Mark Elias/Bloomberg
Fábrica da Embraer: em 2014, a Embraer entregou 73 jatos leves Phenom
300; segundo a empresa, foi o jato executivo com o maior número de
entregas no mundo
Luciana Collet, do Estadão Conteúdo
São Paulo - A Embraer vai transferir a produção do avião executivo Phenom para sua unidade nos Estados Unidos
a partir de 2016. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos
Metalúrgicos de São José dos Campos ontem e teria sido confirmada pela
própria empresa na última sexta-feira, durante reunião entre a companhia
e o sindicato. Procurada, a Embraer preferiu não comentar o assunto.
O sindicato informou que a alegação da fabricante é que a transferência
faz parte de uma estratégia de mercado e do projeto de ampliação do
espaço físico da matriz, em São José dos Campos (SP).
Mas a entidade considera que a medida faz parte do processo de
desnacionalização dos aviões da Embraer e trará consequências diretas
aos trabalhadores, como fechamento de postos de trabalho e interferência
no plano de carreira dos funcionários que hoje atuam na produção do
modelo.
"O Sindicato vai dar início a uma campanha, junto com os trabalhadores,
para manter a produção do Phenom no Brasil. Vamos fazer assembleias na
fábrica e lutar em defesa do emprego", afirmou o vice-presidente da
entidade, Herbert Claros, em nota. "É um absurdo a Embraer continuar com
essa política de desnacionalização, que tanto prejudica o País quanto
os trabalhadores."
De acordo com o sindicato, o setor que produz o modelo emprega cerca de 1,5 mil trabalhadores, direta e indiretamente.
O sindicato avalia que a desnacionalização dos aviões também trará
impactos para as empresas da cadeia produtiva do setor aeronáutico e
lembra que a C&D - que realizava em Jacareí (SP) a fabricação dos
interiores das aeronaves Phenom 100, Phenom 300 e dos E-Jets 170 e 190
-, já transferiu sua produção para uma joint venture entre Embraer e a
C&D Zodiac, no México.
Entregas
No ano passado, a Embraer entregou 73 jatos leves Phenom 300. Segundo a
empresa, foi o jato executivo com o maior número de entregas no mundo.
Além disso, a fabricante brasileira entregou outros 19 Phenom 100, jato
considerado de porte básico. Parte dessas aeronaves já é produzida na
unidade da companhia em Melbourne (Flórida), nos EUA.
O jato Phenom 100 transporta de seis a oito pessoas, enquanto o Phenom
300 transporta até nove pessoas e tem fuselagem e envergadura maiores e
maior alcance do que o Phenom 100.
De acordo com dados da Embraer, no final de 2014, a frota de jatos
Phenom 100 consistia em mais de 300 aeronaves distribuídas em 27 países e
a frota do Phenom 300 contava com mais de 250 jatos distribuídos em 23
países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário