No ano passado, a marca de calçados e similares Louboutin foi avaliada
em US$ 3,2 bilhões pela empresa de investimentos Exor. (Crédito:
Divulgação)
O
designer de calçados Chritian Louboutin, criador da famosa marca de
calçados que leva o seu nome, acaba de entrar para a seleta lista de
bilionários do mundo. O francês, que lançou sua própria linha de sapatos
femininos há 34 anos, em 1991, possui hoje uma fortuna avaliada em US$
1,2 bilhão (mais de R$ 6 bilhões na cotação atual) segundo a Forbes.
A
entrada do estilista no grupo das pessoas mais ricas do planeta se
deve, principalmente, à valorização da sua maior criação, a Louboutin,
conhecida pelos seus sapatos de salto alto, plataformas diferentes e
solado vermelho. Além disso, ao longo dos últimos anos, a Louboutin
expandiu seu portfólio de produtos para sapatilhas, bolsas e produtos de
beleza voltados para mulheres, homens e crianças.
No ano passado,
a Louboutin foi avaliada em US$ 3,2 bilhões pela empresa de
investimentos Exor, que adquiriu uma participação de 24% na empresa pelo
valor de US$ 650 milhões em 2021. Christian Louboutin, criador da
icônica marca, ainda possui 35% de participação na companhia, o que
representa um valor estimado em US$ 1,1 bilhão.
Além da
tradicional marca de calçados, Louboutin possui outros investimentos,
como um resort de luxo no sul de Portugal, inaugurado em 2023.
O
estilista possui, ainda, um amplo apartamento com piso de mogno
vermelho perto da Ópera Garnier, em Paris; uma casa com veleiro em
Luxor, Egito; apartamentos em Los Angeles e Rio de Janeiro; uma casa do
século XVII em Aleppo, na Síria, que foi danificada na guerra civil; um
complexo de 350 acres em Melides, Portugal, perto do seu hotel; uma
villa de 7 quartos em Lisboa e o Château de Champgillon do século XIII,
no interior da França (onde supostamente mantém uma coleção de 8.000
sapatos), ambos de propriedade conjunta com Chambelland.
Em uma entrevista à Istoé Dinheiro em 2017,
Louboutin contou que uma de suas grandes inspirações para a criação e o
design de suas peças foi o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907 –
2012). Na ocasião, o estilista afirmou que “enquanto meus amigos
desejavam ir ao Rio de Janeiro, eu queria ir à Brasília conhecer as
criações de Niemeyer”.
Com 60 anos de idade, Louboutin mantém-se
na ativa e desenha as coleções de outono e inverno da marca no seu
castelo francês ou em Portugal, e trabalha nas coleções de primavera e
verão no Egito ou no Brasil. Os esboços são então transformados em
calçados em fábricas na Itália e na Espanha.
Hoje, Louboutin tem
mais de 160 boutiques em 32 países de 4 continentes diferentes,
incluindo 35 nos Estados Unidos, 23 no Japão e 20 na China.
A
empresa produz mais de 1 milhão de pares de sapatos por ano e, tal como
acontece com muitas marcas de moda de luxo, os preços elevados são
fundamentais para o seu poder de permanência.
Sapatos Louboutin têm alto valor agregado e atrai artistas
Em
uma breve pesquisa na internet, é possível encontrar os sapatos
Louboutin por, em média, US$ 800 (R$ 4 mil) o par. E esses são os
modelos “mais simples”, já que alguns deles podem facilmente ultrapassar
o custo de algumas dezenas de milhares de reais.
Ainda em 1991,
após inaugurar a sua primeira boutique em Paris, uma das primeiras
clientes famosas a aderir à marca foi a princesa Caroline de Mônaco.
Desde então, as famosas solas vermelhas se tornaram um presença
constante em eventos famosos como festivais de cinema e até o Oscar.
No
Globo de Ouro de 2024, por exemplo, artistas como Selena Gomez, Lenny
Kravitz, Heide Klum e Simu Liu compareceram ao evento utilizando
calçados da marca do designer francês.
Já no ano passado, as
cantoras Beyoncé e Taylor Swift, duas das artistas mais tocadas no mundo
em plataformas de músicas, também fizeram aparições públicas em shows
de suas respectivas turnês utilizando calçados Louboutin feitos
exclusivamente para elas.
História
Desde pequeno,
Louboutin passou a se interessar pelo mundo da moda, mais precisamente
pelos sapatos. Em uma visita ao Museu de Arte Africana, em Paris, quando
tinha 13 anos, ficou encantado por um desenho que proibia a entrada de
pessoas com sapatos de salto alto no espaço. A partir daí, começou a
rascunhar os seus protótipos e vendia sapatos na rua.
As
primeiras clientes eram as dançarinas de cabarés do Moulin Rouge, que,
segundo ele, tiravam as roupas e continuavam com os seus sapatos
intocados.
O primeiro estilista a dar uma chance ao jovem talento
foi o designer Charles Jourdan. Depois, Louboutin passou por Roger
Vivier, Christian Dior, Chanel e, quem diria, a sua atual rival Yves
Saint Laurent. Mas ele queria alçar voo solo. Assim nascia sua marca em
1991.