Endemol
Shine Brasil, responsável pelos principais reality shows da TV
brasileira, aposta na diversificação de formatos e plataformas.
SE QUERER É PODER Allan Lico,
vice-presidente de criação, Adriane (Nani) Freitas, CEO e Renato
Martinez, vice-presidente de venda de conteúdo e aquisições comandam a
Endemol Shine Brasil. (Crédito: Divulgação)
Pode ser que você não conheça a Endemol Shine, mas com
certeza já viu alguma de suas criações, como os reality shows Big
Brother, MasterChef ou No Limite. Desde 2020 a empresa faz parte do
Grupo francês Banijay, considerada uma das principais produtoras
independentes de TV do mundo, com faturamento de 3,2 bilhões de euros no
último ano. A divisão brasileira entrou na casa das pessoas através dos
reality shows e parceria com as emissoras de TV aberta, mas com a
evolução do mercado, entrada de serviços de streaming e a revolução no
consumo de conteúdo que as redes sociais causaram, hoje está presente em
diversos tamanhos de telas e em diversas frentes, como criação de
formatos, produção de programas ou licenciamento de produtos. Em 2022, a
Endemol Shine Brasil realizou mais de 20 projetos de conteúdo e cresceu
10% seu faturamento. A expectativa para esse ano é crescer 20%. Para
isso, a aposta está em novos modelos e na exportação. “A gente está
muito focado em criar formatos nacionais que possam viajar e que possam
atender o mercado, se posicionando como casa produtora criativa”, disse a
CEO da Endemol Shine Brasil, Adriane (Nani) Freitas.
O crescimento da companhia está diretamente relacionado ao
desenvolvimento do setor audiovisual – beneficiado com a lei que obriga
parte da grade de programação da TV por assinatura ser nacional e de
produtora independente – e mais recentemente pelo sucesso dos serviços
de streaming. Com isso, em vez de apenas licenciar formatos
desenvolvidos no exterior, a divisão brasileira passou a produzir
programas próprios e de terceiros, como Casamento às Cegas Brasil, da
Netflix, ou De Férias com o Ex, da MTV.
Com as novas plataformas, veio também mais exposição, já que nos
streamings muitos conteúdos são globais e a divulgação pelas redes
sociais não encontra fronteiras. Essa abertura fez com que os programas
brasileiros ganhassem escala e se internacionalizassem. Segundo o
vice-presidente de venda de conteúdo e aquisições da Endemol Shine
Brasil, Renato Martinez, antes do advento dos streamings os formatos não
viajavam. “A gente consumia muita coisa, principalmente americana, mas
hoje a gente consome do mundo inteiro”, disse. “A TV virou global.”
MasterChef e The Masked Singer são dois
programas licenciados pela Endemol Shine no Brasil. Em 2022 foram mais
de 20 projetos realizados.
Foto: Divulgação
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Foto: Divulgação
Um dos formatos que a Endemol Shine Brasil exportou foi o projeto
Cabelo Pantene, que faz parte de outra vertical do grupo, responsável
pela criação de conteúdos de marca. Essa frente se fortaleceu com as
redes sociais e garante produtos exclusivos para os parceiros. Outro
case de branded content é o reality Ilhados com Beats, criado para a
Ambev em 2021. O programa foi transmitido em episódios pelo Instagram da
marca e tinha Anitta como grande estrela. Em 12 horas no ar, o primeiro
episódio chegou a 2 milhões de visualizações e em três dias o perfil da
marca ganhou 1,3 milhão de seguidores.
Parte do sucesso da ação com a Beats é o engajamento do brasileiro
com as redes sociais, o que torna a atenção com plataformas digitais
fundamental para a estratégia de crescimento. Em uma verdadeira via de
mão dupla, os usuários garantem resposta simultânea ao que está sendo
transmitido, ao mesmo tempo que são alimentados com conteúdo exclusivo, o
que garante um relacionamento mais longo com o programa, além de seu
período na TV. Esses conteúdos não se limitam à reprodução ou cortes do
que foi apresentado, mas procuram trazer algo novo. Segundo o
vice-presidente de criação da produtora, Allan Lico, isso é uma forma de
“respeito à linguagem, ao público daquela plataforma e à propriedade
intelectual e a alguns elementos do formato”.
Seguindo o plano de testar novos formatos, a Endemol Shine Brasil
também olha para outros gêneros – além dos reality que a consagraram –
como documentários, programas de esportes e sitcoms. Já em uma
estratégia de desenvolvimento de marca e de criação de legado das
produções, a empresa tem uma forte atuação em licenciamento de produtos,
que faz com que as marcas que possui cheguem em diversas frentes. Como a
coleção de roupas de Peaky Blinders em parceria com a Reserva, ou o
vinho MasterChef. Em termos de reality, a Endemol dá show.
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