São Paulo - O grupo de hotéis
Marriott Internacional anunciou a aquisição da concorrente Starwood Hotels & Resorts Worldwide, por 12,2 bilhões de dólares.
Segundo o Marriott, a compra irá torná-lo a maior empresa de
hotéis em números de acomodações do mundo.
Juntas, as empresas terão mais de 1,1 milhão de quartos em mais de 5.500 empreendimentos, com presença em mais de 100 países.
O faturamento das duas empresas somou 2,7 bilhões no ano fiscal que terminou em setembro.
“A
transação
combina as marcas líderes em estilo de vida da Starwood e sua marca
internacional com a presença forte da Marriott nas camadas de luxo e
serviços selecionados, assim como os segmentos de convenções e resort”,
afirmou o Marriott em comunicado aos investidores.
O acordo foi aprovado pelas diretorias das duas empresas de forma unânime, anunciou o Marriott em
comunicado. O valor total da
aquisição, de 12,2 bilhões de dólares, será pago em ações da Marriott e com 340 milhões de dólares em dinheiro.
Os acionistas da Starwood receberão 0,92 de ação da Marriott, além de
US$ 2,00. Eles deterão cerca de 37% da empresa resultante da fusão. O
valor representa um aumento de 6% sobre o valor de fechamento das ações
da Starwood.
Objetivos
O interesse do grupo Marriott nasceu depois que a Starwood divulgou suas
estratégias, falando de uma possível fusão ou aquisição.
“Pensamos que uma aquisição poderia trazer mais opções para os
consumidores e criar um programa de lealdade maior”, disse Arne
Sorenson, diretor executivo do Marriott ao Wall Street Journal.
As empresas esperam sinergias de cerca de 200 milhões de dólares em
custos fixos por ano e que a fusão irá contribuir com lucros para a
empresa em dois anos após a operação.
Um dos alvos será acelerar o crescimento internacional das marcas do
grupo Starwood, que incluem os hotéis de luxo St. Regis, The Luxury
Collection, Westin Hotels and Resorts, Le Méridien e Sheraton, além dos
hotéis de serviços Aloft, Element e Four Points..
Outro resultado da fusão é a expansão dos serviços de fidelidade dos
dois grupos de hotéis. O programa Marriott Rewards tem 54 milhões de
membros e o Starwood Preferred Guest conta com 21 milhões de viajantes.