sábado, 26 de outubro de 2013

Havaianas para vestir


A Alpargatas vai colocar a mais conhecida marca de chinelos do mundo em roupas casuais e peças de moda praia

Por Carlos Eduardo VALIM

Nos últimos 52 anos, poucas marcas sofreram uma mutação tão grande quanto a Havaianas. Lançada como apenas mais um calçado feito de borracha, a sandália evoluiu até se tornar objeto do desejo de consumidores pelos quatro cantos do mundo. Na Europa, exemplares de algumas coleções assinadas por estilistas renomados, como a grife Valentino, da Itália, chegam a custar o equivalente a R$ 500. Agora, a brasileira Alpargatas pretende aproveitar a força da marca também em roupas esportivas. A coleção de “Havaianas para vestir” chega às lojas em meados de 2014. 
 
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Estilo: campanhas de mídia ousadas e bem-humoradas ajudaram a popularizar a grife
 
O foco serão os segmentos casual e o de moda praia, integrantes do estilo descontraído que a Alpargatas expõe no marketing do produto. Na verdade, a entrada da Alpargatas no setor de vestuário começou em outubro do ano passado, com a compra de 30% da marca carioca Osklen, pela qual já pagou R$ 67,5 milhões e o restante dependerá da evolução das receitas da grife. Ao levar a Havaianas para camisetas, bermudas, vestidos e até biquínis, a direção da Alpargatas espera gerar dividendos com o que os especialistas chamam de extensão de marca. 
 
E que marca! No balanço do trimestre março-junho, as famosas sandálias colaboraram com 47% da receita líquida de R$ 843,2 milhões da empresa. O número é obtido a partir das vendas em milhares de pontos de venda espalhados pelo mundo, incluindo as 442 lojas exclusivas, das quais 288 no Brasil e 154 no Exterior. É para movimentar esse canal que o presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, concebeu a estratégia de diversificação do portfólio.
 
Hoje, boa parte das vendas acontece nas redes multimarcas, daqui e do Exterior. O último lançamento global, da coleção 2013/2014, foi composto de 103 modelos, contemplando os mais variados estilos de clientes, do careta ao moderninho. Depois de se tornar sinônimo de sandálias – é citada por 71% dos brasileiros ouvidos na pesquisa Brand Tracking realizada pela Millward Brown –, a Alpargatas espera ver o chinelo outrora apresentado como “as legítimas, que não deformam nem soltam as tiras”, vestindo crianças e jovens de todas as idades, dos pés à cabeça.
 
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