segunda-feira, 13 de maio de 2013

Brasileiros começam a apostar no exterior


Taxa de juros abaixo da inflação, perspectiva de desvalorização cambial para incentivar a atividade industrial e risco de desarticulação política em ano eleitoral parecem ser os temperos que faltavam para estimular os gestores de recursos a oferecer aplicações financeiras no exterior para brasileiros.

E, ao que parece, existe demanda. De janeiro de 2012 a março de 2013, a conta “investimento brasileiro em carteira” – contabilizada no balanço de pagamentos do país – indica saída acumulada de US$ 10,5 bilhões, conforme o gráfico abaixo.


Mesmo com um cenário internacional conturbado, aplicações em ativos no exterior podem ajudar a diminuir os riscos da carteira. Em alguns casos, inclusive, com ganhos.

Nos últimos 12 meses encerrados em abril, por exemplo, o BDRX subiu 20%. O índice é calculado pela BM&FBovespa e mede a rentabilidade média de uma carteira hipotética composta por recibos de ações de companhias estrangeiras negociados no Brasil.

Atualmente, alguns fundos de investimento brasileiros adotam o BDRX como parâmetro de referência. Se o índice continuar mostrando bom desempenho, outros gestores de recursos locais podem lançar carteiras para competir com os estrangeiros.

É uma classe de ativos que passará a ser mais detalhadamente monitorada.

Governo mobiliza ministros para assegurar votação da MP dos Portos








Por Bruno Peres | Valor

BRASÍLIA - A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, coordenou na manhã desta segunda-feira uma reunião com diversos ministros políticos do governo para orientá-los a promover encontros com as respectivas bancadas partidárias no Congresso na tentativa de assegurar a votação da medida provisória que estabelece um novo marco regulatório para o setor portuário do país (MP 595/12).

O prazo para votar a proposta na Câmara e no Senado se encerra na quinta-feira e o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convocou sessão para esta segunda-feira para que os deputados debatam a proposta.

A mobilização foi anunciada pelo ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino (PSB), depois de reunião na Casa Civil, da qual participaram também os ministros dos Transportes, César Borges (PR); do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB); das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP); e do Trabalho, Manoel Dias (PDT).

“Muitos deles já conversaram com seus parlamentares, seus partidos, e outros vão apurar mais ainda a partir dessa tarde, depois do almoço. Os outros vão apurar mais ainda essas conversas”, afirmou o ministro, que se disse confiante da aprovação da proposta na Câmara ainda nesta segunda-feira.

O próprio ministro informou que conversará com os parlamentares do PSB e negou que as discussões envolvendo a MP dos Portos tenham interferido na sua relação com o presidente nacional de seu partido, Eduardo Campos. O governador de Pernambuco foi um dos protagonistas dos embates sofridos pelo governo federal durante a análise da proposta, em razão de questionamentos sobre a autonomia dos Estados na gestão dos contratos de arrendamento de terminais em portos delegados pela União.

Leônidas Cristino informou que durante a tarde desta segunda-feira irá se reunir juntamente com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e os líderes governistas no Congresso “no sentido de tirar alguma dúvida e resolver algum problema e trabalhar para essa votação ser reiniciada hoje”. “A determinação é conversar mais ainda com os parlamentares”, disse.

A ministra Ideli Salvatti também participou do encontro ocorrido nesta manhã na Casa Civil. Não houve a participação de ministros do PMDB, maior aliado do governo e detentor das maiores bancadas no Congresso, mas o ministro Leônidas minimizou as ausências. “O PMDB já está bem encaminhado, porque o vice-presidente da República  e o presidente da Câmara estão trabalhando nesse sentido também”, disse.

O impasse na votação da chamada MP dos Portos ocorreu depois de embate no plenário na Câmara na noite da quarta-feira. O líder do PR, Anthony Garotinho (RJ), fez uma acusação de que a emenda apresentada pelo PMDB  transformaria o texto final em "MP dos Porcos".  A acusação inflamou o plenário e levou o presidente da Câmara a encerrar a sessão sem que a proposta fosse apreciada.

(Bruno Peres | Valor)

Começa nesta terça com 260 empresas de 20 países o encontro BITS Business Matchmaking



 
 
As empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que buscam oportunidades comerciais e parcerias com empresas de países da União Europeia e da América Latina podem participar do Encontro Internacional de Negócios BITS Business Matchmaking, a partir de amanhã até o dia 15. em Porto Alegre.

O evento BITS Business Matchmaking é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria - CNI, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul - FIERGS, através do seu Centro Internacional de Negócios - CIN-RS, em parceria com o Programa AL-INVEST IV, a Apex-Brasil, o SEBRAE/RS e com o apoio da SOFTSUL. 

Em sua terceira edição, o encontro consolida-se como atividade paralela da Feira BITS e proporcionará a identificação de oportunidades de negócios e o estabelecimento de parcerias entre as empresas participantes do setor de TIC. 

FOCO: - Segmento de software;- Empresas brasileiras, latino-americanas e europeias.

POR QUE PARTICIPAR?- Ampliar o networking internacional;- Oportunizar novos negócios; - Desenvolver novos projetos;- Aumentar o grau de internacionalização e competitividade das empresas; - Atualizar tendências de mercado;- Promover tecnologias e know-how.

BENEFÍCIOS E SERVIÇOS: - Agenda personalizada; - Catálogo do evento;- Local adequado para as reuniões; - Mesas individuais para cada empresa estrangeira;- Tradução.
DATA E HORÁRIO:14 e 15 de maio de 2013, das 13h às 19h.

Para esclarecimentos e dúvidas, entre em contato por meio do e-mail alinvest@fiergs.org.br ou pelo telefone (51) 3347 8675.

AL-Invest IVO Programa AL- Invest é financiado pela Comissão Europeia e tem como objetivo apoiar o fortalecimento e internacionalização das pequenas e médias empresas latino-americanas, o intercâmbio de inovações e conhecimento e a promoção de negócios com empresas europeias. No Mercosul, Chile e Venezuela, o Programa é implementado e cofinanciado por um consórcio de instituições liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Lobistas defendem etanol, aviões e algodão brasileiros nos EUA




Com escritório em Washington, na Rua K (foto), via conhecida como a meca dos lobistas, o escritório King & Spalding LLP declara gastos de US$ 80 mil por trimestre para representar os interesses da Embraer junto ao Congresso americano, ao Departamento de Defesa, e a órgãos americanos do setor de transporte.


Por R$ 30 mil trimestrais, a associação do setor sucroalcooleiro, Unica, faz lobby, através de outro grupo, também com sede na Rua K, para manter as cotas destinadas ao etanol avançado - categoria em que se encontra o biocombustível brasileiro - no mercado americano.

"Como estrangeiros, não temos o peso do eleitorado nem podemos contribuir com campanhas políticas: precisamos que um congressista americano acredite na nossa causa", resumiu a representante da Unica Letícia Phillips.

Apesar de contrariar grandes interesses nos setores do milho (matéria-prima do etanol americano) e petroleiro, a organização conseguiu uma vitória ao derrubar em 2011 uma tarifa aplicada ao etanol importado do Brasil. 

Outro setor em que os interesses brasileiros se chocam com os grandes lobbies americanos é o do algodão.

Desde 2009, o Brasil está autorizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) a retaliar os EUA por subsídios ao setor algodoeiro que só podem ser removidos com uma mudança na lei agrícola que está parada no Congresso americano.

Um acordo entre os países permite evitar as medidas mediante pagamento anual de US$ 148 milhões dos EUA ao Brasil - mas o entendimento é temporário.

Segundo dados do Senado americano, só no ano passado as entidades americanas do setor algodoeiro destinaram US$ 914 mil para defender, entre outros subsídios, os seguros de colheita questionados pelo Brasil.
 



Dilma e presidente alemão reúnem-se hoje para discutir comércio e investimento








A presidente Dilma reúne-se nesta segunda-feira (13/5), em São Paulo,  com o presidente da Alemanha, Joachim Gauck (foto), para discutir a ampliação do fluxo bilateral de comércio e investimentos e o fortalecimento dos laços entre micro e pequenas empresas brasileiras e alemãs, além de iniciativas de cooperação em ciência, tecnologia e inovação.

Na pauta, estão também o apoio alemão ao Programa Ciência sem Fronteiras, a parceria na área de energias renováveis e a participação do Brasil como país tema da Feira do Livro de Frankfurt de 2013.

Gauck ficará no Brasil até a quinta-feira, segundo informações do Itamaraty, e visitará São Paulo e Rio de Janeiro. 

Na capital paulista, terá reunião de trabalho com Dilma e, juntos, eles participarão da abertura do 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, evento tradicionalmente organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI).
 
Essa é a primeira viagem ao exterior de Gauck acompanhado de delegação empresarial.

O Brasil, grande parceiro da Alemanha na América Latina, deverá receber até 2015 R$ 13 bilhões de investimento novo de empresas alemãs..São Paulo é hoje o maior polo industrial fora da Alemanha e existem 1.400 empresas germânicas no Brasil, que empregam 250 mil funcionários. O intercâmbio comercial bilateral cresceu três vezes nos últimos dez anos, evoluindo de US$ 6,96 bilhões em 2002 para US$ 21,5 bilhões em 2012. 

Esse intercâmbio  representa 22% do fluxo comercial com a União Europeia.

Promovido em parceria entre a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), sua congênere BDI e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o EEBA (Encontro Empresarial Brasil – Alemanha), terá a participação de 2.000 empresários.

O EEBA reúne desde a sua primeira edição, em 1974, autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos os países, para discutir a ampliação de investimentos, formas de cooperação e o fortalecimento do fluxo de comércio entre as duas nações. 

Dados de 2012 apontam que exportações brasileiras para a nação germânica somaram US$ 7,27 bilhões (valor ainda considerável ante a diminuição de 19,5% em relação ao ano anterior), enquanto as exportações alemãs foram de US$ 14,2 bilhões.

Em sua 31ª edição, o evento deste ano foi moldado sob o lema “Cooperação Brasil-Alemanha para a Competitividade”, e a programação conta com painéis sobre parcerias entre setor público e privado – em ambos os países – e workshops para debater desafios relacionados às megacidades, entre eles: como agregar valor à matéria-prima, a gestão de megaprojetos e desafios do setor de energia.

Serão discutidos temas relacionados à inovação e pesquisa, à interação entre pequenas e médias empresas brasileiras e alemãs e à cooperação na área de saúde.
 
O EEBA engloba a realização da “40ª edição da Comissão Mista de Cooperação Econômica Brasil-Alemanha”, de cunho governamental.
 

MP dos Portos coloca em guerra dois grupos privados

Folha de S. Paulo: MP dos Portos coloca em guerra dois grupos privados
 
 
 
O jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira (13/5) afirma que a MP dos Portos, elaborada pelo governo para abrir o setor, colocou em guerra dois grupos do setor privado: operadores com concessões em portos públicos e grandes empresas que já têm ou querem entrar no negócio.

De um lado, estão empresas como a Santos Brasil, do empresário Daniel Dantas (foto), e a Libra Terminais, operadoras com forte atuação no país.De outro, estão grupos como o do empresário Eike Batista, Odebrecht e MSC, operadora internacional de navios.
 
O embate ocorre porque a antiga lei, que pode voltar a vigorar se a MP dos Portos perder a validade na quinta, fazia restrição entre tipos de terminais.Os privados praticamente só podem transportar cargas próprias. Os públicos podem transportar produtos de terceiros. 
 
Os operadores em portos públicos temem a concorrência porque têm custos mais altos, por exemplo em mão de obra. Com a concorrência instituída pela MP, poderão ficar menos competitivos.Hoje, os dois grandes grupos do setor, com concessões em portos públicos, detêm cerca de 33% da movimentação de contêineres no país e quase 80% no Porto de Santos. 
 
Reservadamente, o governo diz que os operadores de portos públicos fazem lobby no Congresso contra a MP, tendo como representantes deputados peemedebistas.
Fonte: Folha de S. Paulo
 

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: NOVAS REFLEXÕES ESTRATÉGICAS

 
 
 
 
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro
 
A gestão de nossos cursos d’água e mananciais é regida pela Lei Federal n. 9.433/1997 - Política Nacional de Recursos Hídricos, que introduziu no território nacional um conceito de inspiração francesa, de administração por Bacia Hidrográfica, sendo cada bacia considerada uma unidade de planejamento relativamente autônoma. 
 
Três anos após sua entrada em vigor, contudo, o marco foi alterado pela Lei Federal n. 9.984/2000 – que criou uma agência reguladora de âmbito nacional para todo o sistema, a ANA -  Agência Nacional de Águas.
A centralização da regulação do recurso reduziu o sotaque francês do marco legal e introduziu uma “water authority” com jeitão canadense e sotaque norte-americano.
 
De fato, as bacias americanas são geomorficamente interligadas, com clássicas exceções. No caso brasileiro, nosso relevo é acidentado: varia num mesmo bioma e em cada um deles, com diversas características de clima e altitude. Tudo isso resulta numa biodiversidade única no mundo. 
 
A ferramenta de gestão das águas brasileiras possui, hoje, linguagem própria e perdeu os sotaques que tinha. Com dezesseis anos, já está próxima de atingir a maioridade. No entanto, não exerce autoridade territorial satisfatória, planeja programaticamente, quando o faz e, efetivamente, não tem servido para a resolução dos conflitos de uso do recurso econômico, essencial e estratégico, que deveria tutelar.
 
Vamos concordar: nosso planejamento territorial é intrinsecamente conflituoso. A navegabilidade dos rios é obstruída por barragens de hidrelétricas, que conflitam com terras indígenas e preservação de florestas,  que não raro esbarram nos projetos agrícolas e de mineração, que fazem uso intensivo do recurso que deveria, prioritariamente, atender ao consumo das populações e ao saneamento,  o qual, em nenhuma hipótese, paga o sistema. Hidroportos sucumbem numa burocracia que contamina o setor de transportes e envolve o Serviço de Patrimônio da União - que agora deu para cobrar o uso do espelho d’água  adjacente ao atracadouro, criando novos embaraços para a navegabilidade...
 
 Os conflitos de uso envolvendo os recursos hídricos, não raro, engajam os ministérios do Exterior, Transporte, Meio Ambiente, Agricultura, Minas e Energia, Forças Armadas e Justiça, e inúmeras agências e departamentos, como FUNAI, ANTAQ, ANTT, ANA, IBAMA, DNPM, IPHAN e SPU. 
 
A Agência Nacional de Águas, é apenas mais um elemento que boia nessa sopa de letras hidrolisada... Falta um marco legal regulatório que efetivamente organize esse conflito.
 
Essa construção regulatória, no meu entender, é necessária, pois, do contrário, enfrentaremos um apagão hídrico, logístico e de saneamento, sem precedentes. 
 
Minha primeira sugestão é, de imediato, revigorar a ANA, como instrumento de planejamento estratégico, econômico e de regulação de usos.
 
Para tanto, é necessário que o Sistema Nacional de Recursos Hídricos – SNRH, se descole do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA, e a ANA seja RESGATADA do divã do analista frequentado pelo Ministério do Meio Ambiente - em crise com seus dois filhos diletos: IBAMA e ICMBio... 
 
O problema não está nos quadros, nas informações, instrumentos e recursos e, sim, na definição de rumos do sistema. Enquanto do SNRH for mantido refém do discurso natureba, preservacionista, biocêntrico, que ainda contamina o Sistema Nacional de Meio Ambiente (e há muito mérito na luta da atual ministra em reduzir essa contaminação no organismo que dirige), ele não seguirá o seu destino de se integrar ao esforço de desenvolvimento nacional e continuará exercendo um papel secundário, cartorial, de emissor de reservações e outorgas.
 
O próprio Conselho Nacional de Recursos Hídricos sofre com essa crise de identidade. Não demanda sua agência e não é por ela devidamente demandado, não integra seus planos ao planejamento estratégico dos organismos que efetivamente usam o recurso e, com isso, passa colher dados e gerar conflitos ao invés de resolvê-los.
 
Estaria muito melhor o SNRH se fosse deslocado, como um todo, para o MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA, fato que lhe iria conferir funcionalidade estratégica sem perda de qualidade ambiental.
 
Minha segunda sugestão: A logística brasileira seria reforçada se a Agencia Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, integrasse de alguma forma o fluxograma de planejamento e regulação do SNRH. Para tanto bastaria que fosse traçado um mecanismo permanente de entendimento por Decreto, articulando o Conselho de Recursos Hídricos,  o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, que é diretamente vinculado ao Gabinete da Presidência da República e as agências envolvidas.
 
Para se ter uma ideia da perda de energia nesse campo logístico, temos aproximadamente dois mil quilômetros de hidrovias em condições naturais de uso, ainda não aproveitadas, e outros milhares potenciais, na dependência de planos e programas estruturantes, todos travados por falta de vontade política, questiúnculas ideológicas e indefinições conceituais, talvez por não termos conselheiros que efetivamente aconselhem os conselhos que integram nos sistemas respectivos.
 
Nossa terceira sugestão: dotar o Governo Federal com o instituto da AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA,  para elaboração de um Plano Nacional de Integração das Políticas de hidroeletricidade, termoeletricidade, hidrovias, irrigação e saneamento –  que envolva um sistema articulado e um “balcão único” para apreciação de projetos, reduza a voracidade legisferante e burocratizante das  AGÊNCIAS REGULADORAS e demais autarquias no início relacionadas, e estabeleça  harmonia no interesse do Desenvolvimento Econômico e Social em Bases Sustentáveis da Nação. 
 
O objetivo da Avaliação Ambiental Estratégica será: 1- determinar os fatores críticos de decisão a serem enfrentados pelos novos empreendimentos e por aqueles já em atividade; 2- traçar diretrizes que confiram segurança jurídica, econômica e estrutural aos investimentos.
 
Resgatar uma perspectiva estratégica é fundamental para tirar o Governo Federal do atoleiro normativo em que hoje se encontra.
 
Por fim, sugiro dotar a Agência Nacional de Águas de músculos instrumentais suficientes para cumprir o seu papel na implementação das Políticas Nacionais de Saneamento e de Resíduos Sólidos, não apenas complementando os aspectos ambientais relacionados à qualidade da bacia sedimentar e da água consumida nos processos mas, principalmente, elaborando a equação necessária para consolidar a COBRANÇA pelo uso do recurso hídrico nesses dois novos sistemas, caso contrário, a melhoria da qualidade das bacias hídricas continuará sendo um sonho distante.
 
São considerações postas para debate e reflexão.