quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Lula diz querer Haddad candidato em 2026, mas decisão cabe ao ministro

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 18, que quer que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seja candidato na eleição de 2026, ao mesmo tempo que afirmou que a decisão caberá a Haddad.

“O Haddad tem maioridade e tem biografia para decidir o que ele quer fazer. Se você perguntar para mim se eu gostaria que ele fosse (candidato), eu gostaria que ele fosse. Eu não sei, eu preciso perguntar para ele”, disse Lula em entrevista coletiva em Brasília.

Em entrevista ao jornal ‘O Globo’, Haddad anunciou a possibilidade de sair do governo para colaborar com a campanha à reeleição de Lula, e nos bastidores de Brasília a notícia que circula é que isso deve ocorrer até março.

Lula foi questionado ainda se manterá o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, como vice em sua chapa no ano que vem, e disse que ainda teria que conversar com ele para saber de suas intenções.

Na opinião do petista, o governo precisa ter nomes fortes para o governo de São Paulo e para o Senado por aquele Estado. Afirmou ver chances reais de ganhar ambas as disputas. As definições devem sair em março apenas.

“Quando começar o ano, eu vou chamar muitos ministros que vão sair para ser candidatos e eu vou então decidir com eles o que eles vão fazer da vida. Eu sei que tem uma enxurrada de ministros que vai sair, eu acho que pelo menos 18 devem sair. Eu acho que devem sair, não vou impedir ninguém de sair, vou apenas torcer”, declarou.

Na entrevista, Lula disse ainda ter uma boa relação tanto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) — a quem chamou de “amigo” –, quanto com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário