domingo, 27 de outubro de 2013

Procuram-se CEOs

Procuram-se CEOs


Conhecido como o partido das lideranças regionais, o PMDB quer se transformar também na legenda dos políticos empresários e executivos

por Denize Bacoccina

Política

Conhecido como o partido das lideranças regionais, o PMDB quer se transformar também na legenda dos políticos empresários e executivos. Depois de manter em seus quadros representantes de grandes entidades empresariais, como Paulo Skaf (Fiesp) e Clésio Andrade (CNT), a legenda filiou Kátia Abreu (CNA) e os empresários Josué Gomes (Coteminas) e Junior Friboi (ex-JBS). O diretório nacional vai trabalhar no discurso de “o partido do setor produtivo” nas eleições de 2014.
 
PODER-ABRE-DIN835.jpg
 
 
Congresso
 
Agro em expansão
 
A bancada agropecuária no Congresso, com 235 deputados e 33 senadores, deve ganhar mais força em 2014. Além da filiação ao PR do empresário Maurílio Biagi Filho, convidado para vice na chapa do petista Alexandre Padilha na disputa em São Paulo, outros representantes do setor se filiaram a partidos e estão preparando suas candidaturas.
 
 
 
Infraestrutura
 
Conflitos portuários
 
A Coamo, de Campo Mourão (PR), maior cooperativa agrícola da América Latina, autoridades e usuários do Porto de Paranaguá estão cobrando da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, mudanças no edital de licitação do terminal, que está em fase de consulta pública. O governo quer relicitar as duas áreas que a Coamo mantém no porto e cujos contratos ainda não venceram. Gleisi prometeu buscar um acordo.
 
PODER-GLEISI-DIN836.jpg
 
 
Embrapa
 
Tecnologia no mercado
 
Até o fim do ano deve ser criada, no Congresso, a Embrapatec, subsidiária da Embrapa que vai facilitar as parcerias com o setor privado para comercializar produtos, serviços e tecnologias desenvolvidas pela estatal de pesquisa agropecuária. Com a nova empresa, deve entrar em refluxo o debate sobre a privatização da Embrapa.
 
 
 
 
Petróleo
 
Ajudando menos
 
O Departamento de Economia do Bradesco fez as contas da balança comercial brasileira, excluindo as exportações de plataforma de petróleo, já que se trata de uma operação apenas contábil. Com essas mudanças, o saldo “real” estaria negativo em US$ 4,4 bilhões – enquanto o dado oficial é de um superávit de US$ 246 milhões.
 
PODER-PETROLEO-DIN836.jpg
 
 
Eleições
 
Campos e o empresariado
 
Depois de flertar com o senador e virtual presidenciável Aécio Neves (PSDB), em jantar oferecido por Joel Malucelli, do grupo J. Malucceli, em Curitiba, dezenas de empresários paranaenses vão se e­ncontrar nos próximos dias com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Apesar de vários deles terem garantido apoio ao tucano, querem ouvir o que Campos tem a dizer sobre economia.
 
PODER-CAMPOS-DIN836.jpg
 
 
Notas
 
O Siafi, sistema que registra todos os gastos do governo federal, vai passar por modi­ficações. 
O Serpro trabalha numa reformulação para tornar o site mais amigável e facilitar a consulta das informações por parte do usuário comum.
 
 
Enquanto espera a liberação, pelo TCU, do edital para a concessão das novas ferrovias, o governo trabalha em outros projetos para viabilizar os novos investimentos. A Casa Civil está finalizando uma Medida Provisória que vai permitir que a Valec compre toda a carga das ferrovias, garantindo a demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário