Na transação, de R$ 48,7 milhões, o dono da Mundo Verde e Ronaldo Academy,
afirmou que o negócio aconteceu porque a Alpargatas queria focar em sua maior marca, a Havaianas.
A mesma resposta foi dada na época pelo presidente da empresa, Márcio Utsch.
“Havaianas é a responsável por metade do nosso faturamento”, disse o
executivo. “Sabemos que podemos explorar muito mais a marca e é o que
faremos”.
Os planos da companhia para a chinela que se tornou referência do Brasil
em vários países, era a de expansão internacional e diversidade de
produtos.
Vendida no país em 150.000 pontos comerciais, a marca ganhou novos itens
nos últimos anos – além de novas versões, sapatos e acessórios entraram
para o portfólio.
A intenção era a de estender os itens Havaianas ainda mais a partir
deste ano. Óculos da marca começariam a ser vendidos a partir do segundo
semestre de 2016, por meio de um acordo com a Safilo.
A parceria de licenciamento entre as duas, fechada em setembro, permite que a fabricante italiana produza e venda óculos
Havaianas para vários países até 2021.
Outras frentes
Para a Osklen, o plano era de aumentar as vendas por meio de lojas
multimarcas no país, além de começar a produzir roupas femininas.
Atualmente, a marca está presente em cinco países e com lojas próprias
em Nova York e Miami, nos Estados Unidos. A intenção também era de, aos
poucos, torná-la mais global.
Com o dólar mais alto, outro plano era o de começar a produzir a marca Mizuno nas fábricas da Alpargatas no Brasil até 2017.
“Temos como expandir nossa capacidade produtiva com novos turnos e faremos isso até lá”, contou Utsch.
Nos próximos dois anos, a empresa ainda seguirá fabricando os tênis
Topper e Rainha, de forma terceirizada. Planos que devem seguir sem
alterações com a mudança de controle.
Da fábrica ao varejo
JBS e Alpargatas são negócios distintos, com estratégias semelhantes em alguns pontos.
As duas, gigantes em seus segmentos, conseguiram um feito e tanto:
apostaram em marcas e deixaram de ser apenas fabricante para atuar
também no varejo.
Havaianas se tornou um ícone mundial, com direito a celebridades fazendo
propaganda espontânea e uma equipe de 90 pessoas dedicadas a pensar na
marca dentro da empresa.
Na mesma linha, a JBS apostou pesado na criação de uma marca de carne, a Friboi, para impulsionar seus produtos no país.
As iniciativas de uma e outra não deixaram de lado, claro, as
exportações crescentes de ambas – um negócio que as protege de
volatilidade e de um cenário interno ruim.
"Acreditamos que nossa experiência acumulada em operações globais e no
desenvolvimento de marcas fortes irá impulsionar ainda mais a bem
sucedida trajetória da Alpargatas" afirmou Joesley Batista, presidente
da J&F Investimentos, por meio de comunicado.
Além da JBS, a J&F Investimentos controla Eldorado Brasil, o Banco
Original, a Vigor e a Flora, fabricante de itens de higiene, limpeza e
cosméticos.
Venda de ativos
A
Camargo Corrêa
era a principal acionista da Alpargatas desde 1982 e afirma que agora
irá “direcionar o foco para seu principal seguimento de atuação, que é o
de desenvolvimento, construção e operação de Infraestrutura”.
A holding também é dona da empreiteira de mesmo nome, uma das 23
envolvidas na Operação Lava Jato, que investiga corrupção na Petrobrás, e
fechou acordo de leniência para devolver R$ 700 milhões aos cofres
públicos.
A venda da Alpargatas é
consequência de tal cenário segundo
o mercado. Outros ativos da holding, como uma fatia da divisão de
cimento InterCement e na CPFL, também estariam à venda.