terça-feira, 14 de março de 2023

Empresas anunciam parceria para produzir combustível renovável a partir da canola

87.443 imagens de Canola Imagens, fotos stock e vetores ...

Estadão Conteúdo 

 

A Corteva, a Bunge e a Chevron anunciaram nesta terça-feira, 14, que trabalharão juntas para introduzir híbridos de canola safra de inverno que produzem óleo vegetal com uma pegada de carbono mais baixa. O objetivo é tentar aumentar a disponibilidade de matérias-primas para o crescente mercado doméstico de combustíveis renováveis.

As empresas afirmaram que os híbridos de canola de inverno da Corteva podem ser usados em um sistema de cultivo duplo, seguindo a soja ou o algodão.

Com isso, a Bunge Chevron Ag Renewables, uma joint venture entre a Bunge e a petrolífera Chevron, planeja fechar negócio com agricultores para comprar a canola colhida na estação e usar o óleo para produzir combustível renovável.

As três companhias ainda disseram que a canola safra de inverno, que planejam introduzir no sul dos Estados Unidos, criará uma nova oportunidade de receita para os agricultores com uma rotação sustentável de culturas, acrescentando que esperam conduzir um programa piloto no cultivo na temporada de 2022/23.  

 

Fonte: Dow Jones Newswires


Natura&Co espera retomada de rentabilidade em 2023 após ajustes em 2022, ação desaba


Crédito: REUTERS/Amanda Perobelli

As ações da companhia dona de marcas como Natura e Avon despencavam cerca de 16% por volta de 11h55, liderando as perdas do Ibovespa, que subia 0,4% (Crédito: REUTERS/Amanda Perobelli)

 
 

SÃO PAULO (Reuters) – A fabricante de cosméticos Natura&Co avalia que conseguirá entregar neste ano uma melhora de seus resultados, após amargar no quarto trimestre prejuízo e queda de faturamento, afirmaram executivos da companhia nesta terça-feira.

As ações da companhia dona de marcas como Natura, Avon, Aesop e The Body Shop despencavam cerca de 16% por volta de 11:55, liderando as perdas do Ibovespa, que subia 0,4%.

“Quero reforçar minha confiança total em nossa jornada para recuperação da lucratividade”, afirmou o presidente-executivo, Fábio Barbosa, em conferência com analistas em inglês.

O executivo não fez projeções precisas, mas afirmou que ações executadas pela empresa no ano passado, que incluíram revisão da presença da The Body Shop, reajustes de preços e integrações de operações de marcas devem gerar frutos em 2023.

A companhia está focada em melhoria de margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) e geração de fluxo de caixa em 2023, depois de encerrar 2022 com queda de quase 24% no Ebitda ajustado e ver a margem recuar de 10,3% para 8,7%.

Executivos da companhia afirmaram que a Natura&Co ainda vê espaços para aumentos de preços de produtos em alguns países. Na América Latina, as receitas da marca Natura subiram 17,5% no quarto trimestre sobre um ano antes, enquanto a Avon mostrou evolução de 2,2% na região, pressionada por desempenho negativo da marca fora do Brasil.

Executivos da empresa afirmaram que a marca Avon está tendo desempenho positivo em algumas regiões como Oriente Médio e Ásia e Pacífico. Mas na Europa Central a marca tem sido impactada pela guerra na Ucrânia, enquanto Europa Ocidental e mercados desenvolvidos registraram resultados mais fracos.

“Nossos negócios no Brasil estão indo extremamente bem e a Avon melhorou lucratividade. Na América Latina enfrentamos ventos contrários…mas a marca Natura se provou na região e na Avon toda a reestruturação começou a melhorar a lucratividade”, disse Barbosa.

Analistas do BTG Pactual consideraram fracos os resultados do quarto trimestre da Natura&Co, afirmando que a recuperação difícil da companhia os deixa mais conservadores em relação à empresa. Barbosa citou em seus comentários que 2023 será mais um ano “desafiador”.

Luiz Guanais e equipe de analistas do BTG afirmaram em relatório a clientes enxergar a alta alavancagem em meio a um cenário de juros altos e os problemas na reformulação de suas operações Avon – na América Latina e no exterior – e The Body Shop como principais desafios.

Durante a conferência, executivos da Natura&Co afirmaram que a empresa está “trabalhando em sua estrutura de capital”, mas não deram detalhes sobre eventuais ações futuras.

A Natura&Co encerrou 2022 com dívida líquida de 7,44 bilhões de reais, alta de quase 25% sobre um ano antes. A alavancagem medida pelo Ebitda sobre a dívida líquida passou de 1,52 vez para 3,49 vezes.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Paula Arend Laier)


SVB é vítima de batalha contra a inflação, dizem banqueiros


SVB é vítima de batalha contra a inflação, dizem banqueiros

Logotipo do SVB (Silicon Valley Bank) sob vidro estilhaçado

Por Iain Withers e Lawrence White

 

LONDRES (Reuters) – O colapso dramático do Silicon Valley Bank e a turbulência do mercado que ele desencadeou fazem parte da “batalha entre fogo e gelo” nos esforços globais para conter a inflação após anos de dinheiro fácil, disse o copresidente do Morgan Stanley, Ted Pick, nesta terça-feira.

Os aumentos acentuados nas taxas de juros pelo Federal Reserve e outros bancos centrais para combater os crescentes preços ao consumidor inevitavelmente levaram a surtos de estresse, disse Pick na Morgan Stanley European Financials Conference, acrescentando que os bancos norte-americanos SVB e Signature Bank foram vítimas dessas circunstâncias.

“Isso faz parte do processo de girar o botão para apertar as condições financeiras e garantir que estamos no caminho certo para normalizar um mundo com taxas de juros mais altas”, disse Pick.

“Mas pode muito bem haver surpresas, pode muito bem haver reações”, disse ele, acrescentando que o mercado está no meio de uma luta para “matar a inflação” que será travada em 12 a 18 meses.

O executivo-chefe do Lloyds, Charlie Nunn, disse anteriormente ao evento que os bancos britânicos ainda não estavam vendo uma “voo para a qualidade” nos depósitos entre clientes nervosos com a segurança dos seus recursos após o colapso do SVB.

Os principais bancos dos Estados Unidos, incluindo JPMorgan e Citigroup, viram uma onda de clientes solicitando a transferência de suas contas para bancos maiores, informou o Financial Times nesta terça.

Os analistas do Goldman Sachs disseram em nota na segunda-feira que o estresse bancário dos Estados Unidos pode se espalhar diretamente para os bancos europeus.

O Santander foi descrito como a única instituição com “exposição significativa” aos detentores de depósitos dos Estados Unidos, com cerca de 12% do total de depósitos nos Estados Unidos, enquanto o HSBC tinha 6% e o Barclays tinha 8% nas Américas como um todo, disse a pesquisa.

 

segunda-feira, 13 de março de 2023

"Cervelat é um produto suíço por excelência"


Grelhada ou não, as salsichas "cervela" são apreciadas em toda a Suíça. Keystone / Laurent Gillieron

A diversidade da Suíça se reflete em sua culinária. Recentemente publicado, o livro "O Patrimônio Culinário Suíço" pinta um retrato tanto gastronômico como cultural da cozinha regional suíça. 

Entrevista.

Um apanhado. Este é o termo que vem imediatamente à mente para descrever este livro de 661 páginasLink externo. O autor, o jornalista de gastronomia Paul Imhof, viajou anos pela Suíça recolhendo informações de um vasto leque de pessoas ativas nas áreas de agricultura, restaurantes e comércio de alimentos, mas também em bibliotecas. O resultado é uma coleção abrangente de dados sobre cada produto, incluindo suas origens, história, método de produção e área de distribuição.

Este trabalho reúne em um único livro um inventário culinário realizado entre 2005 e 2008 pela Associação do Patrimônio Culinário Suíço com a apoio dos cantões e especialistas de diferentes campos (acadêmicos, históricos, setoriais etc.), sob mandato da Confederação, e que tem sido constantemente atualizado desde então. O objetivo do inventário é fornecer uma visão o mais abrangente possível dos produtos da culinária suíça. Para serem incluídos, os produtos devem atender a três critérios: serem ainda consumidos, existirem há pelo menos 40 anos e terem uma ligação especial com a Suíça.

Mas este livro, que enumera mais de 450 produtos, não é um simples inventário. Proporciona também uma melhor compreensão da Suíça e de seu povo. "De fato, a tradição culinária é também uma viagem através da história, geografia, cultura e sociologia de um país", destaca Olivier Girardin, presidente da Associação do Patrimônio Culinário Suíço.

swissinfo.ch: O que diz o patrimônio culinário sobre a Suíça?

Olivier Girardin: Existem vários produtos regionais suíços. Temos um patrimônio muito rico, o que mostra que a Suíça é um país de confluências no centro da Europa, com várias culturas e diversas fronteiras. Essa diversidade se reflete em sua culinária.

 O livro "Patrimônio Culinário Suíço" está disponível em francês desde o final de 2022. Uma versão em alemão será publicada na primavera de 2023. Editions infolio

Semelhante patrimônio mostra também como se vivia no mundo rural, onde nada se perdia e tudo se transformava. A cozinha suíça inclui uma grande variedade de queijos, mas também embutidos e carnes secas, o que atesta o cuidado tomado na conservação dos produtos. Esta herança culinária está ligado ao fato de uma grande parte do território se situar nas montanhas, onde no inverno só se podia comer o que se podia conservar.

swissinfo.ch: Em suma, trata-se sobretudo da cozinha rural de um país relativamente pobre. Estamos bastante longe do esplendor da cozinha de Versalhes...

O.G.: Perfeitamente. Este caráter rural e relativamente pobre é um elemento central do patrimônio culinário da Suíça. Mas a Suíça é também um país industrial – e esse é o lado mais moderno dessa herança – onde os produtos provêm da nossa indústria alimentar com grandes grupos como a Nestlé. Entre os produtos clássicos deste tipo estão a famosa pasta alimentícia Cenovis ou a mostarda Thomy.

swissinfo.ch: Os pontos em comum da cozinha suíça têm sido evocados, mas existem também grandes diferenças entre as regiões?

O.G.: Existem, naturalmente, produtos típicos de diferentes regiões. Por exemplo, o cardo é muito conhecido em Genebra, mas não em outras partes da Suíça. No leste do país, existe um tipo de milho (Riebelmais) [GA1] que não é encontrado em todos os lugares.

Mas, além dos produtos, é interessante notar que o vínculo com a alimentação é diferente de acordo com a região. Podemos ver que na Suíça de língua alemã, as pessoas são mais sensíveis ao modo de produção, por exemplo, com alimentos orgânicos. Na Suíça latina, as pessoas são mais sensíveis à gastronomia local. O aspecto gustativo é muito mais acentuado no lado latino do que no lado alemão, onde o bem-estar do animal é tido mais em conta.

É interessante notar que se utiliza de um produto para falar sobre diferenças culturais entre a Suíça alemã e a Suíça latina. De fato, fala-se da "barreira do rösti", embora seja consumido também na Suíça francófona. A identidade está também ligada à alimentação, e por isso é importante para a coesão nacional saber o que se come noutras partes do país.

O.G.: Podemos constatar que ele ganhou interesse. Os restaurantes gourmets incluem de bom grado produtos locais em seu cardápio. Assistimos também a um ressurgimento do interesse do público em consumir produtos regionais sazonais, o que está em sintonia com os tempos.

Por outro lado, no consumo quotidiano, a conservação desse patrimônio é um pouco menos evidente. Transmiti-la aos jovens é um verdadeiro desafio.

swissinfo.ch: Alguns produtos até desaparecem completamente. Por quê?

O.G.: Há uma mudança nos hábitos alimentares. A sociedade moderna perdeu de certa forma o hábito de cozinhar, o que contribui para o desaparecimento de produtos – por exemplo, o refogado de porco – que requerem uma preparação mais longa ou mais complexa.

Além disso, muitos produtos que são processados para serem preservados requerem grande conhecimento por parte de artesãos como açougueiros, padeiros ou queijeiros. Contudo, o processamento de alimentos tornou-se altamente industrializado, o que levou à perda de parte desse conhecimento.

No entanto, há também novos produtos que vão surgindo e que ultrapassaram o fatídico limite de 40 anos para serem inscritos no patrimônio culinário. É o caso, por exemplo, do azeite do Ticino, um dos últimos produtos que incluímos no patrimônio.

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swissinfo.ch: Recentemente, tem-se falado muito de ecologia e de circuitos curtos. Será esta uma oportunidade para o nosso patrimônio culinário?

O.G.: Com efeito, penso que esse retorno às nossas raízes é uma oportunidade. É o oposto de uma globalização em que os alimentos são totalmente homogeneizados. É preciso explicar que os produtos inscritos no patrimônio culinário andam de mãos dadas com o conhecimento, a produção ecológica, o consumo racional e a tradição.

swissinfo.ch: No exterior, as pessoas costumam perguntar qual é o produto ou prato típico da Suíça. Qual é a resposta mais frequente?

O.G.: Muitas vezes pensamos no fondue ou na raclette. Tais produtos têm a vantagem adicional de serem fáceis de transportar e preparar. Há também queijos, como o gruyère ou o tête de moine (cabeça de monge), que fazem também muito sucesso no mercado de exportação, embora as quantidades produzidas não sejam as mesmas para ambos.

swissinfo.ch: Portanto, o queijo é realmente o produto suíço por excelência...

O.G.: Sim, o queijo e tudo o que lhe está associado. Mas também há salsichas. A Suíça tem cerca de 450 delas! Para mim, se tivesse de escolher um único produto suíço por excelência, seria a cervela; todo mundo consome, em todas as regiões. Também podemos notar a importância da categoria de produtos de panificação e confeitaria, pois é a mais representada em número de especialidades inscritas no patrimônio culinário suíço.

Olivier Girardin Kamerazuki56

swissinfo.ch: Outra questão que se coloca frequentemente é qual é o prato tradicional suíço de Natal. Qual é a resposta?

O.G.: Depende, porque a tradição não é a mesma em todas as regiões. Mas hoje em dia, é claro que o fondue chinês ou o peru é o prato mais popular. No entanto, é entre as sobremesas que devemos procurar um produto tradicional que seja comum a todo o país, com o büche de Noël (tronco de Natal) que, mesmo não sendo especificamente suíço, é consumido em toda a Suíça. Há também pães de erva-doce e todos os biscoitos de Natal que se encontram em todo os lugares, mesmo que apresentem variedades regionais.

swissinfo.ch: Poderíamos promover melhor os produtos suíços no exterior?

O.G.: Um dos melhores produtos exportados é o queijo. Esta é uma tradição muito longa que às vezes remonta a séculos, por exemplo com o sbrinz. Mas é importante compreender que a Suíça produz apenas 50% de seus alimentos. Consequentemente, a exportação de produtos alimentares não é realmente um problema; nosso forte são produtos de nicho.

No entanto, espero que este livro ajude a tornar este rico patrimônio mais conhecido no exterior. Meu sonho seria que cada embaixada suíça possuísse um exemplar.

Adaptação: Karleno Bocarro


 

Vinícolas devem pagar R$ 7 milhões por caso de trabalho escravo


Uma parte é por danos morais coletivos e outra, individuais 
 
 
Os valores do dano moral coletivo serão revertidos para entidades, fundos ou projetos visando a recomposição do dano


O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou ter assinado um termo de ajuste de conduta (TAC) com as vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton, envolvidas no flagrante de trabalho análogo à escravidão ocorrido em Bento Gonçalves (RS), em 22 de fevereiro. Pelo acordo, as vinícolas se comprometeram a pagar R$ 7 milhões em indenizações, sendo R$ 5 milhões por danos morais coletivos e R$ 2 milhões por danos individuais, a ser dividido entre os resgatados. O prazo de pagamento é de 15 dias a partir do fornecimento da listagem dos beneficiados.

"Os valores do dano moral coletivo serão revertidos para entidades, fundos ou projetos visando a recomposição do dano", destacou o MPT, em nota. Conforme as investigações, as três vinícolas envolvidas no caso contrataram mão de obra terceirizada fornecida pela Fênix Serviços Administrativo, que teria então mantido os trabalhadores, a maioria de origem baiana, em condições degradantes. Pelos termos do TAC, as vinícolas gaúchas se comprometeram a zelar pela obediência de princípios éticos ao contratar trabalhadores diretamente ou de forma terceirizada; abster-se de participar ou praticar aliciamento, de manter ou admitir trabalhadores por meios contrários à legislação do trabalho, de utilizar os serviços de empresas de recrutamento inidôneas; garantir e fiscalizar áreas de alojamentos, vivência e fornecimento de alimentação e somente contratar serviços de terceirização com empresas com capacidade econômica compatível com a execução do serviço contratado.

Também será preciso que elas fiscalizassem as medidas de proteção à saúde e à segurança do trabalho adotadas pelas terceirizadas e exijam o registro regular em carteira de todos os trabalhadores contratados para prestação de serviços, bem como os pagamentos de salários e verbas rescisórias. As três vinícolas terão de promover, entre outras empresas do setor e entre associados de suas cooperativas, estratégias de conscientização e orientação, contemplando seminários sobre boas práticas e cumprimento de legislação sobre direitos trabalhistas e direitos humanos, inclusive abordando temas de segurança, saúde e medicina do trabalho e trabalho em condições análogas à de escravo. O descumprimento de cada uma das cláusulas fica sujeito a multa de R$ 300 mil por violação.

Em decisão paralela, o juiz Silvonei do Carmo, da 2ª Vara do Trabalho de Bento Gonçalves, concedeu pedido de liminar feito pelo MPT e autorizou o bloqueio de R$ 3 milhões de Pedro Augusto Oliveira de Santana, dono da Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde Ltda. Isso porque o empresário se recusou a assinar o TAC com o MPT. A quantia foi bloqueada de modo a garantir o pagamento de indenizações em caso de eventual condenação criminal. A empresa já pagou, emergencialmente, no dia do resgate dos trabalhadores, R$ 1,1 milhão em verbas rescisórias.

Em 22 de fevereiro, uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 207 trabalhadores que enfrentavam condições de trabalho degradantes em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O resgate ocorreu depois que três trabalhadores que fugiram do local contataram a PRF, em Caxias do Sul (RS), e fizeram a denúncia. Atraídos pela promessa de salário de R$ 3 mil, os trabalhadores relataram enfrentar atrasos nos pagamentos dos salários, violência física, longas jornadas e oferta de alimentos estragados. Eles revelaram ainda que, desde que chegaram, no início do mês, eram coagidos a permanecer no alojamento, sob pena de pagar multa por quebra do contrato de trabalho. A PF prendeu um empresário baiano responsável pela empresa, que foi encaminhado para o presídio de Bento Gonçalves. Em notas, as vinícolas envolvidas disseram que desconheciam as irregularidades praticadas contra os trabalhadores recrutados pela empresa prestadora de serviços terceirizados.

Com Agência Brasil

 

Tarcísio diz que prevê a privatização da Sabesp para 2024

Sabesp » Institucional » Marca » Como aplicar a marca

 

 

 

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), disse nesta segunda-feira, 13, que prevê a privatização da Sabesp em 2024, sendo que a assinatura do contrato com a IFC, agência do Banco Mundial, para estruturação da capitalização deve ocorrer até o fim deste mês. Ao participar de almoço com empresários promovido pelo Lide, o governador salientou que serão avaliados no estudo a ser contratado todos os pontos de atenção, caso, por exemplo, de como serão prestados os serviços em áreas não rentáveis.

“Acredito que é uma operação que pode transcorrer no ano que vem”, afirmou Tarcísio, ao ser questionado sobre o prazo da privatização da companhia de saneamento.

O governador ponderou que é preciso fazer a operação com cuidado, já que se trata de um projeto grande porte.

Por outro lado, citou a experiência com privatização, mencionando a transferência ao capital privado da Eletrobras, ao demonstrar confiança na venda da Sabesp.

 

Rodoanel 

 

O governador de São Paulo disse também que está confiante que o leilão do trecho Norte do Rodoanel, que será feito na terça-feira, 14, será bem-sucedido. “Estou confiante de que o leilão do Rodoanel de amanhã será bem-sucedido”, comentou.

O trecho Norte do Rodoanel vai consumir investimentos de R$ 4 bilhões e, segundo Tarcísio, em 2026 ele estará totalmente pronto.

Fazendo um paralelo com o seu tempo de ministro da Infraestrutura, Tarcísio brincou que já estava com saudades de bater o martelo num leilão de concessões e privatização.

 

Obras 

 

O governador de São Paulo voltou a afirmar que não vai paralisar nenhum projeto ou obra que vieram de governadores anteriores. “Não vamos paralisar nada que veio do governo anterior. Foi assim que fiz quando estive à frente do Ministério da Infraestrutura e assim vou fazer no Governo do Estado de São Paulo. Obras não são de um governo ou de outro, são do Estado, comentou Tarcísio.

De acordo com ele, as pessoas não entendem e não aceitam obras paradas porque “obras paradas não geram taxas de retorno financeiro ou social”. “Vamos tocar”, disse.

E para o governador, fazer São Paulo crescer com desenvolvimento social é possível porque o Estado de São Paulo tem espaço para reduzir despesas e ganhar fôlego para investimentos. “Acreditamos na aliança de investimento público e privado”, reforçou.

 

Pfizer anuncia compra da Seagen por US$ 43 bilhões


 Nova logo da Pfizer - PFARMA

 

 

 

A Pfizer anunciou a compra da empresa de biotecnologia Seagen e sua classe pioneira de medicamentos contra câncer por US$ 43 bilhões. Sob os termos do acordo, a Pfizer pagará US$ 229 por ação em dinheiro. As empresas esperam que o acordo seja finalizado no final deste ano ou no início do ano que vem.

O total de US$ 43 bilhões inclui dívidas, disse uma porta-voz da Pfizer. É provável que a empresa enfrente o escrutínio dos reguladores antitruste, que intensificaram suas revisões na área de saúde e outros acordos.

A Seagen, com sede nos arredores de Seattle, ajudou a criar uma classe de medicamentos conhecidos como conjugados de drogas de anticorpos, ou ADCs, que podem atacar tumores para atacá-los com um agente tóxico.

A aquisição da Seagen ajudará a Pfizer a atingir sua meta de gerar US$ 25 bilhões em receita adicional até 2030 por meio do desenvolvimento de negócios, disseram executivos da Pfizer.

A Seagen, que projeta uma receita de US$ 2,2 bilhões este ano, pode trazer à Pfizer mais de US$ 10 bilhões em faturamento até 2030 se a empresa de biotecnologia conseguir ampliar a aplicação de seus medicamentos a mais tipos de tumores, disseram executivos da Pfizer.  

 

Fonte: Dow Jones Newswires