
Aviões da Azul e da Gol no aeroporto Luis Eduardo Magalhães, em Salvador 03/02/2025 (Crédito: REUTERS/Ueslei Marcelino)
As aéreas Azul e Gol anunciaram o fim das negociações para uma possível combinação de negócios entre as duas companhias aéreas brasileiras e do acordo de cooperação comercial (codeshare).
Em fato relevante, o grupo Abra, controlador indireto da Gol Linhas Aéreas informou, na noite de quinta-feira, que notificou a Azul de sua decisão de encerrar as negociações para uma possível combinação de negócios entre as duas companhias aéreas brasileiras.
“As partes não tiveram discussões significativas ou progrediram em uma possível operação de combinação de negócios por vários meses como resultado do foco da Azul em seu processo de Chapter 11”, disse Abra à Azul em uma carta, de acordo com fato relevante.
Em comunicado ao mercado, a Azul destacou estar comprometida com “processo de fortalecimento da sua estrutura de capital” e que manterá os seus acionistas e o mercado em geral informados acerca de eventuais desdobramentos relacionados ao “encerramento das discussões comerciais acerca da potencial combinação de negócios”.
As empresas também anunciaram o fim do acordo de codeshare – compartilhamento de voos – com a Azul, firmado em maio de 2024. A parceria tinha como objetivo ampliar a conectividade no mercado doméstico.
Por meio de nota, o Ministério de Portos e Aeroportos disse que “o setor aéreo brasileiro continua em crescimento, com aumento na demanda por voos nacionais e internacionais, o que representa um número cada vez maior de passageiros voando pelo país”.
Além disso, a pasta acrescentou que a Gol concluiu, recentemente, seu processo de reestruturação internacional (Chapter 11) e segue em expansão. A Azul também está em fase de reorganização.
O ministério acompanha a decisão e reforçou que “o país continuará contando com três grandes companhias aéreas (Gol, Azul e Latam), o que garante competitividade e mais opções para os passageiros”.
A Gol e a Azul informaram que irão honrar os bilhetes comercializados no âmbito da parceria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário