11/01/2013
Brasília (11 de janeiro) –
O primeiro ano de atividades do Plano Nacional da Cultura Exportadora
(PNCE), que faz parte das medidas do Plano Brasil Maior para aumento das
exportações brasileiras, atingiu a expectativa da Secretaria de
Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio Exterior (MDIC). Foram realizadas, em 24 estados, 254
atividades como cursos de capacitação, oficinas, seminários,
consultorias, assessorias técnicas, entre outras. Para cada estado,
foram escolhidos setores estratégicos para o comércio exterior e
selecionadas ações direcionadas.
“A participação
dos estados foi muito boa e deve continuar este ano. Mesmo os que não
têm perfil exportador mostraram interesse em aumentar a base
exportadora, treinar as equipes técnicas e levar informações aos
empresários locais”, avalia a secretária de Comércio Exterior do MDIC,
Tatiana Lacerda Prazeres.
Para este ano, as 16
instituições parceiras já prepararam as ofertas de ações que podem
realizar nos estados. Após esta etapa, os estados informam quais
atividades estão dentro do seu perfil exportador. A Secretaria de
Comércio Exterior coordena e acompanha o trabalho. Assim, as informações
técnicas voltadas para melhorar as vendas externas de pequenas, médias e
grandes empresas chegam aos empresários e aos profissionais de
instituições ligadas ao comércio exterior em todo país.
Atividades realizadas
Em
2012, participaram do PNCE: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia,
Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará,
Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do
Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e
Tocantins. Entre as atividades realizadas, estão os treinamentos em
exportação básica, feitos pela Suframa e pelo MDIC, em Boa Vista,
Roraima; a capacitação para 40 empresários de pequenas e médias empresas
da Bahia, feita pelo Sebrae, na oficina “Planejando para
Internacionalizar” e os cursos realizados pelo Banco do Brasil (sobre
carta de crédito, financiamento, serviço online BB e proteção
financeira) para 82 empresas do Espírito Santo.
Ainda
foram colocados em prática projetos de capacitação para cooperativas
vinculadas às atividades com potencial exportador em 2013, da
Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em seis estados, com o
objetivo de aumentar a participação do setor nas exportações
brasileiras; o seminário “O BNDES mais perto de você” realizado em
Teresina, no Piauí, para 200 pessoas; e a consultoria para certificação
de processos e produtos para 60 empresas dos setores têxtil e de
confecções e de tecnologia da informação, organizada pelo Senai.
Também
fizeram parte das atividades do PNCE, no ano passado, o incentivo à
participação em eventos e feiras nacionais e internacionais para
exposição de produtos e rodadas de negócios. O MDIC realizou o Encomex
Empresarial Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, com mais de 1.300
participantes, e o Encomex Empresarial Vitória, no Espírito Santo, que
reuniu mais de 800 pessoas.
Empresários de Alagoas
participaram, pela primeira vez, por meio de ações da Apex-Brasil e da
CNI, de feiras como a Fispal Food, em São Paulo, Fashion Rio, no Rio de
Janeiro, e Canton Fair, na China. Representantes da Bahia integraram a
Missão Empresarial a Angola, organizada pela Apex-Brasil; o Mapa
realizou, em Rio Verde, Goiás, o 50º Agroex (Seminário de Agronegócio
para Exportação) e a CNI levou empresas de Rondônia para a feira
Exportcomer, no Panamá, Expoalimentaria, no Peru, e Expocruz, na
Bolívia.
Outro passo importante para a
implementação do PNCE, em 2012, foi a criação do Sistema de Informações
Gerencias (SIG) que permitirá o acompanhamento e a avaliação online das
ações realizadas nos estados. Após a implementação do sistema,
desenvolvido pela área técnica do MDIC em 2012, terá início, em 2013, a
capacitação dos técnicos dos estados que alimentarão o sistema com as
informações regionais, trabalho que era feito pela Secex, em Brasília.
Brasil Maior
O
PNCE integra o Plano Brasil Maior, dentro da meta de diversificar as
exportações brasileiras, ampliando a participação do país no comércio
internacional. O trabalho é feito em parceria com a Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); a Agência
Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI); o Banco da Amazônia; o
Banco do Brasil; o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES); o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); a
Caixa Econômica Federal; a Confederação Nacional da Indústria (CNI);os
Correios; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); o
Ministério das Relações Exteriores (MRE); a Organização das
Cooperativas Brasileiras (OCB); o Sebrae; o Senac; e o Senai; e com a
Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Lançado
em 2012 e com ações previstas até 2015, o Plano Nacional da Cultura
Exportadora coordena e promove ações de desenvolvimento e difusão de
ações ligadas à cultura exportadora nas Unidades da Federação, por meio
das quais mobiliza e capacita gestores públicos, empresários de pequeno e
médio portes e profissionais de comércio exterior para aumentar e
qualificar a pauta de produtos destinados ao mercado externo. Os eixos
de atuação do plano são a cultura exportadora; a inteligência comercial e
competitiva; o ambiente de negócios; a diversificação e a qualificação
da pauta exportadora; e a promoção comercial.
Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7117 e 2027-7198
Mara Schustermara.schuster@mdic.gov.br