Com crowdfunding, você conta com a contribuição de milhares de pessoas que acreditam na sua ideia
Publieditorial,
iStock
Um obstáculo para muitos empresários que estão iniciando suas
empresas é a falta de capital. Devido a isso, crowdfunding tem se
tornado um meio atrativo e desburocratizado para ajudar as empresas no
momento em que mais precisam, a fase inicial.
Se antes era necessário convencer os bancos ou investidores de que
sua ideia é viável e merece receber um investimento, hoje, com
crowdfunding, abrem-se possibilidades até então inexistentes ou
inalcançáveis para certos empreendedores. Agora é possível arrecadar
dinheiro através de uma multidão que acredita na sua ideia; transformar
contribuidores em futuros clientes; e o melhor, é possível arrecadar
muito mais do que a meta estipulada para iniciar seu negócio.
Porém, antes de criar a sua campanha de crowdfunding para arrecadar fundos para lançar sua empresa, confira algumas dicas valiosas que selecionamos para você:
- Saiba como divulgar seu negócio na plataforma de crowdfunding. É
importante que explique para os contribuidores o que é o seu projeto e
como pretende utilizar o dinheiro. Diferentemente de investidor, você
não precisa mostrar um planejamento detalhado de marketing do seu
negócio, basta apenas convencer os usuários porque sua ideia é boa e
merece cada contribuição.
- Escolha uma plataforma de crowdfunding e estipule uma meta de
arrecadação condizente com os custos de lançamento da empresa ou de seu
produto, mais as taxas administrativas e custos com as recompensas da
campanha. Coloque uma taxa mínima e factível, pois você se sentirá muito
mais motivado para alcançá-la.
- Se você é novato em crowdfunding, o ideal é que seja assessorado de perto pela plataforma. A Kickante, por exemplo, possui assessoria de marketing gratuita, maximizando as chances de alcançar o objetivo de meta de sua campanha.
- Se a sua campanha visa arrecadar fundos para lançar um produto,
nada mais justo do que dar o produto como recompensa para quem
contribuir e acreditar na sua ideia mesmo antes de lançada. Campanhas
assim, que oferecem produtos inovadores e exclusivos, que não se
encontram no mercado, têm mais chances de ser um sucesso.
- É normal não prever todos os custos que possam envolver a sua
empresa. Mas, tente se planejar ao máximo para evitar surpresas ruins no
caminho. Inclua projeções. Seu negócio vai precisar de mais dinheiro
durante o caminho? Lembre-se: a meta de arrecadação de sua campanha não
poderá ser alterada.
- Pense nas recompensas de sua campanha, elas são parte importante de
sua campanha, afinal, muitos usuários só contribuem se as recompensas
lhes agradarem. Suponha que você tem uma empresa de aplicativos, seus
contribuidores receberiam uma versão grátis de seus produtos? Se você é
um escritor querendo lançar um livro, seus contribuidores receberiam uma
versão do livro?
- Terminou a de criar sua campanha?
Agora mostre para seus amigos e familiares. Eles poderão dar o feedback
e sugerir melhorias que você não havia pensado. A melhor pessoa para
avaliar a campanha nem sempre é o criador, e sim alguém de fora que não
saiba sobre o projeto.
- Aliás, seus amigos e familiares devem ser os primeiros a conhecer e
a contribuir com o seu projeto. Eles vão explicar apaixonadamente seu
projeto para os outros, pois acreditam em você e desejam seu sucesso;
eles são seus maiores apoiadores. E assim, a sua campanha será
compartilhada logo no início, aumentando a sua rede de contatos
exponencialmente.
- Tenha uma boa rede de contato. Uma vez revisada a sua campanha de
crowdfunding, leve as pessoas até a plataforma para que contribuam e
divulguem o projeto.
- É muito importante que você consiga, pelo menos, 30% da meta de
arrecadação nas duas primeiras semanas após o lançamento. Este valor o
deixará motivado para seguir rumo aos 100% da meta. E mais, os 30%
iniciais criarão um poder de maximização e divulgação alta o bastante
que irá gerar uma onda de contribuição para a sua campanha; uma campanha
bem sucedida atrai mais contribuidores.
- Use as redes sociais para divulgação, mas também em sua campanha.
Elas são um importante canal para que o contribuir conheça você e a sua
empresa. Muitos contribuidores gostam de pesquisar, conhecer o criador
antes de contribuir.
Você sabia que nos EUA, 10% das campanhas de financiamento coletivo
que captaram acima de 100 mil dólares receberam investimento de venture
capital? No Brasil, também já há diversos casos de empresas que só
conseguiram grandes investidores após obterem sucesso em crowdfunding.
Muitos investidores estão de olho nas plataformas de crowdfunding para
verificar quais empresas ou produtos estão fazendo sucesso e merecem um
investimento maior. Por isso, dê tudo de si para que sua campanha seja
um sucesso!
Tahiana D’Egmont é CEO da Kickante.
Empreendedora digital de longa data, é especialista e Marketing Digital e
Community Building, tendo atingido mais de 40 milhões de usuários por
mês em uma de suas startups. Na Kickante, Tahiana tem a missão de
viralizar as campanhas de arrecadação digital na nossa plataforma
liderando um time apaixonado por crowdfunding e arrecadação digitais.
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