quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O que sua empresa pode ganhar com a ajuda do cliente oculto

Agências reúnem consumidores que, de forma anônima, testam e avaliam produtos e serviços de outras companhias. Cinemark e Fogo de Chão usam e aprovam o sistema

Hulton Archive/Getty Images
Senhor observa através de lupa (Cena do filme Os Sete Pecados Capitais, de 1962)

Lupa: clientes ocultos observam e avaliam pontos como qualidade do atendimento, pontualidade do serviço e até limpeza do ambiente

São Paulo - Já imaginou se as empresas tivessem alguém capaz de observar o atendimento de sua equipe aos consumidores sem ser notado, como um mosquitinho? Pois o sistema de "cliente oculto" possibilita uma experiência parecida. Funciona da seguinte forma: basicamente, uma pessoa anônima é paga para usar um determinado serviço e preencher um relatório detalhado sobre o que experienciou, desde o atendimento até detalhes como pontualidade do serviço e limpeza do ambiente.

As empresas que recebem as visitas nunca ficam sabendo quem é o cliente oculto. Ele paga pelo serviço testado como qualquer outro consumidor e depois é reembolsado pela companhia que disponibiliza o sistema.

"Quem nos contrata, só define as datas em que deseja ser avaliado", explica José Worcman, sócio-fundador da OnYou, companhia que, só no Brasil, possui mais de 37 mil possíveis clientes ocultos cadastrados.

A escolha da pessoa mais indicada para cada tipo de visita é feita através de uma ferramenta que cruza o perfil do cliente com o da organização. "Quem frequenta um cinema no shopping Cidade Jardim, por exemplo, é diferente de quem normalmente vai ao Aricanduva", diz Worcman.

Ao ser selecionado, o cliente oculto recebe orientações sobre o que precisa observar. Há treinamentos feitos por meio de vídeos, telefone, ferramentas de conversa online e material impresso. "É como se as empresas terceirizassem parte de seus departamentos de qualidade", afirma Worcman.

Além do reembolso do valor gasto com a visita, a OnYou pode pagar de 50 a 250 reais a cada consumidor, dependendo do volume e da complexidade do relatório. "São informações diferentes. Geralmente, um cliente começa indo a um cinema, depois evolui para uma loja, uma concessionária, até chegar a experimentar o serviço de um hotel", explica Worcman. Para se candidatar a ser um cliente oculto, basta se cadastrar no site da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário