Você conhece bem os efeitos
da economia circular? Já ouviu falar nos chatbots? É adepto do trabalho remoto?
Se quiser aproveitar oportunidades no setor de serviços em 2017, é melhor ir se
familiarizando com tudo isso.
As tendências de negócios são como grandes ondas.
Para vê-las se formando, é preciso olhar para além do horizonte mais próximo, o
que vem vindo logo ali na frente, no que algumas pessoas chamam de futuro.
Quanto antes puder enxergá-la, mais tempo você tem de se preparar para surfar
essa onda.
Curioso para saber quais são as previsões de 2017
para o setor de serviços? Force bem a vista para enxergar logo à frente e você
vai ver que algumas ondas já estão mais próximas do que parece.
1. Novas relações de consumo
sustentável
A sustentabilidade já deixou de ser tendência para
se tornar regra do jogo há alguns anos. Porém, fenômenos como a economia
compartilhada e o consumo peer-to-peer redefiniram radicalmente a relação dos
consumidores com o uso dos produtos e a tolerância ao desperdício. A mentalidade
da posse foi substituída aos poucos pela do acesso.
Como o relatório da TrendWatching ilustra, o consumidor prefere pagar
para ter acesso a um serviço de streaming de música, como o Spotify, para usar
um serviço de caronas, como o Uber, ou ainda, pagar pelo uso de um espaço de
coworking, como o Impact Hub. Além disso, aplicativos como o Moda Livre indicam
para o consumidor quais são as marcas que fazem uso de trabalho escravo na
produção têxtil.
Antigamente, as marcas mais mal vistas pelos
consumidores estavam ligadas às indústrias de cigarro, por exemplo, em que o
produto estava no centro da discussão. Hoje, o modo como algo é produzido,
independentemente do setor, também ganha seus próprios holofotes. Assim,
aumenta-se a preocupação com o impacto ambiental e social de um negócio, com o
descarte do que é consumido e também com a eficiência energética da produção.
Um bom exemplo de organização que transformou essa
tendência em core do negócio é a Wise Waste, empresa de reciclagem de resíduos
complexos como cápsulas de café e embalagens metalizadas. Por meio do design
circular, a startup oferece serviços para grandes marcas como P&G, Natura e
Nestlé. E os números falam por si só: de 2015 para 2016, a startup dobrou de
tamanho e espera crescer seis vezes no próximo ano.
2. Novas relações de trabalho
Se trabalho um dia já foi sinônimo de tortura, hoje
é espaço de realização. A relação de cada indivíduo com a própria carreira e o
local onde trabalha mudaram radicalmente nos últimos anos, especialmente com o
aumento da presença dos millennials nas organizações. É por isso que os
empreendedores mais atentos — e seus times de Gente e Gestão — procuram
serviços e soluções que estejam alinhados com essa nova relação entre
funcionários, empresas e líderes.
Segundo o relatório da Deloitte que
prevê disrupções para 2017, isso significa dar uma ênfase maior em ferramentas
colaborativas de gestão e comunicação, como Trello e o Slack, além de
repensar o modo como as organizações mensuram a performance, fazem a gestão dos
planos de carreira e incentivam o aprendizado individual contínuo do time.
A Qulture Rocks, por exemplo, é uma plataforma
brasileira que une feedbacks instantâneos, gestão de metas ágeis e avaliações
de talentos para facilitar a gestão de talentos das empresas. Francisco de
Mello, fundador da startup, se inspirou nas práticas de empresas como Google,
AB InBev, Adobe, e General Electric para oferecer uma solução para o mercado
que ele mesmo sempre buscou: um sistema que ajude as empresas a criarem times
de alta performance.
Já a Pin People, também apostou nesse mercado para
criar uma plataforma online que une talentos e empresas pela combinação de
afinidades, cultura, valores e propósito. Um verdadeiro Tinder para
recrutamento e seleção!
Esse universo de serviços para gestão e RH é um
espaço de oportunidades infinitas! E se você adicionar nessa conta a tendência
ao trabalho remoto vai se deparar com um verdadeiro oceano azul, em que a
necessidade de novos negócios cresce na velocidade de transformação dos
ambientes de trabalho.
3. Novos usos de serviços de
tecnologia
“Negócios voltados para tecnologia não deveriam
servir apenas analistas de TI e pessoas que sentam atrás de um computador o dia
todo. Este ano, nós vemos uma grande onda de inovação nas indústrias mais
tradicionais onde os negócios ainda são geridos pelo papel.” Essa é a previsão
de Stacey Epstein, fundadora do aplicativo de mensagens Zinc. E que nós já
vemos indícios da formação dessa onda aqui no Brasil.
Exemplo dessa tendência é o crescimento de serviços
de gestão financeira como o GuiaBolso e de
contabilidade online como a Contabilizei, ambos apoiados pela Endeavor desde o
ano passado. Um outro exemplo de empresa da rede Endeavor, o dr.consulta, faz
uso da tecnologia para automatizar o serviço de agendamento e confirmação de
consultas e exames pelo e-mail e SMS, otimizando o próprio serviço e melhorando
a experiência dos consumidores.
4. Novos serviços personalizados
entregues em larga escala
A antiga abordagem de “um-tamanho-serve-todos”
(one-size-fits-all) perde a força, quando os consumidores passam a ser cada vez
mais aversos a comunicações genéricas, serviços padronizados e respostas
protocolares. Mesmo que seu mercado seja pequeno, cada consumidor deve sentir
que as suas soluções se encaixam perfeitamente com o que ele busca. Estreite o
seu foco, contrate especialistas e dê aos consumidores aquilo que eles precisam
– no timing e na dose certas.
Mas, como manter a personalização sem perder
escala?
Aproveite todo ponto de contato da sua marca para
coletar dados sobre os seus consumidores. Pode ser o aumento de interesse por
um serviço que você oferece, uma pesquisa de satisfação que entenda melhor a
jornada de consumo ou até uma análise aprofundada do perfil de clientes que
você já atendeu, indo além do demográfico para as motivações, estilo de vida e
necessidades.
Para escalar o atendimento ao cliente, sem
sobrecarregar o time, invista em chatbots que respondem em tempo real aos
consumidores, a qualquer hora do dia, de maneira inteligente. Um outro exemplo
de serviço oferecido sob medida, apesar da larga escala, são as Descobertas da
Semana do Spotify, o algoritmo de recomendações da Amazon e as sugestões de
séries do Netflix.
Parece muito distante da realidade da sua empresa?
Comece a personalização dando inteligência à sua base de e-mails:
enriquecimento de leads, novas segmentações mais apuradas e criação de Landing
Pages com campos que te oferecem mais informações sobre o consumidor são uma
maneira simples de começar a colher dados e gerar comunicações personalizadas.
No momento em que você acerta na entrega de
soluções que combinam perfeitamente com a necessidade do seu consumidor, a
resposta dele é imediata: recomendar a sua empresa para a própria rede de
amigos e contatos.
Essas são algumas tendências que já despontam no
horizonte do mercado de serviços nesse ano que acabou de começar. O grande
desafio para o empreendedor é saber para onde canalizar os esforços. É se
antecipar a certos movimentos para que, quando eles ganharem força, você se
fortaleça também.
Se você empreende no setor ou tem a intenção de se
arriscar, acompanhe essas e outras tendências para 2017 com apenas uma ideia em
mente: como usar esses movimentos culturais e sociais para criar serviços
inovadores que encantem o consumidor?
Comece com uma ferramenta simples: o Job to be
Done. E descubra qual é o trabalho que você deseja executar para os seus
consumidores, e que eles estão dispostos a pagar para ter.
Este artigo é uma parceria de
produção entre Endeavor e Sebrae
https://endeavor.org.br/4-tendencias-que-vao-guiar-o-mercado-de-servicos-em-2017/?utm_campaign=nao_empreendedores_news_06022017&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
Favorito
Você conhece
bem os efeitos da economia circular? Já ouviu falar nos chatbots? É
adepto do trabalho remoto? Se quiser aproveitar oportunidades no setor
de serviços em 2017, é melhor ir se familiarizando com tudo isso.
As tendências de negócios são como
grandes ondas. Para vê-las se formando, é preciso olhar para além do
horizonte mais próximo, o que vem vindo logo ali na frente, no que
algumas pessoas chamam de futuro. Quanto antes puder enxergá-la, mais
tempo você tem de se preparar para surfar essa onda.
Curioso para saber quais são as
previsões de 2017 para o setor de serviços? Force bem a vista para
enxergar logo à frente e você vai ver que algumas ondas já estão mais
próximas do que parece.
1. Novas relações de consumo sustentável
A sustentabilidade já deixou de ser
tendência para se tornar regra do jogo há alguns anos. Porém, fenômenos
como a economia compartilhada e o consumo peer-to-peer redefiniram
radicalmente a relação dos consumidores com o uso dos produtos e a
tolerância ao desperdício. A mentalidade da posse foi substituída aos
poucos pela do acesso.
Como o relatório da
TrendWatching
ilustra, o consumidor prefere pagar para ter acesso a um serviço de
streaming de música, como o Spotify, para usar um serviço de caronas,
como o Uber, ou ainda, pagar pelo uso de um espaço de coworking, como o
Impact Hub. Além disso, aplicativos como o Moda Livre indicam para o
consumidor quais são as marcas que fazem uso de trabalho escravo na
produção têxtil.
Antigamente, as marcas mais mal vistas
pelos consumidores estavam ligadas às indústrias de cigarro, por
exemplo, em que o produto estava no centro da discussão. Hoje, o modo
como algo é produzido, independentemente do setor, também ganha seus
próprios holofotes. Assim, aumenta-se a preocupação com o impacto
ambiental e social de um negócio, com o descarte do que é consumido e
também com a eficiência energética da produção.
Um bom exemplo de organização que
transformou essa tendência em core do negócio é a Wise Waste, empresa de
reciclagem de resíduos complexos como cápsulas de café e embalagens
metalizadas. Por meio do design circular, a startup oferece serviços
para grandes marcas como P&G, Natura e Nestlé. E os números falam
por si só: de 2015 para 2016, a startup dobrou de tamanho e espera
crescer seis vezes no próximo ano.
2. Novas relações de trabalho
Se trabalho um dia já foi sinônimo de
tortura, hoje é espaço de realização. A relação de cada indivíduo com a
própria carreira e o local onde trabalha mudaram radicalmente nos
últimos anos, especialmente com o aumento da presença dos millennials
nas organizações. É por isso que os empreendedores mais atentos — e seus
times de Gente e Gestão — procuram serviços e soluções que estejam
alinhados com essa nova relação entre funcionários, empresas e líderes.
Segundo o
relatório da Deloitte que prevê disrupções para 2017, isso significa dar uma ênfase maior em ferramentas colaborativas de gestão e comunicação, como
Trello
e o Slack, além de repensar o modo como as organizações mensuram a
performance, fazem a gestão dos planos de carreira e incentivam o
aprendizado individual contínuo do time.
A Qulture Rocks, por exemplo, é uma
plataforma brasileira que une feedbacks instantâneos, gestão de metas
ágeis e avaliações de talentos para facilitar a gestão de talentos das
empresas. Francisco de Mello, fundador da startup, se inspirou nas
práticas de empresas como Google, AB InBev, Adobe, e General Electric
para oferecer uma solução para o mercado que ele mesmo sempre buscou: um
sistema que ajude as empresas a criarem times de alta performance.
Já a Pin People, também apostou nesse
mercado para criar uma plataforma online que une talentos e empresas
pela combinação de afinidades, cultura, valores e propósito. Um
verdadeiro Tinder para recrutamento e seleção!
Esse universo de serviços para gestão e
RH é um espaço de oportunidades infinitas! E se você adicionar nessa
conta a tendência ao trabalho remoto vai se deparar com um verdadeiro
oceano azul, em que a necessidade de novos negócios cresce na velocidade
de transformação dos ambientes de trabalho.
3. Novos usos de serviços de tecnologia
“Negócios voltados para tecnologia não
deveriam servir apenas analistas de TI e pessoas que sentam atrás de um
computador o dia todo. Este ano, nós vemos uma grande onda de inovação
nas indústrias mais tradicionais onde os negócios ainda são geridos pelo
papel.” Essa é a previsão de Stacey Epstein, fundadora do aplicativo de
mensagens Zinc. E que nós já vemos indícios da formação dessa onda aqui
no Brasil.
Exemplo dessa tendência é o crescimento de serviços de gestão financeira como o
GuiaBolso
e de contabilidade online como a Contabilizei, ambos apoiados pela
Endeavor desde o ano passado. Um outro exemplo de empresa da rede
Endeavor, o dr.consulta, faz uso da tecnologia para automatizar o
serviço de agendamento e confirmação de consultas e exames pelo e-mail e
SMS, otimizando o próprio serviço e melhorando a experiência dos
consumidores.
4. Novos serviços personalizados entregues em larga escala
A antiga abordagem de
“um-tamanho-serve-todos” (one-size-fits-all) perde a força, quando os
consumidores passam a ser cada vez mais aversos a comunicações
genéricas, serviços padronizados e respostas protocolares. Mesmo que seu
mercado seja pequeno, cada consumidor deve sentir que as suas soluções
se encaixam perfeitamente com o que ele busca. Estreite o seu foco,
contrate especialistas e dê aos consumidores aquilo que eles precisam –
no timing e na dose certas.
Mas, como manter a personalização sem perder escala?
Aproveite todo ponto de contato da sua
marca para coletar dados sobre os seus consumidores. Pode ser o aumento
de interesse por um serviço que você oferece, uma pesquisa de satisfação
que entenda melhor a jornada de consumo ou até uma análise aprofundada
do perfil de clientes que você já atendeu, indo além do demográfico para
as motivações, estilo de vida e necessidades.
Para escalar o atendimento ao cliente,
sem sobrecarregar o time, invista em chatbots que respondem em tempo
real aos consumidores, a qualquer hora do dia, de maneira inteligente.
Um outro exemplo de serviço oferecido sob medida, apesar da larga
escala, são as Descobertas da Semana do Spotify, o algoritmo de
recomendações da Amazon e as sugestões de séries do Netflix.
Parece muito distante da realidade da
sua empresa? Comece a personalização dando inteligência à sua base de
e-mails: enriquecimento de leads, novas segmentações mais apuradas e
criação de Landing Pages com campos que te oferecem mais informações
sobre o consumidor são uma maneira simples de começar a colher dados e
gerar comunicações personalizadas.
No momento em que você acerta na entrega
de soluções que combinam perfeitamente com a necessidade do seu
consumidor, a resposta dele é imediata: recomendar a sua empresa para a
própria rede de amigos e contatos.
Essas são algumas tendências que já
despontam no horizonte do mercado de serviços nesse ano que acabou de
começar. O grande desafio para o empreendedor é saber para onde
canalizar os esforços. É se antecipar a certos movimentos para que,
quando eles ganharem força, você se fortaleça também.
Se você empreende no setor ou tem a
intenção de se arriscar, acompanhe essas e outras tendências para 2017
com apenas uma ideia em mente: como usar esses movimentos culturais e
sociais para criar serviços inovadores que encantem o consumidor?
Comece com uma ferramenta simples: o Job
to be Done. E descubra qual é o trabalho que você deseja executar para
os seus consumidores, e que eles estão dispostos a pagar para ter.
Este artigo é uma parceria de produção entre Endeavor e Sebrae
Correalização:
Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/4-tendencias-que-vao-guiar-o-mercado-de-servicos-em-2017/?utm_campaign=nao_empreendedores_news_06022017&utm_medium=email&utm_source=RD+Station