Na década de 70 o economista e consultor norte-americano Michael Porter desenvolveu o modelo de análise mercadológica, conhecido como as Cinco Forças de Porter, que permite entender o ambiente competitivo entre as empresas e analisar o grau de atratividade em cada setor da economia
Com o mercado cada vez mais competitivo, em virtude da grande
quantidade de produtos similares em qualidade e preços, aumenta a
rivalidade entre as empresas. Nessa guerra, muitas empresas usam como
arma principal a redução dos preços e aumento dos prazos de pagamentos.
Com isso, a lucratividade também fica reduzida.
Com certeza essa não é a estratégia mais adequada, pois a tendência é
que a concorrência em todos os setores da economia seja cada vez maior.
O mercado não tem mais fronteiras, a venda online cresce a passos
largos, estão sempre surgindo novas empresas e produtos no mercado, e
assim por diante.
Na década de 70 o economista e consultor norte-americano Michael
Porter desenvolveu o modelo de análise mercadológica, conhecido como as
Cinco Forças de Porter, que permite entender o ambiente competitivo
entre as empresas e analisar o grau de atratividade em cada setor da
economia. Essas forças devem ser analisadas, de modo que possam ser
desenvolvidas estratégias pelas empresas que pretendem ser mais
eficientes e queiram criar vantagens competitivas no mercado. São elas:
>> RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES: Com o número cada vez maior
de empresas concorrentes e produtos similares, a tendência é a maior
rivalidade entre essas empresas. Isso significa muitas empresas
competindo pelo dinheiro e poder de compra dos mesmos clientes.
Fazer apenas propaganda e baixar preços, atraindo clientes e
prestando serviços deficientes, não é a estratégia adequada, mas é o que
se vê com frequência no mercado. Por outro lado, desenvolver
estratégias capazes de gerar diferenciais competitivos, principalmente
no atendimento e prestação de serviços de alta qualidade, é um bom
caminho para o sucesso nessa guerra ferrenha.
>> AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES: A ameaça de novos concorrentes
depende de barreiras existentes à sua entrada, bem como do poder de
reação das empresas já instaladas. A verdade é que o mercado moderno
está sempre aberto às empresas que queiram se instalar. E isso se torna
uma eterna ameaça para as empresas que já estão em atividade por mais
tempo.
Alguns fatores favorecem a entrada de novos concorrentes, tornando a
ameaça alta, tais como: pouca diferenciação dos produtos; economia de
escala baixa; necessidade de baixo capital para o investimento; baixos
custos de troca dos produtos pelos clientes; subsídios do governo;
acesso aos canais de distribuição existentes e receptivos etc.
>> AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS: São produtos da concorrência
que não são similares aos da sua empresa, mas atendem as mesmas
necessidades dos seus clientes. Apesar de não competirem com o mesmo
grau de intensidade, são capazes de diminuir a sua fatia de mercado.
Como o ciclo de vida dos produtos está cada vez mais curto e muitas
empresas estão sempre em busca da inovação, o surgimento de novos
produtos é grande. Com isso, aumenta o perigo da substituição dos
produtos que se tornam obsoletos e/ou com poucas vantagens competitivas
pelos mais modernos e com custo x benefício melhor.
>> PODER DE BARGANHA DOS COMPRADORES: É a capacidade de
barganha dos clientes com as empresas fornecedoras do segmento,
geralmente forçando a prática de preços mais baixos, bem como a
exigência de mais serviços e melhoria da qualidade dos produtos. Isso
estimula o aumento da concorrência.
Essa força ocorre quando os clientes compram em grande
quantidade/valor; as margens de lucro do setor são apertadas; os
produtos têm baixo nível de diferenciação; ameaça de redução de custos
pela substituição produtos alternativos; muitos concorrentes vendendo
para um grupo menor grandes de clientes etc.
>> PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES: Essa força ocorre de
maneira inversa a anterior, pois o poder de barganha agora é de quem
fornece os produtos/serviços. Os fornecedores, geralmente poderosos,
podem usar como estratégias de barganha o aumento de preços e/ou redução
da quantidade de fornecimento de produtos.
Esse poder de barganha ocorre quando o segmento é dominado por poucos
fornecedores; há muita diferenciação nos produtos ofertados; o custo de
substituição é alto; o comprador tem pouca importância para o
fornecedor; a ameaça de produtos substitutos é baixa etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário