quarta-feira, 15 de maio de 2013

Plano Nacional da Cultura Exportadora define mapas estaduais estratégicos


 
 
 
Representantes das 23 Unidades da Federação e das 15 instituições parceiras do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) estiveram reunidos nesta quarta-feira , no auditório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para o lançamento de 15 mapas estratégicos e de oito planos de ação de comércio exterior. 

O PNCE é coordenado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e visa promover ações de desenvolvimento e difusão da cultura exportadora nos estados. 

No evento, o secretário-executivo adjunto do MDIC, Ricardo Schaefer, destacou o engajamento das administrações estaduais e das instituições parceiras do PNCE em ampliar a base exportadora brasileira mesmo diante das dificuldades existentes com a atual crise econômica. 

“Em um cenário internacional difícil, é fundamental planejar e aperfeiçoar ações estratégicas para aumentar a inserção comercial do Brasil no exterior. 

O trabalho que vem sendo realizado é meritório por modernizar a gestão, com melhor alocação de recursos e maior efetividade e sinergia para as atividades de promoção comercial”, afirmou. 

A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres, informou na reunião que mais um estado, o Mato Grosso do Sul, irá aderir ao PNCE, totalizando 24 Unidades da Federação participantes. A adesão dos governos estaduais é voluntária. 

“Esse número mostra a ampla cobertura do plano que realiza o cruzamento entre a oferta das instituições parceiras com a demanda nos estados para alavancar as economias regionais e melhorar o desempenho delas nos mercados externos”, explicou. 

O PNCE está estruturado por ações divididas em cinco eixos temáticos: cultura exportadora; inteligência comercial e competitiva; ambiente de negócios; diversificação e qualificação da pauta exportadora; e promoção comercial.

Os 15 mapas estratégicos lançados hoje definem ações em Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nestes estados, foram identificados setores estratégicos para o comércio exterior e selecionadas atividades para potencializá-los. 

Já em outros oitos estados que integram o PNCE (Acre, Alagoas, Amapá, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins), foram elaborados planos de ações com atividades de formação, capacitação e sensibilização, com foco no curto prazo e no trabalho de base, para o desenvolvimento de uma cultura exportadora mais robusta.  

As instituições parceiras do PNCE que oferecem e promovem ações para atender as demandas locais de promoção da cultura exportadora no país são: 

Apex-Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento, Econômico e Social (BNDES), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caixa Econômica Federal, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae, Senac, Empresa de Correios e Telégrafos (ECT),  Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O PNCE foi lançado em 2012, ano em que foram realizadas 255 ações. 

Neste ano, está prevista a realização 590 ações, ou seja, mais que o dobro do executado no ano passado.

As ações mobilizam e capacitam empresários de pequeno e médio porte, profissionais de comércio exterior e gestores públicos para aumentar e qualificar a base exportadora brasileira.

São exemplos destas ações a realização de cursos, consultorias e oficinas sobre comércio exterior, além de atividades para participação em feiras e eventos internacionais de exposição de produtos e rodadas de negócios. 

As ações do PNCE são monitoradas em tempo real pelo Sistema de Informações Gerenciais (SIG), que permite o acompanhamento e a avaliação das atividades.  

Fonte: MDIC
 

Aberto no Rio o Ano da Alemanha no Brasil, com foco em tecnologia

Aberto no Rio o Ano da Alemanha no Brasil, com foco em tecnologia
 
 
 
O Ano da Alemanha no Brasil será marcado por seis grandes eventos no país. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15/5) em solenidade que contou com a presença do presidente da Alemanha, Joachim Gauck (foto), do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Raupp, e do governador do Rio, Sergio Cabral. A programação será voltada para a área tecnológica, tendo como tema: Quando ideias se encontram.

O primeiro evento é a comemoração dos 40 anos do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico no Brasil, que acontece na noite desta quarta-feira no hotel Windsor Florida, no Rio de Janeiro. Outros cinco eventos estão marcados: o museu virtual, com exposição dos pesquisadores da evolução Fritz e Hermann Muller; o navio de pesquisa Meteor, em Fortaleza (CE) e a promoção da Alemanha como polo de pesquisa no 13º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica e Expogef, no Rio de Janeiro. Haverá ainda o concurso Falling Walls Lab para ideias inovadoras de jovens talentos, em São Paulo e a comemoração dos 100 anos de arquitetura e design na Alemanha, também em São Paulo.
 
A estudante de intercâmbio do Programa Ciência sem Fronteiras, Talita Bezerra, disse que o ano da Alemanha no Brasil é importante para que os dois países possam trocar experiências. “Em relação a organização, em relação a como as coisas funcionam, não só academicamente, mas também o modo de vida dos alemães”.  
 
Fonte: Agência Brasil

Câmara aprova a reforma dos portos em votação tensa; hoje Senado decide



O governo aprovou o texto principal da medida provisória dos portos e evitou mudanças apresentadas pela liderança do PMDB.

Apresentada por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), principal opositor do governo, a chamada emenda aglutinativa, que reunia PDT, PSB, PSDB e DEM, continha propostas que o Palácio do Planalto não aceitava.

O governo rejeitava a previsão de os concessionários e a União resolverem litígios sobre débitos através da arbitragem, mesmo com processo administrativo ou judicial em curso, e também não queria aumentar os tempos de contrato de concessões.

As propostas do governo haviam sido negociadas antes por ministros e pelo vice Michel Temer com o Eduardo Cunha.

Contrariando o governo, Eduardo Cunha apresentou a emenda, mas foi derrotado.

A abertura do setor portuário, que cria competição entre portos públicos e privados, gerou uma guerra entre operadores de portos públicos, como Santos Brasil e Libra, e grupos empresariais interessados em portos privados, como o de Eike Batista e a Odebrecht.

Os senadores iniciam nesta quarta-feira, ao meio dia, o processo de votação da MP.

Fonte: redação com agências.


terça-feira, 14 de maio de 2013

MÉDICOS ESTRANGEIROS: SEM TABUS NEM DEMAGOGIA

Médico estrangeiro poderá ficar até três anos no Brasil, afirma Mercadante. A importação de médicos não pode ser tabu.

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) informou nesta terça-feira (14/05/2013), em audiência pública no Congresso, que o ingresso de médicos formados no exterior –em países como Cuba, Portugal e Espanha, por exemplo– será uma política temporária e os profissionais selecionados poderão atuar no Brasil por um prazo de até três anos.

Segundo o ministro, há uma “política estruturante” para o aumento do número dos profissionais no Brasil, que será feita com abertura de novas escolas de medicina em regiões onde hoje há carência de médicos e estrutura para recebê-los. Isso será feito por meio de editais do MEC (Ministério da Educação), que deverão ser publicados ainda neste semestre.

Ao mesmo tempo, disse o ministro, haverá uma “política de transição”. Médicos com registro em seu país virão para o Brasil e trabalharão com registro provisório em regiões onde hoje faltam esses profissionais. A atividade receberá tutoria das universidades federais.

Esses médicos não poderão atuar na rede privada e não receberão um registro definitivo no país, disse o ministro.
Durante a audiência, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) criticou a impossibilidade desses profissionais atuarem em consultórios particulares. “Quem é que vai controlar isso? Ninguém vai dar conta de controlar o mercado. Por que essa reserva de mercado?”, questionou.

Revalida

Mercadante disse ainda que o governo realiza estudos para “calibrar” o Revalida, prova de revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior. O ministro, entretanto, negou que isso signifique facilitar o conteúdo cobrado na prova.

“Não vamos flexibilizar o Revalida. Estamos pré-testando para ter uma régua [de avaliação]. (…) O MEC não vai resolver essa questão baixando o sarrafo para que todos possam virar médicos no Brasil”, disse.
Durante a audiência, Mercadante sugeriu debate sobre proposta do médico Adib Jatene de que, ao terminar o curso, o médico fique dois anos trabalhando no SUS (Sistema Único de Saúde).

Prioridade é para médicos de Espanha e Portugal

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, [por sua vez], disse ontem (13/05/2013) que a importação de médicos estrangeiros não pode ser um “tabu” e que a prioridade do governo será atrair profissionais de Espanha e Portugal para suprir a defasagem existente no interior do país e na periferia de grandes cidades.
A declaração do ministro vem depois da polêmica com organizações médicas que protestaram contra um possível acordo entre os governos do Brasil e de Cuba, encabeçado pelo Ministério das Relações Exteriores, para trazer 6.000 médicos ao país.

Durante evento em São Paulo, Padilha evitou falar diretamente sobre a importação de médicos cubanos.
Afirmou que seu “grande foco” será fazer intercâmbios com os dois países europeus, que possuem grande quantidade de profissionais qualificados e desempregados em razão da crise econômica.

O governo vai enviar hoje à Espanha um representante para visitar universidades de medicina daquele país.
A AMB (Associação Médica Brasileira) pretende acionar a Justiça e levar a classe para as ruas caso a gestão Dilma Rousseff (PT) importe médicos de outros países sem que eles passem por “rígidos testes de conhecimento, habilidade e atitude”.

O presidente da associação, Floriano Cardoso, afirmou que o governo será o “responsável direto por erros, complicações e mortes que poderão ocorrer caso médicos incompetentes passem a atender a população”.
“A real intenção com essa história é trazer brasileiros que fizeram cursos de medicina no exterior, em faculdades de baixíssima qualidade, para atender a população mais pobre. As fronteiras estão abertas, desde que esses profissionais provem que são competentes”, criticou.

Flávia Foreque / Jairo Marques / Ana Krepp
(Folha de SP – 14/05/2013)

DE OLHO NO GANHO DOS IMIGRANTES

 

 Western Union

 

Western Union mira imigrantes no Brasil. Com o aumento do número de imigrantes estrangeiros no Brasil, o volume de remessas de residentes no Brasil para o exterior tem crescido, reduzindo o fluxo a favor do país. Neste ano, até março, o saldo líquido de remessas de residentes era de US$ 232 milhões, abaixo dos US$ 271 milhões registrado no mesmo período do ano passado.

Toda semana a imigrante boliviana Alberta Dondina Mamani, de 45 anos, separa parte dos ganhos com o seu trabalho na feira da madrugada no bairro do Brás, famoso pelo setor de confecção têxtil na cidade de São Paulo, para enviar para seus oito filhos na Bolívia.

Como muitos imigrantes, Alberta decidiu vir para o Brasil há três anos em busca de emprego para sustentar a sua família. Esse é o perfil típico de cliente que utiliza os serviços de envio de remessas da única loja própria da Western Union no Brasil.

Com o aumento do número de imigrantes estrangeiros no Brasil a Western Union, líder mundial em serviços de transferências de recursos, espera ampliar a oferta de produtos no país, que está entre os cinco mercados prioritários para a empresa.

Com o aumento do número de imigrantes estrangeiros no Brasil, o volume de remessas de residentes no Brasil para o exterior tem crescido, reduzindo o fluxo a favor do país. Neste ano, até março, o saldo líquido de remessas de residentes era de US$ 232 milhões, abaixo dos US$ 271 milhões registrado no mesmo período do ano passado.

A maior parte dos imigrantes que frequenta a loja da Western Union é da América Latina, mas há também pessoas vindas da Ásia, de países como Paquistão e Bangladesh. “A ideia é expandir o número de lojas próprias no Brasil”, afirma Felipe Buckup, vice-presidente da Western Union responsável pelas operações no Brasil.

O volume movimentado em transferências unilateriais de recursos no Brasil ainda é pequeno se comparado a outros países da América Latina, mas tem potencial para crescer. “Não é só o aumento do número de imigrantes estrangeiros no Brasil que tem elevado esse fluxo, há também mais famílias mandando dinheiro para seus filhos que vão estudar no exterior”, diz Odilon Almeida, que assumiu em janeiro a área de Américas da Western Union.

A empresa também pretende crescer no segmento de transferência de recursos no mercado doméstico e acabou de fechar um acordo com a Riachuelo para a realização de serviços de envio de dinheiro tanto para o mercado internacional como para o local.

O foco da Western Union está na população não bancarizada ou que prefere utilizar esse tipo de serviço em vez de ir ao banco. Entre a população brasileira com 18 anos ou mais, 39,5% não possui conta corrente e nem poupança, segundo dados do Data Popular.

O procedimento para o envio de remessas é relativamente simples. Basta apresentar os documentos (CPF e RG) e não precisa ter conta em banco. “Prefiro utilizar esse serviço de envio de remessas porque não tenho minha documentação completa no Brasil para abrir uma conta em banco”, diz Alberta. O custo é a partir de 4% do valor da operação. O limite por envio de remessa é de US$ 3 mil para o mercado internacional e de R$ 1 mil para transferências domésticas.

A empresa também prevê iniciar em breve a emissão de cartões pré-pagos para moedas e um serviço de transferência de recursos para empresas, explica Buckup.

Hoje a Western Union conta com mais de 11 mil pontos de atendimento no Brasil, a maior parte por meio de correspondentes bancários. Além da Riachuelo, a Western Union tem parceria com a varejista Gazin, que tem uma loja que funciona como correspondente em Brasileia (AC), por onde estão chegando imigrantes haitianos no Brasil, além da rede de farmácia Pague Menos, que também realiza o serviço de pagamento de contas.

A intenção é que os demais pontos de venda passem a oferecer esse serviço. A Western Union começou a operar com pagamento de contas no Brasil no primeiro semestre de 2012 e realizou 600 mil transações no mês passado.

A empresa ainda tem acordos com Banco do Brasil e Bradesco para envio de remessas ao exterior. “A meta é chegar a 30 mil pontos de atendimento no Brasil até 2017″, diz Buckup. No mundo, são 510 mil pontos de atendimento, com presença em 200 países.

Com escritório de representação no Brasil desde 1997, a Western Union recebeu licença para operar como banco e corretora de câmbio em outubro de 2011. Hoje o México é o principal mercado para a empresa na América Latina, mas a intenção é que o Brasil possa ultrapassar o posto e se tornar a segunda maior operação nas Américas, depois dos Estados Unidos.

Silvia Rosa

Energiewende’: entenda o movimento que mais cresce na Alemanha


País germânico caminha para mudança na matriz energética
Colunista Paulo Wrobel -
De acordo com os dados do primeiro encontro nacional de cooperativas de energia da Alemanha, ocorrido em fins de 2012, o número dessas organizações ultrapassou 600 em todo o país, passando a incluir, em seu meio, aquelas baseadas em grandes cidades como Berlim. Parece que a cada dia uma nova cooperativa de energia é criada na Alemanha.

Inicialmente um pequeno movimento local, levado a cabo por cidadãos engajados na produção de energias renováveis, as cooperativas regionais de energia são parte constituinte de um movimento mais amplo para transformar a matriz energética alemã em uma matriz limpa ou verde até 2050. O movimento descentralizado das cooperativas tornou-se mais profissional, passando a incluir a produção de energia eólica offshore, demonstrando a tendência de arregimentar cada vez mais adeptos.
Até mesmo uma expressão germânica foi cunhada para conceituar o movimento de apostar na energia limpa 

- Energiewende – o que significa transformação energética, a transição da produção de energia baseada em combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás, em uma produção baseada em recursos renováveis – especialmente eólica e solar.  Com efeito, a indústria verde na Alemanha, nos setores eólico e solar fotovoltaico, é bastante poderosa, empregando quase meio milhão de pessoas - a maioria em pequenas e médias empresas - e produzindo equipamentos necessários para o setor, apesar de enfrentar cada vez mais a forte concorrência chinesa.

A indústria de energia verde teve seu primeiro impulso quando o Partido Verde fez parte da coalizão governamental liderada pelos sociais democratas. O setor foi muito estimulado pelo Ato das Fontes de Energia Renovável, o primeiro do mundo a tomar abertamente a decisão do país em levar a frente uma política de transformação radical na matriz energética. Em fins de 2012, cerca de um quarto da produção teutônica de energia proveio de fontes renováveis. A meta é a de atingir 35% em 2020.

Quem supera a Gerdau?

Quem supera a Gerdau?

Com raízes sólidas no Rio Grande do Sul, a gigante do aço emplaca a nona vitória consecutiva entre as grandes empresas mais lembradas pelos gaúchos em um ano em que a RBS ultrapassa a Tramontina e retoma a vice-liderança


Por Raphaela FloresA Gerdau é a Grande Empresa/Marca do RS mais lembrada pelos gaúchos. Ao todo, o conglomerado siderúrgico foi citado por 10,3% dos entrevistados. É quase o dobro do índice verificado pela RBS (5,3%) e pela GM e Tramontina (ambas com 5,1%), como atesta a edição deste ano da pesquisa Top of Mind RS, realizada por AMANHÃ em parceria com a Segmento Pesquisas.

top-2013-lancamento-350Neste ano, a grande novidade da categoria Grande Empresa/Marca do RS apareceu no pelotão de frente. Mesmo com um recuo de cinco décimos no seu índice de lembranças, o Grupo RBS conseguiu ultrapassar a Tramontina e a General Motors e retomou o posto de vice-campeã, que havia perdido no ano passado. Além disso, venceu praticamente todas as categorias do Top of Mind na seção Comunicação, que aponta quais são as marcas mais lembradas em itens como Jornal, Locutor Esportivo de Rádio, Programa Local de TV, entre outros.

Entre as Grandes Empresas figuram ainda o Banrisul, em quarto lugar; Petrobras, em quinto; Marcopolo, em sexto; Coca-Cola e Randon empatadas em sétimo; Renner em oitavo; Big, em nono; e Polo Petroquímico e Comil empatados na décima colocação.

LANÇAMENTO
Os vencedores do Top of Mind | As Marcas do Rio Grande foram anunciados na manhã desta segunda-feira (13) em coletiva de imprensa realizada no Restaurante Épico, do Grêmio Náutico União. A apresentação e análise dos resultados foi conduzida por Nádia Freire, diretora da Segmento Pesquisas, e Eugênio Esber, diretor de redação da Revista AMANHÃ. Os dados completos da pesquisa, com gráficos, reportagens especiais e entrevistas integram a edição de maio da Revista AMANHÃ, que estará disponível nas lojas Cameron a partir desta segunda (13), e nas demais livrarias e bancas do Estado a partir do dia (17).

Clique aqui para conferir mais fotos do evento.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Na noite desta segunda-feira (13/5) será realizada a festa de premiação do Top of Mind, em jantar no Grêmio Náutico União. Na ocasião, os construtores e gestores das marcas mais lembradas serão homenageados em evento que reunirá, também, líderes empresariais e profissionais de marketing, branding e comunicação.

O tradicional evento, que já ocorre há 23 anos em Porto Alegre, terá uma novidade este ano: a participação do consultor em marketing e comunicação Eloi Zanetti. Durante a cerimônia, Zanetti, que associou seu nome a iniciativas marcantes para a consolidação da marca O Boticário, fará inserções em que irá apresentar conceitos e ideias sobre a importância da propaganda na construção de marcas corporativas.

Ainda serão apresentados os resultados de um levantamento inédito: o Top Diversidade – que traz os resultados de um levantamento exclusivo sobre as marcas mais lembradas pelo público homossexual. A pesquisa mostra quais são as marcas que estão na cabeça de consumidores gays e lésbicas residentes em Porto Alegre. O objetivo é levantar informações que ajudem as marcas a se posicionar em relação a esse segmento qualificado e atraente de consumo.

SOBRE O TOP OF MIND | AS MARCAS DO RIO GRANDE
Criada em 1991, e pioneira no país, a pesquisa Top of Mind da Revista AMANHÃ e da Segmento Pesquisas capta a lembrança espontânea de marcas no Rio Grande do Sul. Por meio de um questionário contendo somente questões abertas, os consumidores respondem, de maneira espontânea, à pergunta que segue sempre a mesma estrutura: “Quando falo em... qual é a primeira marca que você lembra?”. A cada categoria de produto, serviço ou comunicação mencionado pelo pesquisador, o entrevistado deve citar o primeiro nome que lhe vem à mente.  Foram realizadas 1,2 mil entrevistas entre os dias 28 de janeiro a 16 de fevereiro de 2013.

Referência para profissionais de marketing e comunicação no Rio Grande do Sul, a pesquisa é realizada há 23 anos e é a única a ouvir todos os perfis de gaúchos, ao se basear em entrevistas que ocorrem em municípios de sete mesoregiões do Estado do Rio Grande do Sul, conforme distribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A amostra abrange pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E). O peso de cada classe na amostra é proporcional ao verificado na população.


OUTROS DESTAQUES

GRENAL MENOS PARELHO: Líder na categoria Time de Futebol do Top of Mind há 18 anos, o Grêmio via sua hegemonia fora das quatro linhas ameaçada cada vez mais. Via: neste ano, a vantagem sobre o Inter no Top triplicou – de 5 pontos percentuais em 2012 para mais de 15 neste ano.

COMPANHIA AÉREA: A TAM reconquistou a posição de liderança do Top of Mind. No ano passado, ela havia perdido a liderança para a Gol, sua principal concorrente. Agora, com uma vantagem de confortáveis 19,2 pontos percentuais, a TAM recupera o posto de Companhia Aérea mais lembrada pelos gaúchos.

UNIVERSIDADE: A categoria Universidade do Top of Mind costuma apresentar pouca diferença entre os principais centros de ensino superior do Rio Grande do Sul. Uma prova dessa competitividade é o salto da PUCRS, que saiu da quarta posição registrada em 2012 diretamente para o primeiro lugar em 2013.

VANTAGENS NADA DESPREZÍVEIS: A Coca-Cola e a Nike ilustram apenas dois entre os muitos casos de produtos com índices de lembrança de marca que superam em três vezes os dos rivais no Top of Mind. Na categoria Refrigerante, por exemplo, a Coca-Cola abre vantagem de 47,5 pontos percentuais sobre sua tradicional rival, a Pepsi. Já em Tênis, a Nike desponta com 33,6 pontos acima da Adidas. Outra marca que bate com folga a maior concorrente é a Nokia, que abre vantagem de 56,5 pontos percentuais sobre a LG em Aparelho Celular.

RACHA SAUDÁVEL: Depois de amargar a segunda posição da pesquisa em 2012, desbancado justamente pela Fiat, o Gol voltou ao topo. E em mais um ano em que o modelo foi o mais vendido no país, com 280 mil unidades comercializadas. Além de recuperar o posto perdido para a rival na edição passada do Top of Mind, o Gol conseguiu abrir uma boa vantagem sobre a concorrente: 7,3 pontos percentuais.

CONFORTÁVEL POSIÇÃO: Pela primeira vez em 23 edições, o Top of Mind traz em sua pesquisa a categoria Colchão. Mas não sem um motivo consistente: cada vez mais, os profissionais de saúde têm destacado a importância do sono para uma vida mais equilibrada e saudável. Diante de um mercado em alta, quem mais chama atenção dos consumidores gaúchos é a Ortobom, com uma ampla vantagem sobre a Castor: nada menos do que 25 pontos percentuais.

CONFIRA ABAIXO OS VENCEDORES DO TOP OF MIND | AS MARCAS DO RIO GRANDE

GRANDE EMPRESA

Total (%)
2013
2012
2011
GERDAU
10,3
9,9
13,3
RBS
5,3
5,8
8,2
TRAMONTINA
5,1
7,1
4,2
GM
5,1
6,0
6,3
BANRISUL
3,6
2,4
1,7
PETROBRAS
3,5
1,6
1,9
MARCOPOLO
2,7
3,6
4,1
COCA-COLA
2,5
1,8
2,8
RANDON
2,5
1,7
1,8
ZAFFARI
2,5
1,5
1,5
RENNER
1,8
0,5
0,7
BIG
1,4
2,7
3,6
POLO PETROQUÍMICO
1,3
0,3
0,2
COMIL
1,3
1,0
1,1

SEGMENTO CORPORATIVO:
Empresa que investe em cultura    RBS
Empresa preocupada com o meio ambiente    Natura
Empresa pública eficiente    Correios

SERVIÇOS
Time de futebol                                 Grêmio
Agência de viagem                            CVC
Banda larga                                       Oi
Montadora                                        Chevrolet/GM
Loja de eletrodomésticos                   Colombo
Companhia aérea                               TAM
Transportadora                                  Mercúrio
Farmácia                                           Panvel
Operadora de telefone celular            Vivo
Operadora de telefonia fixa                Oi
Seguradora                                        Bradesco
Universidade                                      PUC
Rede de posto de gasolina                  Ipiranga
Refeição convênio                              Refeisul
Loja de calçados                               Paquetá
Supermercado                                   Big
Construtora                                       Rossi
Plano de saúde                                  Unimed
Previdência privada                           Bradesco
Cartão de crédito                              Visa
Cooperativa de crédito                     Sicredi
Rede de pagamento eletrônico          Banrisul
Consórcio                                        Colombo
Caderneta de poupança                   Caixa Econ. Federal
Banco                                              Banrisul
Loja de roupas                                 Renner

PRODUTOS
Água mineral                                   Sarandi
Leite                                               Elegê
Frango                                           Sadia
Biscoito                                          Isabela
Massas                                           Isabela
Automóvel                                      Gol
Caminhão                                       Mercedes-Benz
Erva-Mate                                     Vier
Ferramentas                                   Tramontina
Perfume                                         O Boticário
Máquina agrícola                           Massey Ferguson
Computador                                  Dell
Garrafa térmica                             Termolar
Móveis                                         Todeschini
Pisos e azulejos                             Eliane
Vinho                                           Jota Pe
Cerveja                                        Skol
Refrigerante                                 Coca-Cola
Queijo                                         Santa Clara
Chocolate                                    Nestlé
Colchão                                       Ortobom
Ar condicionado                          Consul
Arroz                                           Tio João
Tintas                                          Renner
Tubos e conexões                        Tigre
Calçados                                      Nike
Tênis                                            Nike
Aparelho celular                           Nokia
Cimento                                      Votoran
Talheres    Tramontina

COMUNICAÇÃO:
Locutor esportivo de rádio         Pedro Ernesto Denardin
Comunicador de rádio                Sérgio Zambiasi
Comunicador local de TV           Lasier Martins
Emissora de rádio AM               Gaúcha
Emissora de rádio FM               Atlântida
TV por assinatura                      Canais da Sky
Jornal                                        Zero Hora
Colunista de jornal                    Paulo Sant’ana
Emissora de TV/Rede TV         RBS/Globo
Programa local de TV                Jornal Do Almoço
Blog                                          Pretinho Básico
Portal de internet                       Google

TOP EXECUTIVO:
Categoria                                   Marca
Aviação executiva                      TAM
Carro de luxo                            Mercedes-Benz
Consultoria de gestão                PricewaterHouseCoopers
Corretora de ações                   XP
Empresa de logística                ALL
Ensino técnico                        SENAI
Entidade empresarial              FIERGS
Espumante                             Möet Chandon
Líder empresarial                   Jorge Gerdau
Locadora de automóveis       Localiza
Loja de roupa                       Renner
MBA                                   FGV
Móveis de escritório             Marelli
Notebook                            Dell
Private banking                     Itaú
Rede de hotéis executivos    Sheraton
Smartphone                         iPhone
Software de gestão              SAP
Tablet                                  iPad


TOP DIVERSIDADE
Categoria                          Marca
Cosméticos                        Natura
Agência de viagem            CVC
Calça jeans                        Levi’s
Joalheria/Relojoaria          Safira
Livraria                             Saraiva
Bar                                    Venezianos
Cantora                             Madona
Bebida                               Cerveja
Emissora de rádio FM        Jovem Pan
Escritor (a)                         Martha Medeiros
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