terça-feira, 16 de julho de 2024

Privatização da Sabesp: Equatorial é confirmada como investidora que ficará com fatia de 15%

 

Municípios paulistas aprovam contrato único com Sabesp, em ...

A Equatorial Participações e Investimentos foi confirmada pelo governo do estado de São Paulo como investidora estratégica na Sabesp.

O fato ocorre após a empresa cumprir as exigências previstas no prospecto da oferta pública para adquirir o bloco prioritário de 15% das ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

“A conjugação da reconhecida gestão e governança da Equatorial com a expertise de construção e operação no setor de saneamento do qualificado corpo técnico da Sabesp contribuirá com o alcance da universalização, de forma antecipada, levando o serviço para quem hoje não tem acesso”, disse a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, à imprensa.

Na segunda-feira, 15, encerrou o período do chamado “bookbuilding”, ou seja, quando investidores de diferentes perfis, inclusive pessoas físicas, funcionários e aposentados da Sabesp, puderam fazer suas intenções de investimento em 17% das ações da própria pertencentes ao estado.

Segundo o governo paulista, o book foi concluído com o atingimento da cobertura mínima, isto é, o volume de sobre demanda mínimo com base nas ordens recebidas dos investidores.

Agora, a oferta vai para a fase de precificação, quando será apurado o preço e o volume finais da oferta.

A expectativa é de que o resultado seja anunciado na quinta-feira, 18 de julho. A liquidação da oferta pública está prevista para o dia 22 de julho.

Nos 30 anos do Real, Mercado Pago lança cédula celebrativa

 

Nos 30 anos do Real, Mercado Pago lança cédula celebrativa ...




Em campanha educacional, o banco digital traz a personagem Mari, criada com IA para contar a história e a evolução do uso do dinheiro




EXAME Solutions

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O real completa três décadas de existência em 2024, e neste triênio, a moeda oficial brasileira e o sistema financeiro evoluíram. Lançado em 1994, o Plano Real é um marco para a economia do país por ter colocado ponto final na hiperinflação, que superava 2.500% ao ano nas décadas de 1980 e 1990.

Embora a moeda tenha perdido poder de compra nesse ínterim, a inflação está mais “domada” (em anos ruins, sobe 10% em intervalos de 12 meses). Em celebração às transformações no relacionamento com o dinheiro, o Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, acaba de lançar uma campanha educacional protagonizada por Mari, uma personagem criada por inteligência artificial.  

“O principal objetivo dela é, de maneira interativa, didática e próxima ao brasileiro, contar a história da nossa moeda e como usufruir dos benefícios do dinheiro digital”, explica Ignácio Estivariz, vice-presidente de banco digital do Mercado Pago. 

Em uma experiência de realidade aumentada, a Mari conta a evolução digital do dinheiro, trazendo um pouco da trajetória de como a moeda contribui para a economia e para o setor financeiro até a chegada do Pix e do Open Finance e a expectativa para o Drex – nome dado pelo Banco Central ao formato digital da moeda brasileira.  Para conhecê-la basta acessar: www.30anosdoreal.com.br 


CDB comemorativo: rendimento de 130% do CDI para novos investidores  

Ao final da jornada, depois de ter identificado em uma pesquisa encomendada pelo Mercado Pago ao Instituto Brasileiro de Pesquisa e Dados (IBPAD), a qual revela que um a cada três brasileiros não investe por falta de conhecimento e informações, os usuários terão acesso a um CDB comemorativo, com rendimento de 130% do CDI** para quem investir pela primeira vez pelo aplicativo do Mercado Pago.  

A conta que mais rende do Brasil 

Outra etapa da experiência com a Mari traz os benefícios de ter o dinheiro em movimento com a conta que mais rende do Brasil*** a 105% do CDI com liquidez diária e isenção de IOF, lançada pelo Mercado Pago em março deste ano.  

Segundo Estivariz, diante da falta de conhecimento sobre tipos de investimentos e deixando claro que o rendimento em conta não é um deles, este recurso já é conhecido por 56% dos brasileiros como uma forma de fazer o dinheiro crescer. Informação também identificada na pesquisa.  

“É um grande desafio mostrar aos brasileiros o que significa o rendimento do CDI. É muito complexo levarmos aos nossos usuários a explicação de que o Certificado de Depósito Interbancário é uma espécie de título emitido por bancos quando emprestam dinheiro entre eles e que isso impacta no rendimento do dinheiro que ele tem em conta”, explica Estivariz. “Nesse contexto, estamos trabalhando no educacional, mas também amplificando a mensagem de que a única coisa que precisa ser feita para ter o dinheiro rendendo 105% do CDI é ter realizado o aporte de pelo menos R$1.000 na sua conta Mercado Pago”, completa.  

Letramento financeiro 

As iniciativas do Mercado Pago vão ao encontro da necessidade de levar cada vez mais letramento financeiro às pessoas. Um estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), a pedido do banco digital, mostra que 77% dos brasileiros — que opinam sobre o Plano Real — têm mais acesso a produtos financeiros depois da chegada da moeda. Além disso, 78% afirmam ter conta-corrente em algum banco.  

A causa está em mudanças na regulamentação feitas pelo Banco Central do Brasil que atraíram novos perfis de agentes financeiros ao mercado, a exemplo de fintechs e bancos digitais. Ademais, ferramentas gratuitas — como o Pix — estimularam pessoas a abrirem contas.  

Apesar do quadro, muitas pessoas ainda preferem investimentos menos sofisticados, como a poupança — uma escolha de 45% dos respondentes. A pesquisa também mostra que mais da metade (63%) dos entrevistados não aplicam dinheiro — porque faltam recursos no final do mês. “Ou seja, apesar de terem à disposição investimentos acessíveis e recursos à disposição, os brasileiros ainda não utilizam esses recursos para fazer o seu dinheiro render”, analisa Estivariz. O instituto ouviu mais de 2 mil pessoas entre 19 e 24 de junho deste ano.

“Um desafio fundamental é elevar o nível de educação financeira para melhorar a compreensão do brasileiro sobre produtos e serviços simplificados. Para isso, seguiremos trabalhando para cada vez mais oferecer experiências simples, seguras e rentáveis”, afirma Estivariz.
 
 https://exame.com/negocios/nos-30-anos-do-real-mercado-pago-lanca-cedula-celebrativa/

Smart Fit compra rede de estúdios Velocity por R$ 183 milhões

 

Aquisição envolve 82 unidades de Velocity e Kore, marca de estúdios para treinos funcionais da empresa


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Isabela Rovaroto

Repórter de Negócios

 

 O grupo Smart Fit, dono da terceira maior rede de academias do mundo, concluiu nesta terça-feira, 16, a aquisição integral da rede de estúdios de bike indoor Velocity. O valor total do negócio é de R$ 183 milhões e inclui todas as 82 unidades das Velocity e Kore, a marca de estúdios para treinos funcionais da empresa.

Em comunicado ao mercado, a Smart Fit informou que R$ 163 milhões serão a pagos no momento do fechamento da transação. Outros R$ 10 milhões serão pagos até o sexto aniversário da data de fechamento da aquisição e mais R$ 10 milhões sujeito ao cumprimento de metas estabelecidas entre as partes.

Com a aquisição, a Smart Fit completa seu portfólio na vertical dedicada a estúdios que já possui as marcas:

▪️Race Bootcamp (corrida indoor e treinos funcionais)
▪️Vidya (hot yoga)
▪️Jab House (boxe)
▪️Tonus Gym (musculação)
▪️One Pilates

“A Velocity é a empresa mais bem sucedida de estúdios de bike indoor do país e justamente a modalidade que faltava em nosso portfólio”, diz Diogo Corona, COO da Smart Fit. “Com a aquisição, ampliamos ainda mais nossa liderança no setor de estúdios fitness premium no Brasil.”

A Smart Fit terminou o primeiro trimestre com 1.469 unidades em 15 países. No balanço, a receita no período foi de R$ 1,3 bilhões, alta de 28% na comparação anual.

O objetivo da Smart Fit com a aquisição da Velocity é seguir o modelo das empresas líderes no setor de estúdios, com algumas delas ultrapassando 2.000 estúdios.

Atualmente o grupo Smart Fit possui 56 estúdios no Brasil e dois em Portugal, onde serão inauguradas mais duas salas no segundo semestre. Com a aquisição da Velocity, a área de estúdios da companhia mais que triplica de tamanho.

“A aquisição traz para dentro do grupo uma rede pioneira com produto e experiências diferenciados, alta capilaridade e sinônimo de categoria no segmento em que atua, além do alto potencial de crescimento”, diz José Luís Rizzardo, Diretor de RI e M&A da SmartFit.

O modelo de crescimento vai priorizar a abertura de lojas em parceria com franqueados. Atualmente, a Smart Fit tem 58 estúdios, sendo 30 próprios e 28 franqueados. Nos próximos meses devem ser abertas mais 65 salas, a maioria no formato de franquia.

 

Como a Velocity foi criada

 

A Velocity acaba de completar dez anos. Fundada em 2014 pelo neozelandês radicado no Brasil Shane Young e pelo australiano Declan Sherman, o grupo tornou-se sinônimo de bike indoor no país.

“Sabemos que ainda estamos longe de onde queremos chegar e temos certeza que essa nova parceria vai nos dar os recursos e ferramentas necessárias para continuar trilhando nosso caminho de revolucionar o mundo da atividade física”, diz Young.

"O time da Velocity, que inclui o fundador Shane Young e demais pessoas da Velocity seguem na companhia", informou José Luís Rizzardo, diretor de RI da Smart Fit.

Com experiência no mercado financeiro, Young queria empreender no país onde já morava há alguns anos. Ele se inspirou nos estúdios de spinning que conheceu em Nova York, nos Estados Unidos. "Fizemos algumas adaptações para o público brasileiro, mas o foco era levar uma prática integrada de bem-estar físico e mental aos alunos", diz.

Desde 2015, a influenciadora Gabriela Morais (ex-Pugliesi) é sócia da Velocity e foi responsável por boa parte da divulgação da marca em seus primeiros anos. Ela segue como sócia minoritária da empresa, apesar de se dedicar a sua própria marca de produtos de beleza e saúde.

No mesmo ano, o empresário André Coracini se tornou sócio da companhia e ocupa o cargo de Diretor Geral.

Desde sua fundação, o grupo sempre buscou inovar não apenas em suas aulas, mas também na estratégia de precificação. A flexibilidade permitiu atrair tanto clientes que pagam apenas pelas aulas que frequentam quanto aqueles que desejam a liberdade de participar de aulas de forma ilimitada.

Hoje, os pacotes variam entre R$ 285,00 até R$ 2.730,00 e as aulas avulsas custam entre R$ 52,00 e R$ 60,00, dependendo da região da franquia.

Em 2018, quando tinha cerca de dez estúdios próprios, a rede decidiu alavancar seu crescimento com unidades franqueadas. O investimento inicial para abrir uma franquia Velocity é de um milhão de reais e R$ 800 mil para um studio Kore, ambos com retorno em até 15 meses. O ritmo de expansão é tão intenso quanto das aulas. A expectativa é terminar o ano com 140 unidades das duas marcas.

 

 https://exame.com/negocios/smart-fit-compra-rede-de-estudios-velocity-por-r-183-milhoes/

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Brasil e Itália defendem acordo entre Mercosul e UE ‘o quanto antes’

 


Luiz Inácio Lula da Silva e Sergio Mattarela conversam durante uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, em 15 de julho de 2024 - AFP

 

AFPi

 

Os presidentes de Brasil e Itália defenderam nesta segunda-feira (15), em Brasília, que Mercosul e União Europeia (UE) cheguem “rapidamente” a um acordo comercial definitivo, estagnado devido à resistência de alguns países europeus.

“Como fiz na recente Cúpula do Mercosul em Assunção, reiterei ao presidente italiano o interesse do Brasil em concluir, o quanto antes, um acordo com a União Europeia que seja equilibrado e que contribua para o desenvolvimento das duas regiões”,afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao término de um encontro com Sergio Mattarella no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Explicitei que o avanço das negociações depende de os europeus resolverem suas próprias contradições internas”, acrescentou.

Por sua vez, o presidente italiano considerou “indispensável chegar rapidamente a uma decisão histórica entre duas grandes realidades de cooperação e paz, como o Mercosul e a União Europeia”.

“O tecido de colaborações entre integrações continentais é um elemento que garante e promove a paz mundial”, afirmou, de acordo com a tradução para o português de seu discurso.

Os dois blocos negociam há mais de duas décadas um acordo de livre-comércio que prevê eliminar a maioria das tarifas entre as duas regiões, criando assim um espaço comercial com mais de 700 milhões de consumidores.

 O acordo enfrenta resistência de alguns países europeus, especialmente da França, cujo setor agropecuário teme a concorrência dos produtos agrícolas sul-americanos.

“Medidas como a taxa de carbono imposta de forma unilateral pela União Europeia podem afetar cinco dos dez produtos brasileiros mais exportados para o mercado italiano”, alertou Lula.

Na primeira visita oficial de um presidente da Itália ao Brasil em 24 anos, também foram discutidos temas como as guerras na Ucrânia e em Gaza, a transição energética e o combate à fome.

Até sexta-feira, Mattarella tem previstas escalas em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, estado que foi devastado pelas inundações em maio.

A visita ocorre no contexto das comemorações do 150º aniversário da imigração italiana no Brasil, que abriga a maior comunidade italiana no exterior, com mais de 35 milhões de descendentes de italianos no território brasileiro.

Brasil deixa lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas

 

Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em 2021, país ocupava a sétima posição no ranking

 

 

O ano de 2023 marcou um avanço do Brasil na imunização infantil e fez o país deixar o ranking das 20 nações com mais crianças não vacinadas. A constatação faz parte de um estudo global divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pesquisa revela que o número de crianças que não receberam nenhuma dose da DTP1 caiu de 710 mil em 2021 para 103 mil em 2023. Em relação à DTP3, a queda entre os mesmos anos foi de 846 mil para 257 mil. A DTP é conhecida como a vacina pentavalente, que protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche.

Com a redução na quantidade de crianças não vacinadas, o Brasil, que em 2021 era o sétimo no grupo dos países com mais crianças não imunizadas, deixou a lista negativa. O Brasil apresentou avanços constantes em 14 dos 16 imunizantes pesquisados.

A chefe de Saúde do Unicef no Brasil, Luciana Phebo, destacou que o comportamento da imunização infantil no país é uma retomada após anos de queda na cobertura de vacinação. Ela ressalta a importância de o país seguir em busca de avanços, inclusive levando a vacinação para fora de unidades de saúde, exclusivamente.

“É fundamental continuar avançando ainda mais rápido para encontrar e imunizar cada menina e menino que ainda não recebeu as vacinas. Esses esforços devem ultrapassar os muros das unidades básicas de saúde e alcançar outros espaços em que crianças e famílias - muitas em situação de vulnerabilidade - estão, incluindo escolas, Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e outros espaços e equipamentos públicos”, assinala.

No mundo

O resultado de avanço do Brasil está na contramão do cenário global, no qual houve aumento no número de crianças que não receberam nenhuma dose da DTP1, passando de 13,9 milhões em 2022 para 14,5 milhões em 2023.

O número de crianças que receberam três doses da DTP em 2023 estagnou em 84% (108 milhões). A DTP é considerada um indicador chave para a cobertura de imunização global.

Em 2023 havia no mundo 2,7 milhões de crianças não vacinadas ou com imunização incompleta, em comparação com os níveis pré-pandemia de 2019.

Ao todo, o levantamento do Unicef e da OMS traz dados de 185 países.

Efeito da não vacinação

Uma forma prática de entender a importância da vacinação é por meio da observação de certas doenças, como o sarampo, que apresentou surtos nos últimos cinco anos.

A cobertura vacinal contra o sarampo estagnou, deixando cerca de 35 milhões de crianças sem proteção ou com proteção parcial. Em 2023, apenas 83% das crianças em todo o mundo receberam a primeira dose do imunizante. Esse patamar fica abaixo da cobertura de 95% necessária para prevenir surtos, mortes desnecessárias e alcançar as metas de eliminação do sarampo.

Nos últimos cinco anos, surtos de sarampo atingiram 103 países – onde vivem aproximadamente três quartos dos bebês do mundo. A baixa cobertura vacinal nessas regiões (80% ou menos) foi um fator importante. Por outro lado, 91 países com forte cobertura vacinal não experimentaram surtos.

HPV em meninas

Um dado positivo, porém, insuficiente no levantamento, é a vacinação de meninas contra o papilomavírus humano (HPV), causador do câncer do colo do útero. A proporção de adolescentes imunizados saltou de 20% em 2022 para 27% em 2023.

No entanto, esse nível de cobertura está bem abaixo da meta de 90% para eliminar esse tipo de câncer como um problema de saúde pública. Em países de alta renda, o nível é de 56%, e nos de baixa e média, 23%.

A vacina contra o HPV é disponibilizada no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

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 https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-07/brasil-deixa-lista-dos-20-paises-com-mais-criancas-nao-vacinadas

 

Balança comercial tem superávit de US$ 1,428 bilhão na 2ª semana de julho

 Balança comercial


A balança comercial brasileira registrou superávit comercial de US$ 1,428 bilhão na segunda semana de julho. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgados nesta segunda-feira, 15, o valor foi alcançado com exportações de US$ 6,527 bilhões e importações de US$ 5,099 bilhões. No mês, o superávit acumulado é de US$ 3,792 bilhões e, no ano, de US$ 46,102 bilhões.

Até a segunda semana de julho, a média diária das exportações registrou alta de 2,4% em relação à média diária de igual mês de 2023. O maior crescimento nos embarques ocorreu na Indústria Extrativa (6,9%), seguida pela Indústria de Transformação (1,1%) e pela Agropecuária (1%).

Já as importações tiveram crescimento de 4,4% na mesma comparação, com aumentos de 11,7% na Agropecuária e de 5% na Indústria de Transformação. Por sua vez, a Indústria Extrativa teve queda de 3,6%.

Presidente da Itália chega ao Brasil para acordos e agenda de diálogos

 

 Italian President Sergio Mattarella gives a speech after being re-elected

 

É a primeira visita de um chefe de Estado italiano ao país em 24 anos

 

 Por Welton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

 

O presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, desembarcou neste domingo (14) no Brasil para uma visita de cinco dias. Na primeira viagem de um chefe de Estado italiano ao país em 24 anos, os destaques serão o aniversário de 150 anos da imigração italiana no Brasil e o diálogo entre dois grandes fóruns multilaterais, já que o Brasil preside o G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta) e a Itália, o G7 (grupo dos sete países democráticos mais ricos).

Outros temas de interesse são o acordo Mercosul–União Europeia, o enfrentamento às mudanças climáticas, a transição energética, o combate à fome e à desigualdade e a proposta brasileira de taxação de super-ricos, carro-chefe da presidência brasileira no G20. A visita ocorre em caráter de reciprocidade. Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou à Itália, onde o Brasil participou, como convidado, da reunião do G7.

Também está previsto que Mattarella assine a renovação do acordo sobre o reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação. Está prevista também a assinatura de memorandos de entendimento entre a Universidade de Turim e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além de Brasília, o presidente italiano visitará o Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

A visita de Mattarella ocorre em um momento de reaproximação entre os dois países. No fim dos anos 2000, Brasil e Itália enfrentaram tensões no processo de extradição do terrorista Cesare Battisti, além de divergências em pontos de vista sobre as guerras na Ucrânia e em Faixa de Gaza.

O processo de reconhecimento da cidadania italiana de brasileiros descendentes de imigrantes é outro foco de tensões. Nos últimos meses, houve denúncias de irregularidades em processos de reconhecimento e reclamações de prefeituras italianas de excesso de processos judiciais de brasileiros.

A reaproximação, no entanto, tem mais efeito simbólico e diplomático. Isso porque, no regime parlamentarista italiano, o presidente da República tem papel simbólico em vários assuntos. Desde 2022, o país é governado por uma coalizão de direita e de extrema-direita comandada pela primeira ministra Giorgia Meloni. A Itália, por exemplo, não apoia a proposta de taxação dos super-ricos.

Programação

A visita começa em Brasília, onde o presidente italiano desembarca neste domingo à noite. Na segunda-feira (15), Mattarella e Lula terão uma reunião de trabalho às 10h30. Os dois assinarão atos conjuntos e darão declarações à imprensa. Em seguida, almoçarão no Itamaraty.

Na terça-feira (16), Mattarella irá ao Rio Grande do Sul, um dos principais redutos de imigrantes italianos no Brasil, onde levará uma mensagem de solidariedade à população afetada pelas enchentes no estado. Segundo a Embaixada da Itália no Brasil, o país europeu enviou mais de 25 toneladas de itens de ajuda humanitária e de equipamentos ao estado.

Acompanhado do governador Eduardo Leite, Mattarella visitará o Centro Humanitário de Acolhimento Recomeço, em Canoas. Existe a possibilidade de que o presidente italiano visite a cidade de Santa Tereza, no vale do Rio Taquari, um dos municípios mais afetados pelas chuvas.

Na quarta-feira (17), o presidente italiano estará em São Paulo. Na capital paulista, visitará o Museu da Imigração e a organização Arsenal da Esperança, administrada pelo Serviço Missionário Jovem de Turim, que fornece ajuda à população sem-teto. Às 16h, ele se reunirá com cerca de 200 representantes da comunidade italiana no Circolo Italiano San Paolo.

Na quinta-feira (18), Mattarella irá ao Rio de Janeiro, onde discursará no Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Na sexta-feira (19), o chefe de Estado italiano encerra a viagem em Salvador, com uma visita à Comunidade Franciscana de Betânia.

Economia

A Itália tem cerca de 1 mil empresas italianas que geram 150 mil empregos diretos no Brasil, mas as relações podem se expandir. Em 2023, a Itália ficou em 18º lugar entre os principais investidores estrangeiros no Brasil, segundo o Banco Central (BC) brasileiro. No ano passado, as empresas italianas investiram US$ 319 milhões no país, contra US$ 2,492 bilhões das empresas da Espanha, o quarto maior investidor no Brasil no mesmo período.

As trocas comerciais entre os dois países também têm potencial de aumento. De janeiro a junho deste ano, o Brasil importou US$ 870,4 milhões a mais do que exportou para a Itália. O país europeu foi apenas o 14º maior destino das mercadorias brasileiras e ficou em 6º lugar no ranking de importações.

As vendas para a Itália são dominadas pelas commodities (bens primários com cotação internacional), com as compras lideradas por produtos manufaturados. Nas exportações, os principais produtos vendidos para a Itália no primeiro semestre foram celulose, café não torrado e soja.

Nas importações, os principais destaques foram medicamentos (veterinários e não veterinários), partes e acessórios de veículos, produtos industrializados e máquinas para a indústria.

Edição: Nádia Franco 

 

 https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-07/presidente-da-italia-sergio-mattarella-chega-ao-brasil-neste-domingo