segunda-feira, 6 de maio de 2013

Brasil contabiliza 79 votos para embaixador na disputa da OMC


Da Agência Brasil, em Brasília
  • Fabrice Coffrini/AFP
    31.jan.2013 - O embaixador do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo 31.jan.2013 - O embaixador do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo
A União Europeia define, nesta segunda-feira (6), quem vai apoiar para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC): o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, 55, ou o mexicano Herminio Blanco, 62.

Em meio às negociações, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que está otimista em relação à possibilidade de vitória de Azevêdo. Internamente, a contabilidade é que até domingo (5) o brasileiro tinha 79 votos.

Para vencer a disputa, é preciso conquistar 80 votos do total de 159 da OMC.
Patriota evitou detalhar as conquistas do brasileiro. "Não é o caso de entrarmos em especulações [sobre quantidade de votos]. É um momento sensível e é uma eleição que tem suas peculiaridades, pois não há uma eleição direta", disse o chanceler. "Aguardamos com confiança. O candidato brasileiro tem todas as qualidades para o cargo."

União Europeia pode votar 'em bloco'

Na eleição da OMC, cada um dos 159 países que integram o órgão vota no nome de sua preferência. A escolha é feita em três etapas. Inicialmente, havia nove nomes e todos os candidatos concorreram. Na segunda etapa, encerrada no dia 25, ficaram cinco candidatos. Nesta última fase, são apenas dois na disputa.

De acordo com os negociadores brasileiros, a dificuldade atual está concentrada na União Europeia. Até o momento, os europeus votaram unidos, definindo que Azevêdo e Blanco deveriam disputar a última etapa da eleição. Mas não se sabe se na reunião que ocorre ao longo do dia de hoje, será mantida a posição única, opinando para um dos candidatos, ou se os europeus vão autorizar que cada país vote livremente.

O esforço dos negociadores brasileiros, que estão entre Genebra (Suíça), onde é a sede da OMC, e Bruxelas (Bélgica), sede da União Europeia, é garantir que a posição única seja favorável a Azevêdo. A segunda hipótese é trabalhar para que os europeus liberem os votos dos 27 países que integram o bloco para que cada nação apoie o candidato que considerar mais preparado.

A expectativa é que no dia 8 ocorra a divulgação do resultado final da eleição. Mas nesta terça-feira (7) os candidatos serão informados, não oficialmente, sobre quem é o vitorioso.

O novo diretor-geral da OMC tomará posse em 31 de agosto, substituindo o francês Pascal Lamy. Patriota concentrou os esforços no fim de semana em busca de apoio entre os europeus.

Chevron quer manter e ampliar investimentos no Brasil


Diretor executivo da empresa virá em junho ao país para encontro com autoridades brasileiras
 
Redação NNpetro, com informações do MME - Sexta-feira, 3 Maio, 2013 - 09:32
 

Em visita ao Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na última terça-feira (30), dirigentes da Chevron Brasil reafirmaram o interesse da empresa em ampliar investimentos no país no setor de petróleo e gás.

A atual presidente da empresa no Brasil, Kelly Hartshorn, apresentou a Lobão a sua substituta, a executiva Eunice Carvalho. Ambas informaram que o presidente do conselho e diretor executivo da Chevron Corporation, John S. Watson, virá em junho para encontros com autoridades brasileiras.

Da audiência participou também o Secretário de Petróleo, Gás Natural e Recursos Renováveis, Marco Antonio Martins Almeida. A presidente da Chevron Brasil disse estar confiante nas grandes possibilidades oferecidas pelo país no setor energético. “Oportunidades para grandes investimentos e excelentes parcerias, tanto em fontes de energia renováveis quanto em tecnologias avançadas”, destacou.

O ministro acentuou que o Brasil é um excelente parceiro comercial e que o país está aberto a novos investimentos. Manifestou o interesse em receber o presidente mundial da empresa quando da sua vinda ao Brasil. Os negócios da Chevron no Brasil são desenvolvidos na exploração de petróleo em águas profundas, operações de produção de petróleo e gás e a fabricação e distribuição de lubrificantes e aditivos químicos.

Midia do Petróleo

Política Nacional de Resíduos Sólidos: implementação, desafios e oportunidades



– José Valverde Machado Filho

No Brasil, em 2009 foram geradas cerca de 182 mil toneladas diárias de resíduos sólidos, apenas considerada a população urbana. Isto significa uma média de 1.152 quilos de resíduos por habitante das cidades. Destes totais, apenas cerca de 161 mil toneladas diárias de resíduos (1.015 quilos diários por habitante) são coletados de alguma forma. Isto significa que em todo o Brasil algo em torno de 20 mil toneladas diárias de resíduos sólidos simplesmente ficam “por aí”, afetando diretamente o meio ambiente e a saúde das populações diretamente afetadas.

Ao se considerar o processo de crescimento da economia brasileira dos últimos anos – o qual deve continuar adiante – pode-se especular que haverá um aumento proporcional nestes números, tanto na geração de resíduos sólidos, como na sua coleta e principalmente na não-coleta.

Destinação dos resíduos em São Paulo

Deste total de resíduos gerados, 56,8% vão para aterros sanitários, 23,9% para “aterros controlados” e 19% diretamente para lixões. No geral, isto significa que estamos simplesmente “enterrando dinheiro”, no sentido de que parte significativa destes resíduos poderia ser reciclada e voltar para a cadeia produtiva.

O problema tende a piorar em todo o mundo, já que até 2050 estima-se que serão gerados mundialmente 13 bilhões de resíduos urbanos, sendo que atualmente apenas 25% dos resíduos são recuperados de maneira apropriada. É fundamentalmente, portanto, um processo de “esverdeamento” da economia, no sentido de dar valor econômico tangível ao tratamento de resíduos de forma a se fazer os investimentos necessários para a sua coleta e tratamento adequados.

No Brasil as coisas avançam, ainda que lentamente. A Lei Nacional de Resíduos Sólidos levou 21 anos para ser aprovada, especialmente por desacordos sobre o aspecto econômica da sua implantação, com as empresas e o governo se digladiando para ver como seria o pagamento desta conta. Por muito tempo se apostou em uma estratégia do “deixa como está para ver como fica.”

Mas agora, o marco regulatório existe e veio para ficar, com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua regulamentação. Em junho próximo deverá ser divulgado o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Alguns elementos significativos da nova legislação:
  • Diferenciação entre “resíduo” e “rejeito” – o primeiro tem valor e é possível de ser reciclado e voltar para a cadeia produtiva. Para o segundo não existe ainda tecnologia para reaproveitamento e, portanto, tem de ser tratado de forma adequada. Os resíduos sólidos não poderão ir diretamente para os aterros sanitários, o que representará um enorme desafio para fortalecer a cadeia de coleta, reaproveitamento e destinação. Mesmo para uma cidade como São Paulo, que não tem aterros sanitários, isto é um desafio na medida em que na cidade há somente 20 cooperativas de catadoras conveniadas com a Prefeitura.
  • Destinação final é diferente de disposição final.
  • Será necessária uma gestão integrada dos resíduos.
  • O ciclo de vida dos produtos entra definitivamente na agenda e vai requerer especial atenção.
A coleta seletiva é um grande gargalo da implantação da Lei. Em 2000 apenas 451 municípios brasileiros contavam com algum tipo de coleta seletiva formal. Em 2008 a situação melhorou, mas pouco: há coleta em 994 dos 5.565 municípios brasileiros.
Elementos da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos

A participação de catadores formalizados é essencial para sucesso da política nacional de resíduos sólidos. No contexto da nova legislação, o sistema de coleta de resíduos sólidos e logística reversa prioriza a participação de cooperativas e de outras formas de associações de catadores. No Brasil mais de um milhão de pessoas vivem desta atividade. Os catadores serão fundamentais na implantação da logística reversa, no trato diário e na segregação de resíduos, na geração de oportunidades de negócios, e de inclusão social.

Mas é preciso capacitar as cooperativas, fortalecer os modelos de gestão. Ou seja, é um grande desafio.
A logística reversa veio para ficar. Alguns setores já são obrigados a implementá-la independente do serviço de coleta pública: Agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes, óleos lubrificantes, produtos eletroeletrônicos e seus componentes. Mas vai alcançar todas as cadeias produtivas de todos os produtos.

O consumidor tem também um papel fundamental em todo este processo. Na verdade os consumidores não estão preparados. Temos um apego ao que usamos, não temos a cultura de devolver. Abrimos nossas gavetas e encontramos montes de celulares, baterias, carregadores sem uso guardados. Neste sentido, a acessibilidade também é importante, não temo obrigar o consumidor a se deslocar por quilômetros para devolver seus produtos usados.

Pela nova lei os consumidores serão obrigados a devolver os resíduos sólidos sempre que haja sistema de coleta seletiva eficiente. Também deverá acondicioná-los adequadamente e de forma diferenciada, além de e disponibilizar adequadamente os resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis para coleta ou devolução.

Fica um desafio novo também para as entidades que representam os consumidores para que atuem de forma propositiva na mobilização e capacitação dos consumidores. Isto porque a responsabilidade compartilhada quer dizer que cada ponta tem de atuar. Se uma das pontas falha, o sistema não funciona.

Coleta seletiva em São Paulo – Eduardo Ferreira de Paula – Comissão Nacional do Movimento Nacional dos Catadores de Resíduos (MNCR)

Na cidade de São Paulo há cerca de 20 mil catadores, a maioria trabalhando de maneira informal e em más condições.
Parte pequena deles fazem parte das 20 cooperativas conveniadas com a Prefeitura, com média de 50 cooperados cada uma. A Prefeitura paga as despesas (água, luz, telefone, galpão). As cooperativas se encarregam da gestão dos catadores e da prestação de contas.

Mas a prefeitura não paga pelos serviços dos catadores porque entende que sua parte já está coberta pelo pagamento das despesas. Há um tema aí que precisa ser melhor discutido e que se refere ao pagamento pelos serviços ambientais que os catadores prestam.

A coleta propriamente dita é feita por empresas contratadas pela Prefeitura, que geralmente usam caminhões compactadores. O Movimento acredita que a coleta deveria ser feita usando caminhões-gaiola, que não compactam os resíduos, e que os catadores deveriam participar deste processo, deveriam estar mais visíveis para o publico, e não “escondidos” nos galpões.

Em São Paulo, apenas 1% dos resíduos sólidos produzidos na cidade são recicladas. A cidade produz cerca de 14 mil toneladas de lixo por dia. Além das cooperativas conveniadas, há 96 grupos de catadores sem convênio com a Prefeitura.

Para o MNCR, o modelo de coleta seletiva solidária inclui a coleta porta-a-porta, participativa, com educação ambiental, com os catadores na rua participando da coleta, com autogestão democrática, valorização do trabalho dos catadores, infraestrutura adequada e pagamento pelos serviços ambientais prestados. Várias cidades já tem implementados estes aspectos. Mas não em São Paulo.
A catação de lixo bem organizada não é uma questão puramente social, mas é de negócios também.
Em termos de condições de trabalho já existem soluções desenvolvidas como carrinhos elétricos que levam cargas de até 300 kg, o que aumenta não apenas aumenta a quantidade de resíduos transportados, como a quantidade de catadores que deles se beneficiam.

É importante fechar os lixões e investir em aterros sanitários corretamente planejados e construídos. Mas é importante que o fechamento dos lixões leve em conta os catadores que deles vivem, na sua da inclusão social.

A catação de lixo bem organizada não é uma questão puramente social, mas é de negócios também. Não se trata mais tratar os catadores como coitados, mas como gente produtiva e que exerce um papel importante na cadeia produtiva e isso tem de ser reconhecido.

O modelo brasileiro de organização dos catadores é referencia mundial. Existe uma Rede Latinoamericana de Catadores, cuja sede está no Brasil. O que se procura é levar esta experiência para outros países da região.

Grupo Casino pode ser proibido de comercializar produtos próprios no Brasil


Conglomerado francês, sócio do Pão de Açúcar, enfrenta uma disputa judicial com uma marca brasileira


O Grupo Casino, conglomerado francês que vive às voltas com Abílio Diniz e o Pão de Açúcar, tem outra pedra no sapato - e uma bem pontuda: a rede pode perder o direito de comercializar seus produtos no Brasil. O motivo é que existe uma empresa brasileira, a Casa Patriarca, que utiliza a marca "Cassino" desde 1988.
Azeite comestível e azeitonas da marca francesa Casino já foram retirados das gôndolas das redes Pão de Açúcar e Extra, porque estão com as vendas proibidas judicialmente no Brasil, sob risco de multa diária de R$ 50 mil. 

Em breve o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deverá decidir se assegura à Casa Patriarca Comércio de Gêneros Alimentícios os direitos sobre a marca para todos os produtos da categoria 29 (alimentos). Se for decidido em favor da empresa brasileira, o Casino não poderá mais comercializar produtos alimentícios de marca própria no Brasil.

O caso está na 43.ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, do Fórum João Mendes. Inicialmente havia agendado uma audiência marcada para o próximo dia 10 de Maio, em São Paulo, envolvendo representantes do grupo Casino Guichard Perrachon S/A, da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar) e a Casa Patriarca. Mas no último dia 30 foi adiada para 11 de Junho, a pedido dos advogados do Grupo Casino e do Grupo Pão de Açúcar.

Segundo o advogado João Gabriel Neto, que defende a marca brasileira Cassino, a 43ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo concedeu medida para que o Grupo Pão de Açúcar se abstenha de comercializar azeite comestível e azeitonas com a marca CASINO, concordado com as argumentações da Casa Patriarca que havia semelhança entre as marcas CASINO e CASSINO.

De acordo com a decisão judicial, a abstenção do uso da marca francesa Casino foi concedida em razão da violação da propriedade industrial, que já era anteriormente comercializada pela marca brasileira Cassino. As empresas vendem produtos semelhantes com similaridade entre as marcas apenas com a supressão de um “s” no caso da francesa, de modo que pode causar confusão nos consumidores e perda de clientes, o que fez a marca francesa infringir o direito da marca brasileira.

Em junho de 2012, o Tribunal de Justiça de São Paulo, julgando um agravo de instrumento, decidiu manter a restrição impedindo o Pão de Açúcar e seu sócio francês de vender os produtos azeite e azeitonas com a marca Casino. O processo, entretanto, envolve o dever do Pão de Açúcar e de seu sócio francês, de se absterem de vender todos os produtos da classe 29 do INPI com a marca CASINO, afirma João Gabriel Neto.

A Casa Patriarca possui a marca Cassino há 25 anos. Faturou R$ 17 milhões em 2012. Está presente nos 27 estados do Brasil. Tem 3200 clientes ativos e 4955 pontos de venda, sendo que 2100 apenas no Estado de São Paulo. Mesmo com a perda das vendas para o Grupo Carrefour, produtos da marca Cassino são vendidos nas redes Ricoy, Pastorinho, Joanin, Hirota, Nagumo e Shibata, além de muitos restaurantes e hotéis espalhados pelo Brasil.

Administração

Mercado financeiro prevê dias difíceis na economia e coloca projeto político de Dilma na corda bamba




Descendo a ladeira – Consultados pelo Banco Central, como acontece semanalmente, economistas das cem maiores instituições financeiras em atividade no País não enxergam com bons olhos o futuro da economia brasileira, que na opinião dos palacianos está sob controle. 

De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (6), a projeção dos analistas para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi mantida na casa de 5,71% em 2013. Para o próximo ano, quando o governo de Dilma Rousseff não terá à disposição as ferramentas protelatórias atuais, a inflação projetada saltou de 5,71% para 5,76%.

Esses números mostram que a inflação no período ficará acima do teto do centro da meta fixada pelo governo, que é de 4,5% ao ano. Com a incumbência de controlar a inflação e fazer com que o maior fantasma da economia rume na direção do centro da meta, o BC tem se escorado na regulação da taxa básica de juro, a Selic, atualmente em 7,5% ao ano, mas que até o final de 2013 deve chegar a 8,25%, segundo os especialistas.

Na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, a Selic pode ser elevada para 7,75%, de acordo com os analistas financeiros, que usam como base as sinalizações do colegiado.
A crise financeira, maior ameaça ao plano de reeleição de Dilma Rousseff, está longe do fim. Pelo menos é isso que pode se concluir quando analisados os números da economia verde-loura. O pessimismo em relação ao tema fica evidente nas primeiras projeções que reduzem o crescimento econômico de 2013 para 2,5%, contra os 3% previstos anteriormente. Trata-se de uma reedição do que ocorreu em 2012, quando o PIB encerrou o ano na pífia marca de 0,98%, após sucessivas previsões que reduziram os números da economia.

O mais interessante nessa epopeia é que até agora não surgiu um petista sequer para falar em herança maldita, discurso que tornou-se comum nos primeiros anos da era Lula, quando o ex-metalúrgico tentou justificar com antecedência a incapacidade administrativa de seu governo. Aliás, a maior obra da era Lula foi o incremento da corrupção e da impunidade. 

ucho.info

sábado, 4 de maio de 2013

Negado à Monsanto pedido de extensão de patente de soja transgênica




 


 
O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou nesta quinta-feira (21) recurso especial da Monsanto Technology LLC, que pretendia ampliar a vigência da patente de soja transgênica. Seguindo jurisprudência consolidada pela Segunda Seção, o ministro entendeu que a patente vigorou até 31 de agosto de 2010.

O recurso é contra decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que reconheceu o vencimento da patente, pois a vigência de 20 anos começou a contar da data do primeiro depósito da patente no exterior, em 31 de agosto de 1990. No outro polo da ação está o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

No recurso, a Monsanto contestou o termo inicial da contagem do prazo de vigência da patente, que foi a data do primeiro depósito no exterior, pois este foi abandonado. Também sustentou que o processo deveria ser suspenso porque tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4.234) dos artigos 230 e 231 da Lei 9.279/96 (Lei de Propriedade Industrial), que tratam do depósito de patentes.

Inicialmente, o ministro ressaltou que a pendência de julgamento no STF de ação que discute a constitucionalidade de lei não suspende a tramitação de processos no STJ. Há precedentes nesse sentido.

No mérito, Cueva destacou que a Segunda Seção, que reúne as duas Turmas de direito privado, uniformizou o entendimento de que “a proteção oferecida às patentes estrangeiras, as chamadas patentes pipeline, vigora pelo prazo remanescente de proteção no país onde foi depositado o primeiro pedido, até o prazo máximo de proteção concedido no Brasil – 20 anos –, a contar da data do primeiro depósito no exterior, ainda que posteriormente abandonado”.


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Plano Estratégico para 2030 deve mirar busca por campos de gás


3/5/2013 14:40
Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro

Entre os desafios que a empresa deverá empreender nos próximos anos está a busca por campos de gás em terra
Entre os desafios que a empresa deverá empreender nos próximos anos está a busca por campos de gás em terra

A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse nesta sexta-feira que a estatal deve finalizar até julho o Plano Estratégico com ações até 2030. A informação foi divulgada durante palestra no Instituto de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).

O plano norteia as políticas de médio prazo da empresa. “Novos riscos vamos tomar. Novas buscas vamos empreender. E novas incertezas vamos acumular”, disse a presidenta da estatal petrolífera.

Entre os desafios que a empresa deverá empreender nos próximos anos está a busca por campos de gás em terra no Brasil. “É preciso que esse gás exista. Mas se ele existir, vamos produzir. Imagino que a gente possa fazer uma grande geração de energia térmica a gás e que possamos fazer, em determinados mercados, especialmente no Centro-Oeste, uma produção de fertilizantes de ureia e amônia maior, para atender ao agronegócio e fazer muito dinheiro para a companhia”, disse Foster.

No discurso no Coppe, Graça Foster também destacou as novas descobertas e a ampliação da produção do petróleo na camada pré-sal. Segundo ela, nos últimos 14 meses, foram feitas 15 descobertas na nova fronteira. Além disso, no dia 17 de abril, a empresa produziu um volume recorde de 311 mil barris de petróleo extraído do pré-sal.