quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Gerdau vai investir R$ 200 milhões em usina no Rio Grande do Sul


A usina tem capacidade para 450 mil toneladas de aço bruto e de 495 mil toneladas de produtos acabados

 


A Gerdau anunciou nesta quinta-feira investimento de 200 milhões de reais na usina que possui em Sapucaia do Sul (RS) para modernização e reforma da aciaria.

 A companhia afirmou que as atividades na aciaria da unidade serão interrompidas em fevereiro, com retorno previsto para o início de 2023, após a conclusão dos investimentos e reformas previstas.

A usina tem capacidade para 450 mil toneladas de aço bruto e de 495 mil toneladas de produtos acabados, incluindo vergalhão, fio-máquina, barras, trefilados e pregos, afirmou a Gerdau em comunicado à imprensa.

A empresa afirmou que os recursos serão usados para "modernização das instalações da aciaria", implementação de tecnologias de digitalização e outras melhorias que incluem atualização de sistema de despoeiramento.

 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

EUA: Kraft Heinz conclui aquisição de 85% na startup de tecnologia Just Spices

O acordo proposto foi anunciado pela primeira vez em 10 de dezembro de 2021.

 

A companhia de alimentos Kraft Heinz, dos Estados Unidos, informou nesta quarta-feira que concluiu a aquisição de uma participação de 85% na empresa de tecnologia Just Spices, com sede na Alemanha. Os 15% restantes foram mantidos entre os três fundadores da startup, que continuarão atuando na empresa. O acordo proposto foi anunciado pela primeira vez em 10 de dezembro de 2021.

Lançada em 2014, a Just Spices é uma startup com vendas anuais de aproximadamente 60 milhões de euros. Com mais de 170 produtos no portfólio, a empresa oferece misturas de especiarias, molhos para salada, kits de refeições rápidas e ofertas orgânicas. Atualmente, a Just Spices vende em torno de 70% de suas misturas de especiarias prontas diretamente aos consumidores e, além de lojas físicas, também tem o modelo de compra online na Alemanha, Espanha, Áustria e Suíça. Fonte: Dow Jones Newswires.

 

 


sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Boeing quer construir seu próximo avião no ‘metaverso’



Por Eric M. Johnson e Tim Hepher


SEATTLE/PARIS (Reuters) – Na fábrica do futuro da Boeing, projetos imersivos de engenharia 3D serão combinados com robôs que se comunicam, enquanto mecânicos serão conectados em todo o mundo por headsets HoloLens de 3.500 dólares fabricados pela Microsoft <MSFT.O >.

Tudo isso faz parte da nova estratégia ambiciosa da fabricante de aeronaves para unificar as amplas operações de design, produção e serviços aéreos em um único ecossistema digital – em apenas dois anos.

A empresa entra em 2022 lutando para reafirmar seu domínio na engenharia, após a crise do 737 MAX, enquanto lança bases para um futuro programa de aeronaves. Também visa prevenir futuros problemas de fabricação, como as falhas estruturais que cercaram seu 787 Dreamliner no ano passado.

“É sobre reforçar a engenharia”, disse o chefe de engenharia da Boeing, Greg Hyslop, à Reuters em sua primeira entrevista em quase dois anos. “Nós estamos conversando sobre mudar o jeito que trabalhamos por toda a companhia”.

Empresas como a Ford e a Meta, dona do Facebook, estão aderindo a um mundo virtual imersivo algumas vezes chamado de metaverso – um espaço digital compartilhado que muitas vezes usa realidade virtual ou realidade aumentada e é acessível através da internet.

Como a Airbus, a aposta da Boeing para sua próxima nova aeronave é construir e conectar réplicas virtuais tridimensionais do jato e um sistema de produção capaz de executar simulações.

A revisão de práticas pode trazer mudanças poderosas. Mais de 70% dos problemas de qualidade na Boeing remontam a algum tipo de problema de design, disse Hyslop. A Boeing acredita que essas ferramentas digitais serão essenciais para trazer uma nova aeronave, do zero ao mercado, em apenas quatro ou cinco anos.

Ainda assim, o plano enfrenta enormes desafios. Alguns críticos apontam para problemas técnicos no mini-jumbo 777X da Boeing e no jato de treinamento militar T-7A RedHawk, que foram desenvolvidos usando ferramentas digitais.

A Boeing também deu muita ênfase aos retornos para os acionistas às custas de um domínio na engenharia e continua a cortar gastos com pesquisa e desenvolvimento, disse o analista do Teal Group, Richard Aboulafia.

A própria Boeing começou a entender que tecnologia digital sozinha não vai resolver todos os problemas, e que ela precisa vir em conjunto com mudanças organizacionais e de cultura por toda a companhia, fontes da indústria disseram.

A empresa recentemente contratou a engenheira Linda Hapgood para supervisionar a “transformação digital”.

A Boeing “construiu” os primeiros jatos T-7A em simulação, seguindo um projeto modelo. O T-7A foi lançado no mercado em apenas 36 meses. Mesmo assim, o programa está lutando contra a escassez de peças, atrasos no projeto e requerimentos de testes adicionais.

“Este é um jogo longo”, disse o engenheiro-chefe da Boeing, Greg Hyslop. “Cada um desses esforços estava resolvendo parte do problema. Mas agora o que queremos é fazer de ponta a ponta.”

(Reportagem de Eric M. Johnson, em Seattle e Tim Hepher em Paris; edição de Matthew Lewis)

 

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/boeing-quer-construir-seu/

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Ações europeias ampliam rali recorde após conversa entre Xi e Biden; Prosus e Kering oferecem impulso


Ações europeias ampliam rali recorde após conversa entre Xi e Biden; Prosus e Kering oferecem impulso

Bolsa de Valores de Frankfurt


(Reuters) – Alguns índices de ações europeus ampliaram seu rali recorde nesta terça-feira, impulsionados pelas ações da investidora de tecnologia holandesa Prosus e pelo grupo de luxo francês Kering, ajudados ainda pelo otimismo sobre algum alívio das tensões entre Estados Unidos e China.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,2%, a 1.893 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,17%, a 489 pontos.

A Prosus saltou 4,2% após prever lucro maior para o primeiro semestre de 2022, pois levantou 12,3 bilhões de dólares com a venda de parte de sua participação na Tencent em abril.

A Kering ficou no topo do índice francês CAC 40, ganhando 4,4% depois que sua principal marca, Gucci, disse esperar que as receitas de 2021 fiquem em linha ou acima dos níveis pré-pandemia. O HSBC elevou a ação da empresa para “compra”.

Os mercados permaneceram otimistas durante o dia, que começou com a notícia de uma reunião importante entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o líder chinês Xi Jinping, que foi vista como uma evidência de melhora no relacionamento tenso entre os dois países.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,34%, a 7.326,97 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,61%, a 16.247,86 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,34%, a 7.152,60 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,23%, a 27.804,93 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,61%, a 9.040,20 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 2,17%, a 5.654,18 pontos.


https://www.istoedinheiro.com.br/acoes-europeias-ampliam-rali/


Como o Grupo Fleury está criando “o maior marketplace” de saúde do Brasil


Plataforma Saúde iD oferece consultas remotas, agendamento de consultas de especialidades, compra de exames com descontos e até aquisição de cirurgias. Hans Lenk, CEO da Saúde iD, explica os próximos passos

Poucos setores passaram por transformações tão intensas nos últimos anos quanto a saúde. Cirurgias realizadas por robôs, exames de alta precisão e medicamentos cada vez mais sofisticados abriram novas perspectivas para médicos e pacientes.

Com a pandemia, as inovações tecnológicas ganharam ainda mais velocidade. O ambiente digital – e as diversas possibilidades trazidas por ele – passou a ser um aliado tão eficaz quanto indispensável.

Em sintonia com a nova realidade, o Grupo Fleury lançou em setembro do ano passado a startup Saúde iD, uma plataforma digital que permite a realização de consultas por telemedicina, compra de exames, descontos em medicamentos e até a compra de cirurgias, além de muitos outros serviços.

“Somos, acima de tudo, uma plataforma que tem como principal objetivo unir usuários com prestadores, e fazer com que eles tenham uma interação de sucesso”, diz Hans Lenk, CEO da Saúde iD.

Na entrevista a seguir, Lenk detalha as soluções oferecidas pela plataforma, revela quais são os planos daqui por diante e analisa os novos desafios do setor da saúde no pós-pandemia.

 

Como surgiu a ideia da plataforma Saúde iD?

 
Começamos a avaliar em 2017 modelos de negócios para o Fleury ampliar a sua atuação. Em 2018, o Fleury comprou a SantéCorp, empresa especializada em soluções para a gestão de saúde. Em paralelo, mapeamos o que havia de melhor no mundo para eventualmente adaptar a estratégia à realidade brasileira. No início de 2020, veio a pandemia e iniciamos o nosso produto de telemedicina, que já era o passo inicial para a plataforma. Em setembro de 2020, lançamos a Saúde iD e rapidamente nos tornamos um dos principais players do Brasil em telemedicina.

 

Qual é o volume de atendimentos em telemedicina hoje em dia?

 
Fazemos atualmente entre 40 mil e 60 mil atendimentos por mês. O ponto não é só volume. Nosso NPS (Net Promoter Score, indicador que mede o nível de satisfação dos clientes) está acima de 80, o que é fantástico para a área de saúde. Já o índice de resolutividade é superior a 90% – ou seja, eu soluciono o caso do paciente sem que ele precise se deslocar ao hospital ou ao consultório físico. Isso gera uma experiência fenomenal para o usuário, porque ele foi atendido por um médico no conforto da sua casa.

Hans Lenk, CEO da Saúde iD

Qual é o efeito prático de números como esses para o sistema de saúde?

 
Com a telemedicina eficiente, nós ajudamos a desafogar e desonerar o sistema de saúde, porque possivelmente o usuário iria para o pronto-socorro, seja ele público ou privado. Isso, porém, é apenas uma das frentes da plataforma Saúde iD. Há muitas outras. A Saúde iD é uma empresa de telemedicina? Não, mas nós temos telemedicina. É um marketplace? Não, mas temos um marketplace. Somos, acima de tudo, uma plataforma que tem como principal objetivo unir usuários com prestadores, e fazer com que eles tenham uma interação de sucesso, em uma verdadeira relação “ganha-ganha”. Esse é a nossa missão.

 

Quais soluções a plataforma oferece?

 
O nosso marketplace tem três verticais principais de negócios. Uma delas é consulta, seja no Pronto Atendimento Digital ou presencial. A segunda vertical é oferecer exames a um preço competitivo e com qualidade. O terceiro ponto são os procedimentos de baixa complexidade e alta previsibilidade de desfecho, como cirurgias de vesícula, varizes, alguns tipos de hérnias e de olhos, entre outras.

 

A ideia, portanto, é que o usuário encontre diversos tipos de serviços e produtos em um mesmo lugar?

 
A plataforma se prontifica a ser um lugar seguro para a pessoa fazer toda a coordenação da jornada de saúde dela. A partir dos dados que disponho, incluindo histórico de consultas, utilização de medicamentos e uso do sistema de saúde, eu consigo, com a ajuda da tecnologia, ter um retrato preciso do usuário e identificar as necessidades dele. Se a pessoa precisar de algo em termos de saúde, certamente irá encontrar o que deseja dentro da plataforma.

 

A plataforma mantém parcerias com outras empresas?

 
Sim, com várias delas. O sucesso de Saúde iD depende de parcerias com diversas empresas. Fechamos um acordo com a AIG, que permitirá aos segurados da empresa acessar o nosso serviço de Pronto Atendimento Digital. Também assinamos uma parceria com a Smiles, que passará a oferecer para os seus clientes os produtos da Saúde iD.

“A conta é a seguinte: apenas 25% da população do Brasil têm plano de saúde, ou seja, estou falando dos outros 75%. É um mercado estimado entre R$ 70 bilhões e R$ 100 bilhões”

 

Que público que a plataforma espera alcançar?

 
A conta é a seguinte: apenas 25% da população do Brasil têm plano de saúde, ou seja, estou falando dos outros 75%. É um mercado estimado entre R$ 70 bilhões e R$ 100 bilhões. O segmento, obviamente, traz muitos desafios. Para alguns brasileiros, fazer o download de um app no celular pode ser algo complicado, já que muitas vezes o aparelho ou a conexão sequer comportam um aplicativo pesado. Para eu engajar essa pessoa, preciso ser muito eficiente. É isso o que buscamos. Além de ter como missão aumentar o acesso a saúde de quem não tem um plano de saúde, nós também somos uma alternativa para o segmento da população que tem plano de saúde, mas precisa gastar do bolso, seja por questões de restrição de rede ou co-participação.

Como a plataforma gera receitas?

 
Pense no Mercado Livre. Funcionamos com a mesma lógica, o mesmo modelo de negócio. O Saúde iD é uma plataforma remunerada por uma taxa de transação. Nesse sentido, não cobramos nada pela coordenação da jornada do usuário.

A plataforma mantém parcerias com redes de farmácias?

 
Sim, temos parceria com a ePharma e com a Pague Menos. Além de vender medicamentos com descontos, lançamos o serviço de atendimento dentro das farmácias Pague Menos. Para isso, usamos dispositivos portáteis desenvolvidos pela empresa israelense TytoCare que permitem a realização de exames físicos, como ausculta cardíaca e pulmonar e avaliação de garganta e ouvido, entre outros. O usuário da Pague Menos vai na farmácia e, num box exclusivo, consegue fazer os exames. Isso é o que chamamos de telemedicina ampliada.

A telemedicina ampliada parece oferecer inúmeras possibilidades.

 
Sim. Pretendemos, por exemplo, lançar contêineres para espalhar o conceito de telemedicina ampliada para áreas públicas. Também planejamos ofertar o serviço para pequenas e médias empresas que não conseguem bancar um médico full time na empresa. Como os dispositivos da TytoCare, tudo isso passa a ser possível.

A pandemia acelerou a transformação digital da saúde no Brasil?

 
Com certeza. Desde o início da pandemia, vimos surgir uma quantidade impressionante de startups na área de saúde. Estimo que hoje existam mais de mil empresas dedicadas a esse ramo de negócio. A pandemia confirmou várias hipóteses. Uma delas é que o brasileiro aprecia a praticidade da tecnologia. Atualmente, você vê os consumos nas plataformas e marketplaces crescer trimestre atrás de trimestre. Com a telemedicina é a mesma coisa. É uma evolução contínua e sustentável.

Para mais informações, clique aqui.

 

 https://neofeed.com.br/blog/home/como-o-grupo-fleury-esta-criando-o-maior-marketplace-de-saude-do-brasil/

 

“Tem que ter respeito pela nossa história”, diz o presidente do Bradesco

Em entrevista ao NeoFeed, Octavio de Lazari Jr. fala pela primeira vez sobre a campanha do Mercado Pago que incomodou os bancões, explica a estratégia de suas marcas digitais, a intenção de levar Next ou Digio para o exterior e comenta muito mais

Leia em 19 min

Octavio de Lazari Jr., presidente do Bradesco – Foto: Divulgação/Bradesco

Em setembro, quando a Febraban disparou um torpedo sob a forma de um comunicado contra as fintechs ligadas à Zetta, o NeoFeed apurou que o estopim para a discussão virar pública tinha sido duas campanhas publicitárias, uma da Stone e outra do Mercado Pago. Esta última, aliás, colocou um dinossauro na frente de agências bancárias para satirizar os grandes bancos.

Pela primeira vez, um grande banqueiro não só confirma que essa foi a gota d’água como faz questão de se posicionar com mais firmeza. “Esse pessoal passou do ponto. Você pode fazer marketing da sua empresa, pode fazer o que você quiser, mas tem de respeitar os concorrentes”, disse Octavio de Lazari Jr., presidente do Bradesco, com exclusividade ao NeoFeed.

Lazari, que comanda um gigante com R$ 1,71 trilhão em ativos, vai além. “Você não precisa criticar o seu concorrente para se dar bem. O Bradesco e Itaú são concorrentes há 80 anos e você nunca viu um atirar no outro. Eu criticar o Milton (Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco) ou o Milton me criticar, ou fazer uma campanha. Nunca fizemos e nunca vamos fazer isso”, afirma.

“Se eu fosse o diretor de marketing de uma dessas empresas, eu teria vergonha de fazer a campanha que eles fizeram. Se eu fosse o CEO ou o presidente do conselho de uma dessas empresas que fez essa campanha, eu iria a público me retratar pela ofensa às pessoas que se expuseram durante a pandemia para que a população fosse atendida”, diz, em tom de desabafo.

O presidente do Bradesco afirma que sempre respeitou as fintechs, que sua grande preocupação sempre foi com as big techs. E tem adotado uma maneira bem prática de encarar os desafios que a competição e as novas tecnologias têm imposto aos grandes bancos.

“Fecha uma porta? Ah! Tenho menos receita de TED e DOC porque entrou o PIX. Abre outra porta”, diz ele. “Não adianta querer ficar lutando contra essa aqui. Está dado já. Temos que buscar outras fontes de receita e explorar mercados que já conhecemos razoavelmente bem”, afirma.

Justamente por isso, Lazari está de olho em outros mercados também fora do Brasil. Por ter um banco nos Estados Unidos, o BAC, com clientes em 48 dos 50 estados americanos, e também 2,8 milhões de cartões de crédito emitidos no México, ele não descarta levar as operações de seus bancos digitais, o Next ou o recém-adquirido Digio, para esses países.

Na entrevista a seguir, Lazari fala sobre a expectativa para a economia no ano que vem, crescimento do PIB, inflação, alta da taxa de juros e diz que o Brasil não poderá fugir das reformas necessárias para o País andar. Ele também afirma que, em dois anos, poderá juntar Next e Digio, e comenta o resultado do Bradesco, que surpreendeu o mercado positivamente.

Os analistas esperavam um lucro de R$ 6,3 bilhões e o Bradesco acabou alcançando R$ 6,76 bilhões no terceiro trimestre deste ano, uma alta de 34,5% em relação ao mesmo período do ano passado e de 7,1% em comparação com o trimestre anterior.

O resultado foi puxado pela área de seguros, previdência e capitalização, que respondeu por R$ 3,21 bilhões e também pelo avanço da carteira de crédito, que chegou a R$ 773,3 bilhões, uma alta de 16,4% em comparação com o terceiro trimestre de 2020.

“O que observamos é que a inadimplência está abaixo da taxa histórica, que é em torno de 4% ou 4,2%, e hoje está em 2,6%. Isso nos deu conforto para crescer a carteira de crédito”, diz. Acompanhe os principais trechos:

 

Tem um cenário de recuperação do banco, mas estamos vivendo um cenário macroeconômico de deterioração, com alta da inflação e das taxa de juros. Como enxerga isso?

 
É fato e não podemos deixar de trazer isso como relevante. Estamos vivendo um cenário de inflação mais elevada, isso vai fazer com que o Banco Central tenha que dispor de instrumentos de política monetária para segurar essa inflação e ele já disse que vai se valer disso. Isso indica que teremos juros maiores podendo chegar a mais de 10% ou 11% de taxa Selic, como alguns economistas estão falando, o que é ruim para a economia e para as pessoas. Com taxas de juros menores, as pessoas conseguem se reorganizar financeiramente. Então, a taxa de juros alta vai frear alguns negócios como IPOs, M&As, lançamento de debêntures. Mas é a situação que estamos vivendo hoje. O dólar mais alto, a inflação mais alta, a taxa de juros mais alta. Temos de fazer isso para não termos de volta o fantasma da inflação porque a gente sabe tudo o que uma inflação alta pode acarretar e a desorganização que ela produz na economia. Esse é o cenário que está em perspectiva para 2022.

 

E isso não te preocupa?

 
Quando a gente vai fazer o orçamento do banco para 2022, eu não posso conversar com o meu time sobre um cenário catastrófico, até porque não vejo um cenário catastrófico. O que eu procuro olhar sempre é que, apesar de ter isso em perspectiva e tem que ser a base de análise de qualquer projeção que você possa fazer de resultados futuros, a gente tem um país com mais de 200 milhões de habitantes e temos um PIB representativo. Se pegarmos o crescimento do PIB deste ano, que deve ser de 5% ou 5,5%, só o efeito arrasto dele para 2022 bota um crescimento de 0,75% para o ano que vem. É pouco? De fato, é pouco. Mas é isso o que temos de realidade.

 

Não é ruim?

 
Em 2021 estamos trabalhando a meia velocidade, ainda com efeitos da pandemia. A tendência para 2022 é as pessoas voltando a trabalhar full. Isso gera um crescimento na economia que é importante. Temos que trabalhar essa economia que vai ter capacidade de crescer. Continuar apoiando os nossos clientes, micro, pequenos e médios empresários para restabelecer seus negócios. Tivemos algumas boas notícias, a renovação de concessão da Dutra, o leilão do 5G, que vai trazer investimentos para o Brasil, temos alguns outros eventos importantes que vão trazer investimentos. Em vez de olhar o copo meio vazio e ficar sentado em cima de prognósticos negativos, a gente prefere olhar aquilo que a gente pode fazer enquanto um banco que tem clientes de alta, média e baixa renda e empresas multinacionais, grandes, pequenas e micros, e com 75 milhões de clientes.

“A taxa de juros alta vai frear alguns negócios como IPOs, M&As, lançamento de debêntures”

 

O Bradesco vai crescer neste ano?

 
Se pegarmos só o banco Bradesco, vamos crescer neste ano 2 milhões de novos clientes. Se eu pegar o Next, o Bitz e o Digio, que estamos comprando, e somar, estamos falando de 12 milhões de pessoas, das quais 80% não têm conta no Bradesco. Temos um oceano azul para explorar, para vender produtos, oferecer empréstimo, vender cartão de crédito. O cenário macro não é otimista, mas tenho uma boa convicção de que o Bradesco vai continuar crescendo, nossa carteira de crédito no ano que vem vai crescer dois dígitos. Estamos trabalhando com todas as dificuldades em perspectiva, mas explorando aquilo que o Bradesco tem de melhor para crescer em 2022.

  

Você falou dos pontos positivos como a concessão da Dutra e do leilão do 5G. Mas e os pontos negativos como o furo do teto dos gastos, as reformas que não andam em Brasília?

 
A gente entende que esse negócio de disciplina fiscal é fundamental. Seja no setor público, seja no setor privado, tem que ter disciplina de gastos. O teto tem que ser respeitado até para o País ter responsabilidade fiscal e uma visão positiva do investidor internacional de que o País vai cumprir aquilo a que ele se dispôs. Ou seja, ao orçamento dele. Isso não cabe muita discussão, o governo vai ter de trazer isso para a realidade em 2022. Para mim, isso foi um efeito isolado nesse ano de 2021 e vai voltar a realidade em 2022. Agora, não dá para continuar a manter essa responsabilidade fiscal se as reformas não forem encaminhadas. A reforma administrativa e a simplificação tributária precisam acontecer. Tanto a equipe econômica como o Banco Central têm isso em perspectiva do que devem encaminhar em 2022.

 

Mas em ano eleitoral isso é mais difícil de acontecer…

 
Mas temos de fazer, não tem muito jeito. Se não acontecer em 2022, terá de acontecer em 2023. Perdemos a oportunidade de fazer em 2020 e 2021, lógico que teve todo o problema de pandemia que vivemos, mas isso tem de estar no radar. Não tem outro jeito de trazer o Brasil para um crescimento consistente, sustentável, de longo prazo, se essas coisas não acontecerem.

“Seja no setor público, seja no setor privado, tem que ter disciplina de gastos”

 

Você mencionou o Next, o Bitz e o Digio, que o grupo acabou de comprar. Qual é a lógica de ter três marcas digitais?

 
Começamos com o Next há quatro anos e há dois anos começamos a acelerar. Aí, percebemos uma oportunidade de criar uma wallet digital (o Bitz) para atender as pessoas de baixa renda. Era um produto que estava sendo demandado no Bradesco Expresso, que são os correspondentes bancários. E o Digio é um negócio no qual já tínhamos 50% dele, o Giovane (Carlos Giovane Neves, CEO do Digio) está fazendo um bom trabalho, dando resultado, pequenininho, mas dando resultado. É um negócio crescendo a 2,5 milhões de clientes, não tem vínculo com o Bradesco, anda sozinho. Quando você olha esses três negócios, são três aviões que já decolaram. Você olhando de fora, e entendo isso, não faz sentido o Bradesco andar com três negócios em paralelo.

 

E por que, mesmo com esse diagnóstico, vão andar em paralelo?

 
Toda vez que você faz um M&A ou uma incorporação, tem um freio de arrumação que é meio que natural. Tem que ajustar as plataformas do core banking, a estrutura de funcionários, a estrutura de produtos e serviços. Teríamos de fazer um freio de arrumação para juntar esses três negócios agora. Então, a gente acha melhor botar o manche para frente, acelerar esses três negócios e, pode ser que, daqui a dois anos ou três anos, você vai ajustando a plataforma do Next e do Digio para que eles possam se encontrar lá na frente. Essa é uma possibilidade.

 

Quais são as outras possibilidades?

 
Compramos um banco nos Estados Unidos, o BAC Florida, com licença full, para fazer captação, crédito imobiliário, cartão de crédito, wealth management, para fazer qualquer coisa. O BAC tem uma agência só, mas tem clientes em 48 dos 50 estados americanos. E ele não tem um banco digital full. Será que não faz sentido eu ter um Next ou um Digio lá nos Estados Unidos? Para poder abrir conta, fazer crédito, crédito imobiliário e fazer captação de clientes lá? Devagarzinho, sem agência física. Não fazer banco de varejo, abrindo agência física, competindo com J.P. Morgan ou Morgan Stanley. Não faz sentido. Mas qual banco americano digital de destaque? Tem dois ou três. É um negócio para a gente pensar e estruturar.

“Pode ser que, daqui a dois anos ou três anos, você vai ajustando a plataforma do Next e do Digio para que eles possam se encontrar lá na frente”

 

Outros mercados interessam?

 
Olha, pouca gente sabe, mas temos uma operação de cartão de crédito no México que tem dez anos. Vai muito bem e dá lucro todo ano. São 2,8 milhões de cartões emitidos em parceria com redes de lojas mexicanas. Se eu tiver um banco lá, dá para operar captação, crédito consignado. O mercado mexicano é o Brasil de dez anos atrás, tem muito para crescer. Um banco digital chamado Digio (Lazari pronuncia “Dirrio” em espanhol), soa bem. Next também. É um problema bom de resolver. Outros bancos gostariam de ter o problema que tenho hoje. Por isso, não dá para juntar essas três operações. Temos três caras que são referências de mercado para tocar essas operações. O Renato Ejnisman, no Next; o Curt Zimmermann, no Bitz; e o Carlos Giovane, no Digio. São três CEOs que poderiam comandar qualquer grande instituição financeira, estão pisando no acelerador e tenho três negócios que podem crescer no Brasil e no exterior. Por que vou fazer um freio de arrumação agora?

 

Como capturar sinergias entre as marcas?

 
O Next fechou o terceiro trimestre com 7,7 milhões de clientes e o próprio Renato disse que vai fechar o ano com 10 milhões de clientes. E agora com o marketplace e todos os produtos que tenho no Bradesco e posso replicar no Next. Não preciso ficar criando produtos. É pegar, botar a embalagem do Next, plugar no Next e vai embora. Os produtos do Next, como faço para botar eles no Digio? É a mesma coisa. Só botar a embalagem do Digio e vender no Digio. No Bitz, também. É lógico que o Bitz não vai ter a mesma amplitude de produtos e serviços porque é uma wallet digital. Mas pode ter recarga de celular, seguro de vida, seguro residencial, cartão de crédito, empréstimos com tíquete mais baixo. Tem uma amplitude de coisas que dá para fazer. E, para deixar claro, não existe mágica ou bala de prata. Para que consiga formatar esse lucro de R$ 25 bilhões ou R$ 26 bilhões da corporação do Bradesco, temos que trabalhar cada uma das verticais com extrema competência e oportunidades.

 

Por exemplo?

 
Fecha uma porta? Ah! Tenho menos receita de TED e DOC porque entrou o PIX. Abre outra porta. Não adianta querer ficar lutando contra essa aqui. Está dado já. Temos que buscar outras fontes de receita e explorar mercados que já conhecemos razoavelmente bem. Já estamos há dez anos no mercado mexicano, sabemos operar lá. Ser rentável só com operação de cartão de crédito é porque conhecemos. Fazer crédito nos Estado Unidos é diferente do que fazer no México. Nos Estados Unidos, você tem cadastro positivo, tem bureau, o cara que não tiver histórico de crédito nos EUA não vive lá. Então pode crescer um pouquinho lá. Acho que temos boas oportunidades para continuar formatando. Cuidar do banco incumbente, que é esse Bradescão de 4 mil agências e 45 mil pontos de atendimento, mas criando novos ativos e novas oportunidades para buscar novos caminhos.

“O mercado mexicano é o Brasil de dez anos atrás, tem muito para crescer. Um banco digital chamado Digio (Lazari pronuncia “Dirrio” em espanhol), soa bem. Next também. É um problema bom de resolver”

 

Mas o Bradesco tem uma data para começar com esses bancos digitais no exterior?

 
Estamos olhando isso. Nos Estados Unidos é mais fácil porque já temos o BAC lá. No México, tem que ter licença de banco para operar e não é simples. Mas, como já operamos cartão de crédito no país há dez anos, é mais fácil conseguir essa licença. É algo que vai ser estruturado em 2022 e queremos lançar ainda em 2022.

 

O Next vai abrir capital no exterior?

 
A vantagem de abrir capital lá fora é se tornar uma empresa conhecida internacionalmente. Temos essa cabeça com o Next, por ser um banco digital e porque pensamos em expandir as operações para outras geografias. Mas penso que tem de ter espelho aqui na B3 porque é uma empresa brasileira controlada por um banco brasileiro. Acho que em dois anos devemos abrir o capital do Next.

O Bradesco comprou o Digio que fazia parte de uma sociedade com o Banco do Brasil. Vocês vão comprar as participações do BB em outras empresas do grupo Elopar?
Não, porque o Banco do Brasil não quer vender. A antiga administração disse que queria se desfazer, essa administração mais recente já disse que não quer vender. É lógico que, se o Banco do Brasil quisesse vender a Livelo, a Cielo, a Elo, (o Bradesco se interessaria em comprar), mas não é o caso. Vamos continuar trabalhando juntos porque são negócios que dão receita, são geradores de caixa, dão lucro, são empresas vencedoras.

“A vida toda a gente foi low profile, mas chegou num ponto que foi falta de respeito”

 

Recentemente, a Febraban emitiu um comunicado mais duro em relação às fintechs. O NeoFeed apurou que o estopim disso foram campanhas publicitárias da Stone e a gota d’água foi a do Mercado Pago, do Mercado Livre, que levava um dinossauro para frente de uma agência bancária, inclusive do Bradesco. Foi isso mesmo?

 
A gente entende e tem convicção que esse pessoal passou do ponto. Você pode fazer marketing da sua empresa, pode fazer o que você quiser, mas tem de respeitar os concorrentes. A vida toda a gente foi low profile, mas chegou num ponto que foi falta de respeito. O Bradesco, o Itaú, o Santander, o Banco do Brasil e a Caixa têm uma história de mais de 80 anos no mercado financeiro. A gente pode errar? Lógico que a gente errou, a gente erra e vai continuar errando porque não tem como ser perfeito. Mas temos uma história de respeito dentro do País. O sistema financeiro brasileiro é um dos mais sólidos que existem no mundo. Faz muito tempo que você não escuta que um banco brasileiro quebrou e tudo isso só foi possível porque os bancos brasileiros souberam construir junto com o Banco Central a solidez desse sistema financeiro. Vários bancos estrangeiros vieram para o Brasil, todo mundo pensou que o sistema financeiro brasileiro ia ser dominado pelos estrangeiros e o único que ficou foi o Santander porque comprou o Banespa. O resto pegou a carriola e foi embora.

 

Você achou muito fora do tom as campanhas publicitárias dessas empresas?

 
Tem que ter respeito pela nossa história, são coisas que se aprendem no berço. Por isso que a Febraban, por uma orientação nossa, foi mais contundente. Para fazer marketing e falar da sua empresa, não precisa criticar o outro. Você nunca viu o Bradesco, o Itaú ou o Santander criticando os outros ou as fintechs. Eu fui o primeiro a falar que as fintechs são as parceiras e que a minha preocupação sempre foi com as big techs, que não são reguladas, têm um arsenal de informações incomensurável e essas, sim, podem atrapalhar o mercado. Você não precisa criticar o seu concorrente para se dar bem. O Bradesco e Itaú são concorrentes há 80 anos e você nunca viu um atirar no outro. Eu criticar o Milton ou o Milton me criticar, ou fazer uma campanha. Nunca fizemos e nunca vamos fazer isso. Ao contrário, na pandemia a gente se juntou para ajudar a população brasileira.

 

Como?

 
Na pandemia, enquanto os funcionários dessas fintechs puderam ir para casa e trabalhar em home office, os funcionários dos bancos brasileiros, que foram considerados serviços essenciais, tiveram de ir para dentro de suas agências para atender a população brasileira. Quem pagou o auxílio emergencial? Não foi nenhuma fintech. Foi Bradesco, a Caixa, o Itaú, o Santander… Foram 500 mil bancários brasileiros, e falo em nome deles, que não puderam ir para home office, tiveram que ir para dentro de suas agências, com toda a segurança, para poder atender a população brasileira num momento de dificuldade. Aí chega um sujeito e bota um dinossauro na porta giratória de uma agência nossa, fazendo chacota.

“Foram 500 mil bancários brasileiros, e falo em nome deles, que não puderam ir para home office. Aí chega um sujeito e bota um dinossauro na porta giratória de uma agência nossa, fazendo chacota”

 

Isso pegou forte…

 
Lá dentro daquela agência tem um bancário que acordou as 7h da manhã e foi lá trabalhar pegando condução, correndo risco de contaminação, para poder atender a população brasileira porque a agência tinha que abrir. Lá dentro, tem um vigilante que deve ter acordado às 5h da manhã, lá no fundo da Zona Sul de São Paulo, para poder estar na porta da agência para os clientes poderem entrar. São seres humanos, merecem respeito. Não é nem um desrespeito ao Bradesco, ao Itaú ou ao Santander, é um desrespeito às pessoas que trabalham lá dentro.

 

O que você diria para eles?

 
Se eu fosse o diretor de marketing de uma dessas empresas, eu teria vergonha de fazer a campanha que eles fizeram. Se eu fosse o CEO ou o presidente do conselho de uma dessas empresas que fez essa campanha, eu iria a público me retratar pela ofensa às pessoas que se expuseram durante a pandemia para que a população fosse atendida. É um desabafo. Acabamos respondendo num tom mais severo porque eu vi a cara do meu vigilante quando aquele dinossauro forçou a porta giratória. Ele poderia pensar que fosse um assaltante, imagina a tragédia que poderia ter acontecido. Eu liguei para a funcionária do banco que estava lá naquele momento para parabenizar a postura dela de respeito aos clientes que estavam dentro da agência. Tudo bem, é concorrência, marketing, mas a gente tem que respeitar o ser humano, as pessoas merecem respeito.

 

Aliás, a Febraban reclama de assimetrias entre bancos e fintechs. Você concorda com isso?

 
Não é se concordo, é fato. Tem assimetria. A exigência de capital de um banco nível 1, como é o Bradesco, é totalmente diferente do que se exige das fintechs e startups. O ponto é que, quando o BC decidiu lá atrás, quais eram os bancos “too big to fail”, você tinha os bancos mais ou menos dentro da mesma concepção. Mas, de uns anos para cá, esse negócio mudou. Você tem empresas que são grandes em determinados nichos. Tem fintech que tem milhões de cartões que precisam ser tratadas como nível um no segmento de cartões. Se uma delas quebrar, vai ser um problema para o BC. Não é que queremos privilégio, só queremos que, em determinados segmentos, eles sejam tratados com o mesmo rigor de exigência de capital que temos de ter. O próprio Banco Central já entendeu isso.

“Tem assimetria. A exigência de capital de um banco nível 1, como é o Bradesco, é totalmente diferente do que se exige das fintechs e startups”

 

O Bradesco está com sangue nos olhos na disputa digital?

 
Muito. É Bradesco digital. Não é Next, não é Digio, não é Bitz. O digital te ajuda a reduzir muito o custo, é absolutamente essencial para entender o momento do cliente. Para você ter uma ideia, há sete meses montamos uma área no Bradesco chamada BE, que é Bradesco Experience. Já temos 1 mil pessoas nessa área comandada pela Carolina Fera. Eles ficam 24 horas por dia monitorando as jornadas digitais no internet banking e no mobile para tornar a vida do cliente muito simples. Além disso, quase 80% dos novos desenvolvimentos dentro do banco são feitos na nuvem e já são feitos por squads. Tem mais de 3 mil pessoas trabalhando só nisso. Antes da pandemia, o Bradesco fazia 1 milhão de autenticações na boca do caixa. Hoje, são 120 mil. A maioria passou a ser feita pelo mobile.

 

Os grandes bancos são digitais. Você não acha que perderam a disputa da narrativa?

 
Eu diria que não tem nada mais digital no mercado hoje do que os cinco maiores bancos incumbentes. Se você juntar as transações de PIX dos cinco bancos incumbentes, dá mais de 80% do mercado. Talvez tenha sido uma narrativa que não chamou a atenção. E outra: você ser uma empresa digital é muito mais cool do que você ser um Bradesco, um Itaú, um Santander, um Banco do Brasil ou uma Caixa, que parecem estar mais linkados ao mundo físico do que digital. Parece, mas essa não é a realidade de hoje. Em evolução, demos show de bola.

 

 https://neofeed.com.br/blog/home/tem-que-ter-respeito-pela-nossa-historia-diz-o-presidente-do-bradesco/


Pix completa um ano com nova funcionalidade para devolução


Mecanismo será usado em casos de fraude ou de erro operacional 
 
 
A partir do dia 29 estarão disponíveis o Pix Saque e o Pix Troco, que permitem o saque em espécie e a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais

No aniversário de um ano, o Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), ganha nova funcionalidade. Entra em vigor nesta terça-feira (16) o Mecanismo Especial de Devolução, que agilizará o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras. O mecanismo está regulamentado por uma resolução editada pelo BC em junho. Desde então, as instituições financeiras estavam se adaptando aos procedimentos.

Até agora, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisavam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais para devolver o dinheiro. Segundo o BC, isso dificultava o processo e aumentava o tempo necessário para que o caso fosse analisado e finalizado. Com o Mecanismo Especial de Devolução, as regras e os procedimentos serão padronizados.

Outras novidades para o Pix virão em breve. A partir do dia 29 estarão disponíveis o Pix Saque e o Pix Troco, que permitem o saque em espécie e a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais e outros lugares de circulação pública. No Pix Saque, o cliente poderá fazer saques em qualquer ponto que ofertar o serviço, como comércios e caixas eletrônicos, tanto em terminais compartilhados quanto da própria instituição financeira. Nessa modalidade, o correntista apontará a câmera do celular para um código QR (versão avançada do código de barras), fará um Pix para o estabelecimento ou para a instituição financeira e retirará o dinheiro na boca do caixa.

O Pix Troco permite o saque durante o pagamento de uma compra. O cliente fará um Pix equivalente à soma da compra e do saque e receberá a diferença como troco em espécie. O extrato do cliente especificará a parcela destinada à compra e a quantia sacada como troco.

 

Open banking

 
Ainda neste trimestre, o BC pretende estender o iniciador de pagamentos ao Pix. Por meio dessa ferramenta, existente para pagamentos por redes sociais e por aplicativos de compras e de mensagens, o cliente recebe um link com os dados da transação e confirma o pagamento. Atualmente, o iniciador de pagamentos existe para compras com cartões de crédito e de débito. O BC pretende ampliar a ferramenta para o Pix, o que só será possível por causa da terceira fase do open banking (compartilhamento de dados entre instituições financeiras), que entrou em vigor no fim de outubro.

Com a troca de informações, o cliente poderá fazer transações Pix sem abrir o aplicativo da instituição financeira, como ocorre hoje. O usuário apenas clicará no link e informa a senha ou a biometria da conta corrente para concluir a transação. Tudo sem sair do site de compras, do aplicativo de entregas ou da rede social.

 

Estatísticas

 
Até o fim de outubro, segundo os dados mais recentes do BC, o Pix tinha 348,1 milhões de chaves cadastradas por 112,6 milhões de usuários. Desse total, 105,2 milhões são pessoas físicas e 7,4 milhões são pessoas jurídicas. Cada pessoa física pode cadastrar até cinco chaves Pix e cada pessoa jurídica, até 20. As chaves podem ser distribuídas em um ou mais bancos.

Em um ano de funcionamento, o volume de transações pelo Pix deu um salto. Em outubro, o sistema de pagamentos instantâneos movimentou R$ 502 bilhões, contra R$ 25,1 bilhões liquidados em novembro do ano passado. Segundo o Banco Central, 75% das transações do Pix em outubro ocorreram entre pessoas físicas, contra 87% no primeiro mês de funcionamento. Os pagamentos de pessoa física para empresa saltaram de 5% para 16% no mesmo período.

Empresas e governo
O aumento nos pagamentos a empresas decorre de funcionalidades adicionadas ao longo deste ano para estimular o recebimento de Pix por empresas e prestadores de serviço. Em maio, começou a funcionar o Pix Cobrança, que substitui o boleto bancário e permite o pagamento instantâneo por meio de um código QR (versão avançada do código de barras) fotografado com a câmera do celular.

Em julho, começou a ser ofertado o Pix Agendado, que permite o agendamento de cobranças, com a definição de uma data futura para a transação. Em setembro, o oferecimento da funcionalidade por todas as instituições financeiras passou a ser obrigatório.

As transações entre pessoas físicas e o governo aumentaram de R$ 2,2 milhões em novembro de 2020 para R$ 409,8 milhões em outubro deste ano. Apesar de pequenas em relação ao total movimentado, essas operações estão subindo graças a medidas como o pagamento de alguns tributos por grandes, micro e pequenas empresas e à quitação de taxas federais por meio do Pix.

 

Segurança

 
O Pix completa um ano em meio a preocupações com a segurança do sistema. Por causa do aumento de sequestros-relâmpago e de fraudes relacionadas ao Pix, o BC limitou, em outubro, as transferências a R$ 1 mil entre as 20h e as 6h. Medidas adicionais de segurança foram adotadas, como o bloqueio, por até 72 horas, do recebimento de recursos por pessoas físicas em caso de suspeita de fraude.

Em setembro, ocorreu o incidente mais sério com o Pix registrado até agora. Uma brecha de segurança no Banco Estadual de Sergipe permitiu o vazamento de 395 mil chaves Pix do tipo telefone. Na ocasião, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, valores movimentados e saldos nas contas, mas os números de telefone de clientes capturados por pessoas de fora da instituição, que foi punida pelo BC.

Se casos semelhantes ocorrerem, as próximas punições poderão ser mais duras. No fim da semana passada, o BC acelerou as notificações às instituições financeiras que violarem os regulamentos do Pix e diminuiu as situações em que as multas serão isentas.

 

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