quarta-feira, 22 de março de 2023

Gaslighting no ambiente laboral no debate da nova Cipa

Fotos de Manipulação, Imagens de Manipulação sem royalties ...


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O gaslighting pode ser definido como o ato ou a prática da manipulação psicológica, em que o abusador tenta confundir e manipular a vítima até que ela se sinta insegura e tenha dúvida sobre suas capacidades, competências ou sanidade mental. Manipula, mente e causa esgotamento mental e físico na vítima.

Essa terminologia surgiu a partir de uma peça teatral denominada Gas Light datada de 1938, ambientada em Londres e adaptada ao cinema, cuja temática versa sobre uma relação tóxica, ante a manipulação psicológica pelo abusador dentro de um contexto doméstico — quando o marido adota o abuso psicológico contra a esposa, com o propósito de deixá-la louca — para se apropriar de seus bens.

Porém, o gaslighting entrou para o triste rol das conhecidas práticas de assédio moral organizacional, sendo espécie de violência que pode estar presente no ambiente de trabalho e que deve ser combatida, até porque cabe ao empregador adotar políticas para evitar constrangimentos e violência no ambiente de trabalho, sendo sua a obrigação de cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho, nos termos do artigo 157, inciso I, da CLT.

Na hipótese, o abusador distorce ou inventa informações de forma intencional, manipulando a vítima, que passa a duvidar de sua própria capacidade de sanidade. Essa conduta pode ser praticada por superiores hierárquicos e até mesmo entre colegas de trabalho, afetando principalmente mulheres e em ambientes de trabalho demasiadamente competitivos.

O tema — violência no ambiente de trabalho — ganhou especial destaque pelo Tribunal Superior do Trabalho, porquanto cada vez mais comuns os transtornos mentais relacionados ao trabalho, notadamente a exposição ao assédio moral e sexual, as jornadas exaustivas, as atividades estressantes, os eventos traumáticos, a discriminação, a perseguição da chefia e as metas abusivas, principais causas do início das patologias psicológicas e psiquiátrica.

O Ato Conjunto CSTJ.TST.GP 24/2014, institui o Programa Trabalho Seguro para a prevenção ao assédio sexual e moral e garantir relações de trabalho em que prevaleçam a dignidade, o respeito e os direitos do cidadão, conforme Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

E sob esse enfoque, o Programa Emprega + Mulheres entrou em vigor por intermédio da lei 14.457/2022 em 22/09/2022 e altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) bem como a legislação esparsa, para fomentar a inserção e permanência de mulheres no mercado de trabalho, e, estabelecer condições para que possam exercer a parentalidade.

Pesquisas apontam que o assédio sexual praticado contra as mulheres no ambiente de trabalho, é uma realidade, mesmo em relação àquelas que ocupam funções hierarquicamente de destaque nas Organizações. Outros tipos de violência também estão presentes no cotidiano das trabalhadoras brasileiras.

Diante desta realidade, para o enfrentamento do assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho, a Lei 14.457/2022 institui o Programa Emprega + Mulheres, impondo às empresas que possuem  Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), medidas para a coibição de todas as formas de violência, traduzidas em assédios sexual e moral, dentre elas o gaslighting, porquanto atenta contra a dignidade, a integridade psíquica ou física do trabalhador (a).

Tamanha é a importância do tema, que a Cipa, a partir da Lei 14.457/22, que institui o Programa Emprega + Mulheres, passa a ser chamada de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, tendo a importante missão de combater todas as formas de assédio no trabalho em observância à nova normatividade a partir do mês de março de 2023, bem assim difundir a valorização da trabalhadora de maneira a evitar que o ambiente laboral seja comprometido por qualquer tipo de violência, dentre elas o gaslighting.

O combate ao assédio sexual e violência no ambiente laboral como forma de inserção e permanência das mulheres no mercado de trabalho ganhou atenção especial do legislador, quando atribui à Cipa um papel importantíssimo neste particular, recebendo uma nova denominação: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, conforme artigo 23, da Lei 14.457/2022, dispondo que as empresas deverão se adequar às novas regras no prazo de 180 dias a partir da vigência da nova lei.

Assim, devem ser também incluídas nas atividades da Cipa, diálogos de segurança e normas internas da empresa, condutas em relação ao combate às práticas de assédio sexual e de outras formas de violência , dentre elas o gaslighting, com ampla divulgação do seu conteúdo aos empregados e às empregadas, bem assim os procedimentos para recebimento e acompanhamento de denúncias sobre assédio e violência, e, quando for o caso, para aplicação de sanções administrativas aos responsáveis diretos e indiretos pelos atos de assédio sexual e de violência, garantido o anonimato da pessoa denunciante, sem prejuízo dos procedimentos jurídicos cabíveis.

Em relação às mais recentes atribuições da Cipa, as empresas devem realizar, no mínimo a cada doze meses, ações de capacitação, de orientação e de sensibilização dos empregados e das empregadas de todos os níveis hierárquicos da empresa sobre temas relacionados à violência, ao assédio, à igualdade e à diversidade no âmbito do trabalho, em formatos acessíveis, apropriados e que apresentem máxima efetividade de tais ações.

 

 https://www.conjur.com.br/2023-mar-20/elizabeth-greco-gaslighting-debate-cipa

Amanda Diaz, da keeggo: 'Líderes devem proporcionar um ambiente inclusivo e diverso'


Amanda Diaz, diretora de cultura da keeggo, defende que iniciativas simples, como a criação de comitês internos, podem estreitar a comunicação entre a equipe. 

 

 

Amanda-Diaz-Head-Cultura-Keeggo_altaresolucao-002Amanda Diaz, diretora de cultura da keeggo, (Foto: Divulgação)

Por mais que iniciativas de inclusão já sejam rotina em grande parte das empresas – 96% das companhias brasileiras realizam campanhas para fomentar programas referentes à temática, como aponta estudo da startup Blend Edu – o desafio de implementá-las ainda permeia as equipes. Felizmente, o movimento tem ajudado departamentos de recursos humanos a investirem cada vez mais em ações inclusivas. Um dos grandes exemplos de D&I no mercado, atualmente, é a keeggo, fornecedora de soluções de tecnologia para negócios.

Para Amanda Diaz, diretora de cultura da keeggo, promover a diversidade e inclusão na empresa é uma tarefa que requer uma mudança no mindset. Ela afirma que esse olhar deve vir da liderança primeiro, para só depois ser estendido às demais áreas. “O discurso precisa estar muito alinhado com a cultura da organização, por isso, os responsáveis devem pensar em ações afirmativas e o mais importante é que isso saia do papel e seja executado com consistência”, afirma.

Com quase 30 anos de atuação no Brasil, a companhia tem uma cultura fortalecida na área de Diversidade e Inclusão. Ela patrocina a Seleção Brasileira de Rugby em Cadeiras de Rodas, iniciativa que resultou na contratação de alguns atletas, somando ao quadro de colaboradores. Um deles é Gabriel Feitosa, que também exerce a função de assistente jurídico. Em 2022, ele conquistou o prêmio paralímpico na categoria Melhor Atleta de Rugby em Cadeiras de Rodas.

“Essa parceria tem sido muito agregadora para o nosso time. Desenvolvemos profissionais que já eram excelentes atletas, e que agora também estão se destacando dentro do universo da tecnologia. Sabemos da importância do esporte para o cenário brasileiro e mundial e poder contribuir para isso é com certeza um grande privilégio”, conta Diaz.

Para expandir conhecimentos e mobilizar seu time interno, a keeggo também tem se dedicado a orientar seus colaboradores por meio de treinamentos sobre Vieses Inconscientes, além de letramentos Raciais, LGBTQIA+, PCDs e de Gênero. A empresa também criou comitês dedicados a temas variados, como questões raciais, de equidade de gênero, LGBTQIA+, de acessibilidade, entre outros. Amanda destaca que a criação desses grupos pode ser uma iniciativa simples, mas tem resultados expressivos entre os colaboradores.

“Sempre pautamos nossa equipe sobre diversos assuntos complexos que precisam ser discutidos. Para estreitarmos ainda mais nossa comunicação, decidimos criar os comitês e, a partir de então, temos acompanhado a empatia e o envolvimento do nosso time com essas temáticas tão importantes. Isso tem contribuído para um ambiente cada vez mais diverso e para uma comunicação inclusiva”, finaliza a executiva.

 

 https://revistalide.com.br/revista-lide/noticias/gestao/-amanda-diaz-da-keeggo-lideres-devem-proporcionar-um-ambiente-inclusivo-e-diverso

 

JBS registra lucro líquido de R$ 2,350 bilhões no 4º trimestre, -63,7% em um ano

 


Crédito: JBS/Divulgação
 

São Paulo, 22 – A JBS encerrou o quarto trimestre de 2022 com lucro líquido de R$ 2,350 bilhões, ou R$ 1,06 por ação, valor 63,7% menor do que o lucro de R$ 6,473 bilhões verificado em igual período de 2021, informou a empresa nesta terça-feira, 21, depois do fechamento do mercado. A receita líquida ficou em R$ 97,865 bilhões, queda anual de 4,5%. Já o Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 4,574 bilhões, queda de 65,2% ante o quarto trimestre de 2021, com margem de 4,9%.

A dívida líquida da companhia somou R$ 79,171 bilhões, 14,28% superior ao reportado em igual trimestre de 2021, de R$ 69,279 bilhões. Em dólares, a dívida líquida aumentou de US$ 12,414 bilhões para US$ 15,173 bilhões. Já a alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, ficou em 2,29 vezes em reais e 2,26 vezes em dólares no quarto trimestre, contra 1,52 vez e 1,46 vez, respectivamente.

Em comunicado, a JBS informou também ter gerado R$ 5,8 bilhões em caixa nas atividades operacionais, recuo de 43,6% na comparação com o quarto trimestre de 2021. O fluxo de caixa livre, após adição de ativo imobilizado, juros pagos e recebidos, foi de R$ 1,2 bilhão.

A empresa informou também que, no quarto trimestre do ano passado, o valor total das atividades de investimentos foi de R$ 4,7 bilhões. Já o Capex, no período, totalizou R$ 3,4 bilhões.

Por unidade de negócio, o Ebitda ajustado da JBS Beef caiu 85,5%, da Pilgrim’s Pride recuou 61,4%, da JBS Brasil teve queda de 51,2%, da Seara caiu 38,0%, enquanto a JBS USA Pork recuou 8,8%, e a JBS Austrália teve queda de 14,2%.

A marca brasileira Seara teve receita líquida 9% maior no trimestre ante igual período do ano anterior, para R$ 11,032 bilhões. A companhia atribui o resultado a um aumento de 6,8% no preço médio de venda e de 2% em volumes. As vendas no mercado interno, que responderam por 53% da receita da unidade, totalizaram R$ 5,8 bilhões, aumento de 9,4% ante igual período de 2021. Em 2022 a Seara registrou uma receita líquida de R$ 43 bilhões, aumento de 17,6% em relação a 2021.

“A categoria de produtos preparados manteve a tendência de crescimento e registrou alta de 6% na receita líquida. No ano, a soma foi de R$ 20,8 bilhões, avanço de 13,3% na comparação anual”, disse a JBS em comunicado enviado à imprensa. No mercado externo, a receita líquida da Seara foi de US$ 993 milhões, um crescimento de 15,4% em relação ao quarto trimestre de 2021.

A JBS Brasil registrou de outubro a dezembro de 2022 uma receita 1,4% maior na comparação anual, de R$ 14,3 bilhões, apesar da queda de 11,4% na venda da categoria de bovino in natura, reflexo do cenário desafiador em igual período de 2021, segundo a empresa, quando houve a suspensão temporária das exportações brasileiras para China, que durou pouco mais de três meses e os volumes foram direcionados ao mercado doméstico.

Em 2022, a receita líquida da operação foi de R$ 58,9 bilhões, 9,6% superior que 2021 e o Ebitda ajustado foi de R$ 2,4 bilhões, alta de 7,7%. No mercado externo, a receita líquida em dólares subiu 7% no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. No ano, a alta foi de 13%, principalmente por conta do aumento do preço médio em 13%. A China continuou sendo o principal destino tanto no trimestre quanto no ano.

Acumulado de 2022

A empresa informou que a receita consolidada no ano de 2022 foi de R$ 374,8 bilhões (US$ 71,44 bilhões), alta de 6,9% em relação a 2021, sendo 74% das vendas realizadas em mercados domésticos e 26% por meio de exportações. O Ebitda ajustado foi de R$ 34,6 bilhões, perda de 24,3%, com margem Ebitda ajustado de 9,2% (-3,8 pontos), e lucro líquido de R$ 15,5 bilhões, queda de 24,5% na comparação anual, com lucro por ação de R$ 6,93.

No período, considerando o dividendo mínimo e os dividendos intercalares, foram distribuídos R$ 4,4 bilhões, o que implica em um dividend yield de 9,1%. Em 2022 a geração de caixa livre foi de R$ 2,1 bilhões, queda de 82,2% em comparação com 2021, segundo a JBS.


terça-feira, 21 de março de 2023

BNDES e Embrapii desembolsam R$ 145 mi para apoiar projetos de P&D

Vetor de P&D Initial logo. Ampersand monogram logo do Stock | Adobe Stock

 

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii), estão desembolsando R$ 145 milhões para apoiar o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D).

As duas entidades, que firmaram parceria para atuar no segmento de P&D, fizeram o anúncio nesta terça-feira, 21, durante o evento “Inova + Indústria digital e sustentável”, realizado em um dos auditórios da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A parceria firmada entre BNDES e a Embrapii prestará apoio a sete áreas estratégicas: Transformação Digital, Materiais Avançados, Novos Combustíveis, Tecnologias Estratégicas para o SUS, Defesa, Bioeconomia Florestal e Economia Circular.

O presidente da Embrapii, José Luis Gordon, membro da diretoria do BNDES, disse que já alguns casos de sucesso de empresas estão produzindo medicamentos e cosméticos a partir da flora da Amazônia. “Esse é apenas um início. Vamos fazer parcerias maiores para trazer mais recursos para projetos estruturantes, disruptiva, usando novos modelos de apoio e centros de competência”, disse.

 

Justiça do Rio derruba efeitos de medida cautelar obtidas pela Americanas

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Estadão Conteúdo

 

 

 A Justiça do Rio derrubou nesta terça-feira, 21, os efeitos da medida cautelar obtida pelas Lojas Americanas em 13 de janeiro, conforme o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) havia adiantado instantes antes. Com a decisão, os bancos passam a poder compensar os recursos que a varejista tem junto às instituições.

A decisão foi tomada, por unanimidade, por três desembargadores da 15ª Câmara de Direito Privado. O tribunal analisou um agravo de instrumento impetrado em nome do Safra pelos escritórios FCDG Advogados e Wambier Advogados. O Safra tem R$ 100 milhões em recursos das Americanas em seus cofres.

A medida cautelar, obtida pelas Americanas dois dias após a revelação do rombo de R$ 20 bilhões – na ocasião, tratado como “inconsistência contábil” – impedia os bancos de compensar recursos que a varejista tinha em contas nas instituições financeiras.

Os magistrados declararam nula a decisão devido à forma como foi feito o pedido pelas Americanas. Desta maneira, os efeitos da recuperação judicial só passam a valer a partir de 19 de janeiro, quando a varejista de fato entrou com pedido de recuperação judicial.


Appy diz que reforma tornará sistema tributário ‘extremamente mais simples’

 

Governo oficializa Bernard Appy como secretário da reforma tributária |  Metrópoles

 

 

 

Depois de questionamentos e críticas de alguns setores, o secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a Reforma Tributária, Bernard Appy, disse nesta terça-feira, 21, que as mudanças nas regras vão tornar o sistema de cobrança e incidência de impostos “extremamente mais simples” do que o existente hoje. “No limite, a gente não quer que tenha escrituração contábil”, considerou, lembrando que o uso de registros como este ocorre quando há exceções.

Appy fez a declaração durante almoço realizado pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), em Brasília.

Fizeram perguntas sobre as mudanças ao secretário representantes dos setores de shoppings, consórcios, imobiliário, comércio, médico, ensino, contabilidade e de recursos humanos. Um deles chegou a brincar com Appy: “Acho que o senhor já ouviu isso algumas vezes, mas nosso caso é diferente”, disse, arrancando risos dos presentes, inclusive do convidado.

Appy reforçou que o setor de serviços vai ser beneficiado com reforma tributária, apesar das críticas constantes de representantes do segmento. “O setor paga pouco (imposto) hoje? Sim, mas não recupera nada e isso vai mudar”, disse, acrescentando que o custo líquido de serviços vai ser menor do que é hoje porque haverá o fim da cumulatividade que existe atualmente.

O secretário afirmou que ainda não se debruçou sobre a questão dos consórcios, que os shoppings podem ganhar crédito ao investirem em outras unidades e que haverá manutenção do Simples. Ele lembrou também que todos os pontos, mesmo depois de serem apresentados pela Fazenda, serão debatidos pelos parlamentares no Congresso.

Appy comentou ainda que não cabe ao governo decidir o que é importante para as pessoas consumirem, mas que esta escolha cabe a elas próprias. “Por que o perfume não é um produto tão importante quanto a cesta básica para os mais pobres? Não é o governo que tem que dizer isso, mas hoje é assim que é.”

Estados

O secretário garantiu que todos os Estados vão ganhar arrecadação em duas décadas com a implantação da reforma tributária. De acordo com ele, são “pouquíssimos” os municípios que sairão perdendo, mas que isso ocorre por causa de distorções existentes hoje.

Essas cidades, conforme Appy, são geralmente muito pequenas e têm uma forte arrecadação com ISS porque conta, por exemplo, da instalação de uma refinaria em seu território. “São erros, na verdade. Não faz sentido”, disse.

Ele afirmou que o município que mais recebe ISS conta com uma receita de R$ 14 mil per capita. Ao mesmo tempo, o que menos arrecada é de R$ 65 por habitante. “Não faz sentido um País com uma distribuição tão diferente dessas”, comparou.

Ao final de sua explanação, o secretário reafirmou que a aprovação da reforma é um “jogo de ganha ganha” e que terá impacto muito grande sobre o PIB.

Interferência para quem consome ou produz

Bernard Appy também que a tributação não pode ser um dos pontos de interferência na escolha de quem consome ou quem produz. “Numa decisão sobre alugar ou comprar carro, por exemplo. Num mundo sem imposto, você toma a decisão. O imposto não pode interferir nessa decisão, não pode distorcer o que for melhor do ponto de vista de preços relativos”, disse.

Appy repetiu que, quanto mais exceções forem adicionadas à reforma tributária, maior será a dificuldade de classificação dos produtos.

Ele também voltou a dizer que é preciso tomar cuidado com o que se chama de “serviços”. A maior gritaria contra a reforma tem sido exatamente desse setor produtivo, que teme pagar mais tributos aos governos com a reforma tributária. “É bom tomar cuidado porque podemos errar na mão”, alertou.

O secretário comentou ainda que, atualmente, é impossível saber qual é o imposto que foi pago em um produto ou serviço, porque não é de conhecimento o total de incidências ao longo da cadeia produtiva tamanha a complexidade do sistema tributário doméstico. Além disso, ele comentou que a incidência de impostos sobre impostos é uma jabuticaba, já que só ocorre em solo brasileiro.

Abertura para construção do melhor modelo

Appy disse também o Ministério da Fazenda está aberto para a construção do melhor modelo tributário para o País. Na semana que vem, a FPE fará um encontro com secretários de Fazenda dos Estados para também discutir a reforma tributária.

Ele voltou a dizer que os textos dos projetos que tramitam no Congresso – o PL 45, na Câmara e o 110, no Senado – são muito próximos, com a principal diferença sendo a divisão do imposto entre Estados e União no caso do Senado, conhecido como IVA (Imposto sobre Valor Agregado) Dual.

Aos parlamentares e empresários, o secretário afirmou que o regime tributário nacional é complexo porque tem muitas regras e, mais do que isso, conta com muitas exceções. “A complexidade tem custo, o litígio tem custo também e gera insegurança jurídica, que reduz investimentos”, afirmou.

A FPE insiste na necessidade da desoneração da folha de pagamentos para todos os setores permanentemente. De acordo com a Frente, o Brasil é o País com maior tributação e subsídios sobre a folha no mundo.

A entidade divulgou um quadro comparativo, citando a Brasscom como fonte, que revela que a incidência doméstica é de 27,8%, seguida por 20,4% na Argentina, 18,1% na Hungria, 13,8% na Alemanha, 12,3% no Japão, 12,05% na Índia, 10,6% na Austrália, 9,8% no México e 8,8% na Coreia do Sul.

Para o Brasil, o cálculo levou em conta tributos de 22% (INSS patronal de 20% e Seguro de Acidente de Trabalho de 2%) e uma taxa de 5,8% de terceiros com os subsídios para o Sistema S, entre outros.


São Martinho mira novos negócios e investe R$ 150 mi em centro de inovação

Empresas | Monitor do Mercado

 

 

Com o objetivo de criar novos produtos e negócios e otimizar as operações de açúcar, etanol e bioenergia, a São Martinho inaugura, em Pradópolis (SP), um Centro de Inovação dedicado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas em parceria com startups, empresas e universidades. A companhia investiu mais de R$ 150 milhões para levar conectividade aos 350 mil hectares de lavoura de cana-de-açúcar das quatro usinas no Brasil e pretende utilizar a capacidade de gerenciar suas operações de forma online e em tempo real como matéria-prima para o hub.

Em entrevista, o vice-presidente e superintendente Agroindustrial da companhia, Agenor Cunha Pavan, detalhou o projeto e ressaltou que a iniciativa poderá, até mesmo, favorecer a interação da empresa com agentes financiadores. “Quando houver interesse em investimentos, certamente, seremos olhados como uma iniciativa inovadora diferenciada”, afirmou o executivo.

O Centro de Inovação da São Martinho é um prédio instalado na principal unidade da companhia, considerada a maior planta processadora de cana-de-açúcar em operação do mundo, com moagem de 10 milhões de toneladas por safra.

No local, além das áreas de Gestão da Inovação, Ambiental, Sustentabilidade, Melhoria Contínua, Tecnologias Agroindustriais e Projetos, uma central de operações controla as atividades agrícolas e industriais das quatro unidades da empresa por meio de monitores com dados em tempo real. Por trás das telas, a São Martinho também contratou profissionais específicos para trabalhar nesse novo segmento da empresa, como especialistas em transformação digital e desenvolvedores de tecnologia.

A ideia do Centro de Inovação derivou de um planejamento estratégico da companhia elaborado para até 2030. Segundo Pavan, a São Martinho decidiu mirar no desenvolvimento de tecnologias e em novos negócios e, para atingir o objetivo, aproveitou sua “essência inovadora”. “O fato de termos um processo de inovação bastante estruturado abriu muitas portas alguns anos atrás para financiar nossa conectividade”, explicou o vice-presidente. “Queremos capitalizar essa conectividade em novos negócios, principalmente na frente digital”, completou.

A companhia vem investindo em transformação digital desde 2015, com a implantação de redes 4G nas usinas, em parceria com empresas como CNH Industrial, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e Tim. Entre 2018 e 2021, instalou também Centrais de Operações Agrícolas (COA) em todas as unidades da companhia, para monitorar as atividades. No último ano, a São Martinho começou a ativação da rede 5G com auxílio da Ericsson, Vivo e Tim e desenvolveu, ainda, uma plataforma de big data com a KPMG e a Microsoft para o gerenciamento dos dados. “Podemos sistematizar esse conhecimento agronômico e industrial na forma de algoritmos de inteligência artificial”, definiu Pavan.

O executivo afirma que um dos grandes objetivos da empresa com o hub é garantir a produção de carbono renovável com a máxima eficiência e o menor custo do mercado. Para isso, espera captar startups, principalmente com o auxílio Cubo Agro, e desenvolver soluções que favoreçam a logística das operações, a manutenção dos equipamentos e a agricultura de precisão (com o controle da adubação, de pragas e de bioinsumos).

O Cubo Agro, do qual a São Martinho foi uma das sócias-fundadoras, é derivado do Cubo Itaú e fomenta o empreendedorismo tecnológico do setor. “Em um ano, mais de 30 startups estiveram sob a nossa curadoria e a ideia é pinçar para dentro de casa aquelas que tiverem qualidade e alinhamento com nosso planejamento estratégico”, ressaltou Pavan. Além do Cubo, a São Martinho também é associada à ibiTech de Israel, à Enrich da Europa, à Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), entre outras iniciativas que devem se tornar parceiras do Centro de Inovação em breve.