Neste último trimestre a preocupação com a economia também cresceu
Administradores.com,
Shutterstock
A pesquisa Global Sobre a Confiança e Intenções de Gastos do
Consumidor da Nielsen, provedora global de informações e insights sobre o
que o consumidor assiste e compra, aponta uma leve redução na confiança
dos brasileiros, de 110 pontos (2º trimestre de 2013) para 109 (3º
trimestre de 2013), e uma crescente preocupação com as perspectivas de
emprego para os próximos 12 meses. Até junho deste ano 24% da população
considerava não tão boa a situação de emprego, já em setembro o número
foi para 34%.
Neste último trimestre a preocupação com a economia também cresceu.
Nos seis primeiros meses do ano a economia era a quinta maior
preocupação dos brasileiros, já em setembro saltou para a terceira
posição ficando atrás apenas de saúde e do equilíbrio do trabalho e
vida.
Entretanto, se destaca a constatação de que, mesmo neste cenário de
insegurança, 41% dos brasileiros ainda estão dispostos a gastar com
entretenimento fora do lar e 40% com roupas novas. Percentuais acima da
intenção de pagar dívidas, com 38%. No primeiro semestre do ano a
intenção era de, respectivamente, 36%, 33% e 39%.
"O brasileiro está sendo malabarista, lidando com a tensão interna
entre o que preservar e o que abrir mão do bem-estar conquistado, ao
mesmo tempo em que é permeado por notícias de que o crescimento não vai
ser aquele que se esperava no começo do ano", esclarece Olegário Araujo,
diretor de atendimento da Nielsen.