quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Desigual, a grife dos peladões, desembarca em São Paulo


Marca planeja abrir 50 lojas em quatro anos e produzir peças no país


OGX nega recuperação e anuncia novo diretor de exploração


Companhia afirma que ainda não fez a opção pela recuperação judicial e anuncia chegada de Gilberto Carvalho Lima à empresa

Gabriel Rinaldi/EXAME.com
Eike Batista no Rio de Janeiro

Eike Batista: empresário fundou OGX, que tem dívidas avaliadas em 4 bilhões de dólares

São Paulo - Em meio a grave crise que afeta a companhia, a OGX afirmou na manhã de hoje que "a decisão de ingressar no processo de recuperação judicial cabe ao Conselho de Administração da companhia, o que até o presente momento ainda não ocorreu". O informe foi feito via comunicado publicado no site da BM&FBovespa.

No documento, a empresa afirma ainda que "o acordo com a Petronas será discutido no âmbito do processo de reestruração financeira". O recado é dado após ter circulado a notícia de que a companhia da Malásia teria encerrado negociações envolvendo a aquisição de 40% de participação no campo Tubarão Martelo.

Além de negar que já tenha feito a opção pela recuperação judicial, a OGX anunciou ainda um novo diretor de exploração. Agora, caberá a Gilberto Carvalho Lima ocupar o cargo na companhia petrolífera fundada por Eike Batista.


Crise


Atualmente, a OGX está no centro de uma crise que pode resultar num pedido de recuperação judicial até o fim dessa semana. Com dívidas de cerca de 4 bilhões de dólares, a companhia tem lutado para se manter em operação.

O que sua empresa pode ganhar com a ajuda do cliente oculto

Agências reúnem consumidores que, de forma anônima, testam e avaliam produtos e serviços de outras companhias. Cinemark e Fogo de Chão usam e aprovam o sistema

Hulton Archive/Getty Images
Senhor observa através de lupa (Cena do filme Os Sete Pecados Capitais, de 1962)

Lupa: clientes ocultos observam e avaliam pontos como qualidade do atendimento, pontualidade do serviço e até limpeza do ambiente

São Paulo - Já imaginou se as empresas tivessem alguém capaz de observar o atendimento de sua equipe aos consumidores sem ser notado, como um mosquitinho? Pois o sistema de "cliente oculto" possibilita uma experiência parecida. Funciona da seguinte forma: basicamente, uma pessoa anônima é paga para usar um determinado serviço e preencher um relatório detalhado sobre o que experienciou, desde o atendimento até detalhes como pontualidade do serviço e limpeza do ambiente.

As empresas que recebem as visitas nunca ficam sabendo quem é o cliente oculto. Ele paga pelo serviço testado como qualquer outro consumidor e depois é reembolsado pela companhia que disponibiliza o sistema.

"Quem nos contrata, só define as datas em que deseja ser avaliado", explica José Worcman, sócio-fundador da OnYou, companhia que, só no Brasil, possui mais de 37 mil possíveis clientes ocultos cadastrados.

A escolha da pessoa mais indicada para cada tipo de visita é feita através de uma ferramenta que cruza o perfil do cliente com o da organização. "Quem frequenta um cinema no shopping Cidade Jardim, por exemplo, é diferente de quem normalmente vai ao Aricanduva", diz Worcman.

Ao ser selecionado, o cliente oculto recebe orientações sobre o que precisa observar. Há treinamentos feitos por meio de vídeos, telefone, ferramentas de conversa online e material impresso. "É como se as empresas terceirizassem parte de seus departamentos de qualidade", afirma Worcman.

Além do reembolso do valor gasto com a visita, a OnYou pode pagar de 50 a 250 reais a cada consumidor, dependendo do volume e da complexidade do relatório. "São informações diferentes. Geralmente, um cliente começa indo a um cinema, depois evolui para uma loja, uma concessionária, até chegar a experimentar o serviço de um hotel", explica Worcman. Para se candidatar a ser um cliente oculto, basta se cadastrar no site da empresa.

Papa tudo

Papa tudo

Grande aposta da francesa Danone no Brasil este ano, o iogurte Danio apresentará um personagem para a sua campanha de lançamento

por Carlos Eduardo Valim

Campanha
 
Grande aposta da francesa Danone no Brasil este ano, o iogurte Danio apresentará um personagem para a sua campanha de lançamento. Uma série de filmes que estarão disponíveis na internet, criados pela agência Havas Digital, será protagonizada por Jânio Semdanio, um garoto que desde bebê engole de tudo para matar a fome: anões de jardim, alianças e controles remotos. A Danone está investindo R$ 120 milhões no desenvolvimento e lançamento do produto, o maior já feito pela empresa no País. A compa­nhia francesa de alimentos espera com o Danio competir no mercado de iogurtes mais sofisticados, como a categoria dos iogurtes gregos, vendidos pelas rivais Nestlé, Vigor e Batavo.
 
41.jpg
 
 
 
Tevê

À prova de quedas
 
A rede de tevê por assinatura Discovery e a agência Salles Chemistri criaram um bem-humorado serviço telefônico de socorro para promover o início da nova série do aventureiro inglês Bear Grylls, conhecido por driblar as situações mais difíceis. Quem ligar para o número (11) 3511-2910 receberá dicas de como desviar o paraquedas de abismos e se safar de um avião em queda.
 
42.jpg
 
 

Marca 

Palpite bem-vindo
 
A vodca Absolut promove o desenvolvimento de um filme colaborativo para a sua marca, que estará disponível no Facebook. O projeto Open Film, criado pela agência Fbiz, planeja engajar os usuários das redes sociais para palpitarem como deve ser o curta-metragem.
 
43.jpg
 
 
 
Agências

Coisa de criança
 
Parte da conta no Brasil da empresa de brinquedos americana Mattel mudou de casa. A Geometry Global, empresa formada neste ano com a fusão entre a G2 Worldwide e a OgilvyAction, e ligada ao grupo b­ritânico WPP, será responsável pelas campanhas de ativação e marketing no ponto de vendas da empresa, dona da linha de bonecas Barbie.
 
44.jpg
 
 
 
Produto

O mito da pista molhada
 
A Gillette, marca da P&G, criou uma edição limitada de suas lâminas de barbear Mach 3 Turbo em homenagem ao ídolo das pistas Ayrton Senna. Para divulgar o produto, que terá parte de suas vendas direcionada ao Instituto Ayrton Senna, divulgou um filme estrelado por seu sobrinho e também piloto Bruno Senna e garotos que foram batizados de Ayrton Senna.
 
45.jpg
 
 
 
Bate-papo

Reinaldo Lopes, sócio-diretor da Escala 
 
A técnica de escalar celebridades para promover uma marca pode ser um jeito rápido de atingir o público, mas também pode representar um tiro no pé. A agência Escala desenvolveu um programa para acompanhar a evolução das celebridades e identificar as melhores para serem atreladas a produtos:
 
46.jpg
 
Muita gente critica que o uso de celebridades não exige criatividade e traz riscos. É uma má estratégia?
 
Por força do mau uso, ela é muito criticada. Já vimos a Ivete Sangalo fazendo propaganda de cozinha. Ela não tem relação com isso. Ela representa praia, brasilidade e verão.
 
Como escolher a celebridade certa?
 
Todas elas têm um ciclo, um momento de ascensão, estagnação e declínio. Entender isso é importante para contratar, negociar o cachê e posicionar o produto. Há também aquelas que são bem assessoradas, fecham por um cachê mais alto, mas garantem exclusividade.
 
Por que Neymar parece ser o único esportista utilizado em campanhas?
 
O esportista sempre corre o risco de perder um gol. Nos EUA, as empresas utilizam estatísticas para saber em quais esportistas investir, mas os americanos gostam de jogos que utilizam a mão, que são mais previsíveis.

Temporada de bola

Está aberta a temporada de aparições em comerciais de tevê de jogadores da Seleção Canarinho que vai disputar a Copa do Mundo de Futebol de 2014

por Carlos Eduardo Valim

 Comerciais de TV
Temporada de bola
 
Está aberta a temporada de aparições em comerciais de tevê de jogadores da Seleção Canarinho que vai disputar a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Além do onipresente Neymar, já foram convocados o zagueiro David Luiz e o técnico Luiz Felipe Scolari. 
 
O cabeludo defensor do clube inglês Chelsea, agenciado pela XYZ Live, do grupo ABC, faz uma improvável parceria com o cineasta americano Oliver Stone, em um filme para promover a transmissão da Copa do Mundo pela DirecTV, na América Latina. Na propaganda, Stone incentiva David Luiz, o argentino Aguero e o colombiano Falcão García a “darem tudo de si” e “executarem as ordens do professor ”. Já Felipão, será o rosto da Peugeot em 2014. No primeiro filme, criado pela Y&R, ele contracena com Felipinho, sua versão infantil.
 
MIDIA-ABRE-A-DIN835.jpg
 
 
Campanha
 
Seguro morreu de velho
 
A principal campanha publicitária da seguradora Mapfre em 2013 traz uma série de filmes interativos com o tema “pessoas que cuidam de pes­soas”. Criados pela QG Propaganda, os f­ilmes mostram atores em situações cômicas e permite que os internautas escolham o fim de cada história.
 
MIDIA-MAPFRE-DIN835.jpg
 
 
Teatro
 
Ser ou não ser
 
Em uma iniciativa inédita no Brasil, a SE4 Produções, o Escritório das Artes e a Cia da Matilde prometem adaptar as 39 peças do bardo inglês William Shakespeare. A marca Guaraná Antarctica, da Ambev, em conjunto com Vivo, Laboratório Cristália, Sonda Supermercados e Porto Seguro, será patrocinadora da primeira peça: uma adaptação de Ricardo III, que tem orçamento de R$ 650 mil.
 
 
MIDIA-WILLIAM-DIN835.jpg
 
 
Produtoras
 
Nova missão para Zico Góes
 
Após o fim da MTV Brasil, Zico Góes, ex-diretor de conteúdo do canal, assume nova missão. O executivo será o diretor para o núcleo de tevê da produtora carioca Conspiração, que possui dez programas em produção para a telinha.
 
Agências
 
Guerra nas gôndolas
 
O Walmart acertou o atendimento de sua conta publicitária com a DM9DDB. A verba anual é e­stimada em mais de R$ 50 milhões. A grande questão no mercado agora é saber quem o grupo francês Casino escolherá para levar as contas das suas controladas Pão de Açúcar e Viavarejo, que estão em fase de concorrência.
 
MIDIA-WAL-DIN835.jpg
 
 
Bate-papo
 
Marcus Buaiz, diretor-geral e sócio da 9ine 
 
MIDIA-PING-DIN835.jpg
 
Conhecida por agenciar atletas e ligar marcas ao esporte, a empresa de Buaiz e do ex-centroavante Ronaldo Fenômeno, ligada à WPP,  tem avançado na área de entretenimento. Agora, 9ine vai negociar os patrocínios do Villa Mix Festival, evento itinerante de música sertaneja.
 
Os grandes festivais estão em crise?
 
Como tudo, num primeiro momento todo mundo quer fazer, mas só acabam sobrando os melhores. O momento é de consolidar o que já existe. O grande desafio é envolver as marcas e profissionalizar a relação dos patrocinadores com os shows.
 
As marcas estão aprendendo a aproveitar os festivais de música?
 
Elas já aprenderam a se apropriar do evento, exigindo mais do que simplesmente aparecer no convite e no palco. Hoje, usam bem o direito de arena. O Rock in Rio foi um grande exemplo.
 
Qual é o público potencial da música sertaneja?
 
Neste ano, o Villa Mix está sendo realizado em mais de 20 cidades, com média de 50 mil espectadores por evento. Apesar de o tíquete médio dos shows ser mais baixo, o sertanejo é o novo pop. Está cada vez mais influente entre os jovens, independentemente da classe social.

Sede de celebridades

O gosto da P&G por celebridades como forma de promover os seus produtos levou à contratação de mais um garoto-propaganda.

por Carlos Eduardo Valim

Estratégia
 
O gosto da P&G por celebridades como forma de promover os seus produtos levou à contratação de mais um garoto-propaganda. O escolhido agora é o apresentador Marcelo Tas, do programa de humor CQC, da Rede Bandeirantes. Trata-se do 28º garoto-propaganda utilizado pela empresa para divulgar marcas como Gillette, Ariel e Oral-B. A empresa, que investe cerca de R$ 400 milhões ao ano em publicidade no Brasil, ainda deve ampliar em 2013 o número de famosos de seu time, que inclui Xuxa, Gisele Bündchen, Rodrigo Faro e Luciano Huck.
 
MIDIA-ABRE-DIN835.jpg
 
 
Design
 
Renovação na hotelaria online
 
A agência online de viagens Hotel Urbano lança um novo logotipo, criado internamente. Ele é baseado no símbolo \o/, que representa na internet a felicidade. O Hotel Urbano, fundado em 2011 pelos irmãos José Eduardo e João Ricardo Mendes, prevê faturar R$ 500 milhões neste ano.
 
MIDIA-HOTEL-DIN835.jpg
 
 
Esportes
 
Tradição e velocidade
 
A Bombril patrocinará os pilotos Pietro e Enzo Fittipaldi, promessas do automobilismo brasileiro e netos do ex-bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi. Com 17 anos, Pietro foi o primeiro brasileiro a conquistar uma vitória na Stock Car americana. Enzo tem 12 anos e disputa a categoria de base da Stock.
 
 
Campanha
 
Tudo Azul no ar
 
A Azul Linhas Aéreas divulgou filme para promover sua parceria com a operadora de tevê por assinatura Sky, que permite a transmissão ao vivo de mais de 40 canais durante os voos. Na propaganda, criada pela DPZ, uma aeromoça tenta convencer os passageiros a desembarcar depois da chegada do avião ao seu destino. A solução é ameaçar com a transmissão da formatura de um sobrinho dela.
 
MIDIA-AZUL-DIN835.jpg
 
 
Marcas
 
Legítimas Adriana Barra
 
A partir da terça-feira 15, as lojas da C&A no Brasil venderão uma coleção exclusiva de sandálias Havaianas criadas pela estilista paraense Adriana Barra. Cheias de cores e imagens de flora e fauna, serão uma coleção especial de verão.
 
MIDIA-HAVAIANAS-DIN835.jpg
 
 
Bate-papo
 
Ricardo Medina, diretor de marketing da Dasa
 
A campanha Outubro Rosa une todos os anos empresas de diversos setores para divulgar a necessidade de prevenção contra o câncer de mama. O laboratório Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, uma das marcas da Dasa, terá neste ano uma estratégia especial para o projeto.
 
MIDIA-PING-DIN835.jpg
 
Qual é a importância dada pelo Delboni ao Outubro Rosa?
 
Participamos há três anos da campanha. Mas fazíamos ações muito genéricas, como as de todas as empresas. Então, pensamos que poderíamos fazer mais, até porque somos uma empresa de diagnósticos e entendemos melhor o que é preciso fazer para combater a doença.
 
E o que estão fazendo de especial neste ano?
 
O principal problema do governo é dar exames ao maior número de pessoas possível. Então, oferecemos 500 mamografias gratuitas. A cada 50 curtidas no Facebook, damos uma. 
 
O resultado tem sido bom?
 
Tem superado as expectativas. Subestimamos a campanha e agora estamos negociando internamente recursos para outras 100 mamografias, como forma de mantê-la no ar durante outubro inteiro. No próximo ano, devemos levar o projeto para outras marcas nossas, com atuação fora de São Paulo.
 

Saindo um McSaudável...

A matriz da rede de fast-food americana McDonald's decidiu retirar o refrigerante das campanhas publicitárias que promovem o McLanche Feliz, sua oferta direcionada às crianças

por Carlos Eduardo Valim

Estratégia
 
A matriz da rede de fast-food americana McDonald’s decidiu retirar o refrigerante das campanhas publicitárias que promovem o McLanche Feliz, sua oferta direcionada às crianças. A empresa se comprometeu junto à Clinton Foundation, ONG do ex-presidente americano Bill Clinton, e à Associação Americana do Coração, que isso acontecerá em todos os seus 20 maiores mercados até 2020, incluindo o Brasil. Dessa forma, em seus cartazes serão divulgados apenas água, leite e suco como opções de acompanhamento. O McLanche também deverá ser usado para incentivar o consumo de frutas e vegetais.
 
MIDIA-ABRE-DIN834.jpg
 
Marketing
 
Briga por conteúdo 
 
A disputa entre as empresas que trabalham com marketing associado a conteúdos nas redes sociais acaba de ganhar mais um competidor de peso. Trata-se da americana Outbrain, responsável por gerar a visualização de dez bilhões de páginas por mês. A subsidiária será comandada por Luiz Biagiotti e já assinou contratos com o SBT e com a Tecmundo. 
 
 
Arte
 
Banco de imagens
 
O HSBC vai patrocinar a exposição Arte no Brasil: uma História do Modernismo, na Pinacoteca de São Paulo, que apresentará 50 obras modernistas brasileiras, a partir do dia 18 de outubro. Estarão expostos trabalhos de Tarsila do Amaral, como Antropofagia (ao lado), Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Lasar Segall. A agência F/Nazca prepara uma campanha que circulará no Metrô de São Paulo, para divulgar a mostra.
 
MIDIA-TARSILA-DIN834.jpg
 
Campanha
 
Feliz dia do garçom
 
O uísque Chivas Regal, marca do grupo francês Pernod Ricard, lançou uma campanha mundial no dia internacional do barman, na sexta-feira 4. O foco está em divulgar na internet, por meio de filmes e redes sociais, conceitos de sociabilidade e cavalheirismo, através da relação dos homens por trás do balcão com os clientes.
 
MIDIA-CHIVAS-DIN834.jpg
 
Marcas
 
A tecnologia faz bonito
 
A Coca-Cola foi desbancada pela primeira vez do topo do ranking Best Global Brands, da Interbrand, que avalia as marcas mais valiosas do mundo desde 2000. Passaram à frente da maior fabricante de refrigerantes do planeta a Apple (US$ 98,3 bilhões), a nova líder, e o Google (US$ 93,3 bilhões). O valor total das 100 marcas maiores atingiu US$ 1,5 trilhão.
 
MIDIA-APPLE-DIN834.jpg
 
Bate-papo
 
Fabio Soares, diretor executivo e de criação do Blue Man Group
 
Sem-Título-1.jpg
 
Ex-sócio da Conspiração Filmes, Soares se tornou um especialista em criatividade. O executivo foi palestrante do Festival do Clube de Criação de São Paulo, que aconteceu em setembro, e falou à DINHEIRO sobre o Blue Man Group no Brasil:
 
Não existe uma preocupação de que o grupo seja muito associado à TIM, que o utiliza como garoto-­propaganda?
Há uma ligação forte do grupo com a empresa e consideramos ser uma parceria de muito sucesso. No mundo inteiro há propagandas com o Blue Man, como foi feito com a Intel. Faz parte do modelo de negócios. Não queremos nos desassociar da Tim no Brasil, só trazer outras coisas.
 
Qual é a relação entre os espetáculos do Blue Man e a criatividade?
O Blue Man Group é uma empresa criativa. Nasceu com três caras cansados da mesmice da cena cultural de Nova York, que resolveram parar de reclamar e fazer algo. É um manifesto de criação.
 
E como isso pode ser replicado hoje que os shows são feitos por diversos atores?
Quando os fundadores resolveram analisar por que alguns shows funcionavam muito melhor do que outros, perceberam que os personagens são como um espelho do espectador, a partir de seis arquétipos básicos, como o herói e o cientista. E quando se movem de um arquétipo para outro é que fica mais interessante.

Um avião para 110 carros

O apresentador Fausto Silva se tornou o principal embaixador da marca P&G no Brasil, desde que passou a premiar os consumidores dos produtos da empresa durante o seu programa dominical, em 2010

por Carlos Eduardo Valim

Campanha
 
O apresentador Fausto Silva se tornou o principal embaixador da marca P&G no Brasil, desde que passou a premiar os consumidores dos produtos da empresa durante o seu programa dominical, em 2010. Agora, a sétima edição do Avião do Faustão, ação criada pela agência Africa, terá uma quantidade de prêmios inédita. Será sorteado um carro por dia, durante 110 dias consecutivos, até 26 de setembro. Todos os domingos haverá, ainda, o sorteio de R$ 500 mil em produtos, embarcados no avião. Por fim, será dada uma casa para um sortudo consumidor.
 
30.jpg
 
 

Concorrência

A Giovanni sorri
 
A agência Giovanni+Draftfcb venceu a concorrência pela conta do programa de milhagens Smiles. A empresa, que era uma divisão da companhia aérea Gol até fazer seu IPO, em fevereiro, deverá investir R$ 20 milhões em comunicação neste ano.
 
31.jpg
 
 

Esportes

Bola ao ar
 
A RedeTV! será a emissora responsável pela transmissão da primeira partida oficial da NBA, a liga nacional de basquete americana, no Brasil. Em jogo de pré-temporada, o Chicago Bulls, do astro Derrick Rose, enfrentará o Washington Wizards, do pivô brasileiro Nenê, no Rio de Janeiro, no dia 12 de outubro.
 
32.jpg
 
 
 
Agências

Programa de benefícios
 
O grupo ABC, do empresário Nizan Guanaes, vai reduzir de 51% para 30% a sua participação acionária na agência Pereira & O’Dell, num movimento oposto ao da sua estratégia, de ser controladora de todos os seus negócios. O movimento irá permitir que os executivos da agência possam ampliar a quantidade de suas ações. A empresa foi fundada em São Francisco, na Califórnia, em 2008, pelo ABC em parceria com o publicitário brasileiro PJ Pereira e o americano Andrew O’Dell.
 
33.jpg
 
 
 
Marketing

Doce prêmio
 
Uma campanha dos chocolates Kit Kat, da Nestlé, espalhou por Amsterdã peças de mídia exterior, com uma cadeira instalada que prometia dar um tablet a quem estivesse sentado no local em determinado momento. A ação de marketing promovia o lançamento do Android Kit Kat, o novo sistema operacional do Google.
 
34.jpg
 
 
 
Bate-papo

Polika Teixeira, presidente da DM9Rio
 
Uma das mulheres em mais alta posição no mercado publicitário brasileiro, Polika está há sete anos na DM9DDB e cuida da agência do grupo no Rio de Janeiro, aberta em 2011.
 
35.jpg
 
O que uma mulher acrescenta num cargo de liderança?
 
As mulheres trazem novos modelos de liderança. Não é uma questão de apartheid de gêneros, mas as mulheres trazem uma visão intuitiva. Para cada decisão, ela pensa em todas as implicações. Sabe ser firme sem perder a ternura e tem a capacidade nata de cultivar mais relacionamentos.
 
Como está o mercado publicitário carioca?
 
Eu saí do Rio, quando diziam que a cidade não tinha mais jeito, por quatro anos e voltei para outra cidade. Sinto o Rio mais vibrante, mais pulsante. Ele voltou a ser a grande vitrine para o Brasil e para o mundo. O mercado ainda vai se beneficiar muito de todas essas mudanças.
 
Com isso, está mais fácil manter os talentos cariocas na cidade?
 
O Rio foi sempre um grande exportador de talentos. Agora vivemos um momento ímpar e conseguimos até repatriar talentos. Recebemos currículos do mundo inteiro, de pessoas que querem trabalhar na cidade.

Passagens aéreas subiram mais de 130% nos últimos anos

Encontro tentará convencer empresas de que os preços são altos demais

Por Agência Brasil

O preço das passagens aéreas no Brasil aumentou 131,5% acima da inflação desde 2005, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação será apresentada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, na reunião marcada para amanhã (31) entre o governo e representantes das companhias aéreas.
O objetivo do encontro é tentar convencer as empresas de que os preços cobrados no país são altos demais. “Espero que eles colaborem, que haja uma compreensão de que se deve explorar o turismo, não os turistas”, disse Dino à Agência Brasil.  
 
Segundo ele, o desequilíbrio entre demanda e oferta e o aquecimento do mercado faz com que haja práticas comerciais abusivas - que ficam mais evidentes no caso das festas de fim de ano e agora da Copa do Mundo do ano que vem -, sendo verificados aumentos de até 1.000% no preço das passagens. “Não temos nenhum fator econômico objetivo no que se refere a custo ou tributação que justifique esse aumento, que é obviamente abusivo”, acrescentou.
 
As quatro empresas que operam no Brasil – TAM, Gol, Azul e Avianca – vão participar da reunião de amanhã, além de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria de Aviação Civil e do Ministério da Justiça. Segundo Dino, se as empresas não atenderem ao “chamado do bom-senso”, é possível que haja mudanças na regulação do setor, inclusive acabando com a chamada liberdade tarifária. “A liberdade tarifária não é um dogma, pode ser revista a qualquer tempo. Esse seria um caminho, voltar a praticar uma administração de preços como já foi feito no passado”, explicou.
 
Outra medida para reduzir o preço das passagens no país é ampliar a oferta mediante a abertura do mercado para empresas estrangeiras fazerem voos domésticos no Brasil. “Se as empresas atuais não conseguirem ter práticas adequadas e oferecer bons serviços a preços justos, o mercado brasileiro é altamente atrativo para outras empresas”. Segundo ele, não é válido o argumento de que essa ação levaria a uma desnacionalização do setor, porque as empresas atuais também já não são totalmente nacionais. Para essa mudança, seria preciso alterar o Código Brasileiro Aeronáutico.
 
Os preços da hotelaria também estão na mira da Embratur. Segundo o ranking que será apresentado na reunião, o Rio de Janeiro aparece em quarto lugar nas tarifas de lazer, com diária média de US$ 210, atrás apenas de Miami, Punta Cana e Nova York. “Aí junta passagem aérea, que muitas vezes também é mais barata. É por isso que o cidadão de classe média prefere viajar para o México, para Montevideu, por isso que os voos internacionais estão abarrotados de brasileiros”.  
 
Para a Copa do Mundo, Dino defende que a Fifa e a Match, empresa suíça escolhida para intermediar as vendas de pacotes de turismo para a Copa, liberem os quartos que já foram adquiridos nas cidades-sede para que a oferta aumente e os preços sejam reduzidos. “Constatamos que, além de eles terem o monopólio, colocaram uma taxa de intermediação de 40% sobre o valor que estão pagando, que é abusivo. Se não rompermos esse monopólio, temos uma oferta muito diminuta no mercado”, disse.

Ministra exalta ação pelos mais pobres do Bolsa Família


Por Ricardo Brito e Ricardo Della Coletta

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, afirmou nesta quarta-feira, 30, que o programa Bolsa Família não existiria sem uma "determinação política" para transferir recursos para os mais pobres. Em ato em Brasília, de celebração de 10 anos do programa de transferência de renda condicionada, tido pelo governo como o maior do mundo, Tereza exaltou a atuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos presentes ao encontro.
 
"Nós sabemos que a engenharia política e a liderança foi sua, que o cartão seria entregue às mulheres, (também foi ideia) sua. As decisões se mostraram acertadas. Hoje é fácil defender o Bolsa Família, mas nem sempre foi assim. Agora, a discussão não pode mais se dar no campo ideológico, basta de achismo, basta de suposições. Temos dados, estatísticas e estudos que sepultam os mitos e os preconceitos e comprovam os benefícios do Bolsa Família", afirmou.

Em um discurso entremeado de palmas, a ministra exemplificou que a taxa de aprovação no ensino médio dos estudantes integrantes do programa é superior a da média nacional. Segundo ela, o programa tem efeitos cumulativos. "Elas (crianças) têm acesso à merenda melhor, são mais expostas ao ambiente escolar, porque têm frequência mínima exigida de 85%", destacou.

Tereza Campello disse que o programa contribuiu para a redução das desigualdades. Mas destacou que o Brasil sem Miséria, lançado pela presidente Dilma Rousseff em 2011, complementou o Bolsa Família. "Foi possível dar mais um salto, a presidente Dilma construiu o Brasil sem Miséria. Com o Brasil sem Miséria não admitimos que nenhum brasileiro ganhe menos do que R$ 70", afirmou. "Se somarmos o Brasil Sem Miséria ao Bolsa Família original, podemos dizer que ele é responsável por manter 36 milhões de brasileiros acima da extrema pobreza", completou.
Copyright © 2013 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

OSX cancela contrato com OGX por falta de pagamento .

Empresa de construção naval do grupo EBX interrompeu serviço de transportes

Por Luiz Gustavo PACETE
Em fato relevante divulgado na noite desta terça-feira 29, a OSX, empresa de construção naval do grupo EBX, de Eike Batista, informou a rescisão do contrato de transporte com a OGX Petróleo por não pagamento.
O calote está relacionado à remuneração de transporte da unidade flutuante FPSO OSX-1. Com o fim do contrato, está suspensa a operação e manutenção da unidade.
 
"O FPSO OSX 1 está conectado e disponível para operação no Campo de Tubarão Azul. A OSX já iniciou tratativas com a cliente OGX visando obter as aprovações necessárias para desconexão do FPSO OSX-1 do Campo de Tubarão Azul", disse o documento. 
 
Ainda segundo a OSX, serão exercidos os direitos legais para obter valores atrasados e verbas rescisórias previstas em contrato e na legislação aplicável.