terça-feira, 16 de novembro de 2021

“Tem que ter respeito pela nossa história”, diz o presidente do Bradesco

Em entrevista ao NeoFeed, Octavio de Lazari Jr. fala pela primeira vez sobre a campanha do Mercado Pago que incomodou os bancões, explica a estratégia de suas marcas digitais, a intenção de levar Next ou Digio para o exterior e comenta muito mais

Leia em 19 min

Octavio de Lazari Jr., presidente do Bradesco – Foto: Divulgação/Bradesco

Em setembro, quando a Febraban disparou um torpedo sob a forma de um comunicado contra as fintechs ligadas à Zetta, o NeoFeed apurou que o estopim para a discussão virar pública tinha sido duas campanhas publicitárias, uma da Stone e outra do Mercado Pago. Esta última, aliás, colocou um dinossauro na frente de agências bancárias para satirizar os grandes bancos.

Pela primeira vez, um grande banqueiro não só confirma que essa foi a gota d’água como faz questão de se posicionar com mais firmeza. “Esse pessoal passou do ponto. Você pode fazer marketing da sua empresa, pode fazer o que você quiser, mas tem de respeitar os concorrentes”, disse Octavio de Lazari Jr., presidente do Bradesco, com exclusividade ao NeoFeed.

Lazari, que comanda um gigante com R$ 1,71 trilhão em ativos, vai além. “Você não precisa criticar o seu concorrente para se dar bem. O Bradesco e Itaú são concorrentes há 80 anos e você nunca viu um atirar no outro. Eu criticar o Milton (Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco) ou o Milton me criticar, ou fazer uma campanha. Nunca fizemos e nunca vamos fazer isso”, afirma.

“Se eu fosse o diretor de marketing de uma dessas empresas, eu teria vergonha de fazer a campanha que eles fizeram. Se eu fosse o CEO ou o presidente do conselho de uma dessas empresas que fez essa campanha, eu iria a público me retratar pela ofensa às pessoas que se expuseram durante a pandemia para que a população fosse atendida”, diz, em tom de desabafo.

O presidente do Bradesco afirma que sempre respeitou as fintechs, que sua grande preocupação sempre foi com as big techs. E tem adotado uma maneira bem prática de encarar os desafios que a competição e as novas tecnologias têm imposto aos grandes bancos.

“Fecha uma porta? Ah! Tenho menos receita de TED e DOC porque entrou o PIX. Abre outra porta”, diz ele. “Não adianta querer ficar lutando contra essa aqui. Está dado já. Temos que buscar outras fontes de receita e explorar mercados que já conhecemos razoavelmente bem”, afirma.

Justamente por isso, Lazari está de olho em outros mercados também fora do Brasil. Por ter um banco nos Estados Unidos, o BAC, com clientes em 48 dos 50 estados americanos, e também 2,8 milhões de cartões de crédito emitidos no México, ele não descarta levar as operações de seus bancos digitais, o Next ou o recém-adquirido Digio, para esses países.

Na entrevista a seguir, Lazari fala sobre a expectativa para a economia no ano que vem, crescimento do PIB, inflação, alta da taxa de juros e diz que o Brasil não poderá fugir das reformas necessárias para o País andar. Ele também afirma que, em dois anos, poderá juntar Next e Digio, e comenta o resultado do Bradesco, que surpreendeu o mercado positivamente.

Os analistas esperavam um lucro de R$ 6,3 bilhões e o Bradesco acabou alcançando R$ 6,76 bilhões no terceiro trimestre deste ano, uma alta de 34,5% em relação ao mesmo período do ano passado e de 7,1% em comparação com o trimestre anterior.

O resultado foi puxado pela área de seguros, previdência e capitalização, que respondeu por R$ 3,21 bilhões e também pelo avanço da carteira de crédito, que chegou a R$ 773,3 bilhões, uma alta de 16,4% em comparação com o terceiro trimestre de 2020.

“O que observamos é que a inadimplência está abaixo da taxa histórica, que é em torno de 4% ou 4,2%, e hoje está em 2,6%. Isso nos deu conforto para crescer a carteira de crédito”, diz. Acompanhe os principais trechos:

 

Tem um cenário de recuperação do banco, mas estamos vivendo um cenário macroeconômico de deterioração, com alta da inflação e das taxa de juros. Como enxerga isso?

 
É fato e não podemos deixar de trazer isso como relevante. Estamos vivendo um cenário de inflação mais elevada, isso vai fazer com que o Banco Central tenha que dispor de instrumentos de política monetária para segurar essa inflação e ele já disse que vai se valer disso. Isso indica que teremos juros maiores podendo chegar a mais de 10% ou 11% de taxa Selic, como alguns economistas estão falando, o que é ruim para a economia e para as pessoas. Com taxas de juros menores, as pessoas conseguem se reorganizar financeiramente. Então, a taxa de juros alta vai frear alguns negócios como IPOs, M&As, lançamento de debêntures. Mas é a situação que estamos vivendo hoje. O dólar mais alto, a inflação mais alta, a taxa de juros mais alta. Temos de fazer isso para não termos de volta o fantasma da inflação porque a gente sabe tudo o que uma inflação alta pode acarretar e a desorganização que ela produz na economia. Esse é o cenário que está em perspectiva para 2022.

 

E isso não te preocupa?

 
Quando a gente vai fazer o orçamento do banco para 2022, eu não posso conversar com o meu time sobre um cenário catastrófico, até porque não vejo um cenário catastrófico. O que eu procuro olhar sempre é que, apesar de ter isso em perspectiva e tem que ser a base de análise de qualquer projeção que você possa fazer de resultados futuros, a gente tem um país com mais de 200 milhões de habitantes e temos um PIB representativo. Se pegarmos o crescimento do PIB deste ano, que deve ser de 5% ou 5,5%, só o efeito arrasto dele para 2022 bota um crescimento de 0,75% para o ano que vem. É pouco? De fato, é pouco. Mas é isso o que temos de realidade.

 

Não é ruim?

 
Em 2021 estamos trabalhando a meia velocidade, ainda com efeitos da pandemia. A tendência para 2022 é as pessoas voltando a trabalhar full. Isso gera um crescimento na economia que é importante. Temos que trabalhar essa economia que vai ter capacidade de crescer. Continuar apoiando os nossos clientes, micro, pequenos e médios empresários para restabelecer seus negócios. Tivemos algumas boas notícias, a renovação de concessão da Dutra, o leilão do 5G, que vai trazer investimentos para o Brasil, temos alguns outros eventos importantes que vão trazer investimentos. Em vez de olhar o copo meio vazio e ficar sentado em cima de prognósticos negativos, a gente prefere olhar aquilo que a gente pode fazer enquanto um banco que tem clientes de alta, média e baixa renda e empresas multinacionais, grandes, pequenas e micros, e com 75 milhões de clientes.

“A taxa de juros alta vai frear alguns negócios como IPOs, M&As, lançamento de debêntures”

 

O Bradesco vai crescer neste ano?

 
Se pegarmos só o banco Bradesco, vamos crescer neste ano 2 milhões de novos clientes. Se eu pegar o Next, o Bitz e o Digio, que estamos comprando, e somar, estamos falando de 12 milhões de pessoas, das quais 80% não têm conta no Bradesco. Temos um oceano azul para explorar, para vender produtos, oferecer empréstimo, vender cartão de crédito. O cenário macro não é otimista, mas tenho uma boa convicção de que o Bradesco vai continuar crescendo, nossa carteira de crédito no ano que vem vai crescer dois dígitos. Estamos trabalhando com todas as dificuldades em perspectiva, mas explorando aquilo que o Bradesco tem de melhor para crescer em 2022.

  

Você falou dos pontos positivos como a concessão da Dutra e do leilão do 5G. Mas e os pontos negativos como o furo do teto dos gastos, as reformas que não andam em Brasília?

 
A gente entende que esse negócio de disciplina fiscal é fundamental. Seja no setor público, seja no setor privado, tem que ter disciplina de gastos. O teto tem que ser respeitado até para o País ter responsabilidade fiscal e uma visão positiva do investidor internacional de que o País vai cumprir aquilo a que ele se dispôs. Ou seja, ao orçamento dele. Isso não cabe muita discussão, o governo vai ter de trazer isso para a realidade em 2022. Para mim, isso foi um efeito isolado nesse ano de 2021 e vai voltar a realidade em 2022. Agora, não dá para continuar a manter essa responsabilidade fiscal se as reformas não forem encaminhadas. A reforma administrativa e a simplificação tributária precisam acontecer. Tanto a equipe econômica como o Banco Central têm isso em perspectiva do que devem encaminhar em 2022.

 

Mas em ano eleitoral isso é mais difícil de acontecer…

 
Mas temos de fazer, não tem muito jeito. Se não acontecer em 2022, terá de acontecer em 2023. Perdemos a oportunidade de fazer em 2020 e 2021, lógico que teve todo o problema de pandemia que vivemos, mas isso tem de estar no radar. Não tem outro jeito de trazer o Brasil para um crescimento consistente, sustentável, de longo prazo, se essas coisas não acontecerem.

“Seja no setor público, seja no setor privado, tem que ter disciplina de gastos”

 

Você mencionou o Next, o Bitz e o Digio, que o grupo acabou de comprar. Qual é a lógica de ter três marcas digitais?

 
Começamos com o Next há quatro anos e há dois anos começamos a acelerar. Aí, percebemos uma oportunidade de criar uma wallet digital (o Bitz) para atender as pessoas de baixa renda. Era um produto que estava sendo demandado no Bradesco Expresso, que são os correspondentes bancários. E o Digio é um negócio no qual já tínhamos 50% dele, o Giovane (Carlos Giovane Neves, CEO do Digio) está fazendo um bom trabalho, dando resultado, pequenininho, mas dando resultado. É um negócio crescendo a 2,5 milhões de clientes, não tem vínculo com o Bradesco, anda sozinho. Quando você olha esses três negócios, são três aviões que já decolaram. Você olhando de fora, e entendo isso, não faz sentido o Bradesco andar com três negócios em paralelo.

 

E por que, mesmo com esse diagnóstico, vão andar em paralelo?

 
Toda vez que você faz um M&A ou uma incorporação, tem um freio de arrumação que é meio que natural. Tem que ajustar as plataformas do core banking, a estrutura de funcionários, a estrutura de produtos e serviços. Teríamos de fazer um freio de arrumação para juntar esses três negócios agora. Então, a gente acha melhor botar o manche para frente, acelerar esses três negócios e, pode ser que, daqui a dois anos ou três anos, você vai ajustando a plataforma do Next e do Digio para que eles possam se encontrar lá na frente. Essa é uma possibilidade.

 

Quais são as outras possibilidades?

 
Compramos um banco nos Estados Unidos, o BAC Florida, com licença full, para fazer captação, crédito imobiliário, cartão de crédito, wealth management, para fazer qualquer coisa. O BAC tem uma agência só, mas tem clientes em 48 dos 50 estados americanos. E ele não tem um banco digital full. Será que não faz sentido eu ter um Next ou um Digio lá nos Estados Unidos? Para poder abrir conta, fazer crédito, crédito imobiliário e fazer captação de clientes lá? Devagarzinho, sem agência física. Não fazer banco de varejo, abrindo agência física, competindo com J.P. Morgan ou Morgan Stanley. Não faz sentido. Mas qual banco americano digital de destaque? Tem dois ou três. É um negócio para a gente pensar e estruturar.

“Pode ser que, daqui a dois anos ou três anos, você vai ajustando a plataforma do Next e do Digio para que eles possam se encontrar lá na frente”

 

Outros mercados interessam?

 
Olha, pouca gente sabe, mas temos uma operação de cartão de crédito no México que tem dez anos. Vai muito bem e dá lucro todo ano. São 2,8 milhões de cartões emitidos em parceria com redes de lojas mexicanas. Se eu tiver um banco lá, dá para operar captação, crédito consignado. O mercado mexicano é o Brasil de dez anos atrás, tem muito para crescer. Um banco digital chamado Digio (Lazari pronuncia “Dirrio” em espanhol), soa bem. Next também. É um problema bom de resolver. Outros bancos gostariam de ter o problema que tenho hoje. Por isso, não dá para juntar essas três operações. Temos três caras que são referências de mercado para tocar essas operações. O Renato Ejnisman, no Next; o Curt Zimmermann, no Bitz; e o Carlos Giovane, no Digio. São três CEOs que poderiam comandar qualquer grande instituição financeira, estão pisando no acelerador e tenho três negócios que podem crescer no Brasil e no exterior. Por que vou fazer um freio de arrumação agora?

 

Como capturar sinergias entre as marcas?

 
O Next fechou o terceiro trimestre com 7,7 milhões de clientes e o próprio Renato disse que vai fechar o ano com 10 milhões de clientes. E agora com o marketplace e todos os produtos que tenho no Bradesco e posso replicar no Next. Não preciso ficar criando produtos. É pegar, botar a embalagem do Next, plugar no Next e vai embora. Os produtos do Next, como faço para botar eles no Digio? É a mesma coisa. Só botar a embalagem do Digio e vender no Digio. No Bitz, também. É lógico que o Bitz não vai ter a mesma amplitude de produtos e serviços porque é uma wallet digital. Mas pode ter recarga de celular, seguro de vida, seguro residencial, cartão de crédito, empréstimos com tíquete mais baixo. Tem uma amplitude de coisas que dá para fazer. E, para deixar claro, não existe mágica ou bala de prata. Para que consiga formatar esse lucro de R$ 25 bilhões ou R$ 26 bilhões da corporação do Bradesco, temos que trabalhar cada uma das verticais com extrema competência e oportunidades.

 

Por exemplo?

 
Fecha uma porta? Ah! Tenho menos receita de TED e DOC porque entrou o PIX. Abre outra porta. Não adianta querer ficar lutando contra essa aqui. Está dado já. Temos que buscar outras fontes de receita e explorar mercados que já conhecemos razoavelmente bem. Já estamos há dez anos no mercado mexicano, sabemos operar lá. Ser rentável só com operação de cartão de crédito é porque conhecemos. Fazer crédito nos Estado Unidos é diferente do que fazer no México. Nos Estados Unidos, você tem cadastro positivo, tem bureau, o cara que não tiver histórico de crédito nos EUA não vive lá. Então pode crescer um pouquinho lá. Acho que temos boas oportunidades para continuar formatando. Cuidar do banco incumbente, que é esse Bradescão de 4 mil agências e 45 mil pontos de atendimento, mas criando novos ativos e novas oportunidades para buscar novos caminhos.

“O mercado mexicano é o Brasil de dez anos atrás, tem muito para crescer. Um banco digital chamado Digio (Lazari pronuncia “Dirrio” em espanhol), soa bem. Next também. É um problema bom de resolver”

 

Mas o Bradesco tem uma data para começar com esses bancos digitais no exterior?

 
Estamos olhando isso. Nos Estados Unidos é mais fácil porque já temos o BAC lá. No México, tem que ter licença de banco para operar e não é simples. Mas, como já operamos cartão de crédito no país há dez anos, é mais fácil conseguir essa licença. É algo que vai ser estruturado em 2022 e queremos lançar ainda em 2022.

 

O Next vai abrir capital no exterior?

 
A vantagem de abrir capital lá fora é se tornar uma empresa conhecida internacionalmente. Temos essa cabeça com o Next, por ser um banco digital e porque pensamos em expandir as operações para outras geografias. Mas penso que tem de ter espelho aqui na B3 porque é uma empresa brasileira controlada por um banco brasileiro. Acho que em dois anos devemos abrir o capital do Next.

O Bradesco comprou o Digio que fazia parte de uma sociedade com o Banco do Brasil. Vocês vão comprar as participações do BB em outras empresas do grupo Elopar?
Não, porque o Banco do Brasil não quer vender. A antiga administração disse que queria se desfazer, essa administração mais recente já disse que não quer vender. É lógico que, se o Banco do Brasil quisesse vender a Livelo, a Cielo, a Elo, (o Bradesco se interessaria em comprar), mas não é o caso. Vamos continuar trabalhando juntos porque são negócios que dão receita, são geradores de caixa, dão lucro, são empresas vencedoras.

“A vida toda a gente foi low profile, mas chegou num ponto que foi falta de respeito”

 

Recentemente, a Febraban emitiu um comunicado mais duro em relação às fintechs. O NeoFeed apurou que o estopim disso foram campanhas publicitárias da Stone e a gota d’água foi a do Mercado Pago, do Mercado Livre, que levava um dinossauro para frente de uma agência bancária, inclusive do Bradesco. Foi isso mesmo?

 
A gente entende e tem convicção que esse pessoal passou do ponto. Você pode fazer marketing da sua empresa, pode fazer o que você quiser, mas tem de respeitar os concorrentes. A vida toda a gente foi low profile, mas chegou num ponto que foi falta de respeito. O Bradesco, o Itaú, o Santander, o Banco do Brasil e a Caixa têm uma história de mais de 80 anos no mercado financeiro. A gente pode errar? Lógico que a gente errou, a gente erra e vai continuar errando porque não tem como ser perfeito. Mas temos uma história de respeito dentro do País. O sistema financeiro brasileiro é um dos mais sólidos que existem no mundo. Faz muito tempo que você não escuta que um banco brasileiro quebrou e tudo isso só foi possível porque os bancos brasileiros souberam construir junto com o Banco Central a solidez desse sistema financeiro. Vários bancos estrangeiros vieram para o Brasil, todo mundo pensou que o sistema financeiro brasileiro ia ser dominado pelos estrangeiros e o único que ficou foi o Santander porque comprou o Banespa. O resto pegou a carriola e foi embora.

 

Você achou muito fora do tom as campanhas publicitárias dessas empresas?

 
Tem que ter respeito pela nossa história, são coisas que se aprendem no berço. Por isso que a Febraban, por uma orientação nossa, foi mais contundente. Para fazer marketing e falar da sua empresa, não precisa criticar o outro. Você nunca viu o Bradesco, o Itaú ou o Santander criticando os outros ou as fintechs. Eu fui o primeiro a falar que as fintechs são as parceiras e que a minha preocupação sempre foi com as big techs, que não são reguladas, têm um arsenal de informações incomensurável e essas, sim, podem atrapalhar o mercado. Você não precisa criticar o seu concorrente para se dar bem. O Bradesco e Itaú são concorrentes há 80 anos e você nunca viu um atirar no outro. Eu criticar o Milton ou o Milton me criticar, ou fazer uma campanha. Nunca fizemos e nunca vamos fazer isso. Ao contrário, na pandemia a gente se juntou para ajudar a população brasileira.

 

Como?

 
Na pandemia, enquanto os funcionários dessas fintechs puderam ir para casa e trabalhar em home office, os funcionários dos bancos brasileiros, que foram considerados serviços essenciais, tiveram de ir para dentro de suas agências para atender a população brasileira. Quem pagou o auxílio emergencial? Não foi nenhuma fintech. Foi Bradesco, a Caixa, o Itaú, o Santander… Foram 500 mil bancários brasileiros, e falo em nome deles, que não puderam ir para home office, tiveram que ir para dentro de suas agências, com toda a segurança, para poder atender a população brasileira num momento de dificuldade. Aí chega um sujeito e bota um dinossauro na porta giratória de uma agência nossa, fazendo chacota.

“Foram 500 mil bancários brasileiros, e falo em nome deles, que não puderam ir para home office. Aí chega um sujeito e bota um dinossauro na porta giratória de uma agência nossa, fazendo chacota”

 

Isso pegou forte…

 
Lá dentro daquela agência tem um bancário que acordou as 7h da manhã e foi lá trabalhar pegando condução, correndo risco de contaminação, para poder atender a população brasileira porque a agência tinha que abrir. Lá dentro, tem um vigilante que deve ter acordado às 5h da manhã, lá no fundo da Zona Sul de São Paulo, para poder estar na porta da agência para os clientes poderem entrar. São seres humanos, merecem respeito. Não é nem um desrespeito ao Bradesco, ao Itaú ou ao Santander, é um desrespeito às pessoas que trabalham lá dentro.

 

O que você diria para eles?

 
Se eu fosse o diretor de marketing de uma dessas empresas, eu teria vergonha de fazer a campanha que eles fizeram. Se eu fosse o CEO ou o presidente do conselho de uma dessas empresas que fez essa campanha, eu iria a público me retratar pela ofensa às pessoas que se expuseram durante a pandemia para que a população fosse atendida. É um desabafo. Acabamos respondendo num tom mais severo porque eu vi a cara do meu vigilante quando aquele dinossauro forçou a porta giratória. Ele poderia pensar que fosse um assaltante, imagina a tragédia que poderia ter acontecido. Eu liguei para a funcionária do banco que estava lá naquele momento para parabenizar a postura dela de respeito aos clientes que estavam dentro da agência. Tudo bem, é concorrência, marketing, mas a gente tem que respeitar o ser humano, as pessoas merecem respeito.

 

Aliás, a Febraban reclama de assimetrias entre bancos e fintechs. Você concorda com isso?

 
Não é se concordo, é fato. Tem assimetria. A exigência de capital de um banco nível 1, como é o Bradesco, é totalmente diferente do que se exige das fintechs e startups. O ponto é que, quando o BC decidiu lá atrás, quais eram os bancos “too big to fail”, você tinha os bancos mais ou menos dentro da mesma concepção. Mas, de uns anos para cá, esse negócio mudou. Você tem empresas que são grandes em determinados nichos. Tem fintech que tem milhões de cartões que precisam ser tratadas como nível um no segmento de cartões. Se uma delas quebrar, vai ser um problema para o BC. Não é que queremos privilégio, só queremos que, em determinados segmentos, eles sejam tratados com o mesmo rigor de exigência de capital que temos de ter. O próprio Banco Central já entendeu isso.

“Tem assimetria. A exigência de capital de um banco nível 1, como é o Bradesco, é totalmente diferente do que se exige das fintechs e startups”

 

O Bradesco está com sangue nos olhos na disputa digital?

 
Muito. É Bradesco digital. Não é Next, não é Digio, não é Bitz. O digital te ajuda a reduzir muito o custo, é absolutamente essencial para entender o momento do cliente. Para você ter uma ideia, há sete meses montamos uma área no Bradesco chamada BE, que é Bradesco Experience. Já temos 1 mil pessoas nessa área comandada pela Carolina Fera. Eles ficam 24 horas por dia monitorando as jornadas digitais no internet banking e no mobile para tornar a vida do cliente muito simples. Além disso, quase 80% dos novos desenvolvimentos dentro do banco são feitos na nuvem e já são feitos por squads. Tem mais de 3 mil pessoas trabalhando só nisso. Antes da pandemia, o Bradesco fazia 1 milhão de autenticações na boca do caixa. Hoje, são 120 mil. A maioria passou a ser feita pelo mobile.

 

Os grandes bancos são digitais. Você não acha que perderam a disputa da narrativa?

 
Eu diria que não tem nada mais digital no mercado hoje do que os cinco maiores bancos incumbentes. Se você juntar as transações de PIX dos cinco bancos incumbentes, dá mais de 80% do mercado. Talvez tenha sido uma narrativa que não chamou a atenção. E outra: você ser uma empresa digital é muito mais cool do que você ser um Bradesco, um Itaú, um Santander, um Banco do Brasil ou uma Caixa, que parecem estar mais linkados ao mundo físico do que digital. Parece, mas essa não é a realidade de hoje. Em evolução, demos show de bola.

 

 https://neofeed.com.br/blog/home/tem-que-ter-respeito-pela-nossa-historia-diz-o-presidente-do-bradesco/


Pix completa um ano com nova funcionalidade para devolução


Mecanismo será usado em casos de fraude ou de erro operacional 
 
 
A partir do dia 29 estarão disponíveis o Pix Saque e o Pix Troco, que permitem o saque em espécie e a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais

No aniversário de um ano, o Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), ganha nova funcionalidade. Entra em vigor nesta terça-feira (16) o Mecanismo Especial de Devolução, que agilizará o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras. O mecanismo está regulamentado por uma resolução editada pelo BC em junho. Desde então, as instituições financeiras estavam se adaptando aos procedimentos.

Até agora, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisavam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais para devolver o dinheiro. Segundo o BC, isso dificultava o processo e aumentava o tempo necessário para que o caso fosse analisado e finalizado. Com o Mecanismo Especial de Devolução, as regras e os procedimentos serão padronizados.

Outras novidades para o Pix virão em breve. A partir do dia 29 estarão disponíveis o Pix Saque e o Pix Troco, que permitem o saque em espécie e a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais e outros lugares de circulação pública. No Pix Saque, o cliente poderá fazer saques em qualquer ponto que ofertar o serviço, como comércios e caixas eletrônicos, tanto em terminais compartilhados quanto da própria instituição financeira. Nessa modalidade, o correntista apontará a câmera do celular para um código QR (versão avançada do código de barras), fará um Pix para o estabelecimento ou para a instituição financeira e retirará o dinheiro na boca do caixa.

O Pix Troco permite o saque durante o pagamento de uma compra. O cliente fará um Pix equivalente à soma da compra e do saque e receberá a diferença como troco em espécie. O extrato do cliente especificará a parcela destinada à compra e a quantia sacada como troco.

 

Open banking

 
Ainda neste trimestre, o BC pretende estender o iniciador de pagamentos ao Pix. Por meio dessa ferramenta, existente para pagamentos por redes sociais e por aplicativos de compras e de mensagens, o cliente recebe um link com os dados da transação e confirma o pagamento. Atualmente, o iniciador de pagamentos existe para compras com cartões de crédito e de débito. O BC pretende ampliar a ferramenta para o Pix, o que só será possível por causa da terceira fase do open banking (compartilhamento de dados entre instituições financeiras), que entrou em vigor no fim de outubro.

Com a troca de informações, o cliente poderá fazer transações Pix sem abrir o aplicativo da instituição financeira, como ocorre hoje. O usuário apenas clicará no link e informa a senha ou a biometria da conta corrente para concluir a transação. Tudo sem sair do site de compras, do aplicativo de entregas ou da rede social.

 

Estatísticas

 
Até o fim de outubro, segundo os dados mais recentes do BC, o Pix tinha 348,1 milhões de chaves cadastradas por 112,6 milhões de usuários. Desse total, 105,2 milhões são pessoas físicas e 7,4 milhões são pessoas jurídicas. Cada pessoa física pode cadastrar até cinco chaves Pix e cada pessoa jurídica, até 20. As chaves podem ser distribuídas em um ou mais bancos.

Em um ano de funcionamento, o volume de transações pelo Pix deu um salto. Em outubro, o sistema de pagamentos instantâneos movimentou R$ 502 bilhões, contra R$ 25,1 bilhões liquidados em novembro do ano passado. Segundo o Banco Central, 75% das transações do Pix em outubro ocorreram entre pessoas físicas, contra 87% no primeiro mês de funcionamento. Os pagamentos de pessoa física para empresa saltaram de 5% para 16% no mesmo período.

Empresas e governo
O aumento nos pagamentos a empresas decorre de funcionalidades adicionadas ao longo deste ano para estimular o recebimento de Pix por empresas e prestadores de serviço. Em maio, começou a funcionar o Pix Cobrança, que substitui o boleto bancário e permite o pagamento instantâneo por meio de um código QR (versão avançada do código de barras) fotografado com a câmera do celular.

Em julho, começou a ser ofertado o Pix Agendado, que permite o agendamento de cobranças, com a definição de uma data futura para a transação. Em setembro, o oferecimento da funcionalidade por todas as instituições financeiras passou a ser obrigatório.

As transações entre pessoas físicas e o governo aumentaram de R$ 2,2 milhões em novembro de 2020 para R$ 409,8 milhões em outubro deste ano. Apesar de pequenas em relação ao total movimentado, essas operações estão subindo graças a medidas como o pagamento de alguns tributos por grandes, micro e pequenas empresas e à quitação de taxas federais por meio do Pix.

 

Segurança

 
O Pix completa um ano em meio a preocupações com a segurança do sistema. Por causa do aumento de sequestros-relâmpago e de fraudes relacionadas ao Pix, o BC limitou, em outubro, as transferências a R$ 1 mil entre as 20h e as 6h. Medidas adicionais de segurança foram adotadas, como o bloqueio, por até 72 horas, do recebimento de recursos por pessoas físicas em caso de suspeita de fraude.

Em setembro, ocorreu o incidente mais sério com o Pix registrado até agora. Uma brecha de segurança no Banco Estadual de Sergipe permitiu o vazamento de 395 mil chaves Pix do tipo telefone. Na ocasião, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, valores movimentados e saldos nas contas, mas os números de telefone de clientes capturados por pessoas de fora da instituição, que foi punida pelo BC.

Se casos semelhantes ocorrerem, as próximas punições poderão ser mais duras. No fim da semana passada, o BC acelerou as notificações às instituições financeiras que violarem os regulamentos do Pix e diminuiu as situações em que as multas serão isentas.

 

 https://amanha.com.br/categoria/tecnologia/pix-completa-um-ano-com-nova-funcionalidade-de-devolucao?utm_campaign=NEWS+DI%C3%81RIA+PORTAL+AMANH%C3%83&utm_content=Pix+completa+um+ano+com+nova+funcionalidade+para+devolu%C3%A7%C3%A3o+-+Grupo+Amanh%C3%A3+%283%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=News+Amanh%C3%A3+16_11_2021

 

 

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Empresas dos Estados Unidos procuram desesperadamente trabalhadores


Algumas pessoas temem contrair o coronavírus, outras preferem mudar o equilíbrio entre a vida privada e profissional

 


Para manter funcionando a recém-inaugurada sala de degustação de cerveja no estado de Nova York, nos Estados Unidos, Peter Chekijian não tem escolha a não ser fazer seus funcionários-chave trabalharem sete dias por semana. Ele tem dificuldade para contratar funcionários e aliviar a carga.

"Encontrar pessoas para terminar o trabalho é um grande problema", disse à AFP o proprietário da pequena cervejaria Twin Fork Beer.

Muitas empresas estão enfrentando problemas na contratação de novos funcionários nos Estados Unidos.

Mais de 10 milhões de empregos estavam vagos no final de agosto. E a taxa de atividade, ou seja, a parcela das pessoas que trabalham ou procuram emprego, passou de 63,3% antes da pandemia para 61,6% em setembro.

As razões variam. Algumas pessoas temem contrair o coronavírus, principalmente se tiverem filhos ou idosos em casa. Outros se aposentaram no início da pandemia; preferem mudar o equilíbrio entre a vida privada e profissional ou simplesmente estão fartos de salários baixos.

E o fim, em setembro, dos benefícios de desemprego mais generosos lançados durante a pandemia não se traduziu em uma corrida para o emprego.

Paralelamente, com a campanha de vacinação, reabriram restaurantes, locais turísticos e espetáculos. E agora, todos os distribuidores estão se preparando para a temporada de fim de ano.

"Há muitos empregadores tentando recrutar ao mesmo tempo", diz Aaron Sojourner, economista da Universidade de Minnesota. "Isso cria um desequilíbrio".

Para atrair candidatos, "buscamos pagar o máximo que podemos (...) oferecer um conjunto de benefícios sociais", diz Chekijan. Ele coloca anúncios, faz entrevistas, vai a feiras de empregos. Mas "é terrivelmente lento".

"Guerra absoluta"

Maryclaire Hammond, diretor de recursos humanos da empresa de logística GXO, que busca recrutar 9 mil pessoas para o Natal nos Estados Unidos, acredita que "há uma competição forte em todos os níveis (...), uma guerra absoluta".

Para garantir que os pacotes sejam entregues a tempo para o Natal, grandes empresas tentam recrutar temporários a todo vapor: 150.000 vagas na Amazon, 150.000 no Walmart, 100.000 na Target, 100.000 na UPS e 90.000 na Fedex.

A GXO tem poucos empacotadores e operadores de máquinas.

Em algumas regiões, aumentou o salário mínimo de 3 para 5 dólares nos últimos oito dias, oferece gratificações de contratação e também um conjunto de benefícios - como seguro saúde, contribuições para a previdência e despesas com universidade.

 

 https://exame.com/mundo/empresas-dos-estados-unidos-procuram-desesperadamente-trabalhadores/

Tesla bate US$ 1 tri de valor após enorme encomenda de carros elétricos

PUBLICADO EM: 25.10.21 | 15H13
Ação da companhia sobe quase 10%, após notícia de que locadora irá comprar 100.000 veículos da marca, gerando receita de US$ 4,2 bilhões

TSLA34

última atualização25.10.21 | 15H10

173,58 BRL

Seta indicando uma alta do ativo

8,49%

VER COTAÇÕES DO ATIVO
Seta de acessar a página do ativo
invest recomenda

Abra sua conta no BTG Pactual digital e invista melhor agora

QUERO INVESTIR MELHOR
Seta de acessar a BTG Pactual
Elon Musk

Elon Musk, fundador e CEO da Tesla | FotoLiesa Johannssen-Koppitz/Bloomberg/ via Getty Images (Bloomberg via Getty Images)

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme

Repórter de mercado | guilherme.guilherme@exame.com



A Tesla (TSLA) bateu 1 trilhão de dólares em valor de mercado nesta segunda-feira, 25, se tornando a quinta empresa dos Estados Unidos a atingir marca.

O feito foi obtido após as ações da companhia de veículos elétricos disparar quase 10%, com uma notícia da Bloomberg sobre a encomenda de 100.000 veículos da marca por parte da locadora de veículos Hertz. As entregas serão feitas nos próximos 14 meses. Ainda de acordo com a agência de notícias, a compra representaria uma receita de 4,2 bilhões de dólares para a Tesla.

No Brasil, os BDRs da Tesla (TSLA34) avançam 7,72%, já incorporando a valorização do real nesta sessão.

Antes da empresa de Elon Musk, o clube do trilhão das bolsas americanas era formado apenas por Google, Amazon, Microsoft e Apple. Apple e Microsoft, por sinal, já são avaliadas em mais de 2 trilhões de dólares. A terceira empresa mais valiosa do mundo é a saudita Saudi Aramco, com cerca de 1,995 trilhão em valor de mercado. A maior petroleira do mundo é a única empresa de fora dos Estados Unidos avaliada em mais de 1 trilhão de dólares.

 

 https://invest.exame.com/me/tesla-bate-us-1-tri-de-valor-apos-enorme-encomenda-de-carros-eletricos


 

Sul-africana Sibanye-Stillwater revela discussões para compra de minas no Brasil

 Sibanye Stillwater


A Sibanye-Stillwater revelou nesta segunda-feira (25) que está em negociações para a compra das minas brasileiras de Santa Rita e Serrote, que produzem níquel e cobre, respectivamente. Em comunicado, a mineradora sul-africana disse que iniciou discussões com afiliadas de fundos assessorados pela firma de investimento Appian Capital Advisory LLP, que tem sede em Londres. Segundo a empresa, um eventual acordo poderá ter impacto significativo em suas ações.

A mineradora não citou valores, mas a proposta seria adquirir as minas por cerca de US$ 1 bilhão, incluindo dívidas, segundo o The Wall Street Journal, que ouviu fontes com conhecimento do assunto. A aquisição faz parte de uma disputa global no setor minerador para garantir estoques de metais básicos usados em baterias de carros elétricos, diz o WSJ. Com informações da Dow Jones Newswires.

 

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/sul-africana-sibanye-stillwater-revela-discussoes-para-compra-de-minas-no-brasil-2/

China fortalecerá reformas tributárias para alcançar “prosperidade comum”–Xinhua


Bandeira nacional chinesa é vista em Pequim, China, em 29 de abril de 2020. REUTERS/Thomas Peter


PEQUIM (Reuters) - A China vai "fortalecer ajustes" na arrecadação de impostos para aumentar a receita e reformar a distribuição de renda do país, mas de forma direcionada e precisa, como parte dos esforços para alcançar "prosperidade comum" de longo prazo, disse a agência estatal de notícias Xinhua.A China pretende "dividir o bolo" ajustando "razoavelmente" a renda dos mais ricos e elevando a renda dos grupos mais pobres, escreveu a Xinhua num artigo de perguntas e respostas sobre a economia chinesa.

Mas a política tributária da China não deve ser mal interpretada como algo que "rouba dos ricos para ajudar os pobres", disse a Xinhua no artigo de perguntas e respostas, para o qual a agência disse ter entrevistado os "departamentos relevantes" e "pessoas autorizadas".

"Prosperidade comum" é uma política do presidente Xi Jinping que busca reduzir a distância entre ricos e pobres. Em artigo no jornal do Partido Comunista Qiushi, publicado pela Xinhua neste mês, Xi pediu que a China "avance com vigor e firmeza" com a legislação de um imposto sobre propriedade.

 

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/china-fortalecera-reformas-tributarias/

Hypera espera compensar pressão de custos com novos produtos

 


SÃO PAULO (Reuters) - A Hypera espera compensar pressões de custos das matérias-primas nos próximos meses com portfólio de medicamentos recentemente adquiridos e o lançamento de novos produtos, afirmaram executivos da farmacêutica nesta segunda-feira.A empresa divulgou na sexta-feira alta de 33% no lucro líquido do terceiro trimestre, mas a margem bruta ficou praticamente estável, em 63,9%, na comparação anual. Enquanto isso, a margem Ebitda recuou 0,5 ponto percentual, a 35,6%.

Em teleconferência com analistas, o presidente da Hypera, Breno de Oliveira, afirmou que o objetivo da companhia é manter nos próximos meses o nível de margem Ebitda em "mid-thirties", conforme navega por pressões que incluem o peso da alta do dólar sobre insumos importados.

Segundo o diretor financeiro, Adalmario do Couto, a Hypera, dona de marcas como Coristina D, Addera e Buscopan, conseguiu no trimestre compensar parte das pressões de custos com aumento nos preços dos medicamentos e tem suas necessidades de matéria-prima protegidas durante o ano a um câmbio de 5,30 reais por dólar.

"Temos conseguido compensar em parte a pressão principalmente com o mix de produtos de marcas adquiridas, que têm margem superior, e também com o 'pipeline' de novos produtos, que na média têm margem bem superior à média da compahia", disse Couto. Ele acrescentou que a Hypera tem atualmente um conjunto de 350 novos produtos em desenvolvimento.

As ações da Hypera tinham alta de 4,3% às 12h39, enquanto o Ibovespa mostrava valorização de 1,5%.

Questionado sobre novas aquisições, Oliveira afirmou que a alavancagem da Hypera atingiu o topo da banda de tolerância e que a prioridade no curto prazo é reduzir o endividamento "para abrir espaço para novas aquisições".

A companhia terminou setembro com uma relação dívida líquida sobre Ebitda de 2,2 vezes, dentro da previsão.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/hypera-espera-compensar-pressao/