“Em
tempos mais difíceis, o empreendedor tem que se utilizar da inovação”,
afirma o professor Tales Andreassi, vice-diretor da Escola de
Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) e coordenador do
Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn).
O
empreendedorismo está cada vez mais em voga no Brasil. Apesar da crise
econômica e de todos os desafios que os novos negócios têm para se
manter em um mercado cada vez mais competitivo, 34 em cada 100
brasileiros entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos
com a criação de um negócio próprio, segundo pesquisa Global
Entrepreneurship Monitor. Vice-diretor da Escola de Administração de
Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) e coordenador do Centro de
Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn), o professor Tales Andreassi
enfatiza a importância do empreendedor estar atento às oportunidades que
o mercado apresenta e fala sobre o que as pessoas devem observar antes
de começar um empreendimento. “Em tempos mais difíceis, o empreendedor
tem que se utilizar da inovação”, afirma Tales.
Quais são os principais desafios para quem quer começar a empreender?
Acho que o principal desafio é encontrar uma oportunidade real de
mercado. Ideias todos nós temos, mas qual delas realmente irá resolver
um problema real, vivenciado por um grande número de pessoas? Se o
empreendedor utilizar esse raciocínio, a probabilidade de ele fracassar
será bem menor.
Outro desafio muito comum, principalmente na realidade
brasileira, é financiar o negócio. Embora a questão do investidor anjo [pessoa física que faz investimentos próprios em empresas iniciantes com potencial de crescimento, como as startups]
esteja cada vez mais sendo discutida no país, ainda precisamos evoluir
bastante neste sentido. E o custo dos empréstimos bancários ainda é
muito alto no Brasil.
O atual cenário, de oscilação econômica, pode ser considerado um obstáculo para o empreendedorismo?
Se empreender em épocas de vacas gordas é difícil, imagine em épocas
de crise. Em tempos mais difíceis, o empreendedor tem que se utilizar da
inovação - seja de produto, processo, marketing ou modelo de negócios -
para tentar se diferenciar e conquistar - ou ao menos manter - seus
mercados.
Recentemente, a FGV/EAESP promoveu a Semana e a Liga do Empreendedorismo. O que mais atraiu a atenção dos empreendedores?
Nesta semana de empreendedorismo contamos com a participação, entre
outros, de Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Romero Rodrigues, do
Buscapé. São dois nomes importantes do empreendedorismo. Tivemos também
uma atração internacional, Verinder Syal, um ex-executivo que leciona
empreendedorismo na Northwestern University. Ele falou sobre o
entrepreneurial mindset, ou seja, o jeito de pensar e agir dos
empreendedores. Mas sem dúvida o tema "crise" esteve presente em várias
palestras, em especial a da Luiza, que falou sobre oportunidades em
tempos de crise.
Para saber mais sobre empreendedorismo, acesse o site do GVcenn. E para conhecer os cursos que a FGV oferece nesta área, acesse o portal da Fundação.