Da Reutersi
07/10/2025 - 15:48
O Mercado Livre
anunciou nesta terça-feira,7, um novo plano de assinatura que envolve
os quatro principais serviços de streaming do mundo e frete grátis para
entregas no mesmo dia, em uma ampliação da estratégia de movimentar os
negócios de seu ecossistema de serviços de comércio eletrônico e
financeiros.
A companhia, maior empresa de comércio eletrônico da
América Latina, lançou um plano “mega” de assinatura mensal que inclui
os streamings da Netflix, Disney+, AppleTV e HBO Max por R$ 39,90
mensais nos dois primeiros meses e, após isso, R$ 74,90 por mês. O valor
combinado das versões mais básicas desses serviços quando adquiridos
separadamente é de cerca de R$ 110.
Anteriormente, a companhia tinha dois planos de assinatura, sendo que apenas um deles incluía streaming, da Disney.
A
partir de 15 de outubro, o Mercado Livre vai incluir nos três planos de
assinatura oferta de frete grátis para compras de pelo menos R$ 19 com
entrega no mesmo dia, anunciou a empresa.
“Os
‘players’ (empresas de streaming) fizeram condições diferenciadas e o
Mercado Livre também aporta uma parte de modo que os benefícios gerados
se pagam”, afirmou o vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil,
Fernando Yunes, em entrevista à Reuters.
O executivo afirmou que a
empresa é a primeira “no mundo” a reunir os quatro serviços de
streaming em uma única assinatura. No Brasil, há algumas ofertas que
conjugam mais de um serviço de streaming, como a da operadora Claro, que
oferece uma assinatura em que o cliente tem acesso aos serviços de
Netflix, Apple TV, HBO Max e Globoplay.
Segundo Yunes, a empresa
negociou individualmente com cada uma das empresas de streaming durante
“mais de um ano para conseguir que todos os interesses estivessem
alinhados”.
O executivo não deu detalhes financeiros que
viabilizaram a nova oferta, como o custo dela para a companhia, mas
afirmou que o programa de fidelidade “está dando êxito” e que tem
impulsionado a frequência de compra e o engajamento dos consumidores na
plataforma do Mercado Livre, que inclui o banco digital Mercado Pago.
Mercado Livre na Black Friday
O
lançamento do terceiro plano de assinatura vem em um momento de
preparação do varejo nacional para as vendas da Black Friday no final de
novembro e das promoções natalinas, e acontece quatro anos depois de a
empresa ter lançado a versão básica da assinatura de fidelidade,
“essencial”, que custa atualmente R$ 9,90 por mês.
O momento
também é de intensificação da competição no varejo online no país, com
empresas como a Shopee, do grupo de Cingapura Sea, ampliando
infraestrutura logística. Na segunda-feira, a companhia inaugurou no
Brasil seu 12º centro de distribuição “cross-docking”, em que as
mercadorias chegam ao local e são transferidas para o destino final, sem
serem armazenadas.
Como comparação, o Mercado Livre afirma ter no
país 25 centros de fulfillment – abriu dois nesta semana e dois na
semana passada – e deve chegar a 27 até o final do ano. Nesse tipo de
centro, as mercadorias são armazenadas e a empresa lida com toda a
logística dos vendedores.
Analistas do JPMorgan cortaram na semana
passada o preço-alvo das ações do Mercado Livre para US$ 2.600 ante US$
2.700, enquanto reiteraram recomendação neutra para os papéis, citando
perspectiva de continuidade de uma dinâmica de competição acirrada. No
segundo trimestre, o Mercado Livre teve lucro abaixo do esperado pelo
mercado com impacto de investimentos do grupo na oferta de modalidades
de frete grátis aos clientes no Brasil.
Segundo Yunes, atualmente o Mercado Livre tem uma participação de mercado de cerca de 40% ante 20% em 2020.
“Estamos
na época mais aquecida (do varejo online)…Tivemos um crescimento super
forte no segundo trimestre…no terceiro, seguimos acelerando bastante com
uma tendência super positiva e vendo um final de ano muito aquecido”,
disse Yunes quando questionado sobre a demanda atual dos consumidores em
meio a um ambiente de juros elevados.
O executivo afirmou que o
Mercado Livre teve cerca de 100 milhões de compradores na América Latina
no segundo trimestre e que o Brasil tem uma fatia de cerca de 60% dos
negócios do grupo na região. Os assinantes de planos de fidelidade no
Brasil “são alguns milhões e a gente quer chegar a dezenas de milhões”,
disse Yunes sem dar detalhes.
Questionado sobre eventuais planos
do Mercado Livre em ter seu próprio estúdio de cinema, assim como a
rival norte-americana Amazon optou por lançar alguns anos atrás, o
vice-presidente de entretenimento e fidelidade da companhia para o
Brasil, Pablo Garcia, negou a possibilidade.
“Nós somos imparciais
em conteúdo e não temos uma agenda. Somos o parceiro ideal para o
serviços de streaming e temos milhões de usuários”, disse o executivo.
“Não fizemos agora (ter estúdio próprio) e não vamos fazer.”