No ano passado, a marca de calçados e similares Louboutin foi avaliada em US$ 3,2 bilhões pela empresa de investimentos Exor. (Crédito: Divulgação)
O designer de calçados Chritian Louboutin, criador da famosa marca de calçados que leva o seu nome, acaba de entrar para a seleta lista de bilionários do mundo. O francês, que lançou sua própria linha de sapatos femininos há 34 anos, em 1991, possui hoje uma fortuna avaliada em US$ 1,2 bilhão (mais de R$ 6 bilhões na cotação atual) segundo a Forbes.
A entrada do estilista no grupo das pessoas mais ricas do planeta se deve, principalmente, à valorização da sua maior criação, a Louboutin, conhecida pelos seus sapatos de salto alto, plataformas diferentes e solado vermelho. Além disso, ao longo dos últimos anos, a Louboutin expandiu seu portfólio de produtos para sapatilhas, bolsas e produtos de beleza voltados para mulheres, homens e crianças.
No ano passado, a Louboutin foi avaliada em US$ 3,2 bilhões pela empresa de investimentos Exor, que adquiriu uma participação de 24% na empresa pelo valor de US$ 650 milhões em 2021. Christian Louboutin, criador da icônica marca, ainda possui 35% de participação na companhia, o que representa um valor estimado em US$ 1,1 bilhão.
Além da tradicional marca de calçados, Louboutin possui outros investimentos, como um resort de luxo no sul de Portugal, inaugurado em 2023.
O estilista possui, ainda, um amplo apartamento com piso de mogno vermelho perto da Ópera Garnier, em Paris; uma casa com veleiro em Luxor, Egito; apartamentos em Los Angeles e Rio de Janeiro; uma casa do século XVII em Aleppo, na Síria, que foi danificada na guerra civil; um complexo de 350 acres em Melides, Portugal, perto do seu hotel; uma villa de 7 quartos em Lisboa e o Château de Champgillon do século XIII, no interior da França (onde supostamente mantém uma coleção de 8.000 sapatos), ambos de propriedade conjunta com Chambelland.
Em uma entrevista à Istoé Dinheiro em 2017, Louboutin contou que uma de suas grandes inspirações para a criação e o design de suas peças foi o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907 – 2012). Na ocasião, o estilista afirmou que “enquanto meus amigos desejavam ir ao Rio de Janeiro, eu queria ir à Brasília conhecer as criações de Niemeyer”.
Com 60 anos de idade, Louboutin mantém-se na ativa e desenha as coleções de outono e inverno da marca no seu castelo francês ou em Portugal, e trabalha nas coleções de primavera e verão no Egito ou no Brasil. Os esboços são então transformados em calçados em fábricas na Itália e na Espanha.
Hoje, Louboutin tem mais de 160 boutiques em 32 países de 4 continentes diferentes, incluindo 35 nos Estados Unidos, 23 no Japão e 20 na China.
A empresa produz mais de 1 milhão de pares de sapatos por ano e, tal como acontece com muitas marcas de moda de luxo, os preços elevados são fundamentais para o seu poder de permanência.
Sapatos Louboutin têm alto valor agregado e atrai artistas
Em uma breve pesquisa na internet, é possível encontrar os sapatos Louboutin por, em média, US$ 800 (R$ 4 mil) o par. E esses são os modelos “mais simples”, já que alguns deles podem facilmente ultrapassar o custo de algumas dezenas de milhares de reais.
Ainda em 1991, após inaugurar a sua primeira boutique em Paris, uma das primeiras clientes famosas a aderir à marca foi a princesa Caroline de Mônaco. Desde então, as famosas solas vermelhas se tornaram um presença constante em eventos famosos como festivais de cinema e até o Oscar.
No Globo de Ouro de 2024, por exemplo, artistas como Selena Gomez, Lenny Kravitz, Heide Klum e Simu Liu compareceram ao evento utilizando calçados da marca do designer francês.
Já no ano passado, as cantoras Beyoncé e Taylor Swift, duas das artistas mais tocadas no mundo em plataformas de músicas, também fizeram aparições públicas em shows de suas respectivas turnês utilizando calçados Louboutin feitos exclusivamente para elas.
História
Desde pequeno, Louboutin passou a se interessar pelo mundo da moda, mais precisamente pelos sapatos. Em uma visita ao Museu de Arte Africana, em Paris, quando tinha 13 anos, ficou encantado por um desenho que proibia a entrada de pessoas com sapatos de salto alto no espaço. A partir daí, começou a rascunhar os seus protótipos e vendia sapatos na rua.
As primeiras clientes eram as dançarinas de cabarés do Moulin Rouge, que, segundo ele, tiravam as roupas e continuavam com os seus sapatos intocados.
O primeiro estilista a dar uma chance ao jovem talento foi o designer Charles Jourdan. Depois, Louboutin passou por Roger Vivier, Christian Dior, Chanel e, quem diria, a sua atual rival Yves Saint Laurent. Mas ele queria alçar voo solo. Assim nascia sua marca em 1991.
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