O CEO mundial David Marcus veio ao Brasil fechar acordo com o 99Táxis, maior aplicativo de táxi do país
Por João VARELLA
O mercado brasileiro de ferramentas de pagamentos online
cresceu com soluções locais. PagSeguro, MoIP e BCash! são algumas das
opções que prosperaram por aqui. Há dois anos, porém, a chegada do
PayPal, maior empresa de pagamento digital do mundo, sacudiu esse setor.
De lá para cá, a base de clientes da companhia, que pertence ao site de
leilões eBay, multiplicou-se por sete, atingindo os atuais 7,2 milhões
de clientes. Embora o número seja expressivo, ainda é pouco para quem
conta com mais de 136 milhões de consumidores no mundo que utilizam a
sua plataforma e tem a vocação de liderança nos 194 países em que atua –
no Brasil, não há dados do setor, mas sabe-se que ele não lidera.
Mobilidade: David Marcus, CEO do PayPal, apelou ao celular para dar uma guinada
no mercado brasileiro de pagamento digital
O PayPal, no entanto, está renovando sua aposta no Brasil. E a
forma de crescer aceleradamente será por meio de pagamentos por celular.
Na quinta-feira 24, por exemplo, o CEO global da empresa, David Marcus,
esteve no Brasil oficialmente para apresentar o Check-In, aplicativo
que permite esse tipo de pagamento. “Vamos oferecer essa solução aos
grandes varejistas”, disse Marcus. O primeiro a usá-la será a pequena
rede de cafeterias Suplicy, dona de dez lojas no Estado de São Paulo.
Extraoficialmente, Marcus veio ajustar os últimos detalhes da parceria
com a 99Táxis, maior aplicativo de táxis do Brasil, como apurou com
exclusividade a DINHEIRO.
De uma tacada só, o PayPal passará a ser adotado por 13 mil
taxistas e 500 mil clientes que usam o aplicativo. A 99Táxis diz
intermediar 20 mil corridas por dia. “Os taxistas não serão obrigados a
aceitar o PayPal, mas acreditamos que a adesão será grande”, diz Paulo
Veras, fundador e diretor do 99Táxis. “Quanto mais formas de pagamento,
maior o faturamento do motorista.” Uma versão beta do 99Táxis com PayPal
deve ser lançada nas próximas semanas. O sistema de pagamento móvel já é
utilizado nos Estados Unidos, Austrália, Japão e Reino Unido.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com o Check-In. Conhecido
por seu sistema de pagamento em sites de comércio eletrônico, o PayPal
tem investido pesado em soluções móveis. Marcus era vice-presidente de
mobilidade, antes de assumir a posição de CEO, em abril de 2012. Desde
então, o executivo imprimiu um novo ritmo a essa área, lançando uma nova
versão do seu aplicativo para smartphones. Ele criou também um leitor
de cartão que pode ser adaptado em celulares e desenvolveu um programa
de pagamentos para iPads. “Daqui a cinco anos, só vai usar carteira
física nos EUA e na Europa quem quiser”, afirma Marcus. “Quem sabe no
Brasil também.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário