Haddad e Lula - Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá nesta segunda-feira, 8, uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em meio à crise na Petrobras. O encontro ocorrerá às 18h, no Palácio do Planalto.
O chefe da equipe econômica, que estava em São Paulo, foi convocado de última hora, antecipando seu retorno a Brasília.
Além de Haddad, também vão participar da reunião os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação).
Com a crise na Petrobras, que escalou na semana passada, Lula considera substituir Jean Paul Prates na presidência da estatal e nomear, em seu lugar, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Nesse sentido, o diretor de Planejamento do BNDES, o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, assumiria o banco de fomento.
Meio-termo
Segundo divulgado pelo Estadão, outra possibilidade é a de Mercadante na presidência do conselho da estatal para mediar conflitos entre a diretoria e demais integrantes indicados pelo governo, enquanto Prates ficaria no cargo, mas com foco na parte operacional.
Crise
O Estadão apurou ainda que o ministro da Fazenda vem tentando ficar distante do duelo entre Silveira e Prates e que vai opinar sobre o tema caso seja solicitado por Lula.
A distribuição de dividendos gerou o racha. Na reunião de março, o conselho da companhia decidiu pela retenção dos valores, o que frustrou investidores e deixou evidentes as divergências dentro da gestão petista.
À época, Silveira e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, foram contrários à distribuição, enquanto Prates defendeu o pagamento de 50% dos valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário