Miguel Krigsner, da Endeavor
Toda vez que sou questionado sobre como é possível empreender e
desenvolver um negócio tendo como premissa a sustentabilidade nas
relações humanas, eu respondo: por que não?
Aos 11 anos eu ajudava meu pai em um pequeno comércio de roupas no
Centro de Curitiba, no Paraná. Foi lá que aprendi a importância das
relações, vendo como meu pai lidava com os clientes, fornecedores e com a
comunidade.
Em 1977, decidi unir minha crença no Brasil a um desejo empreendedor.
Assim nasceu O Boticário, uma farmácia de manipulação que depois
incorporou os cosméticos e a perfumaria. Mais uma vez me deparei com a
importância nas relações humanas e, desde o início, procurei oferecer
esse diferencial no atendimento e nos serviços. Deu certo. Rapidamente, O
Boticário se espalhava pelo sistema de franquias e ganhava o respeito
das pessoas em todo o Brasil.
Enfrentamos diferentes momentos do país sem perder a esperança,
investindo cada vez mais e agregando pessoas. Crescemos em ritmo muito
acelerado. Em 1990, O Boticário já tinha mais de mil lojas espalhadas
pelo Brasil. Nós precisávamos olhar o desenvolvimento das nossas
atividades e também das pessoas.
Hoje somos o Grupo Boticário, uma empresa 100% brasileira que acredita e
confia no desenvolvimento do Brasil. Administramos quatro unidades de
negócio: O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box.
Somos 7 mil colaboradores diretos e 25 mil indiretos, ligados a 900
franqueados. Estamos em 1.750 municípios brasileiros e contamos com mais
de 3.800 lojas no Brasil, além de levar nossos produtos para outros
oito países.
A expansão desse modelo de negócio nos levou à Bahia. Depositamos neste
estado, mais uma vez, a confiança de que as nossas relações serão
sustentáveis, agora com o belo sotaque baiano. Inauguramos,
recentemente, nossa segunda fábrica e o nosso segundo centro de
distribuição, em Camaçari e em São Gonçalo dos Campos, respectivamente.
Não investimos apenas recursos financeiros e geração de empregos e
renda. Na Bahia, assim como aconteceu no Paraná há três décadas,
começamos, juntos, o mesmo sonho: a construção de um País mais belo e
mais sustentável. Um País formado por pessoas que o amam e acreditam no
seu desenvolvimento.
O foco nas pessoas e no ambiente onde estamos inseridos é uma tônica na
história e na trajetória do Grupo Boticário. Antes mesmo de começar a
produzir na Bahia, nos aproximamos dos moradores destas cidades e,
juntos, revitalizamos espaços públicos. Implantamos programas de
capacitação profissional e mudamos a vida de mais de 400 pessoas dos
dois municípios onde estamos sediados.
Cuidamos da conservação do meio ambiente por meio da Fundação Grupo
Boticário de Proteção à Natureza, criada em 1990 e que já apoiou mais de
1.400 projetos.
Essa é a beleza que sustenta nossas relações. Colocamos em prática
valores que duram para sempre, como comprometimento com os resultados,
valorização das pessoas e paixão pela evolução e desafios, com o
objetivo de construir um País cada vez melhor. Para nós do Grupo
Boticário, beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o
que a gente faz.
Miguel Krigsner é fundador de O Boticário, presidente do Conselho
de Administração do Grupo Boticário e da Fundação Grupo Boticário de
Proteção à Natureza.