A Alpargatas vai colocar a mais conhecida marca de chinelos do mundo em roupas casuais e peças de moda praia
Por Carlos Eduardo VALIM
Nos últimos 52 anos, poucas marcas sofreram uma mutação tão
grande quanto a Havaianas. Lançada como apenas mais um calçado feito de
borracha, a sandália evoluiu até se tornar objeto do desejo de
consumidores pelos quatro cantos do mundo. Na Europa, exemplares de
algumas coleções assinadas por estilistas renomados, como a grife
Valentino, da Itália, chegam a custar o equivalente a R$ 500. Agora, a
brasileira Alpargatas pretende aproveitar a força da marca também em
roupas esportivas. A coleção de “Havaianas para vestir” chega às lojas
em meados de 2014.
Estilo: campanhas de mídia ousadas e bem-humoradas ajudaram a popularizar a grife
O foco serão os segmentos casual e o de moda praia, integrantes do
estilo descontraído que a Alpargatas expõe no marketing do produto. Na
verdade, a entrada da Alpargatas no setor de vestuário começou em
outubro do ano passado, com a compra de 30% da marca carioca Osklen,
pela qual já pagou R$ 67,5 milhões e o restante dependerá da evolução
das receitas da grife. Ao levar a Havaianas para camisetas, bermudas,
vestidos e até biquínis, a direção da Alpargatas espera gerar dividendos
com o que os especialistas chamam de extensão de marca.
E que marca! No balanço do trimestre março-junho, as
famosas sandálias colaboraram com 47% da receita líquida de R$ 843,2
milhões da empresa. O número é obtido a partir das vendas em
milhares de pontos de venda espalhados pelo mundo, incluindo as 442
lojas exclusivas, das quais 288 no Brasil e 154 no Exterior. É para
movimentar esse canal que o presidente da Alpargatas, Márcio Utsch,
concebeu a estratégia de diversificação do portfólio.
Hoje, boa parte das vendas acontece nas redes multimarcas, daqui e
do Exterior. O último lançamento global, da coleção 2013/2014, foi
composto de 103 modelos, contemplando os mais variados estilos de
clientes, do careta ao moderninho. Depois de se tornar sinônimo de
sandálias – é citada por 71% dos brasileiros ouvidos na pesquisa Brand
Tracking realizada pela Millward Brown –, a Alpargatas espera ver o
chinelo outrora apresentado como “as legítimas, que não deformam nem
soltam as tiras”, vestindo crianças e jovens de todas as idades, dos pés
à cabeça.
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