Controladora das redes Bob’s e Yoggi, a Brazil Fast Food
Corporation (BFFC) fechou a compra de 100% da Internacional Restaurantes
do Brasil (IRB), maior detentora de franquias da Pizza Hut no País. O
grupo já tinha 60% da empresa e agora adquiriu os 40% que pertenciam aos
demais sócios. O valor da operação não foi revelado. O negócio faz
parte da estratégia de fortalecer o braço de ativos próprios da BFFC,
que inclui ainda lojas da KFC.
A meta é em cinco anos dobrar o total de pontos de venda próprios,
para 350, segundo Ricardo Bomeny, presidente da holding. O investimento
previsto é de R$ 200 milhões. O montante a ser investido é parte do
plano de investimento de R$ 1 bilhão até 2023, do grupo com seus
franqueados. Noticiado em setembro do ano passado pelo Estado, a estratégia deve elevar o total de pontos de venda da BFFC de 1.145 para cerca de 1.600.
A unidade de ativos próprios da BFFC engloba 153 restaurantes
administrados diretamente pelo grupo, com capital próprio. Além de lojas
do Bob’s, a lista inclui franquias próprias de KFC e Pizza Hut – marcas
da americana Yum! Brands, que tem como master franqueado no Brasil o
Grupo Sforza. A divisão de ativos próprios responde hoje por 30% da
receita da BFFC, de R$ 1,5 bilhão em 2018. “Acreditamos que existe muito
espaço para potencializar e ter um crescimento mais rápido nesse
negócio”, diz Bomeny.
A unidade de ativos franqueados, por sua vez, cuida da gestão de
marcas e dá suporte aos franqueados das marcas Bob’s e Yoggi. Eles são
os responsáveis pelos investimentos nas próprias lojas. Ao todo são 992
franquias sob essa divisão. A estratégia de criar duas holdings
distintas nasceu quando a BFFC fechou capital nos Estados Unidos, em
2015.
Rio-São Paulo.
A expansão da unidade de ativos próprios será
concentrada no eixo Rio-São Paulo. As 42 lojas Pizza Hut que pertenciam à
IRB estão na região metropolitana paulista. Com a compra da empresa, a
holding de negócios próprios da BFFC ficará agora sob o comando de Jorge
Aguirre. Veterano do setor de alimentação, o empresário era sócio da
IRB e cuidou por duas décadas da marca Pizza Hut na Grande São Paulo.
Em 2019, o plano da BFFC é abrir mais 20 lojas próprias. Em São
Paulo, só na marca Bob’s, a empresa passou de nove pontos de venda
próprios, em junho de 2018, para 39 em menos de um ano. Até dezembro
serão mais 11 lojas próprias no Estado, além de três no Rio. “A BFFC tem
planos de inaugurar ainda este ano mais três pontos de venda da Pizza
Hut, dois em São Paulo e um em Botafogo, no Rio de Janeiro, e quatro do
KFC no Rio”, complementa Bomeny.
Exterior.
Ele descarta retomar planos de expansão
internacional no momento. O grupo já chegou a ter restaurantes em
Portugal, Angola e Chile. Apesar de o cenário de retomada gradual da
economia, com desemprego alto, renda estagnada e confiança do consumidor
ainda em baixa, a aposta da dona do Bob’s é o mercado doméstico.
“A gente acredita no interior do Brasil, onde ainda temos muito
potencial para crescer, principalmente com franquias do Bob’s”, diz.
“Vejo hoje no País o início de um novo ciclo de prosperidade. Estamos
aproveitando a nossa experiência para fazer esse desenvolvimento no
momento em que os ativos estão mais baratos.”
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.