Para Cesar Gon, os líderes precisaram se reinventar para trabalhar à distância
Para a CI&T, após o momento inicial de redesenhar a estratégia e cuidar da saúde dos funcionários, chegou a hora de imaginar – e se preparar – para a retomada ou para o mundo pós-pandêmico. "Isso significa, do ponto de vista empresarial, redesenhar radicalmente suas estratégias de negócios. Do ponto de vista pessoal, você também revê seu modelo de trabalho, seu estilo de liderança. É hora de se reinventar", diz Cesar Gon, co-fundador e CEO da empresa, em home office há um ano.
Para ele, todo esse processo envolve muito autoconhecimento, para entender a forma como se exercia a liderança antes e como traduzir esse modelo para a nova realidade. "A gente perdeu a presença física, e foi preciso exercitar a empatia – e empatia através de zoom não é tão simples." Outra dificuldade foi manter um senso de propósito entre as equipes: "a criação de propósito compartilhado é muito mais simples quando é presencial, quando é olho no olho, sem uma tela entre a gente".
A necessidade de ter uma liderança mais humana, diz Gon, se contrapõe à distância física, necessária para evitar o contágio pela covid-19. "Você perde a frequência e a casualidade dos encontros no café e no corredor, e precisa se organizar para não perder esses momentos. É preciso simular esses encontros não planejados de uma maneira planejada. E precisa se mostrar ainda mais aberto."
Além de adaptar seu estilo de liderança, o executivo disse que teve de se mostrar ainda mais aberto. "Eu sempre me achei um líder acessível, mas você tem que deixar mais claro ainda que está aberto à discussão e acessos não planejados", indica ele. "Para o líder, nada é pior que as pessoas terem dificuldade de acesso com você."
Por outro lado, Gon aponta as oportunidades trazidas pelo home office, entre elas, a otimização da agenda. "Você consegue ser radicalmente mais produtivo, porque tem menos deslocamentos, menos viagens, reuniões mais curtas, consegue falar com bem mais gente."
*Esta matéria faz parte de um especial sobre liderar à distância. Confira o site de Época NEGÓCIOS para ter acesso ao depoimento de outros CEOs
https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2021/03/foi-preciso-exercitar-empatia-e-empatia-atraves-de-zoom-nao-e-tao-simples-diz-ceo-da-cit.html?utm_source=linkedin&utm_medium=social&utm_campaign=post
Nenhum comentário:
Postar um comentário