lifescience do Brasil Indústria Química e Agropecuária, Basf, Bayer, Chemtura, Dow Agroscience Industrial, Monsanto do Brasil, Nufarm Industria Química e Farmacêutica, Sumitomo Chemical do Brasil Ltda e Syngenta Proteção de Cultivos.

Alcoa compra RTI por US$ 1,5 bilhão nos EUA



Stephen Morton/Bloomberg
Tubos de alumínio na linha de produção de uma fábrica da Alcoa em Goose Creek, Carolina do Sul
Tubos de alumínio na linha de produção de uma fábrica da Alcoa em Goose Creek, Carolina do Sul
 
 
 
São Paulo – A Alcoa planeja expandir e diversificar seu portfólio. Por isso, a maior produtora de alumínio do mundo acaba de adquirir a RTI International Metal nos Estados Unidos por 1,5 bilhão de dólares.

A RTI é uma das mais importantes fabricantes de produtos de titânio para as indústrias  aeroespacial e automotiva do mundo. A aquisição é parte da estratégia da Alcoa de atuar nesses mercados e ampliar sua atuação em produtos manufaturados.

A Alcoa já havia sinalizado também que pretende se afastar cada vez mais de suas operações de fundição.

No último balanço trimestral divulgado pela companhia, o lucro subiu mais que o esperado justamente pelo fato de a empresa dar mais ênfase a produtos automotivos e aeroespaciais.

A Alcoa registrou lucro líquido de 159 milhões de dólares ante perda de 2,3 bilhões de dólares um ano antes.