sexta-feira, 29 de maio de 2015

Especialista fala sobre os desafios atuais para quem quer empreender

 

 

“Em tempos mais difíceis, o empreendedor tem que se utilizar da inovação”, afirma o professor Tales Andreassi, vice-diretor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn).
O empreendedorismo está cada vez mais em voga no Brasil. Apesar da crise econômica e de todos os desafios que os novos negócios têm para se manter em um mercado cada vez mais competitivo, 34 em cada 100 brasileiros entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio, segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor. Vice-diretor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn), o professor Tales Andreassi enfatiza a importância do empreendedor estar atento às oportunidades que o mercado apresenta e fala sobre o que as pessoas devem observar antes de começar um empreendimento. “Em tempos mais difíceis, o empreendedor tem que se utilizar da inovação”, afirma Tales.


Quais são os principais desafios para quem quer começar a empreender?


Acho que o principal desafio é encontrar uma oportunidade real de mercado. Ideias todos nós temos, mas qual delas realmente irá resolver um problema real, vivenciado por um grande número de pessoas? Se o empreendedor utilizar esse raciocínio, a probabilidade de ele fracassar será bem menor. 

Outro desafio muito comum, principalmente na realidade brasileira, é financiar o negócio. Embora a questão do investidor anjo [pessoa física que faz investimentos próprios em empresas iniciantes com potencial de crescimento, como as startups] esteja cada vez mais sendo discutida no país, ainda precisamos evoluir bastante neste sentido. E o custo dos empréstimos bancários ainda é muito alto no Brasil.


O atual cenário, de oscilação econômica, pode ser considerado um obstáculo para o empreendedorismo?


Se empreender em épocas de vacas gordas é difícil, imagine em épocas de crise. Em tempos mais difíceis, o empreendedor tem que se utilizar da inovação - seja de produto, processo, marketing ou modelo de negócios - para tentar se diferenciar e conquistar - ou ao menos manter - seus mercados.


Recentemente, a FGV/EAESP promoveu a Semana e a Liga do Empreendedorismo. O que mais atraiu a atenção dos empreendedores?


Nesta semana de empreendedorismo contamos com a participação, entre outros, de Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Romero Rodrigues, do Buscapé. São dois nomes importantes do empreendedorismo. Tivemos também uma atração internacional, Verinder Syal, um ex-executivo que leciona empreendedorismo na Northwestern University. Ele falou sobre o entrepreneurial mindset, ou seja, o jeito de pensar e agir dos empreendedores. Mas sem dúvida o tema "crise" esteve presente em várias palestras, em especial a da Luiza, que falou sobre oportunidades em tempos de crise.

Para saber mais sobre empreendedorismo, acesse o site do GVcenn. E para conhecer os cursos que a FGV oferece nesta área, acesse o portal da Fundação. 


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