terça-feira, 10 de dezembro de 2013

País não pode só viver na maré do consumo", diz Décio da Silva


Por Vanessa Jurgenfeld | De São Paulo
Luis Ushirobira/Valor / Luis Ushirobira/ValorSilva, presidente do Conselho da WEG: "Nós todos temos que fazer nossa lição de casa. Temos que olhar para dentro"
 
O presidente do Conselho de Administração da WEG, Décio da Silva, acha que o mercado financeiro muda muito rapidamente de humor e afirma que o país não estava nem tão bom em 2009 e 2010, como o mercado avaliou à época, e nem está tão ruim agora, como algumas análises apontam.

Na sua opinião, porém, há mudanças importantes que precisam ser feitas para o Brasil crescer mais e de forma sustentável, como o enxugamento dos gastos da máquina pública, para que esses recursos possam ser revertidos em mais investimentos em infraestrutura, e haja mais confiança dos empresários na economia. "O país não pode só viver na maré do consumo", afirmou.

Presidente do conselho de uma das maiores empresas do país, com valor de mercado de R$ 20 bilhões, e uma das principais multinacionais brasileiras, ele diz, no entanto, que não se pode imputar todos os esforços de crescimento ao governo, pois também cabe às empresas realizar melhorias na sua gestão e implantar uma cultura de inovação.

Na opinião de Silva, não só é preciso levar adiante as reformas política e tributária, mas também é necessária a flexibilização das relações entre capital e trabalho para uma melhora da competitividade.
A seguir, os principais trechos da entrevista concedida ao Valor:

Valor: Como o sr. avalia o desempenho da economia brasileira em 2013?

Décio da Silva: O mercado financeiro muda de opinião e de humor numa velocidade muito grande. Acho que o Brasil não estava tão bom como ele pintou lá em 2009-2010, mas também não está tão ruim como agora dizem. Acho que há algumas dificuldades. Mas parecia que éramos os campeões mundiais alguns anos atrás e agora somos o pior dos mundos. Acho que nós temos muitas fraquezas e algumas fortalezas.

Valor: O crescimento previsto do PIB de 2,5% é satisfatório em 2013?

Silva: Li nos últimos dias alguns estudos de economistas e de banqueiros que mostravam a situação do crescimento dos emergentes - tirando China e Índia, porque aí destoa - e a grande preocupação é que o Brasil estava crescendo menos do que este grupo de emergentes e isso tinha um reflexo na vinda dos capitais. Os capitais migram para onde há maior crescimento. Crescer menos do que o grupo de emergentes tem que ser preocupante. O Brasil não só precisa crescer mais, como esse crescimento tem que ser de uma maneira mais uniforme. Todo mundo viu que foram feitos estímulos principalmente ao consumo, o que foi bom, ajudou, mas para ter sustentabilidade é preciso crescer a taxa de investimento da economia [em relação ao PIB]. O país não pode só viver na maré do consumo.

Valor: O que impede o crescimento da taxa de investimento?

Silva: Uma das coisas que precisam ser feitas é diminuir o tamanho do Estado, reduzir as despesas e gastar melhor. Claro que agora tem os programas de concessão. Mas acho que isso deve ser deixado para que o mercado efetivamente se regule e evitar essa tendência de estabelecer taxas de retorno. Isso afugenta alguns atores da iniciativa privada.

Valor: Em relação a diminuir o tamanho do Estado, o sr. poderia explicar melhor?

Silva: O governo precisa modernizar sua gestão. E um dos problemas relacionados a isso é que a reforma política precisa ser feita. Com muitos partidos políticos, é difícil para o governo. A pressão é muito grande. Tanto faz se é aliado ou opositor, de qualquer maneira acaba tendo que ter composições e negociações para avançar. A reforma política é importante para efetivamente o governo ter uma gestão moderna e alinhada com os novos tempos. E uma vez isso feito, é preciso fazer todas as reformas que todos conhecem, mas que acabam sendo difíceis de fazer, como a tributária, nosso cipoal de impostos que faz com que as companhias tenham estruturas gigantes na área de controladoria, na área fiscal. E as relações trabalhistas também têm que ser simplificadas para conseguirmos competitividade.

Valor: Quais mudanças nas relações trabalhistas o sr se refere?

Silva: As relações trabalhistas deveriam ser menos reguladas. A relação entre o capital e o trabalho é suficientemente madura. A legislação trabalhista americana é um bom exemplo. Ela entende que as partes conseguem se regular para atingir seus interesses.

Valor: Isso deveria ser a regra?

Silva: Acho que isso deveria prevalecer a não ser que um dia tivesse um desequilíbrio grande. Mas atualmente não há um desequilíbrio tão grande [entre o capital e o trabalho].

Valor: Com a queda da taxa de desemprego, a força de trabalho ganhou poder?

Silva: Hoje, às vezes eu acho que a força de trabalho tem um poder maior e a relação já está começando a ficar desequilibrada [em favor dela].

"Muitas vezes reclamamos da gestão antiquada do governo, mas temos que olhar para nossas empresas"

Valor: Há algumas críticas sobre a falta de transparência da política econômica e sobre a falta de confiança do empresário para realizar investimentos no país...

Silva: Acho que esses aspectos - de qual é efetivamente a política fiscal que o governo vai adotar para frente - têm reflexos naturalmente no nível de investimentos do país. Agora, a questão do crescimento também não pode ser imputada toda ao governo. É claro que ele é um ator importante, mas as companhias precisam aumentar sua produtividade, sua tecnologia e inovação, e sua capacidade de efetivamente competir aqui e fora do país. Acho que é muito simplista imputar tudo ao governo.

Valor: A infraestrutura vem recebendo um programa de concessões. Há avanços na direção deste tipo de investimento, na sua avaliação?

Silva: Porto Alegre, que é uma grande metrópole brasileira, não está ligada por uma via dupla até São Paulo, que é a grande cidade do país. A BR-101 Sul está em obras, estão trabalhando, mas a velocidade com que isso tem acontecido é muito lenta. O norte de Santa Catarina precisa de uma rodovia para ligá-lo com os portos do Estado. Estou feliz com o ato da presidente Dilma Rousseff de recentemente ter assinado a famosa ordem de serviço da duplicação da BR-280, que liga essa região norte ao porto de São Francisco do Sul. Mas esse projeto foi transformado em federal no ano 2000 e desde então arduamente todos os entes - governo do Estado, prefeitos e associações - trabalharam fortemente e finalmente saiu a ordem de serviço. Mas isso demorou 13 anos. Acho que a lentidão da execução das obras é um custo Brasil muito grande porque retarda o aproveitamento daquele ativo e o atraso gera maior custo operacional. Essa área das rodovias precisa de atenção maior. Nunca esqueço de quando estive na China, quando estávamos comprando nossa primeira fábrica na China, em Nantong, que está na região de Xangai. Demorava três horas e meia de Xangai até lá porque tinha que atravessar o rio amarelo, pegando uma balsa. E me disseram: 'olha, vai sair uma ponte'. Acho que era de 15 quilômetros. Pensei: quem sabe meus filhos vão ver essa ponte pronta. Mas voltei lá na segunda negociação, cerca de 8 meses depois, e estava 30% da ponte pronta. E, em menos de dois anos, a ponte estava concluída. Nós temos nossos entraves. Claro que temos que cuidar do meio ambiente, mas não sei por que essa demora de meses e anos para a tomada de decisões. Acho que o nosso sistema é muito emperrado.

Valor: Quando o Sr. fala em reduzir gastos do governo, não se refere à redução de investimentos? 

Silva: O governo tem que reduzir as despesas, que é a única maneira de fazer investimentos. Refiro-me às despesas operacionais. O gasto com a máquina tem que ir para obras, investimentos, além de existir mecanismos de concessão, porque já se sabe que o governo não vai conseguir fazer tudo. Mas o governo tem que ter recursos próprios também porque precisa ampliar sua capacidade de investimentos própria.

Valor: Infraestrutura precária ainda é o principal problema para a competitividade no país?

Silva: Sim. Infraestrutura somada à alta carga tributária são os itens que mais estrangulam a competitividade das empresas brasileiras.

Valor: Mais do que o câmbio?

Silva: O câmbio parece que não vai ser mais um grande clamor porque já estamos num patamar mais realista. Diria que as expectativas não são de o câmbio vir para um patamar mais baixo [um real mais desvalorizado em relação ao dólar]. Hoje, um dos piores problemas é a infraestrutura. E o problema número 1 é a infraestrutura rodoviária.

Valor: E a infraestrutura na área de energia, uma área de forte atuação da WEG...

Silva: O país foi fortemente para as eólicas por uma situação que eu diria que foi muito mais conjuntural, porque os fabricantes de aerogeradores da Europa e dos Estados Unidos em determinado momento vieram para o Brasil. Acho que é uma fonte alternativa renovável importante, mas não podemos esquecer das outras fontes. Na região Sudeste, mais especificamente, deveríamos estar fazendo mais co-geração, como a geração de energia usando o bagaço de cana-de-açúcar, que foi uma tecnologia muito desenvolvida no país, tem equipamentos, sistemas e agrega valor. As PCHs também são uma fonte fantástica. Também em determinado momento ficaram paradas em razão das eólicas. Acho que eólica é ótimo, tem que estar aí. Mas uma maneira para regular isso seria fazendo leilões de energia regional, para dar espaço de novo para crescer a co-geração e as PCHs. Algumas eólicas, que foram feitas a toque de caixa, agora enfrentam problemas porque as linhas de transmissão não foram feitas. E PCHs e co-geração ficaram inviáveis porque foram colocadas todas as fontes para competir num mesmo pacote [leilão] em que a eólica ganhava.

Valor: No programa de concessões, o sr acredita que há uma regulação excessiva?


Silva: Acho que tem que cuidar para não querer regular e estabelecer retornos muito rígidos porque isso pode afugentar alguns investidores.

Valor: O Sr. considerou Libra um leilão complicado, até pelas suas regras de partilha?

Silva: Este até foi razoável. Acho que é um caso que se pode dizer que foi bem-sucedido. Mas precisamos correr com muitas rodovias. Acho que se está ficando muito tempo nessas discussões técnicas.

Valor: Isso pode melhorar a taxa de investimento do país em 2014?

Silva: Precisamos muito desse investimento. Mas esse programa já devia ter começado faz tempo. Sou otimista de que isso em 2014 ande mais.

Valor: O ano de 2014, sendo um período eleitoral, pode complicar a retomada dos investimentos?

Silva: Ano eleitoral sempre traz um complicador a mais. Mas o caminho que a gente tem que pautar agora é o de aumentar a taxa de investimento tanto do governo quanto das empresas. Nós todos temos que fazer nossa lição de casa. Temos que olhar para dentro. Precisamos, como empresários, ter mais ambição, no bom sentido. O país precisa de muito mais companhias que se internacionalizem, por exemplo, porque essa é uma maneira de se desenvolver. É o teste efetivo de competitividade. É quando não só a empresa consegue se defender aqui no Brasil dos competidores, mas ir para fora e crescer. Precisamos de mais marcas brasileiras no exterior. A infraestrutura é uma parte importante para isso, mas os empresários precisam, da mesma maneira, modernizar sua gestão, melhorar processos de governança, investir muito mais em inovação.

"O governo tem que reduzir as despesas operacionais, que é a única maneira de fazer investimentos"

Valor: Ainda se investe pouco em inovação no Brasil?

Silva: As empresas brasileiras, na média, investem muito pouco em inovação. Claro que temos belos exemplos de empresas inovadoras, mas isso tem que permear todas as companhias e chegar às pequenas e médias.

Valor: O que falta para isso?

Silva: O país precisa melhorar seu nível educacional, as empresas devem investir mais em treinamento da força de trabalho e utilizar modelos de gestão mais adequados aos novos tempos. São poucas as que têm departamento de P&D, por exemplo.

Valor: Faltam programas de fomento para inovação?

Silva: Não, Finep e BNDES têm boas linhas. Não sei se lá para frente haverá recursos para todos, mas até aqui não foi o gargalo. Acho que falta uma cultura empresarial de acreditar nisso. Inovação é um investimento de longo prazo, é investimento em conhecimento. E o que tem mais valor numa companhia depois de sua cultura é o seu conhecimento. Isso não se constrói em um mês ou num semestre ou com um único produto inovador. Muitas vezes, todos reclamamos - e eu me incluo neste grupo - da gestão antiquada do governo, mas temos que olhar para nossas empresas também porque muitas vezes estamos cometendo este mesmo pecado.
Valor: O investimento em inovação requer assumir riscos...

Silva: Sim, são investimentos de longo prazo de maturação. Cada empresa, no seu tamanho, tem que medir e ver o que pode ser feito. Nessa parte de inovação, há ainda também um distanciamento muito grande entre empresas e universidades. E nem vou dizer que isso é por culpa das universidades. Normalmente, o culpado são os dois. Há exemplos de modelos produtivos, como o alemão. Muitas vezes, os nossos pesquisadores brasileiros são muito bons do ponto de vista conceitual, teórico, o que é importante. Mas às vezes estão distanciados do que está acontecendo agora. Muitas vezes estão vendo coisas só lá do futuro e não entendem o mercado, o que aconteceu na feira eletroeletrônica de Tóquio ou de Chicago ou o que os principais competidores mundiais fizeram. E as empresas, muitas vezes, só estão ligadas no ontem ou no máximo no hoje, não se preocupam com o futuro.

Valor: A pouca inovação é um dos fatores que deixam o país mais distante dos chineses, por exemplo?

Silva: Eles estão começando. Mas o exemplo aí vem dos Estados Unidos e da Europa. A China de alguns anos atrás, que só explorava mão de obra barata e recursos naturais, já tem companhias importantes e inovadoras no cenário mundial. Ainda é uma pequena parcela, claro, mas já tem.

Valor: O que o sr. acha de políticas de incentivo para a indústria brasileira, como a de obrigar um percentual conteúdo nacional por empresas que explorarão o pré-sal? É necessário este tipo de política industrial no país?

Silva: Acho que essa política do pré-sal e do conteúdo nacional da Petrobras são muito importantes. Um país emergente como o Brasil, com um grande volume de matéria prima e grande população, claro que tem que vender minério de ferro, mas deveria vender mais aço. Ou por que só exportar aço? Deveria vender mais equipamentos. Temos que ir na linha da agregação de valor para nos desenvolver. E essas políticas de conteúdo nacional são relevantes.

Valor: Nessas políticas, é criticada muitas vezes a proteção de apenas alguns setores.

Silva: Ninguém está proibido de fazer investimentos e montar fábricas no Brasil. E é isso que nós precisamos. Um país para ser desenvolvido tem que ter uma indústria desenvolvida e fabricar equipamentos. Como emergentes, temos condições de disputar esse mercado mundial e não deixar a Ásia tomar conta de tudo.

Valor: Outra política voltada ao setor industrial foi a desoneração da folha. Alguns economistas a criticam. Na sua avaliação, ela foi uma política acertada?

Silva: Ela é muito alinhada com o que eu penso. É um incentivo justo e inteligente porque atinge aqueles que mais empregam, consequentemente, os que estão criando renda. E com a inflação sob controle - pelo menos até aqui - houve ganho real também para os trabalhadores. E que bom que teve ganho real. Mas, por outro lado, isso tirou a competitividade internacional das empresas brasileiras. Há geralmente duas críticas aí, uma sobre a escolha desses setores especificamente, e outra recai sobre se o governo suporta dar esses incentivos. Mas acho que todos entendem, acho até que é uma unanimidade, que efetivamente a carga tributária do Brasil é muito grande e não precisamos de incentivos específicos. Precisamos é de uma reforma tributária para reduzir todos os impostos, de todos os setores, e que pesam na competitividade. Com a reforma, o país não precisaria dar incentivos setoriais ou isso ocorreria só em casos muito específicos.

GM anuncia a primeira CEO mulher da sua história

Mary Barra deve assumir no dia 15 de janeiro

 


A General Motors anunciou na tarde desta terça-feira (10) a executiva Mary Barra como a sua nova CEO. Ela irá substituir Dan Akerson, que anunciou a aposentadoria recentemente, a partir do dia 15 de janeiro.


Mary será o primeira CEO mulher da história da empresa. Até então, a norte-americana chefiava a divisão global de desenvolvimento de produtos da montadora. Além disso, Mary foi eleita pela FORBES a 35ª mulher mais poderosa do mundo em 2013.

Para o McDonald's, sempre haverá Paris


Rede vai mal das pernas nos EUA, mas tem na França um porto seguro para negócios

Alastair Miller/Bloomberg News
Torre Eiffel em Paris, na França
Torre Eiffel, em Paris: McDonald's registrou bons resultados na França por quatro meses seguidos

São Paulo - "Nós sempre teremos Paris", frase que fecha o filme Casablanca, de 1942, se aplica bem à atual situação do McDonald's. Com as vendas em quedas nos Estados Unidos em novembro, a rede de restaurantes teve bom desempenho na França.

"A operação francesa tem mudado o resultado do negócio como um todo na Europa, apresentando resultados positivos por quatro meses seguidos", afirmou Andy Barish, analista de varejo - em entrevista ao canal de TV americano CNBC.


Novembro


Em novembro, o MCDonald's registrou quedas de 0,8% e 2,3% em suas vendas nos Estados Unidos e na subdivisão que engloba África, Ásia e Oriente Médio, respectivamente.

A Europa foi a única área da rede com crescimento do indicador. No Velho Continente, as vendas foram 1,9% maiores em relação ao mesmo mês de 2012.

Para Barish, a rede deve continuar crescendo na região em 2014 - embora mercados como a Alemanha sigam representando um desafio em função dos hábitos de consumo da população.


EUA


De acordo com o jornal The Telegraph, o aumento no número de opções no cardápio pode estar entre as razões para a queda das vendas do McDonald's nos EUA.

"A entrada de novos itens como drinks com café, saladas e wraps tem atrasado o serviço na rede e prejudicado o negócio", afirma a publicação inglesa.

Em sua terra natal, o McDonald's tem apostado ainda em outras inovações - como lojas gourmet que permitem a escolha de ingredientes abertas em Illinois e na Califórnia.

Para jornal inglês, Manaus é lugar de cobras e escorpiões


Segundo o tabloide britânico Daily Mail, os torcedores ingleses que vão a Manaus precisam ter cuidado com o "exército de bichos rastejantes" que cercam a cidade

Wikimedia Commons
escorpião

Escorpiões estão entre as ameaças que os torcedores terão que enfrentar em Manaus, segundo o Daily Mail

São Paulo - Sob o título "Eu sou um torcedor da Inglaterra, me tire daqui", o tabloide britânico Daily Mail alertou seus leitores que forem assistir à estreia da seleção inglesa na Copa do Mundo 2014 em Manaus sobre os perigos que enfrentarão. Embora a seleção italiana seja um forte adversário à Inglaterra dentro de campo, a preocupação do tablóide é voltada ao "exército de perigosos bichos rastejantes" que os torcedores vão encontrar na capital amazonense. 

A duas seleções europeias vão se enfrentar no dia 14 de junho, em Manaus, e protagonizarão a estreia da Arena Amazônia. 

Em tom alarmista, e recheada de imagens ilustrativas dos perigos a serem enfrentados, a reportagem publicada neste domingo afirma que cobras, escorpiões e tarântulas podem ser encontradas em Manaus, como se os bichos dividissem espaço com os pedestres nas ruas da cidade.  

"Os torcedores também vão querer se manter nos caminhos de terra batida, já que a floresta é o lar de uma variedade de cobras corais, que se escondem na copa das árvores e no chão da floresta e usam suas presas para aplicar um veneno paralisante e mortal", alerta a reportagem. 

Como se a presença de animais peçonhentos já não fosse suficiente para assustar os turistas ingleses, o tabloide ainda afirma que a raiva, que pode ser contraída de "cães abandonados nas favelas", é outro grande risco ao qual eles devem se atentar.

O clima - talvez a reclamação mais justificada - também não escapou. As altas temperaturas e a umidade elevada preocupam jogadores e torcedores, diz o jornal.

Bancos sobem juros do cheque especial apura Procon-SP


A taxa média cobrada do cheque especial passou de 8,25% ao mês para 8,33%

Beatriz Bulla, do
Roberto Setton/VEJA
Pessoas passam em frente a um banco de empréstimo pessoal

Pessoas passam em frente a um banco de empréstimo pessoal: já a taxa média mensal de empréstimo pessoal subiu de 5,28% para 5,30% no mesmo período

São Paulo - Os juros médios cobrados pelos bancos no cheque especial e no empréstimo pessoal subiram em dezembro, em relação ao mês anterior, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP no dia 3 deste mês.

Na comparação com o levantamento de novembro, a taxa média cobrada do cheque especial passou de 8,25% ao mês para 8,33%. Já a taxa média mensal de empréstimo pessoal subiu de 5,28% para 5,30% no mesmo período.

Das sete instituições financeiras que fazem parte da coleta, duas elevaram suas taxas de cheque especial no período: o Banco do Brasil (de 6,18% para 6,71%) e o Bradesco (de 8,94% para 8,99%). Os outros bancos mantiveram suas taxas.

A taxa de empréstimo pessoal subiu também no Banco do Brasil (de 4,46% para 4,55%) e no Bradesco (de 6,31% para 6,35%). As outras instituições mantiveram as taxas de empréstimo pessoal de novembro para dezembro.

A maior taxa de cheque especial foi registrada pelo Santander (10,59%), enquanto a menor foi apresentada pela Caixa Econômica Federal (4,41%). Já a maior taxa de empréstimo pessoal foi apresentada pelo Bradesco (6,35%) e a menor foi registrada pela Caixa Econômica Federal (3,51%).

Conforme o Procon-SP, os dados usados no levantamento se referem a taxas máximas prefixadas para clientes (pessoa física) não preferenciais, independentemente do canal de contratação. Para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias. Já para o empréstimo pessoal, o prazo de contrato é de 12 meses.

Banco do Brasil suspende aplicativo que provocou vazamento


Falha fez com que os usuários tivessem acesso a extratos e a dados de outros clientes, de acordo com relatos em redes sociais

Kelly Oliveira, da
Lia Lubambo/EXAME
Agência do Banco do Brasil

Agência do Banco do Brasil: banco suspendeu o acesso às contas pelo aplicativo

Brasília – Falha no aplicativo para smartphones do Banco do Brasil fez com que os usuários tivessem acesso a extratos e a dados de outros clientes, de acordo com relatos em redes sociais.

O problema aconteceu na noite de ontem (9). O Banco do Brasil suspendeu o acesso às contas pelo aplicativo.

No Twitter, o banco informou que foi identificado o problema. “Embora não tenham sido identificados riscos em transações financeiras, suspendemos o acesso a este canal para as correções necessárias. Lamentamos pelo fato ocorrido”, diz a nota do banco.

Segundo a assessoria de imprensa do banco, ainda serão divulgadas informações sobre o que aconteceu ontem.

FMI dá prazo para que Argentina mostre novas estatísticas


Segundo o fundo, o país deverá apresentar previsões do PIB e um novo índice de inflação até o final de março de 2014

Bloomberg
Mapa mundi visto dentro do símbolo do FMI

Mapa mundi visto dentro do símbolo do FMI: o fundo indicou que "mais ações devem ser implementadas para o final de setembro de 2014 e fevereiro de 2015"

Washington- O Fundo Monetário Internacional (FMI) avaliou positivamente nesta segunda-feira os progressos realizados pela Argentina para melhorar a qualidade de suas estatísticas, mas estabeleceu um novo prazo, para "o final de março de 2014", em que deverá apresentar "novas previsões do PIB e um novo índice de inflação".

"Apesar de a Argentina não ter adotado as medidas exigidas pelo Fundo para corrigir as inexatidões nas medidas de inflação da Grande Buenos Aires e os dados do PIB, o Diretório Executivo reconheceu o trabalho em andamento e a intenção de oferecer um novo sistema de medição de preços para o início de 2014", informou o FMI em nota de imprensa.

Por isso, o principal órgão executivo do Fundo decidiu oferecer um "calendário específico" para a apresentação dessas novas medidas.

"Esta decisão pede que a Argentina implemente um conjunto inicial de ações específicas, entre elas a publicação de um novo índice de preços nacional e previsões revisadas do Produto Interno Bruto (PIB), para o final de março de 2014", destacou o FMI.

Além disso, indicou que "mais ações devem ser implementadas para o final de setembro de 2014 e fevereiro de 2015", embora não tenha especificado quais são.

O Fundo ressaltou também "a importância das conversas em curso com as autoridades argentinas para melhorar a qualidade" dos dados do PIB e da inflação, e expressou sua disposição em "continuar fortalecendo a relação" com a Argentina.

A decisão do Diretório Executivo do FMI representa um alívio para a Argentina, já que o país poderia enfrentar sanções concretas no que diz respeito ao acesso aos recursos do Fundo.

Embora as tensões entre Argentina e FMI se reduziram nos últimos meses, Lagarde insistiu em agosto que Buenos Aires deveria oferecer números "confiáveis e comparáveis", já que todos os membros "devem estar na mesma página, como estabelecem as regras do jogo".

Em fevereiro, o Fundo emitiu uma declaração de censura e ameaçou à Argentina para que apresentasse progressos na forma com a qual o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) compõe seus dados para o final de setembro, cujo resultado foi analisado hoje pelo Diretório Executivo.

Essa declaração de censura foi a primeira ocasião na qual o FMI tomou tal medida com um de seus 188 países-membros desde a sua criação em 1944.

O Fundo advertiu em várias ocasiões sobre a falta de rigor nas estatísticas econômicas do governo argentino, e em todos os seus relatórios de "Perspectivas Econômicas Globais" dos últimos anos incluía uma nota de pé de página no qual explicitava suas dúvidas sobre os dados fornecidos por Buenos Aires.

Segundo o Indec, a inflação em 2012 foi de 10,8%, enquanto algumas estimativas particulares, das quais o FMI considera mais críveis, estimam que o índice foi de 25,6%.

Nos últimos anos, e em particular durante o mandato da presidente Cristina Kirchner, a Argentina teve divergências com o Fundo, e o considerou como responsável, em parte, pelas recomendações econômicas que levaram à crise que castigou o país no início do século XXI.

"Realmente existe contra a Argentina, por parte do FMI, certa má vontade, porque somos o exemplo ruim, somos o mau aluno, somos aqueles que disseram não a todas e cada uma das receitas que quiseram impor sobre nós em 2003", afirmou Cristina no ano passado em uma conferência na Universidade de Georgetown em Washington.