terça-feira, 5 de novembro de 2013

Déficit da Previdência deve superar estimativas em 2013

Por Renata Veríssimo

Apesar do esforço da equipe econômica para fortalecer o discurso de responsabilidade fiscal, o déficit da Previdência Social em 2013 deve ficar maior que o projetado no último relatório de receitas e despesas, divulgado no final de setembro pelo ministério do Planejamento. O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, disse nesta terça-feira, 05, que a última estimativa do seu ministério é que o rombo fique entre R$ 40 bilhões e R$ 43 bilhões.
 
O ministro afirmou que "não acha fácil reverter" o déficit alcançado até setembro para chegar ao programado. O relatório tem uma previsão de R$ 36,2 bilhões. No entanto, nos nove meses de 2013, este déficit já atingiu R$ 47,6 bilhões. "Não acho fácil reverter (o déficit)", disse o ministro. "Nós acreditamos sempre que, no último trimestre do ano, as receitas têm um ganho bom. Não é problema só de contenção de despesas. Mas não sei se a gente consegue reverter tudo", completou Alves. "A última previsão era entre R$ 40 bilhões e R$ 43 bilhões este ano. Para chegar a isso e não haver nenhuma surpresa, a gente confia muito que o final do ano permita um volume maior de receitas para compensar isso", repetiu.

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, atribuiu parte do resultado fiscal ruim de setembro ao tamanho do déficit na previdência. Segundo ele, ocorreu parte do pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas. Por isso, espera-se que as contas fechem no azul no mês de dezembro.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem repetido que os grandes gastos do governo - juros da dívida, INSS e funcionalismo público - estão sob controle. Agora, diz que quer atacar outros tipos de despesas que apresentam crescimento como o seguro-desemprego e o abono salarial. Segundo ele, os gastos com essas despesas devem atingir R$ 47 bilhões em 2013 e, por isso, o governo está discutindo com as centrais sindicais medidas para reduzi-las.

No entanto, a previsão do ministro também é maior que o previsto no último relatório de receitas e despesas. Os gastos estimados no documento com abono salarial e seguro-desemprego somam R$ 41,8 bilhões. O governo divulgará um novo relatório no final deste mês, no qual poderá rever estas projeções.
Copyright © 2013 Agência Estado. Todos os direitos reservados.


Cielo ganha fatia de mercado, mas prevê perda até 2015


No terceiro trimestre, a maior adquirente do País passou a ter 53,3% de participação do setor

Por Natália FLACH

Apesar de ter abocanhado mais uma fatia de mercado no terceiro trimestre, a Cielo deve enfrentar maior concorrência no ano que vem e, com isso, pode eventualmente perder participação. A maior adquirente do Brasil respondeu por 53,3% do setor com crescimento de 0,3 ponto percentual entre julho e setembro deste ano, segundo Rômulo Dias, presidente da companhia. “Esse crescimento se deu em todos os segmentos”, afirma, referindo-se a grandes contas e a pequenos lojistas, em teleconferência com jornalistas, nesta terça-feira 5. A expectativa do executivo é que concorrentes como Elo (do Santander), Banrisul, Global Payments e Elavon detenham de 15% a 20% do segmento, em 2015.
 
cielo.jpg
No terceiro trimestre, a maior adquirente do País passou a ter 53,3% de participação do setor
 
Para enfrentar a concorrência, a Cielo tem investido em melhoria de serviços, tecnologia e presença. “Mas o impacto também deve chegar ao preço”, diz. “Toda vez que falamos em inovação, tentamos desenvolver dentro de casa, mas pode haver algo pequeno que chame atenção”, diz. No momento, porém, nenhuma companhia está no radar, de acordo com o executivo.
 
Sobre a possibilidade de expandir a operação para além das fronteiras brasileiras, Dias afirma que, no momento, o foco é crescer organicamente no País. “Temos muito espaço para crescer aqui; segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a posse de cartões chega a 76% dos brasileiros. Mas em cidades como Belém é de apenas 50%”, diz.
 
Na noite da segunda-feira 4, a Cielo divulgou lucro lucro líquido de R$ 689,2 milhões no terceiro trimestre, alta de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume financeiro transacionado chegou a R$ 112,7 bilhões, alta de 17,8%, e a receita operacional líquida atingiu R$ 1,7 bilhão, avanço de 31,6%.
 
Os gastos também aumentaram: passaram de R$ 613 milhões para R$ 907 milhões por causa da incorporação da americana Merchant e-Solutions, cujas transações de intercâmbio são contabilizadas como custos, devido às regras dos Estados Unidos.
 
Mais cedo, em teleconferência com analistas, Dias comentou a proposta que está sendo estudada pelo Conselho Monetário Nacional de cobrar impostos sobre serviços (ISS) diferente para cada município. “O assunto ainda é bem prematuro, está em discussão. Mas, estamos presentes em 99% dos mais de 5 mil municípios, caso isso seja aprovado, pelo efeito matemático, teria custo adicional para a companhia. Mas é super cedo para falar sobre isso”, afirma. Às 15h, as ações da Cielo caíam 1,97%, enquanto o Ibovespa tinha retração de 0,67%.
 

Petrobras anuncia investimentos em projetos socioambientais da ordem de R$ 1,5 bi

Por Agência Brasil

Rio de Janeiro – A estatal Petrobras investirá R$ 1,5 bilhão entre 2014 e 2018 em projetos socioambientais. O anúncio foi feito hoje (5) pela presidente da companhia, Graça Foster, e pelo gerente executivo de responsabilidade social, Armando Tripodi.

O objetivo é investir em projetos que se encaixem em sete eixos: produção inclusiva e sustentável, biodiversidade e sociodiversidade, direitos da criança e do adolescente, florestas e clima, educação, água e esporte. Dessa forma, a companhia passa a integrar os programas na área de meio ambiente e cidadania.

A presidente da Petrobras lembrou que as inciativas financiadas devem ter como público-alvo mulheres, negros e pessoas com deficiência e disse que as políticas sociais e ambientais devem complementar políticas econômicas do país.

De acordo com balanço do gerente executivo da estatal, o investimento da Petrobras no setor socioambiental chegou a R$ 546 milhões, entre 2007 e 2012, com impacto sobre 20,3 milhões de pessoas, direta ou indiretamente. "Juntamos a dimensão social com a questão ambiental entendendo que é possível cuidar de nossas duas riquezas: a natureza e o povo brasileiro", disse Tripodi.

Na área do meio ambiente, o gerente destacou que os recursos da empresa foram fundamentais para salvar da extinção tartarugas marinhas e a baleia jubarte. Segundo ele, os projetos também contribuíram para a recuperação de biomas degradados como a caatinga e o cerrado, além de ambientes costeiros e marinhos.

Para incentivar a troca de experiências bem-sucedidas na área de cidadania, a companhia também lançou hoje o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, que vai destinar R$ 500 mil para práticas pedagógicas de sucesso.

Serão premiados projetos em três categorias: terceiro setor, universidade e escola. Os prêmios para os três melhores projetos somam R$ 30 mil. A Petrobras também vai doar materiais esportivos e equipamentos para organizações sociais. "Queremos conhecer experiências inovadoras investir no esporte que inspira, instrui, motiva e ensina a respeitar as diferenças", reforçou Tripodi.

A companhia ainda anunciou vai começar a vender, nas lojas de conveniência de postos de gasolina, produtos oriundos de assentamentos da reforma agrária.


Pão de Açúcar contrata ex-presidente da TAM Líbano Barroso

O executivo, que era cotado para assumir a Viavarejo, será vice-presidente e trabalhará ao lado de Enéas Pestana, o atual presidente

Por Ralphe Manzoni Jr.

O ex-presidente da TAM, Líbano Barroso, vai trabalhar no Pão de Açúcar. Ele será vice-presidente de infraestrutura e de desenvolvimento estratégico e atuará ao lado de Enéas Pestana, presidente da rede varejista desde março de 2010. O anúncio oficial será feito amanhã, terça-feira 5.

Barroso era um dos cotados para assumir a Viavarejo, holding do grupo Pão de Açúcar de eletroeletrônicos e dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio. O cargo, no entanto, foi ocupado por Francisco Valim, ex-presidente da Oi, em agosto deste ano.

Entre suas novas funções, Barroso ajudará nas relações com os parceiros comerciais do grupo Pão de Açúcar. Ele também aprofundará negociações com os fornecedores globais em conjunto com o francês Casino, atual controlador da companhia.

O executivo foi presidente da TAM de outubro de 2009 a fevereiro de 2012. Naquele mês, foi nomeado diretor financeiro da Latam, união da companhia aérea brasileiro com a chilena LAN. Ele deixou a empresa em setembro do ano passado.

Orçamento do seguro-desemprego ganha R$ 4,9 bilhões

Por Luci Ribeiro
 
 
 
O governo federal elevou em R$ 4,937 bilhões o Orçamento da Seguridade Social da União para cobrir pagamentos do seguro-desemprego e despesas com qualificação de profissionais com contrato de trabalho suspenso. O reforço orçamentário da área está formalizado em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 5. Do total, R$ 4,920 bilhões referem-se ao seguro-desemprego e o restante, R$ 17,5 milhões, à qualificação profissional.
 
Segundo o texto, os recursos para a abertura do crédito suplementar vêm de "superávit financeiro apurado no Balanço Patrimonial da União do exercício de 2012", com R$ 4,807 bilhões de contribuições de PIS/Pasep e R$ 129,5 milhões de recursos próprios.

A alta dos gastos com seguro-desemprego e abono salarial tem sido uma preocupação para o governo, que tem manifestado a necessidade de reduzir essas despesas depois do déficit robusto nas contas públicas de setembro. Na segunda-feira, 4, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniu em São Paulo com representantes das Centrais Sindicais para discutir o assunto. Segundo ele, o custo com seguro-desemprego e abono salarial este ano será de R$ 47 bilhões. "Não queremos diminuir direito dos trabalhadores, mas, sim, excesso de rotatividade", afirmou Mantega ao final da reunião. Em setembro, o saldo negativo do setor público foi de R$ 9,04 bilhões, o maior déficit mensal desde dezembro de 2008.
Copyright © 2013 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

Marca foge do estereótipo e faz moda com diversidade

 

O lookbook da loja de departamento britânica dispensou as top models magricelas e trouxe pessoas que fogem aos padrões de beleza impostos pela indústria da moda

Dandara Costa, Administradores.com.br, Compartilhar
Divulgação/ Debenhams


A loja de departamento britânica Debenhams, com a premissa de que todos podem ficar fabulosos em suas roupas, realizou uma campanha publicitária que quebrou os paradigmas da moda.

O catálogo da marca dispensou as top models magricelas e trouxe pessoas que fogem aos padrões de beleza impostos pela indústria da moda.

O conjunto de diferentes idades, pessoas, tamanhos e visuais foi o diferencial do portfólio, que apresenta modelos acima de 40 anos de idade, uma senhora de quase 70 anos, uma atleta paraolímpica, mulheres com membros amputados e outra vestindo biquíni tamanho 48.

“Nossos consumidores não têm os mesmos corpos ou tamanhos, por isso nosso último lookbook celebra essa diversidade. Ficaríamos lisongeados se outros nos seguissem. Esperamos que essas fotos sejam um passo, ainda que pequeno, para que mais pessoas se sintam mais confortáveis com seus corpos", comunicou Ed Watson, diretor de RP da Debenhams, no site da empresa.

A ministra Jo Swinson falou a respeito do exemplo da Debenhams: “Mais uma vez Debenhams mostou que beleza vem em todos tamanhos – diferentes cores de pele, idades, silhuetas e tamanhos. Foi uma das primeiras a introduzir manequins tamanho 46 e continua a passar ao resto da indústria de varejo a mensagem de que muitos consumidores querem ver mais imagens diversificadas e realistas.”

Como resultado da experiência, a Debenhams agora faz parte do Body Confidence Advisory Committee, um comitê consultivo do governo britânico sobre confiança do corpo, e ganhou, no ano passado, o Body Confidence Award (prêmio de Confiança do Corpo, em português) pela campanha de inclusão.


Com informações do Debenhams.com.

Oreo usa o Facebook para comemorar volta ao Brasil

A marca publicou a imagem de um biscoito com o recheio verde e amarelo

Redação, Administradores.com, Compartilhar1
 
 
Reprodução/Facebook 
 


Na última sexta-feira (1), vários jornalistas e publicitários publicaram a hashtag #chegouOreo para anunciar a volta do biscoito Oreo ao Brasil. Agora, uma postagem na página oficial da Oreo no Facebook comemorou a chegada da marca ao país com a imagem de um biscoito com o recheio verde e amarelo.

Em poucas horas, a postagem atingiu quase dois mil likes, centenas de comentários e compartilhamentos. O biscoito foi lançado no Brasil pela primeira vez em 1995, entretanto, a Kraft Foods, responsável pela produção do Oreo, considerou as vendas insatisfatória e tirou o biscoito do mercado.

Ainda não se sabe quando o produto será disponibilizado aos consumidores, mas uma coletiva de imprensa convocada para o dia 12 de novembro deverá oferecer mais informações.