quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Brasil tem déficit primário de R$9 bi, pior para esses meses


Em 12 meses até setembro, a economia feita para pagamento de juros foi equivalente a 1,58% do Produto Interno Bruto

Luciana Otoni e Anthony Boadle, da
Dado Galdieri/Bloomberg
Homem passa em frente a sede do Banco Central, em Brasília
Banco Central: déficit nominal ficou em 22,896 bilhões de reais no mês passado, enquanto a dívida pública representou 35,0% do PIB

Brasília - O setor público brasileiro registrou déficit primário de 9,048 bilhões de reais em setembro, o pior resultado para esses meses desde o início da série histórica, informou o Banco Central nesta quinta-feira.

O resultado foi muito pior que o esperado por analistas consultados pela Reuters, cuja mediana apontava saldo positivo de 100 milhões de reais. As projeções variaram de déficit de 2,6 bilhões de reais e superávit de 3 bilhões de reais.

Em 12 meses até setembro, a economia feita para pagamento de juros foi equivalente a 1,58 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

O BC informou ainda que o déficit nominal -- receita menos despesas, incluindo o pagamento de juros da dívida-- ficou em 22,896 bilhões de reais no mês passado, enquanto a dívida pública representou 35,0 por cento do PIB. Nestes casos, pesquisa da Reuters mostrava projeções de saldo negativo de 20,5 bilhões de reais e dívida a 34,7 por cento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário