Representantes
das 23 Unidades da Federação e das 15 instituições parceiras do Plano
Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) estiveram reunidos nesta
quarta-feira , no auditório da Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para o lançamento de 15
mapas estratégicos e de oito planos de ação de comércio exterior.
O
PNCE é coordenado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e visa promover ações de desenvolvimento e difusão da cultura exportadora nos estados.
No
evento, o secretário-executivo adjunto do MDIC, Ricardo Schaefer,
destacou o engajamento das administrações estaduais e das instituições parceiras
do PNCE em ampliar a base exportadora brasileira mesmo diante das
dificuldades existentes com a atual crise econômica.
“Em
um cenário internacional difícil, é fundamental planejar e aperfeiçoar
ações estratégicas para aumentar a inserção comercial do Brasil no
exterior.
O trabalho que vem
sendo realizado é meritório por modernizar a gestão, com melhor
alocação de recursos e maior efetividade e sinergia para as atividades de promoção comercial”, afirmou.
A
secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres,
informou na reunião que mais um estado, o Mato Grosso do Sul, irá aderir
ao PNCE, totalizando 24 Unidades da Federação participantes. A adesão dos governos estaduais é voluntária.
“Esse
número mostra a ampla cobertura do plano que realiza o cruzamento entre
a oferta das instituições parceiras com a demanda nos estados para alavancar as economias regionais e melhorar o desempenho delas nos mercados externos”, explicou.
O
PNCE está estruturado por ações divididas em cinco eixos temáticos:
cultura exportadora; inteligência comercial e competitiva; ambiente de negócios; diversificação e qualificação da pauta exportadora; e promoção comercial.
Os
15 mapas estratégicos lançados hoje definem ações em Amazonas, Bahia,
Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nestes estados, foram identificados setores estratégicos para o comércio exterior e selecionadas atividades para potencializá-los.
Já
em outros oitos estados que integram o PNCE (Acre, Alagoas, Amapá, Rio
Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins), foram elaborados
planos de ações com atividades de formação, capacitação e
sensibilização, com foco no curto prazo e no trabalho de base, para o desenvolvimento de uma cultura exportadora mais robusta.
As
instituições parceiras do PNCE que oferecem e promovem ações para
atender as demandas locais de promoção da cultura exportadora no país
são:
Apex-Brasil, Agência
Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco da Amazônia,
Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento, Econômico e Social (BNDES), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caixa Econômica Federal, Organização das Cooperativas
Brasileiras (OCB), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae,
Senac, Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), Superintendência
da Zona Franca de Manaus (Suframa), Ministério da Agricultura, Pecuária
e Abastecimento (MAPA) e Ministério das Relações Exteriores (MRE). O PNCE foi lançado em 2012, ano em que foram realizadas 255 ações.
Neste ano, está prevista a realização 590 ações, ou seja, mais que o dobro do executado no ano passado.
As
ações mobilizam e capacitam empresários de pequeno e médio porte,
profissionais de comércio exterior e gestores públicos para aumentar e qualificar a base exportadora brasileira.
São
exemplos destas ações a realização de cursos, consultorias e oficinas
sobre comércio exterior, além de atividades para participação em feiras
e eventos internacionais de exposição de produtos e rodadas de negócios.
As
ações do PNCE são monitoradas em tempo real pelo Sistema de Informações
Gerenciais (SIG), que permite o acompanhamento e a avaliação das atividades.
Fonte: MDIC
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário