quinta-feira, 23 de julho de 2015

Renova Energia conclui venda de ativos para TerraForm Global




Divulgação
 
Complexo eólico do Alto do Sertão I, da Renova Energia
Complexo eólico do Alto do Sertão I, da Renova Energia: a venda dos ativos havia sido anunciada no início de maio
 
Da REUTERS


São Paulo - A companhia de energia renovável Renova Energia, coligada da Cemig, informou ter fechado contrato definitivo com a TerraForm Global, empresa de geração de energia limpa em mercados emergentes e com a desenvolvedora de energia renovável SunEdison para venda de ativos por valores que totalizam 1,6 bilhão de reais.

De acordo com fato relevante publicado na madrugada desta quinta-feira, o contrato prevê alienação de ativos do projeto Espra, correspondentes a três pequenas centrais hidrelétricas pelo valor de 136 milhões de reais mediante pagamento em dinheiro.

O contrato também prevê alienação do projeto Bahia, correspondentes a cinco parques eólicos de 451 milhões de reais também mediante pagamento em dinheiro.
Haverá ainda permuta de ações das subsidiárias da companhia que detiverem ativos do projeto Salvador, correspondente a nove parques eólicos de 1,026 bilhão de reais, por ações da TerraForm Global com base no preço por ação a ser pago na oferta pública inicial de ações da empresa em andamento.

A venda dos ativos havia sido anunciada no início de maio.

De acordo com o fato relevante, a segunda fase da operação compreende outros ativos que possuem contratos de venda de energia de longo prazo, operacionais e não operacionais e projetos em desenvolvimento a serem desenvolvidos pela companhia que vierem a vender energia em contratos de longo prazo.

O contrato também prevê alienação de ações de emissão da companhia detidas pela Light Energia para a SunEdison no valor de 250 milhões de dólares.

Venda do HSBC para o Bradesco está prestes a sair


Chris Ratcliffe/Bloomberg
 
Logo do HSBC
O Bradesco deve levar toda a operação do HSBC no Brasil e não apenas o varejo. A plataforma de atacado do HSCB no país chamou a atenção do Bradesco
Aline Bronzati, do Estadão Conteúdo


São Paulo - O Bradesco passou para a fase final da disputa pelo HSBC Brasil e negocia o ativo com exclusividade, de acordo com fontes ouvidas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

O banco teria feito oferta vinculante, conforme as mesmas fontes, por toda a operação no País acima do patrimônio líquido do conglomerado, de cerca de R$ 12 bilhões.
O anúncio oficial da venda deve sair até a semana que vem, segundo fonte com conhecimento no assunto.
O Goldman Sachs, que assessora a negociação, estipulou agosto como data final. Neste momento, executivos dos bancos negociam os detalhes da aquisição e a expectativa, conforme fontes, é de que o anúncio ocorra antes da divulgação de resultados do HSBC em Londres, dia 3 de agosto.

O Bradesco deve levar toda a operação do grupo no Brasil e não apenas o varejo. Ao avaliar a operação, chamou a atenção do banco a plataforma de atacado do HSBC no País, em especial, a área de corporate sales, que responde pela área de derivativos, câmbio etc. Toda a unidade gera receitas anuais de US$ 1 bilhão, conforme fonte.

Também atraiu o balcão de seguros, hoje, nas mãos da alemã HDI, e o quadro de talentos do banco, segundo executivos de mercado.

O outro competidor, o Santander, teria ficado de fora da disputa por ter feito uma oferta apenas pelo segmento de varejo, uma vez que já possui a estrutura de corporate sales.

Uma fonte, porém, garante que a proposta do espanhol era para todo o conglomerado. Além disso, outro indício de que o Santander teria ficado de fora, conforme outra fonte, é o fato de o banco ter cobiçado executivos de atacado de outras instituições, inclusive, do HSBC. No fim, teria contratado Mário Leão, do Morgan Stanley.

Favorito


Na prática, o Bradesco foi tido como o favorito a levar o HSBC Brasil desde o início do processo de venda do banco no País. Fontes de mercado dizem que, antes mesmo disso, já existia uma negociação bilateral com o HSBC.

As conversas não teriam ido para frente, porém, pelo fato de o Goldman Sachs ter oferecido assessoria financeira para tentar conquistar mais recursos pelo ativo. De acordo com fontes, esse esforço não teria sido bem-sucedido já que a negociação voltou para o ponto de partida.

Com a venda do HSBC no Brasil, o banco inglês deve estruturar uma operação de atacado do zero, utilizando a mesma licença ou solicitando uma nova para atuar. Executivos da instituição que podem ficar na nova fase já foram sondados na semana passada, conforme uma fonte. Uma pequena lista foi feita com nomes de candidatos para ser apresentada ao comprador.


Estratégia


Comprar o HSBC, com cerca de R$ 168 bilhões em ativos, segundo o Banco Central, significa para o Bradesco encostar em seu principal concorrente, o Itaú, em ativos, praticamente eliminando a distância erguida desde a fusão com o Unibanco.

Se o comprasse, considerando dados do primeiro trimestre, ultrapassaria a cifra de R$ 1,2 trilhão, perto do R$ 1,295 trilhão do Itaú ao fim de março.

Como em qualquer fusão ou aquisição (M&A, na sigla em inglês), um negócio só é dado como certo após a conclusão do processo de due diligence (investigação e auditoria das informações). Se algo der errado, o Santander ou um novo comprador pode ser requisitado.

Desde o início da venda do HSBC Brasil, fontes dizem que o Itaú só levaria o ativo por um preço abaixo do patrimônio líquido. Procurados, o HSBC e o Goldman Sachs não se manifestaram.

No Bradesco, ninguém foi encontrado para comentar o assunto. O Santander também preferiu não falar a respeito da disputa pelo HSBC. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Empresas de estruturas Dânica e Zipco anunciam fusão


Antônio Cruz/Agência Brasil
Construção civil
Construção civil: combinado, o grupo surge com um faturamento anual de cerca de R$ 600 milhões
 
 
Da REUTERS


São Paulo - As fabricantes de estruturas para construção civil Dânica e Zipco anunciaram fusão nesta segunda-feira, em uma operação que envolveu a gestora Pátria Investimentos e que cria uma companhia com faturamento anual de cerca de 600 milhões de reais.

O principal público alvo do grupo que produz estruturas metálicas e painéis termoisolantes (usados para substituir paredes de alvenaria) é a construção civil, com foco em shopping centers, galpões, supermercados, instalações da indústria farmacêutica e câmaras de armazenagem.

A nova empresa surge com sete fábricas, das quais uma no Chile e outra no México. No Brasil, as unidades fabris estão localizadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina.
Segundo executivos da DânicaZipco, o objetivo da união é explorar a demanda do mercado por maior eficiência e redução de custos, exigência que pode atendida com estruturas premoldadas. "A ideia é reduzir custos e prazos", disse à Reuters Steffen Nevermann, diretor-geral da Dânica e agora presidente da DânicaZipco. Usadas de forma conjunta, as estruturas poderão reduzir em até 40 por cento o tempo de execução de uma obra, afirma a empresa.

Com sede em Joinville (SC), a Dânica surgiu especializada em câmaras frigoríficas. Com a desaceleração desse mercado, a companhia se diversificou para a indústria da construção, segmento que respondeu pela maior parte da sua receita de 477 milhões de reais em 2014. Nos últimos cinco anos, participou da construção de 44 shopping centers. A companhia terá 43,5 por cento do capital do novo grupo.

Já a Zipco foi desenvolvida numa incubadora de empresas na Universidade Federal de Recife (PE), sua cidade sede. Teve receita de 131 milhões de reais em 2014. Seu presidente e fundador, Luiz Priori, é o diretor de operações do novo grupo.

A Zipco tem o Pátria Investimentos como sócio desde 2011. Luciano Fonseca, sócio do Pátria e diretor financeiro da Zipco, terá a mesma função na nova companhia.

Juntos, Zipco e Pátria terão 56,5 por cento do grupo. O valor investido pela gestora na fusão não foi revelado. Segundo Fonseca, um desinvestimento da companhia nos próximos anos tenderia a acontecer por meio da venda de participação no negócio a um sócio estratégico.

"Não estamos pensando num IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) neste momento", disse Fonseca.


OPORTUNIDADE NA CRISE


De acordo com os executivos, os efeitos da retração da economia brasileira sobre a construção civil, que tem sido um dos setores mais ativos no país nos últimos anos, deve pressionar as empresas a buscarem maior eficiência, usando soluções que já são mais disseminadas no exterior, como os premoldados.

Um levantamento divulgado pela companhia aponta que os premoldados são usados em cerca de 92 por cento das construções no Japão, 73 por cento na Grã-Bretanha e 55 por cento nos Estados Unidos. No Brasil, esse percentual é de 16 por cento.

"Com o atual momento da construção no Brasil, os clientes têm buscado mais eficiência e menores custos", disse Fonseca.

Segundo Nevermann, a oportunidade de ganho de escala é grande, dado que o setor no país é bastante fragmentado. A líder neste segmento de premoldados é a Medabil, também brasileira. Juntas, Medabil e DânicaZipco respondem por cerca de um quarto do mercado no país.


Máquina de Vendas busca possível fusão ou aporte, diz jornal


Divulgação
Anúncio da Máquina de Vendas
Luiz Carlos Batista e Ricardo Nunes, donos da Máquina de Vendas: companhia passa por reestruturação
 
 
 
São Paulo - A Máquina de Vendas, dona da Ricardo Eletro e da Insinuante, estaria procurando investidores e concorrentes para sondar o interesse em sua operação. A informação é do Valor Econômico.

Segundo o jornal, o plano da terceira maior varejista de eletroeletrônicos do país não seria vender todos os seus ativos, mas se associar a outra companhia ou investidor no futuro.
A Máquina de Vendas passa por uma reestruturação atualmente.
De acordo com o Valor, a empresa já teria entrado em contato com o Magazine Luiza, que teria descartado um acordo de fusão no momento.

A Península Participações, de Abílio Diniz, também teria sido procurada, mas as conversas não teriam evoluído.

Outra possível estratégia do grupo seria propor a fundos de investimento a compra de uma participação minoritária no negócio em troca de aportes para conseguir mais liquidez.

Procurada, a Máquina de Vendas disse em nota que "avalia opções estratégicas de crescimento desde sua criação, em 2010", mas que "no momento, não há negociações em curso para venda de participação".

Ela também ressaltou que pretende seguir com seu plano de expansão na América Latina e que quer tornar sua loja virtual "mais robusta".

A varejista disse ainda que está "totalmente focada em aprimorar sua operação".
Além da Ricardo Eletro e da Insinuante, fazem parte da holding a Salfer, Citylar e Eletro Shopping. São mais de 1.000 lojas pelo Brasil. 

Horizon Pharma aumenta oferta para comprar a Depomed


Brendan McDermid/Reuters
O presidente-executivo da Horizon Pharma, Timothy Walbert
O presidente-executivo da Horizon Pharma, Timothy Walbert: segundo ele, a empresa estava considerando outras opções para a Depomed a iniciar negociações
 
Da REUTERS


A Horizon Pharma disse que a última oferta depende da Depomed iniciar as negociações.
A Depomed rejeitou as duas ofertas anteriores e até mesmo adotou uma estratégia para tentar inviabilizar a venda.

A Depomed declarou que a mais recente oferta da Horizon não reflete o aumento na participação dos acionistas da Depomed na companhia combinada e não altera o montante de ações da Horizon que os acionistas da Depomed receberiam.
A companhia baseada na Califórnia disse porém que avaliaria a proposta.

O presidente-executivo da Horizon Pharma, Timothy Walbert, disse que a empresa estava considerando outras opções para pressionar o conselho da Depomed a iniciar negociações se rejeitar a oferta, mas não quis especificar quais.


AT&T recebe aval para fusão com DirecTV



Andrew Harrer/Bloomberg
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AT&T: operação, que atinge 67,1 bilhões de dólares se a compra da dívida for incluída, havia sido anunciada no ano passado
 
Da AFP


A divisão antimonopólio do departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira que apoia a fusão - por 49 bilhões de dólares - da operadora de televisão por satélite DirecTV com a gigante das telecomunicações AT&T.

A operação, que atinge 67,1 bilhões de dólares se a compra da dívida for incluída, havia sido anunciada no ano passado para promover os projetos da AT&T no setor de TV nos Estados Unidos e na América Latina.

AT&T investiu muito nos últimos anos em sua rede de fibra ótica, o que lhe permite oferecer serviços de televisão e Internet em banda larga.
Já a DirecTV tem 20 milhões de clientes nos Estados Unidos, onde ocupa a segunda posição no setor, e outros 18 milhões na América Latina.

Os serviços encarregados de proteger a livre concorrência vinculados ao departamento de Justiça (DoJ) anunciaram nesta terça-feira que após uma extensa investigação, decidiram não se opor à fusão por considerar que "não apresenta riscos significativos para a concorrência".

Segundo um responsável do órgão, Bill Baer, sua equipe trabalhou em conjunto com o regulador das telecomunicações nos Estados Unidos (FCC), que avaliou que a transação "trará benefícios importantes a milhões de assinantes".

O FCC dará agora a última palavra sobre a fusão, que deve ser ratificada sob "um certo número de condições", incluindo o compromisso da AT&T de instalar "uma rede de banda larga com fibra ótica competitiva" que incorpore 12,5 milhões de novos lares, aumentando em mais de 40% a cobertura residencial com fibra ótica no país.

BlackBerry compra especializada em comunicação de crise


Ethan Miller/Getty Images
Logo da BlackBerry no estande da companhia na feira CTIA Wireless em Las Vegas, Nevada
BlackBerry: os serviços da AtHoc são usados por um número considerável de clientes de ponta
 
Euan Rocha, da REUTERS


Toronto - A BlackBerry disse nesta quarta-feira estar comprando a AtHoc, provedora de redes de comunicação de emergência, enquanto se move para ampliar sua oferta de software e gerar receita do serviço de mensagem BBM.

Os serviços da AtHoc são usados por um número considerável de clientes de ponta, como o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e um servidor online para diversas grandes companhias, permitindo que contactem funcionários via smartphones, visores digitais, rádios e até sirenes, em tempos de crise.

Os termos da transação, esperada para ser concluída em novembro, não foram revelados.
"A AtHoc é um sistema de alertas, que também precisa de conteúdo mais variado, e isso pode ser providenciado pelo serviço de mensagens da BlackBerry, que oferece não apenas compartilhamento de texto, mas de voz, de foto e de vídeo," disse o presidente-executivo da BlackBerry, John Chen.