Bruna Cavalcanti, nasceu em Santos, no litoral de São Paulo e contou como foi conquistar o título da plataforma UiPath, considerada a líder global no segmento de robótica.
Brasileira conquista título e se torna referência mundial na criação de robôs virtuais — Foto: Arquivo pessoal
Uma brasileira, de 26 anos, se tornou a primeira mulher da América Latina a alcançar o título 'Profissional Mais Valioso' na ferramenta UiPath [empresa de software de automação, considerada a líder global no segmento de robótica] após desenvolver processos robóticos que imitam o comportamento humano no computador e vêm revolucionando o mundo empresarial.
A engenheira foi reconhecida por compartilhar conhecimento sobre a plataforma além de criar conteúdos novos que são inseridos nela. "Eu crio automações de processos, ou seja, crio robôs virtuais para automatizar processos dentro das empresas no Brasil e mundo afora", explicou.
Bruna Cavalcanti, nasceu em Santos, no litoral de São Paulo e contou ao g1 como foi conquistar o título, entregue em março de 2023. "Eles me deram um título de UiPath MVP este ano. Estou muito feliz e orgulhosa. Isso tudo diz muito sobre a carreira que construí e sobre meu objetivo, que é fazer a diferença na área e trazer mais conhecimento".
A engenheira estudou Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo, no Campus Cubatão (SP) e trabalha na área de tecnologia da informação (TI). Ela contou ainda que o prêmio significou um reconhecimento profissional no mundo inteiro.
Para a jovem, receber o título aumentou também a representatividade feminina no mercado robótico. "Sei que nessa área a gente [mulher] se sente pouco representada. Recebi um prestígio profissional que atesta que sou uma das referências na área e incentivo para outras mulheres”, afirmou Bruna.
Palestra da engenheira Bruna para um grupo de alunos em Santos — Foto: Arquivo pessoal
O prêmio
A preparação para disputar o título de MVP foi intensa. Bruna disse que se inscreveu sabendo que se encaixava em apenas dois dos três pré-requisitos solicitados pela organização do prêmio. "Eu só tinha tempo de experiência, por ter mais de dois anos de trabalho com UiPath, e contribuição com a comunidade, por dar aulas, palestras e compartilhar conteúdos sobre a ferramenta em português".
Ela explicou que o idioma inglês era a terceira determinação para ingressar na competição e que a vontade de alcançar o prêmio a fez ficar um mês de intercâmbio na Inglaterra. "Precisava aprimorar a segunda língua e ir bem nas entrevistas do processo seletivo. Estudava inglês o dia inteiro. Não deu nem tempo de aproveitar”, disse ela.
Foram várias etapas até chegar a resposta final da competição. Bruna foi aprovada em outubro de 2022, mas o resultado oficialmente aconteceu em março de 2023. A engenheira vai buscar o título durante uma cerimônia da premiação americana, que será realizada em agosto, em Seattle, nos Estados Unidos.
Medalhas que a engenheira ganhou quando estudava no ensino fundamental em Santos. — Foto: Arquivo Pessoal
Estudos
Bruna estudou o Ensino Fundamental em uma escola municipal em Santos. Na época, ela já conquistava prêmios em atividades na unidade. "Ganhei várias medalhas durante a fase da escola. Sempre me dediquei aos estudos e ao aprendizado desde a infância". contou.
Segundo ela, o sonho inicial era ser professora. "Aos poucos fui descobrindo as vantagens da tecnologia e as possibilidades de trabalhar remotamente de qualquer parte do planeta". Com isso, a jovem foi fazer faculdade em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) em um instituto federal em Cubatão (SP).
"Meu mundo na tecnologia começou mesmo em 2015, aos 18 anos, quando eu iniciei os meus estudos no Instituto Federal de São Paulo. Foram 3 anos de faculdade. Eu iniciei os meus estudos em uma turma de 40 alunos. No final, apenas eu e mais três nos formamos", contou.
“Tive uma ótima educação, com muito apoio dos professores e dos colegas de sala, e sinto que isso fez toda diferença, porque tudo o que nos tornamos na vida adulta é fruto do que passamos na infância. Eu sinto como se todo o esforço que eu venho tendo desde a infância estivesse sendo recompensado", afirmou Bruna.
https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2023/04/19/brasileira-e-eleita-a-profissional-mais-valiosa-da-robotica-por-criar-sistemas-que-imitam-o-comportamento-humano.ghtml?UTM_SOURCE=mail&UTM_MEDIUM=share-bar-app&UTM_CAMPAIGN=materias
Nenhum comentário:
Postar um comentário