Empresa deve receber novos navios com grande capacidade para escoar produção de nova fábrica no MS
Green Santos, maior navio de transporte de celulose do mundo, com capacidade para transportar 77 mil toneladas. (Crédito: Divulgação)
A Suzano anunciou que vai chegar à China nesta terça-feira, 9, sua carga de 72 mil toneladas de celulose – o maior volume desse produto já transportado por uma empresa no mundo em um único embarque. Para os próximos meses, com expectativa de aumento de produção após uma nova fábrica entrar em operação, a empresa se prepara para iniciar mais transportes com novos navios de magnitude semelhante.
O transporte marítimo à China foi feito pela Cosco Shipping Specialized Carriers no Green Santos, anunciado como o maior navio de transporte de celulose do mundo, com capacidade para transportar 77 mil toneladas. Ele deixou o porto de Santos (SP) no dia 4 de março com destino à Ásia.
A projeção é de que os envios robustos de carga continuem. Isso porque o navio, que foi entregue no final de 2023, faz parte de uma frota de embarcações com porte semelhante que serão entregues em 2024, segundo a Suzano.
“A iniciativa visa atender o aumento previsto das exportações de celulose proveniente da fábrica da Suzano em construção em Ribas do Rio Pardo (MS)”, comentou a empresa em nota.
“Conhecida como Projeto Cerrado, a unidade, que entrará em operação até junho de 2024, elevará a capacidade total da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais”, acrescenta a empresa. A empresa havia informado que o aumento da capacidade produtiva seria de mais de 20%. Toda a produção da nova unidade será escoada a partir de Santos.
A celulose é a base dos negócios da Suzano, uma das principais exportadoras do país. Em 2023, esse produto representou 77% da receita líquida da empresa, sendo que o mercado externo absorveu 93% das vendas totais.
No Brasil, a celulose tem uma participação de 2,8% das exportações, considerando dados de março do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Do total, quase 30% tem como destino a China – o maior importador de celulose do Brasil, bem à frente dos 13,5% do segundo colocado, Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário