A Espanha é o mais novo país europeu a entrar no grupo das nações onde a venda de bicicletas supera a de veículos. Na União Europeia, apenas dois não seguem a regra
Pessoas andam de bicicleta em Berlim: a Alemanha é o país com o maior mercado de bicicletas. Foram 3,96 milhões em 2012
São Paulo - Apaixonados por carros, os espanhóis - cujo país começa a ensaiar os primeiros passos para fora da crise - pela primeira vez na história compraram mais bicicletas que carros. Com isso, o país se junta a praticamente a todos os outros da Europa (veja tabela ao final), que vêm dando maior força às duas rodas.
Uma comparação entre os dados da Associação de Veículos com Rodas
da Europa sobre o mercado de bicicletas e da venda de automóveis da
Associação Europeia de Fabricantes de Carros apontou que, em 2012,
apenas na Bélgica e em Luxemburgo os veículos continuam em primeiro.
Na Itália,
por exemplo, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial mais
bicicletas foram vendidas do que carros. No Reino Unido, a diferença é
de 1,6 milhões a mais de bicicletas.
No Brasil, a situação se repete. De acordo com dados mais recentes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo),
em 2011 foram produzidas 4,6 milhões de bicicletas no país e outras 370
mil foram importadas. No mesmo período, foram 3,4 milhões de carros
vendidos.
Spencer Platt/Getty Images
São Paulo - Desde 2009, 211 ciclistas perderam a vida vítimas do trânsito
paulistano. Exatos 52 deles apenas no ano passado, quase todos, 51,
homens. As informações são da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Mesmo diante deste cenário, pode-se dizer que São Paulo se conscientiza, aos poucos, do papel das bicicletas como meio de transporte - e da falta de segurança a que são submetidos os ciclistas urbanos.
De 2009 para cá, mais de 60 km de ciclovias foram construídos. O prefeito Fernando Haddad promete mais 400 km de vias cicláveis até o fim de seu mandato. A ciclofaixa de lazer, que separa uma faixa só para as bicicletas aos domingos em várias vias, também ajudou a popularizar a bike na capital paulista.
Inicialmente, o aumento das vias para bicicletas fez diminuir os
acidentes fatais: entre 2009 e 2011, os números caíram cerca de 20%. Já
no passado, houve um aumento de 6%.
Segundo a CET, foram registradas neste ano mais de 210 autuações - uma
média de duas multas por dia desde que novas medidas foram adotadas -
por desrespeito a quem circula de bicicleta.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo também não são
alentadores: diariamente, nove ciclistas são internados em hospitais
públicos devido a acidentes viários.
Clique nas fotos e veja quais vias registraram mais acidentes fatais nos últimos quatro anos.
A diferença está em como essas milhões de bicicletas são usadas
por aqui. Enquanto em boa parte dos países europeus elas gozam da
segurança e da praticidade das ciclovias e ciclofaixas - o que acaba por
incentivar seu uso como meio de transporte -, no Brasil, são obrigadas a
dividir espaço com carros, motos e ônibus no trânsito.
Veja na tabela a seguir a comparação entre a venda de bicicletas e carros na Europa:
País | Vendas de bicicletas | Vendas de carros |
---|---|---|
Alemanha | 3,96 milhões | 3 milhões |
Reino Unido | 3,6 milhões | 2 milhões |
França | 2,83 milhões | 1,9 milhão |
Itália | 1,6 milhões | 1,4 milhão |
Holanda | 1 milhão | 502 mil |
Polônia | 992 mil | 271 mil |
Espanha | 780 mil | 700 mil |
Suécia | 555 mil | 280 mil |
Dinamarca | 550 mil | 170 mil |
Bélgica | 450 mil | 487 mil |
Áustria | 410 mil | 336 mil |
Romênia | 380 mil | 72 mil |
República Tcheca | 350 mil | 173 mil |
Portugal | 350 mil | 95 mil |
Finlândia | 330 mil | 107 mil |
Grécia | 320 mil | 58 mil |
Eslováquia | 300 mil | 69 mil |
Eslovênia | 250 mil | 50 mil |
Hungria | 232 mil | 53 mil |
Lituânia | 115 mil | 12 mil |
Irlanda | 95 mil | 79 mil |
Estônia | 65 mil | 19,4 mil |
Bulgária | 62 mil | 19,7 mil |
Letônia | 35 mil | 10,6 mil |
Luxemburgo | 10 mil | 50 mil |
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