Mesmo diante de uma expansão exacerbada nos últimos anos dentro do formato, o honest market ainda tem potencial para crescer, impulsionado pelo mercado imobiliário. “A gente vê a interiorização dos negócios acontecendo e a expansão imobiliária que conecta também com a questão das pessoas buscando cada vez mais proximidade aos negócios. Então, eu acredito que cabe crescimento neste mercado”, revela Rodrigo Abreu, diretor de comunicação e marketing da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News. Um outro ponto positivo que o executivo observa que faz o formato crescer é a possibilidade de a unidade funcionar 24 horas por sete dias na semana, sem a necessidade de aumento de custo por contratação de colaboradores. “Então você pode aumentar as possibilidades de ganhos ou ganhar possibilidade de novos mercados, sem a necessidade de proporcionalmente aumentar os custos fixos.”
Construção do Consumo Natural
Por outro lado, ainda existe a questão da construção do “consumo natural”, uma vez que o modelo é recente no mercado - se tornando mais conhecido na pandemia. Para o diretor de comunicação e marketing da ABF, o honest market ainda enfrenta desafios de tecnologia, reposição e adequação de mix, além de ser um modelo que está em consolidação. “Eu acredito na consolidação do modelo, porém, terão que ser feitos ajustes finos. As franquias precisam trabalhar paralelamente à construção cultural, porque isso faz parte também de um dos desafios enfrentados no modelo: a adaptação cultural. Mas a tendência, geralmente em qualquer mercado, é que teste, valide e depois tem essa construção de cultura, que vira um consumo natural”, comenta o executivo.
Oportunidades no Segmento
De acordo com Rodrigo Abreu, o honest market é um modelo que pode crescer muito através do franchising, uma vez que possibilita a capilaridade para novos mercados. “Mesmo diante dos desafios enfrentados, isso não significa que o modelo de franquias não é bom ou que é um modismo. Pelo contrário, ele só é um mercado que está em construção, mas com boas perspectivas”, pondera. Mesmo assim, o executivo explica que para qualquer outro negócio e mercado, tem que ser estudado o modelo de negócio do franqueador. “É de extrema importância ter calma ao escolher, fazer análises e conversar com os franqueados que estão na rede e também com os que já saíram da rede. Não existe franquia que tenha garantia de sucesso. O risco existe, então é de responsabilidade do empreendedor decidir com calma e fazer todas as avaliações possíveis”, finaliza. Atualmente com 13 associados do modelo, sendo três potenciais franqueadores, a ABF conta com 10 marcas franqueadoras que totalizam cerca de 2.812 operações de honest market no Brasil.
https://gironews.com/franchising/mercado-imobiliario-impulsiona-expansao-do-honest-market/
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