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Nizan Guanaes, do Grupo ABC: era o único grupo de agências de comunicação de capital majoritariamente nacional
Fernando Scheller e Mônica Scaramuzzo, do Estadão Conteúdo
São Paulo - O grupo de comunicação brasileiro ABC, do publicitário Nizan Guanaes, fechou a venda de seus ativos para o americano Omnicom, segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo.
O valor do negócio
teria ficado em cerca de R$ 1 bilhão. O total pago pelos americanos
está próximo ao faturamento líquido anual do ABC, que reúne agências de
publicidade como Africa, Pereira & ODell, DM9DDB, Escala e Tudo.
O ABC é proprietário de 15 empresas e era o único grupo de agências de comunicação de capital majoritariamente nacional. Além da forte presença na área de publicidade, a empresa também atua nos segmentos de eventos e de relações públicas, com a CDN, segunda maior agência do ramo no País.
De acordo com o ranking elaborado pelo Ibope Media, a Africa foi a
quarta maior agência brasileira entre janeiro e setembro de 2015, atrás
apenas da tradicional líder Young & Rubicam, da Ogilvy & Mather e
da WMcCann.
A Africa comprou mais de R$ 2,5 bilhões em mídia no período (o valor não
considera os descontos normalmente oferecidos pelos veículos de
comunicação).
Segundo fontes, as conversas com o grupo Omnicom esquentaram nos últimos
meses, embora os comentários sobre a venda do ABC para uma
multinacional sejam bem mais antigos.
Havia outros interessados no conglomerado capitaneado por Nizan Guanaes -
o britânico WPP foi um dos que analisaram o ativo. No entanto, o
Omnicom sempre teve a preferência nas negociações, até porque já tinha
boa relação com Nizan, pois é sócio da DM9DDB, segunda maior agência do
ABC.
Desde o início de 2013, o ABC também tinha o fundo de private equity
Kinea entre seus sócios. O braço de investimentos do Itaú pagou R$ 170
milhões por uma fatia de 20% do grupo.
O fundo estava havia quase três anos no negócio e queria se desfazer da
operação para investir em outros ativos, como é comum no setor de
private equity (que compra participações em empresas).
Reorganização
Nos últimos meses, o ABC passou por diversas mudanças. Alguns executivos
deixaram o grupo porque não tinham interesse em se tornar funcionários
de um conglomerado multinacional.
Há cerca de dois meses, a Loducca perdeu Celso Loducca e teve o nome
modificado. A venda para o Omnicom também teria sido a razão para a
agência de eventos B.Ferraz ter anunciado a saída do grupo nesta semana.
Houve também algumas modificações internas recentes. A DM9 fechou dois
de seus escritórios regionais: o do Rio de Janeiro foi incorporado à
África Rio e o de Porto Alegre foi transformado em um escritório de
inovação da Pereira & ODell, ficando subordinado à operação
paulista da agência com sede em São Francisco.
Procurado, o ABC não se pronunciou sobre o assunto. A Omnicom não
retornou os contatos da reportagem.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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